Tinto Casa da Ínsua conquista medalha “Grande Ouro” no Vinalies International

Por a 3 de Março de 2022 as 15:30

O Tinto Casa da Ínsua Reserva 2016, do Grupo Visabeira, foi distinguido com a medalha “Grande Ouro” no concurso de vinhos “Vinalies International 2022”, que decorreu em Paris de 10 a 13 de fevereiro.

Produzido a partir das castas Touriga-Nacional, Tinta-Roriz e Alfrocheiro, o Tinto Casa da Ínsua Reserva 2016 foi o único vinho da Região do Dão a obter a mais elevada distinção neste concurso realizado anualmente pela União dos Enólogos de França, tal como é avançado em comunicado.

Com 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano, este vinho revela uma complexidade aromática, notas frutadas, especiarias e taninos poderosos. Complexo e denso, revela um final de boca longo e persistente. Ideal para pratos complexos, o Tinto Casa da Ínsua Reserva 2016 apresenta uma grande capacidade de envelhecimento e deve ser consumido entre 16º C e 18º C.

O solar do vinho vencedor

Os trinta hectares de vinhedo que se estendem em redor do Parador Casa da Ínsua, unidade hoteleira de cinco estrelas localizada em Penalva do Castelo, Viseu, foram o berço desta colheita.

A tradição vinícola da Casa da Ínsua remonta ao século XVIII. Atualmente, o hotel Parador Casa da Ínsua disponibiliza programas de alojamento combinados com atividades ligadas às lides agrícolas da quinta.

Algumas das sugestões da unidade de charme incluem passeios pelas vinhas do solar, como a parcela de Touriga-Nacional, visitas à adega onde se produzem os vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes Casa da Ínsua ou ainda perder o olhar nos 30 hectares de terreno que albergam as castas brancas e tintas, que incluem Arinto, Malvazia-Fina, Semillon, Encruzado, Touriga-Nacional, Cabernet-Sauvignon, Tinta-Roriz, Alfrocheiro e Jaen.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *