ADHP dedica XX Congresso aos “Pilares da Hotelaria e Turismo” em Aveiro

Por a 11 de Março de 2024 as 16:01

O XX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal decorre este ano no Centro de Congressos de Aveiro de 20 a 21 de março.

Desta vez, o evento será dedicado aos “Pilares da Hotelaria e Turismo”, com o intuito de “discutir as principais tendências da hotelaria atual, desde a formação executiva à análise de dados, colocando em perspetiva a direção hoteleira no contexto global de um setor turístico cada vez mais integrado e interdependente”, como a associação refere em nota de imprensa.

Desta forma, o primeiro dia do congresso, 21 de março, começa às 14h30 com a sessão de abertura onde marcarão presença o presidente da ADHP, Fernando Garrido; o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves; o presidente do Turismo do Centro, Raul Almeida, e o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros.

A esta sessão segue-se o primeiro painel do evento às 15h30, dedicado ao “Impacto do ‘evento-marca’ para o destino”, com as participações de José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro; Pedro Machado, antigo presidente do Turismo do Centro; Lídia Monteiro, do Turismo de Portugal, e Nuno Ferreira, do Guia Michelin. A ideia passa por “discutir a forma como os destinos podem capitalizar grandes eventos para dinamizar e qualificar o turismo local”, num ano em que Aveiro assume o título de primeira Capital Nacional da Cultura e Albufeira recebeu a Gala Michelin Portugal.

O último painel do dia 21 será dedicado ao tema que dá o nome ao congresso, “Pilares de Valor da Hotelaria”, onde estarão reunidos Mariano Faz, da AHM; Miguel Caldeira Proença, da Hoti Hotéis, e Timo Gangl, do Covivio Hotels. Segue-se a palestra “Decifrar L.Í.D.E.R.”, que ficará a cargo de Alexandre Monteiro, autor do best-seller “Os segredos que o nosso corpo revela”.

O dia termina com o jantar e cerimónia de entrega dos Prémios Xénios 2024, que premeiam os melhores diretores de hotel e parceiros de negócio.

Congresso debate a importância das ligações aéreas para o destino

O segundo e último dia do congresso, a 22 de março, começa às 10h00 com o painel “A Importância da Formação Executiva no Contexto de Trabalho Internacional”, cuja intervenção inicial ficará a cargo de Carlos Díez de La Lastra, diretor-executivo da Les Roches. A este primeiro momento segue-se uma discussão com os presidentes de quatro associações europeias de diretores de hotel, Fernando Garrido (ADHP – Portugal); Manuel Vegas (AEDH –Espanha); Bartolo d’Amico (ADA – Itália) e Jürgen Gangl (HDV – Alemanha), que vão trocar impressões sobre a importância da formação executiva em cada um dos respetivos mercados.

Às 11h45 será a vez de debater a relação entre hotelaria e análise de dados no painel “Hospitality data trends for 2024”, a cargo de Luís Brites, da Clever Hospitality Analytics. Após a apresentação de um estudo levado a cabo por esta empresa, o profissional estará à conversa com Nuno António, da ITBase e NOVA IMS, e Sérgio Guerreiro, do Turismo de Portugal, NOVA SBE e NOVA IMS, para uma discussão sobre o papel da ciência de dados no sucesso da operação hoteleira.

Às 14h45, a ADHP Júnior, secção juvenil da associação, fará uma intervenção sobre a importância dos jovens para a hotelaria.

Já o último painel do dia, às 15h00, vai incidir sobre “A importância da aviação no destino”. José Lopes, da EasyJet; Francisco Pita, da ANA, António Moura Portugal, da Rena, e Sofia Lufinha, da TAP, compõem o grupo de oradores que vai debater “a relevância das ligações aéreas para o sucesso do ecossistema turístico de um destino”.

O último dia do congresso termina às 16h15 com a entrega de diplomas dos cursos de especialização em direção hoteleira e com a sessão de encerramento às 17h00, a cargo de Fernando Garrido, presidente da direção da ADHP.

“Hoje, falamos de uma hotelaria 360° que já não se circunscreve ao âmbito da simples atividade hoteleira, mas opera em articulação profunda com toda a envolvente do setor turístico. Para o nosso XX Congresso, quisemos colocar em debate esta relação, procurando contribuir para uma discussão alargada sobre o papel que os diretores de hotel assumem numa indústria mais integrada”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP, em nota de imprensa.

O programa completo do congresso pode ser consultado no website da associação.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *