Itália cobiçada para investimentos hoteleiros

Por a 31 de Julho de 2023 as 10:43

A Itália confirma-se como um dos maiores mercados europeus no setor hoteleiro, com mais de 32 mil estruturas que atraem a atenção de investidores dispostos a apostar no crescimento do turismo no país. De acordo com o relatório “Italian Hospitality Market” realizado pela Deloitte numa amostra de mais de 400 players da hotelaria italiana, 2023 será um ano de investimentos recordes, atingindo os 100 milhões de euros.

A pesquisa revela um cenário extremamente positivo para o setor hoteleiro italiano, com grupos já presentes no país procurando ampliar a sua presença e novos investidores prontos para entrar no mercado, com o objetivo de crescer rapidamente.

A análise mostra que as regiões do norte e centro da Itália são preferidas por 58% dos investidores, pois oferecem ativos com retornos mais estáveis. Por outro lado, 86% dos grupos hoteleiros inquiridos manifestaram preferência pelas regiões centro e sul, considerados mercados menos saturados. As principais cidades, incluindo Roma, Milão, Florença e Veneza, são os destinos mais procurados por investidores e grupos hoteleiros.

A pesquisa analisou também os diferentes modelos de gestão adotados pelas estruturas hoteleiras, destacando que 33% preferem o modelo de gestão direta e o contrato de gestão. No entanto, a difusão do contrato de gestão é crescente graças à entrada de novos investidores com capital significativo. Este modelo permite-lhes alavancar o conhecimento especializado do setor, promovendo a sua propriedade através de canais internacionais e marcas reconhecidas, mas o risco do negócio ainda é visto como uma barreira significativa para muitos proprietários.

Um aspeto crucial que emergiu da pesquisa diz respeito à sustentabilidade ambiental. De facto, todos os envolvidos no inquérito reconhecem a importância do tema, mas surpreendentemente 60% dos entrevistados acreditam que o compromisso das empresas hoteleiras italianas com a sustentabilidade ainda é insuficiente. A consciência do impacto positivo de iniciativas sustentáveis ​​na redução de custos, principalmente relacionados à economia de energia, e no aumento de receitas é bem compreendida pelos players do setor. A adaptação das estruturas aos modernos critérios de sustentabilidade tornou-se um elemento essencial para se manter competitivo no cenário turístico internacional, refere a imprensa italiana que cita este estudo da Deloitte.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *