Chef Rui Silvestre transita para o Fifty Seconds em Lisboa

Por a 23 de Fevereiro de 2024 as 11:39

O chef Rui Silvestre, anteriormente responsável pela cozinha do restaurante Vistas, no Monte Rei Golf & Country Club, no Algarve, sucede a  Martín Berasategui na chefia do restaurante Fifty Seconds, localizado no topo da Torre Vasco da Gama, em Lisboa.

Em nota de imprensa, o grupo SANA dá conta de que a equipa permanente do Fifty Seconds será composta pelo chef de cozinha Leandro Lopes, a sub-chef Soraia Neves e a chef pasteleira Patrícia Godinho. O cargo de sommelier principal será ocupado por Marc Pinto, enquanto Rui Monteiro assume a chefia de sala.

A reabertura do restaurante está marcada para 5 de março com um novo menu de 14 momentos, dos quais o grupo SANA destaca o Ouriço do mar, caldo de cebola caramelizado e caviar imperial gold; o Caril de Carabineiro, alho negro e achar de limão confitado e o Atum rabilho, caviar oscietra, wasabi e couve-flor.

Caril de Carabineiro, alho negro e achar de limão confitado. Créditos: DR

Sobre o chef Rui Silvestre

O percurso de Rui Silvestre na cozinha começou quando este tinha 20 anos, num restaurante em Carvoeiro, no Algarve. Um ano depois, viajou para França onde trabalhou nos restaurantes Lá Ferme de Saint Simion (1 estrela Michelin) e Christophe Baquie (3 estrelas Michelin). Em 2009, fez parte da equipa do restaurante Costes, o primeiro restaurante na Hungria a receber uma estrela Michelin.

Já em 2011, Rui Silvestre chega a Paris para trabalhar no restaurante George V, sendo que um ano depois aceita um novo desafio e passa a ter residência na Suíça, no restaurante Margaux, onde fica até 2014.

No início de 2015, regressa a Portugal para começar um novo desafio como chef-executivo no restaurante Bon Bon, onde adquiriu a sua primeira estrela Michelin passado um ano – tornando-se assim o chef português mais jovem a ser premiado pelo Guia Michelin.

Em 2018 abre o restaurante Vistas, onde consegue a primeira estrela do Sotavento Algarvio, lugar onde ocupou a posição de chef até 2023.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *