Nova edição julho/agosto: Entrevista a Marta Tavares da Silva, CEO e proprietária do Bairro Alto Hotel
Na edição de julho/agosto da Publituris Hotelaria o destaque vai para o Bairro Alto Hotel, no ano em que celebra o seu 18.º aniversário. Vencedor da categoria de “Melhor Hotel de Cidade” nos últimos PUBLITURIS Portugal Travel Awards 2023, a história do Bairro Alto Hotel começa em 2005, com a abertura do primeiro boutique hotel de cinco estrelas de Lisboa. A Publituris Hotelaria foi conhecer um pouco da história deste hotel e conversou com Marta Tavares da Silva, CEO e proprietária do Bairro Alto Hotel.
Nos “Indicadores” de julho/agosto, a análise Clever de Luís Brites, CEO Clever Hospitality Analytics, e Michela Ciccarelli, especialista em dados de destinos da Lybra Tech, debruça-se sobre a importância dos americanos no turismo mundial e os destinos preferenciais deste mercado.
Já no capítulo “Fala-se” damos conta da marca Olivia Singular Houses, composta por um boutique hotel e três guesthouses no Porto. A operação em si e os quatro ativos exigiram um investimento de 13 milhões de euros por parte da Lince Capital, como confirmado pelo CEO da empresa, que espera agora que a marca cresça em Portugal, diferenciando-se pelo serviço ao cliente.
No dossier o destaque vai para a oferta de Spa & Wellness no setor. Após o rescaldo da pandemia COVID-19, que trouxe várias restrições aos espaços de spa e wellness, as unidades hoteleiras dão conta de que a procura por este tipo de serviços recuperou com o fim das restrições sanitárias. Dos hotéis entrevistados, todos são unânimes ao afirmar que os valores de procura regressaram aos valores pré-pandemia. Aliás, muitos referem que a pandemia trouxe uma maior preocupação pela saúde e bem-estar, o que motivou, em alguns casos, remodelações nas áreas de spa e reforço de tratamentos e terapias para dar resposta aos clientes.
Este mês, a Publituris Hotelaria inclui também um especial dedicado aos têxteis, onde as empresas Aldeco, Dauti, Hotelar, Lameirinho, La Redoute, Lasa e Pato Rico dão conta das mais recentes novidades dirigidas para o setor hoteleiro. Destaque ainda para a Heimtextil Colombia, que decorre de 23 a 25 de abril do próximo ano na cidade de Medellín. A primeira edição deste evento, “adiado por causa da pandemia”, pretende ser uma mostra de “tendências e oportunidades de negócio em todas as categorias de têxteis-lar e para hotelaria”, sendo esperada a presença de 110 expositores internacionais.
Na secção de “Fornecedores” falámos com Francisco Martins, account manager Portugal da Life Fitness, uma empresa fornecedora de equipamento de exercício físico. No negócio da Life Fitness, a procura por produtos de exercício físico no setor hoteleiro é liderada pelos hotéis de quatro e cinco estrelas. No entanto, os três estrelas e alguns alojamentos turísticos também já requisitam este tipo de soluções para se poderem “diferenciar e destacar”. Uma entrevista para ficar a conhecer as principais tendências da procura do segmento wellness no setor hoteleiro.
Já na rubrica “Palavra de Chef” deste mês, a Publituris Hotelaria esteve à conversa com Rui Silvestre, o chef à frente do restaurante com uma estrela Michelin “Vistas”, inserido no hotel Monte Rei Golf & Country Club, no Algarve. A paixão pelo fine dining – a que prefere chamar de cozinha gastronómica – e o percurso até à excelência marcaram a entrevista com o chef que desde cedo decidiu que “se ia ser cozinheiro, ia ser um dos bons”.
Por fim, brindamos com as sugestões de Eugénia Queiroz, sommelier no Origens Restaurante, em Évora.
As opiniões desta edição pertencem a Sofia Almeida (Universidade Europeia); Kevin Hemsworth (ISAG); Karina Simões (JLL) e Patrícia Correia (ADHP).
*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.