Seis unidades NAU no Algarve com painéis solares da Greenvolt

Por a 10 de Maio de 2024 as 17:17

O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Next Portugal, assinou um acordo com a Highgate para a instalação de painéis solares em seis das várias unidades hoteleiras geridas pelo grupo internacional em Portugal. No total, serão instalados cerca de 2.000 painéis solares, com uma capacidade de produção de 1 MWp, nos hotéis NAU no Algarve, constituindo esta a primeira fase da parceria, estando previsto desenvolver projetos solares no restante portfolio.

O hotel NAU São Rafael Atlântico, futuro Kimpton São Rafael Atlântico, é o maior projeto que a Greenvolt Next Portugal está a realizar no âmbito deste acordo. Nesta unidade, localizada em Albufeira, estão a ser instalados 813 painéis solares, enquanto o hotel NAU São Rafael Suites, junto à Praia de São Rafael, vai contar com 281 painéis, perfazendo mais de metade do total contratualizado com a gestora hoteleira.

Na Praia dos Salgados, onde a Highgate Portugal detém o hotel NAU Salgados Dunas Suites, o hotel NAU Salgados Palm Village e o hotel NAU Salgados Palace, serão implementados mais de 800 painéis solares fotovoltaicos, aos quais se juntam mais 85 no Club House dos campos de golfe do Morgado e dos Álamos, em Portimão. Ao todo, a Greenvolt Next Portugal implementará 1.982 painéis nestas seis unidades algarvias, região do país com maiores níveis de irradiação solar.

“Este é um projeto de grandes dimensões, repartido por seis unidades hoteleiras, numa região em que é óbvia a aposta na geração de energia solar”, refere Pedro Ramalhosa, partner cofundador da Greenvolt Next Portugal.

“Temos um portfólio de 18 hotéis distribuídos pelo Algarve, Lisboa, Porto e várias outras regiões em Portugal. Somos uma gestora multimarca que procura dispor de uma oferta de elevada qualidade, com uma experiência diferenciadora para os nossos hóspedes, mas sempre comprometidos com a sustentabilidade das nossas operações”, refere, por sua vez, Alexandre Solleiro, salientando a aposta da Highgate Portugal na eficiência energética, mas também hídrica, especialmente crítica no Algarve.

Os painéis que estão a ser instalados nestes seis hotéis terão uma capacidade de produção de energia de 1 MWp, permitindo gerar 1.898 MWh/ano de energia limpa, mas também mais competitiva. Ao mesmo tempo que a Highgate Portugal evita emissões de mais de 790 toneladas de CO2 todos os anos, consegue também obter uma redução expressiva de custos comparativamente à energia da rede, estimando-se a poupança em, pelo menos, 30%.

“Cada vez mais empresas reconhecem as mais-valias da Geração Distribuída enquanto solução de autoconsumo de energia. São várias, desde a valorização dos imóveis à redução dos custos com a fatura energética, mas especialmente o impacto positivo que tem em termos ambientais na sua atividade, neste caso de um setor que se quer cada vez mais sustentável como o do turismo”, diz João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.

O CEO da Highgate Portugal destaca ainda o “passo no rumo certo com este acordo com a Greenvolt Next Portugal”, posicionando a gestora na linha da frente da transição energética do setor do turismo. Esse trabalho prosseguirá, podendo a parceria com a empresa do Grupo Greenvolt especializada em projetos de Geração Distribuída de energia renovável conhecer, em breve, novos desenvolvimentos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *