Opinião: A crescente importância da tecnologia para os operadores hoteleiros
Pesquisas recentes indicam que a tecnologia é a principal prioridade dos operadores hoteleiros para 2024. Imagine entrar no lobby de um hotel e fazer um check-in com tecnologia de reconhecimento facial, e de seguida conseguir, através da utilização de uma app, solicitar serviço de quartos, e o mesmo ser prontamente entregue no seu quarto por um robô?
Em alguns hotéis o acima descrito é já uma realidade. Por exemplo, os hóspedes do resort Marina Bay Sands, em Singapura, podem evitar filas e fazer o check-in recorrendo à utilização de tecnologia, fazendo scan dos seus rostos e desbloqueando os quartos que lhe estão atribuídos, tudo recorrendo apenas ao telemóvel na palma da sua mão. No Rolling Hills Hotel, nos arredores de Seul, os hóspedes do hotel podem fazer pedidos de serviço de quarto por meio do Kakao Talk, uma app de mensagens, e acompanhar a entrega por um robô em tempo real. Em Portugal temos já também hotéis que aderiram a estas inovações tecnológicas, tais como o Yotel no Porto, onde os hóspedes podem fazer o check-in através de uma aplicação e o serviço de quartos é feito por robôs. Estas tecnologias não estão apenas a melhorar a experiência do hóspede, estando também a contribuir para atenuar as dificuldades sentidas no recrutamento de recursos humanos para hotelaria.
À medida que a procura se torna mais sólida no período pós-Covid, é opinião generalizada que a crescente dificuldade em recrutar colaboradores precisa de ser resolvida com urgência, estando desta forma os hotéis a focar-se crescentemente na implementação de tecnologias viáveis para atenuar esses desafios no curto prazo. Assim, o recurso a tecnologia é nesta fase uma das principais prioridades dos operadores hoteleiros em 2024, sendo as principais funções onde os hotéis lutam para encontrar talentos as áreas de Alimentação e Bebidas, além de Recepção, onde a adoção das novas tecnologias está a ser mais evidente.
Dito isto, estamos num contexto em que os operadores hoteleiros estão a aumentar as suas alocações em termos de budget, para implementar soluções tecnológicas que lhes permitam adotar soluções de inteligência artificial, tecnologia móvel, proporcionar experiências personalizadas para os seus hóspedes, bem como adotar práticas sustentáveis, com o objetivo de melhorar eficiências operacionais, potenciar os níveis de satisfação dos hóspedes, personalizar serviços e melhorar os níveis de competitividade num contexto de rápidas alterações no contexto tecnológico. Desta forma, estão a ir ao encontro das expectativas dos hóspedes, bem como a promover o crescimento.
Karina Simões
Head of Hotel Advisory na JLL Portugal
*Artigo de opinião publicado na edição 214 da Publituris Hotelaria