Hotel Meliã Lisboa entra na segunda fase de construção

Por a 11 de Maio de 2022 as 11:18

O hotel Meliã Lisboa, o primeiro cinco estrelas gerido pela cadeia espanhola em Portugal, está na segunda fase de construção. O edifício está localizado junto ao Marquês de Pombal, em Lisboa, no cruzamento da Avenida Fontes Pereira de Melo com a Avenida António Augusto de Aguiar.

Nesta nova etapa será construída a estrutura do edifício – que terá 14 pisos acima do solo – bem como as instalações técnicas e acabamentos. Prevê-se que a unidade esteja concluída na segunda metade de 2023, de acordo com informação adiantada em comunicado.

Assim que o projeto estiver finalizado, o Meliã Lisboa “irá disponibilizar cerca de 240 quartos, restaurante, bar-lounge na cobertura com vista panorâmica sobre a cidade, salas de convenções e centro de congressos com capacidade até 550 pessoas”.

O edifício contará com “22.220 metros quadrados de área bruta de construção, distribuídos por 14 pisos acima do solo e seis pisos subterrâneos”.

Na primeira etapa de construção, na qual foi executada a estrutura até ao piso 0, foi utilizada a técnica top down, que inverte a ordem de construção dos pisos no subsolo. O objetivo passa por limitar a movimentação do solo, minimizando os impactos negativos nas edificações vizinhas.

A gestão da obra é assegurada pela Engexpor, que acompanha o desenvolvimento deste projeto desde o estágio inicial de estudo e conceito, incluindo a coordenação a nível do BIM (Building Information Modelling), tendo apoiado a equipa projetista com diretrizes na execução e verificação dos modelos das várias especialidades.

“É uma enorme satisfação dar início a uma nova etapa na construção do hotel Meliã Lisboa, uma obra exigente que apresentou grandes desafios na escavação e contenção periférica para a execução dos seis pisos da estrutura enterrada, nomeadamente devido às edificações existentes, como o túnel do Marquês, o túnel do metro ou o viaduto na Rua S. Sebastião”, explica Tiago Barros, Managing Director da Engexpor em Portugal.

A promoção imobiliária do empreendimento está a cargo do Discovery Portugal Real Estate Fund, assessorado pela Explorer Investments, e resulta de uma parceria firmada entre esta entidade e a Meliã Hotels International.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *