Do Seixal a Alcochete: StayUpon aposta na margem Sul do Tejo com novos projetos

Por a 31 de Janeiro de 2022 as 14:58

Do outro lado da ponte 25 de abril, na Baía do Seixal, repousam pequenos barcos sob as águas paradas de um dos braços de mar do rio Tejo. A frente ribeirinha é, amiúde, ponto de encontro para passeios e atividades desportivas dos moradores do concelho. Em frente, no complexo que outrora deu vida à fábrica de cortiça L. Mundet & Sons, que chegou a ser uma das maiores exportadoras a nível mundial do material de casca de sobreiro, já arrancou a construção daquele que será o Hotel Mundet.

O projeto, anunciado em 2019, vai nascer pelas mãos da StayUpon Hospitality Group, empresa que integra o grupo imobiliário Libertas. O futuro quatro estrelas, orçado em 20 milhões de euros, está agora na fase embrionária das fundações e a abertura ao público está prevista para o final de 2023.

A oferta de alojamento recai sob 94 apartamentos turísticos do estúdio ao loft. No total, terá 248 camas, piscina infinita e a restauração será um dos atrativos do hotel no bar e rooftop. No rés-do-chão, 400 metros quadrados albergarão as áreas comuns onde se vão misturar a receção e o bar num conceito lúdico e ‘’funky’’.

“Os nómadas digitais são um dos segmentos-alvos do Hotel Mundet e, por isso mesmo, a oferta está a ser desenhada com esse propósito. “Teremos um ‘business center’ que não será bem um ‘business center’ formal, terá todas as facilidades, mas será como estar sentado num bar e, ao mesmo tempo, a trabalhar. Uma onda muito Starbucks, mas mais elevado, é essa a ideia. Queremos muito captar os nómadas digitais porque a proximidade de Lisboa também é interessante, estamos a 16 minutos de barco”, explica Cécile Gonçalves administradora do StayUpon Hospitality Group, que assegura que o segmento ‘city breaks’ é outro dos alvos.

“Temos a proximidade tanto da cidade do Seixal e estamos a 15 minutos da [praia da] Fonte da Telha. Queremos encontrar uma sinergia com barcos. Estamos a estudar a ver se conseguimos uma ligação ao mar e ao rio que também seja interessante”, acrescenta a responsável que explica ainda que a empresa está a trabalhar na questão das acessibilidades. A aposta num transporte próprio do hotel para fazer a ligação entre as praias e o centro do Seixal é outra das possibilidades em cima da mesa, na época de verão.

A memória da famosa fábrica de corticeira permanecerá viva em vários elementos decorativos da unidade. “Queremos muito trazer a história da Mundet para o hotel, não fazendo um museu. Há todo um historial; cada pessoa do Seixal conhece alguém que trabalhou na Mundet e penso que é um espólio bastante interessante para trazer e estamos a afinar essa parte”, confessa.

A aposta em Alcochete
Alcochete é outro dos focos estratégicos no crescimento do grupo. Neste verão ficou concluída a ampliação do Praia do Sal Resort com a inauguração da parte hoteleira da unidade que oferece também apartamentos residenciais. A ocupação fixou-se nos 70% com o mercado de proximidade a dar cartas. “Este ano optámos por não apostar tanto na ocupação, mas sim no preço médio. Não queríamos, voluntariamente, encher o Praia do Sal. Queremos ter cada vez mais uma aposta qualitativa. O objetivo é ter um preço médio superior, oferecer mais serviços e apostar muito no spa e no tecido local. Criar experiências. Não queremos que as pessoas fiquem retidas no hotel, queremos que elas vivenciem a experiência de Alcochete”, enquadra a administradora do StayUpon Hospitality Group.

Recentemente arrancaram também os trabalhos de remodelação do Al Foz, unidade do grupo que soma já uma década de vida. O investimento de 4,7 milhões de euros – que conta com financiamento do Portugal 2020[2,2 milhões de euros] – visa reconverter o hotel e elevar classificação para quatro estrelas bem como aumentar a capacidade de alojamento – de 38 para 89 quartos – e criar uma piscina coberta. “O hotel vai ser modernizado, mas vamos trazer também a tipicidade de Alcochete para dentro dos quartos. Estamos com um projeto de arquitetura interior interessante, estamos atualmente na fase dos estudos. O espaço comum será versátil e queremos ter uma cozinha comunitária, uma oferta interessante para as famílias. Em Alcochete não é necessário apostarmos em mais um restaurante”, explica a porta-voz. Quando reabrir em 2023, o hotel fará, também, uma sinergia com o vizinho Praia do Sal Resort para que os hóspedes possam usufrui do Spa.

A aposta na região é um dos objetivos do grupo que assume o potencial do concelho. “Alcochete era uma zona desconhecida. Não é fácil porque somos os percursores, mas acreditamos no potencial turístico de Alcochete. Não temos concorrência, os ‘repeaters’ de Lisboa que já conhecem tudo de cor vão querer descobrir outras zonas. A Margem Sul ainda é uma bela adormecida e tem um potencial entre a natureza, o bird watching, toda a parte rural e de rotas de vinho. Estamos mesmo em frente do Parque das Nações e do Aeroporto. Há muito para fazer. Há plataformas logísticas em Alcochete. Há muitas coisas, mesmo ao nível do corporate, que se vão desenvolver de certeza. Acreditamos muito no turismo de proximidade. Acredito que haja nicho para o crescimento nestas regiões”, atesta Cécile Gonçalves.

O grupo assume o interesse ainda noutras regiões do distrito de Setúbal. “Temos uma herdade em Palmela, onde fazemos vinho biológico e estamos a estudar um turismo mais rural, potenciando os 18 hectares de vinha. Temos alguns projetos que estamos a estudar entre eles um aldeamento de casas perto do Poceirão”, adianta.

Outro dos projetos em ‘stand by’ é um hotel junto à Praia de Albarquel. O grupo Libertas comprou, há três anos, em hasta pública o terreno para a construção de uma unidade hoteleira, mas as obras ainda não arrancaram. Em causa está o facto de o projeto prever a construção em cinco mil metros quadrados, mas a CCDRLVT (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento de Lisboa e Vale do Tejo) apenas autorizou o usufruto de 3600 metros quadrados. O grupo imobiliário avançou para tribunal e o futuro do hotel continua incerto. “Tivemos a má surpresa de ter menos metros quadrados no projeto, do que o previsto. Estamos a ver os desenvolvimentos. Esse spot é um sítio fantástico para turismo. Em 2022 iremos estudar o que fazer com Albarquel. Já teremos alguns dados mais concretos nessa altura”, enquadra a administradora.

Novo aparthotel em Lisboa abre em 2022 com cunho erótico
O portefólio do grupo vai crescer já em 2022 com a abertura de uma unidade no Intendente, em Lisboa. O projeto, orçado em sete milhões de euros, engloba 48 apartamentos turísticos com serviço de pequeno-almoço, receção 24 horas e piscina. Este será um “projeto especial, para um nicho”, adianta Cécile Gonçalves. O aparthotel será exclusivo para adultos e terá um cunho erótico, sendo um espaço aberto para casais ‘swingers’, mas não só. “Todas as fantasias entrarão dentro desse hotel. Será um espaço erótico e sensual, mas chique”, confessa.

“Os projetos devem fazer algum sentido e enquadrar-se na envolvente. Acreditamos que essa é uma zona alternativa que tem muito ainda para ser descoberto, tem um lado muito trendy, de uma Lisboa diferente. Essa zona está a melhorar cada vez mais e está a tornar-se mais internacional e mais turística”, justifica a administradora.

Grupo quer avançar com gestora hoteleira e assume interesse no Algarve
O crescimento do ramo hoteleiro do grupo Libertas não se fica pela ampliação do portefólio hoteleiro e, em vista, está já a criação de uma empresa de gestão hoteleira. “Temos uma equipas muito entusiastas e conseguimos criar uma estrutura hoteleira diferente. Fomos captando pessoas muito dinâmicas e jovens e agora já podemos dar o salto e estamos a estudar algumas parcerias para fazer management. Temos uma estrutura central, estamos a ver sinergias e estamos recetivos para estudar parcerias”, deslinda.

“Estamos à procura de algumas compras no mercado e de captar algumas marcas. Com o nosso grupo conseguimos ter muitas oportunidades imobiliárias. Apostamos muito e acreditamos muito no potencial do turismo em Portugal, de uma forma geral. As nossas ambições concentram-se em Lisboa e arredores, mas também temos alguns projetos no Algarve, não digo que não tenhamos, num futuro próximo, algumas unidades no Algarve”, acrescenta.

Cécile Gonçalves assume que a expansão para o Algarve “é uma parte lógica” do futuro do grupo por já estar implementado, a nível imobiliário, na região.

Sobre a possibilidade de olhar para outras zonas do país, Cécile Gonçalves assume que, embora não esteja completamente fora de possibilidade, esse não é, para já, um dos objetivos. “Tivemos muitas oportunidades que nos chegaram para a zona Norte. Mas até agora estamos em fase de consolidação e, para nós, o Norte era mais complicado até porque temos escritórios em Lisboa e Algarve”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *