Grossistas de produtos alimentares para hotelaria faturaram 1.3M de euros em 2022
As vendas dos grossistas de produtos alimentares para hotelaria cresceram 17,1% em 2022 em relação a 2021, atingindo os 1.300 milhões de euros.
Segundo a análise que a Informa D&B realizou a este setor, “tanto a evolução favorável da despesa das famílias na restauração, como o crescimento da atividade turística, contribuíram para esta evolução tão significativa”, como indicado em comunicado.
As previsões a curto prazo apontam para a continuidade da tendência de crescimento do negócio deste setor, embora a um ritmo mais baixo do que no ano anterior.
Em 2021 operavam no setor português de grossistas de produtos alimentares um total de 8.888 empresas, o que apresenta uma ligeira redução de 0,4% face ao ano anterior. Cerca de 24% das empresas grossistas centram a sua atividade na distribuição de frutas e produtos hortícolas, estando à frente das distribuidoras de bebidas, que representam cerca de 17% do total.
A zona Norte concentra o maior número de empresas do setor, com cerca de 31% do total. Já a zona Centro e a de Lisboa acolhem perto de 27% e 25% dos operadores, respetivamente.
O setor caracteriza-se pelo elevado grau de atomização (cerca de 90% das empresas têm menos de dez empregados), e são, na sua maioria, empresas familiares com um âmbito de atuação regional.