Aplicação da taxa turística em Coimbra agora é todo o ano

Por a 20 de Fevereiro de 2024 as 11:05

A taxa turística municipal em Coimbra vai passar a ser aplicada durante todo o ano, quando até então só incidia entre março e outubro, e elimina a isenção a estudantes do ensino superior e investigadores, de acordo com o aprovado, esta segunda-feira, pela autarquia.

A taxa turística municipal de Coimbra, que tem um custo de um euro por dia (cobrada por um máximo de três dias seguidos), vai passar a ser aplicada durante todo o ano, depois das alterações ao regulamento daquele instrumento terem sido aprovadas em reunião camarária.

Desde abril de 2023, data em que começou a ser aplicada, a taxa já representou um encaixe financeiro de 465 mil euros, segundo o vereador com a pasta da economia e finanças da autarquia Miguel Fonseca.

O responsável recordou, segundo avança a Lusa, que os outros municípios que aplicam semelhante taxa têm, na sua maioria, menos isenções associadas à sua incidência e mais dias seguidos de aplicação do que em Coimbra. Conforme disse, o número médio de dormidas por mês em Coimbra em 2023 foi de cerca de 58 mil, valor próximo daquele que foi registado em 2019, de cerca de 59 mil, o ano mais forte do turismo na cidade.

Por sua vez, o vice-presidente do município, Francisco Veiga, referiu durante a discussão, que considera a atual taxa turística “tímida”, defendendo mais dias seguidos de aplicação e um valor diário maior a ser cobrado aos turistas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *