Projeto da Herdade da Matinha nomeado para o Earthshot Prize 2024

Por a 11 de Abril de 2024 as 12:47
DCIM100MEDIADJI_0542.JPG

A Herdade da Matinha, um turismo rural localizado na Serra do Cercal, na costa Alentejana, tem um dos seus projetos nomeado para o Earthshot Prize 2024, considerado “um dos prémios ambientais mais importantes do mundo”, como indicado em comunicado.

Em causa está o projeto Matinha Re-Gen, um programa de reflorestação e conservação da biodiversidade implementado em 1995 que tem como objetivo restaurar os habitats e ecossistemas naturais de 107 hectares de terreno da Herdade da Matinha.

Em nota de imprensa a herdade dá conta de que o Plano de Gestão de Ecossistemas desenvolvido pretende “reflorestar espécies autóctones e práticas de conservação da biodiversidade, para expandir e acelerar a reabilitação de habitats e criar um ecossistema mais resiliente face às alterações climáticas”.

Este projeto valeu à Herdade da Matinha um lugar nos nomeados para o Earthshot Prize 2024, um prémio global para iniciativas que visem o meio ambiente criado pelo príncipe William e a The Royal Foudation. O prémio concede um milhão de libras a cada um dos cinco vencedores anuais em cinco categorias: Protect & Restore Nature; Clean Our Air; Revive Our Oceans; Build a Waste-Free World e Fix Our Climate.

Para a edição do prémio de 2024 foram apresentadas 2.429 soluções de 139 países e propostas por uma rede de mais de 430 nomeadores oficiais. As nomeações estão agora sujeitas a uma avaliação que culminará na seleção final, feita pelo príncipe William e pelo conselho do Earthshot Prize. Os vencedores serão anunciados na quarta cerimónia anual de prémios, que terá lugar na Cidade do Cabo, em novembro de 2024.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *