Morreu Mário Pereira Gonçalves, antigo presidente da AHRESP e sócio da pastelaria Versailles

Por a 29 de Dezembro de 2022 as 18:07

O Comendador  Mário Pereira Gonçalves morreu esta quinta-feira, 29 de dezembro, aos 83 anos.

Para trás ficam quatro décadas de presidência na AHRESP, em “defesa da restauração e do turismo”, onde se destacou “pelo seu contributo no turismo nacional”, como a associação refere em comunicado.

Em 2000 recebeu o grau de Comendador pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio. Já em dezembro de 2022 foi condecorado  pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem Infante D. Henrique, que reconhece a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

Mário Pereira Gonçalves nasceu em 1939 na aldeia de Porto Castanheiro, concelho de Arganil, onde começou a trabalhar cedo, nos serviços florestais. Aos 13 anos partiu para Lisboa e começou a trabalhar num lugar de frutas, iniciando a atividade na restauração, no setor de pastelaria, aos 15 anos. Com 23 anos comprou o primeiro estabelecimento, o Brasil Bar, na Avenida de Roma, em Lisboa, tendo sido durante décadas sócio-gerente da pastelaria Versailles, também em Lisboa.

Em 2020 venceu o Prémio Carreira, atribuído pelo Prémio Nacional de Turismo, e em outubro de 2022 recebeu  a Medalha de Mérito Comercial pelas mãos do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

O Comendador Mário Pereira Gonçalves foi também fundador do CFPSA – Centro de Formação para o Sector Alimentar, representando no respetivo conselho de administração, as associações empresariais protocoladas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *