Podcast do grupo Hotusa debate papel de Espanha, Itália e Portugal como potências turísticas
O Grupo Hotusa realizou uma nova edição do seu ciclo de debates “La Indústria de la Felicidad” com a participação do Embaixador de Portugal, João António da Costa Mira Gomes e do Embaixador de Itália, Giuseppe Buccino.
O encontro, intitulado “Turismo: um projeto para a Europa”, teve lugar no hotel Eurostars Madrid Tower 5* e foi moderado por Xavier Vidal Folch, subdiretor do El País.
Nesta conversa, os dois diplomatas analisaram a situação atual dos principais destinos turísticos da Europa e os desafios que enfrentam. Em nota de imprensa é referido que entre os principais temas abordados destacaram-se “a oportunidade que o turismo oferece aos países do Sul para melhorar a sua imagem e a do seu tecido empresarial, a necessidade de ultrapassar a sazonalidade com propostas culturais e ofertas hoteleiras de qualidade, o impacto do alojamento turístico e a necessidade de procurar modelos de turismo sustentáveis do ponto de vista social, económico e ambiental”.
Para o presidente do Grupo Hotusa, Amancio López “os países do sul da Europa eram países de emigrantes e, graças ao turismo, modernizaram-se e tornaram-se destinos”. Na sua opinião, o turismo cria ecossistemas favoráveis à atividade económica.
“A grande oportunidade para o sul é a enorme riqueza cultural que possui graças ao seu passado fenício, grego, romano. O património histórico de Espanha e de Portugal é infinito e a sua recuperação é o que permitirá, no futuro, o regresso da emigração do Norte para o Sul, como tem acontecido historicamente”, refere o presidente do grupo Hotusa.
Questionados por Xavier Vidal Folch sobre a importância do turismo para melhorar o posicionamento e a imagem dos países de acolhimento, João António da Costa Mira Gomes afirmou que “o turismo contribuiu para mudar a imagem do Sul da Europa no mundo, especialmente desde a crise financeira de 2008. A forma como os empresários enfrentaram a crise na altura e também após a pandemia foi fundamental para dar uma imagem de países modernos, responsáveis e solidários”. Por seu lado, Giuseppe Buccino acrescentou que “o sucesso do turismo em Espanha contribuiu para reforçar as relações bilaterais com a Itália”.
Os participantes salientaram ainda as ligações entre os três países e debateram a forma de alcançar um equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade. O embaixador português salientou que “temos de encontrar a felicidade de quem visita e de quem recebe os visitantes. Temos de conciliar os interesses dos cidadãos locais com o desenvolvimento do turismo nos destinos. Para isso, temos de gerir o turismo de massas e apostar no valor acrescentado”. Na mesma linha, o representante diplomático italiano sublinhou que “é essencial procurar um turismo sustentável”.
Ambos os oradores aportaram para a necessidade de criar um modelo de turismo sustentável do ponto de vista social, económico e ambiental. O diplomata português salientou que “os turistas estão à procura de experiências. Para isso, é essencial cuidar da personalidade dos destinos, o que começa por cuidar dos próprios cidadãos”. E acrescentou: “temos de promover cada vez mais o turismo no interior, não apenas nas cidades”. Por seu lado, o embaixador italiano sublinhou que “Espanha e Itália estão a ir bem. Cidades como Toledo são autênticas [e] os novos conceitos de hotéis boutique, hotéis de montanha estão preparados para os turistas que procuram experiências diferentes”.
Quanto ao impacto do alojamento turístico, o embaixador italiano garantiu que “os apartamentos turísticos geram uma situação de desequilíbrio com os cidadãos”, uma afirmação com a qual o seu homólogo português concordou.
Durante a conversa, foi também discutido o desafio de inverter a sazonalidade. Para fazer frente a esta questão, João Mira Gomes sugere uma solução que poderia passar por “diversificar os períodos de férias ao longo do ano e também a oferta turística”. Isto permitiria ao turista “organizar a sua vida de acordo com o tipo de turismo que quer fazer”.
O debate pode ser acedido através do website do evento ou através do canal de Youtube do Grupo Hotusa.