Chefe do Ano 2024 com inscrições até 15 de fevereiro

Por a 17 de Janeiro de 2024 as 10:49
CCA 2023 Final Nacional em Lamego | Créditos: Filipe Vera-Cruz

O concurso “Chefe do Ano”, anteriormente designado como “Chefe Cozinheiro do Ano”, regressa este ano para a sua 35ª edição, estando a aceitar inscrições até 15 de fevereiro.

O desafio é lançado a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada, para que “mostrem o seu trabalho culinário perante os seus pares”, como a organização indica em comunicado.

Este ano os concorrentes vão ter de apresentar um menu composto por entrada de peixe ou marisco, prato vegetariano e prato de carne – sendo que neste último prato o concorrente deve apresentar duas porções de carnes: uma carne vermelha no seu ponto correto de cozedura e uma carne obrigatoriamente cozinhada em tacho. O menu termina com uma  sobremesa onde deve ser utilizada maçã de Alcobaça, sendo que em todos os pratos é obrigatória a utilização de limão.

A edição de 2024 será dividida em três etapas regionais, que decorrem em abril, e uma final nacional, que acontece em maio. Os finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais, sendo que o júri é presidido pelo chefe António Bóia, chefe de cozinha do JNcQUOI, em Lisboa.

Além do título de “Chefe do Ano”, será atribuído o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome, entre outros galardões a designar.

O regulamento completo, o modelo de ficha técnica e o formulário de inscrição, estão disponíveis no website do concurso.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *