Marca de luxo francesa Fauchon associa-se à Unlock Boutique Hotels para abrir 1.º hotel em Portugal

Por a 18 de Janeiro de 2024 as 9:09

Miguel Velez, CEO da Unlock Boutique Hotels, com Jacques-Olivier Chauvin, presidente e CEO da Fauchon

A Unlock Boutique Hotels (UBH) e a marca de luxo Fauchon assinaram, esta quarta-feira, 17 de janeiro, um acordo para a abertura do primeiro hotel do grupo em Portugal.

Presente no mundo nos segmentos da gastronomia de luxo em restaurantes, cafés boutique e lojas de produtos premium, – macarons, chocolates, chás e outros produtos gourmet – a Fauchon possui uma centena de lojas franchisadas e 400 pontos de venda em 50 países.

Em 2018, a Fauchon lançou-se no negócio da hotelaria, com a abertura do primeiro hotel, em Paris, na conhecida Place de La Madelene. A este seguiu-se nova abertura na cidade japonesa de Quioto, em 2021, estando prevista nova abertura, em 2026, em Riade, na Arábia Saudita.

Presente em Portugal para o anúncio desta parceria com a Unlock Boutique Hotels (UBH), Jacques-Olivier Chauvin, presidente CEO da Fauchon, referiu que “Portugal já estava há algum tempo na nossa mira. Contudo, a pandemia veio interromper o processo que agora retomamos com a Unlock Boutique Hotels. Portugal está na moda e assim continuará. É um dos destinos top na Europa e continua a crescer e a receber visitantes das mais variadas geografias”.


Sem revelar a localização para a unidade de 5 estrelas que pretendem abrir em Portugal, indicando o CEO da Fauchon que “poderá ser um hotel, uma residence ou um resort”, Jacques-Olivier Chauvin salientou, no entanto, que a localização terá de corresponder a alguns requisitos, nomeadamente, “ser cosmopolita, premium e luxuosa. Conhecemos bem Lisboa, o Porto, mas também gostamos muito do Douro ou do Algarve”.

Também o tipo de unidade a abrir ainda não está fechada, podendo passar por uma construção nova ou renovação, “sempre dependendo dos requisitos que colocamos para escolha da localização” que incluem, também, a obrigatoriedade de ter um bar e uma loja para venda dos produtos da marca aos consumidores.

“Importante é ter um hotel de grande qualidade, de luxo, sensível, confortável, intimista” e, segundo o CEO da Fauchon, “ter no centro a mulher”, admitindo que, “em 80% dos casos, no fundo, são as mulheres que decidem, que fazem a escolha”.

“O facto de ser cosmopolita não quer dizer que não seja uma unidade que se identifique plenamente com o país e a cidade ou local onde abriremos. Isso é uma obrigatoriedade e está à vista nas unidades que abrimos em Paris, Quioto e iremos abrir em Riade. Terá de identificar-se plenamente com Portugal, mas trazer o ‘french touch'”, referiu o CEO da Fauchon.

Entrando para esta parceria com a marca – tipo franchise – e com a expertise de gestão da Unlock Boutique Hotels, esta dupla está à procura do elo que falta para completar a “equipa”: investidor ou investidores.

“O importante é perceber que isto não é uma corrida, é uma maratona”, explicou Miguel Velez, CEO da Unlock Boutique Hotels, frisando que “neste tipo de parceria, o mais crucial é, de facto, a confiança e perceber que não existirá lucro imediato. Trata-se de um investimento a longo prazo”.

Certo é que a presença que se pretende com a abertura deste primeiro hotel sob a marca Fauchon será “muito forte”, adiantando ainda Jacques-Olivier Chauvin que “o objetivo é abrir até 2027. Estamos dependentes de encontrar o local perfeito e se será construção nova ou renovação”.

Ainda se saber localização, tipo de unidade, data de abertura, o presidente e CEO da Fauchon deixa, contudo, uma certeza: “temos de começar com o primeiro hotel para que as pessoas queiram um segundo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *