Opinião: Caminhos para a Hotelaria em 2024

Por a 19 de Março de 2024 as 11:28

Após muitas leituras de artigos, blogs, de conversas com hoteleiros, outros consultores e também com o ChatGPT, destacamos alguns caminhos e tendências na hotelaria de forma global e que se aplicam perfeitamente à hotelaria nacional, como também assistimos nos projetos em que estamos envolvidos.

1. Obrigatoriedade de uma operação assente nas normas de governança ambiental, social e corporativa (ESG) com foco na sustentabilidade: A sustentabilidade torna-se um dos pilares das operações hoteleiras, com práticas perfeitamente integradas desde a construção à operação. A pressão para esta mudança não virá (ainda) tanto dos hóspedes, mas mais do Estado, entidades financiadoras e investidores, bem como do próprio aumento de determinados custos operacionais.

2. Mais e melhor tecnologia: A tecnologia continua a revolucionar a experiência do hóspede, oferecendo serviços simplificados e interações personalizadas. Em 2024, a integração em diferentes softwares de tecnologia de IA permitirá oferecer estadias adaptadas às preferências individuais; em termos de maximização da receita, os modelos de pricing integrarão mais componentes, permitindo vender quartos, assentes em características de valor acrescentado, agrupadas de acordo com as necessidades do cliente.

3. Integração do bem-estar: A procura do bem-estar assume uma maior importância, obrigando os hotéis a dar prioridade a ofertas de bem-estar holísticas. Instalações de fitness de última geração, espaços de concentração plena e opções de refeições saudáveis serão mais comuns, captando hóspedes preocupados com a saúde que procuram equilíbrio durante as suas estadias.

4. Hotelaria adaptável: A flexibilidade é fundamental num cenário de viagens dinâmico, e os hotéis irão responder com soluções versáteis. Desde opções de reserva e políticas de cancelamento flexíveis a espaços para eventos adaptáveis e condições que facilitam o trabalho remoto, os hotéis irão dar aos hóspedes a possibilidade de escolha e conveniência, promovendo uma sensação de liberdade e flexibilidade nas suas experiências de viagem.

5. Programas de fidelização integrados: As principais cadeias hoteleiras com programas de fidelização serão as mais beneficiadas pela combinação de análise de dados e de IA. Estas vão permitir uma gestão mais eficiente e orientada de promoções e recompensas abarcando as várias sub-marcas e hotéis. Poderemos também assistir a um maior número de parcerias com empresas de lifestyle para a oferta de mais benefícios e cross selling.

Poderíamos também falar da autenticidade ou da hiperpersonalização da estada do cliente em hotéis de luxo. Estas cinco tendências parecem-nos as mais importantes (e as que já estão a acontecer no momento em que escrevemos este texto) para que a hotelaria nacional continue na senda do sucesso.

Luís Pedro Carmo Costa
Sócio Neoturis

*Artigo de opinião publicado na edição 213 da Publituris Hotelaria

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