Já são conhecidos os vencedores do Jovem Talento da Gastronomia 2023
O Jovem Talento da Gastronomia 2023, cuja final decorreu esta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de dezembro, já deu a conhecer os vencedores desta edição.
Após três semifinais que percorreram o país, o concurso premiou oito vencedores nas seguintes categorias: Artes da Mesa ICEL, Barman INTER magazine, Cozinha Makro, Inovação com Bacalhau da Noruega, Pastelaria NX Hotelaria, Tradição com Arroz Bom Sucesso, Plant Based by Bonduelle e Barista Delta. A final nacional contou com a participação de 24 concorrentes, que competiram na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Confirme abaixo a lista de vencedores por categoria.
Artes da Mesa ICEL
Érica Ribeiro, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Polo de Santa Iria;
Barman INTER Magazine
Lavesh Shrestha, da Escola Básica e Secundária do Monte da Caparica;
Cozinha Makro
António Lourenço, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa;
Inovação com Bacalhau da Noruega
João Ribeiro, da Escola de Hotelaria e Turismo Setúbal;
Pastelaria NX Hotelaria
Rúben Lima, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste;
Tradição com Arroz Bom Sucesso
Carolina Duro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa;
Plant Based by Bonduelle
Telmo Silva, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Polo de Santa Iria;
Barista DELTA
Benvindo Pires, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.
A final nacional do concurso serviu ainda para dar a conhecer a nova imagem do concurso para 2024. Em nota de imprensa, a organização explica que a nova imagem “assenta em vários conceitos defendidos pela competição como a sustentabilidade na gastronomia, os produtos frescos e a diversidade cultural e étnica – em conjunto com o slogan “Se te ralas”, que pretende reforçar que a gastronomia também deve ser feita de causas”.
O Jovem Talento da Gastronomia é patrocinado por Makro, Bom Sucesso, Bacalhau da Noruega, ICEL, NX Hotelaria, Bonduelle e Delta Cafés. Os Patrocinadores Institucionais são a Escola Profissional de Esposende, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Plateform. Os parceiros são a Alug’aqui e a Prochef. Tem o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da Chaîne des Rôtisseurs, da SARA – HACCP, da ACPP e da DIG-IN. A INTER magazine é a revista oficial.