Boas práticas para inovar o menu

Por a 9 de Maio de 2023 as 11:08

Inovar o menu de um restaurante requer um processo que não pode ser abreviado e que deve seguir cada etapa de forma cuidadosa. Aqui estão algumas boas práticas que ajudam a tornar a inovação mais eficiente e produtiva.

1. Fazer Perguntas
Antes de iniciar a fase de exploração e criação, é fundamental fazer perguntas, tais como: qual é o objetivo da mudança? Que prato será retirado ou adicionado? A mudança alinha com o conceito do restaurante (ou bar)? É importante fazer também uma pesquisa de mercado, clientes e concorrência, além de ouvir a equipa para entender as tendências gastronómicas e as preferências do público-alvo.

2. Dar Espaço à Criatividade de Forma Regular
Para evitar mudanças de menu apressadas e mal planeadas, é importante criar regularmente novos itens. Recomenda-se que a fase de exploração seja feita fora dos horários de produção, porque a precisão mecânica exigida dia a dia na produção das iguarias do menu é contrária à criatividade.

3. Avaliar a Viabilidade Financeira e Logística das Novas Iguarias
Para garantir o sucesso financeiro e operacional da inovação do menu, é necessário avaliar a viabilidade financeira e logística das novas iguarias. Isso inclui a avaliação da sazonalidade dos ingredientes, a análise do grau de diferenciação dos pratos e a verificação do interesse do mercado. Utilizar a ferramenta de gestão de vendas engenharia de menus é crucial.

4. Testar as Novas Iguarias com um Grupo Selecionado de Clientes
Antes de adicionar qualquer iguaria ao menu, é importante testá-la com um grupo de clientes selecionado. É preciso criar uma história, uma ficha técnica e uma explicação racional para merecer ocupar o espaço do menu. Avalie bem o impacto da apresentação, do paladar e outras sensações que possam ser geradas.

5. Treinar a Equipa de Cozinha, de Restaurante e Bar
Para garantir que a equipa está preparada para a produção e serviço dos novos pratos, de forma eficiente e com a qualidade esperada, é importante treiná-la bem. É essencial incluir a equipa de venda na fase de teste de mercado para que compreendam os motivos da mudança e os objetivos do negócio. Aplicar incentivos à venda é um fator crítico de sucesso.

6. Planear uma Estratégia de Marketing
Para promover as novas iguarias. online e offline, é importante ter um plano de marketing com táticas certeiras e otimizadas. Utilize as boas práticas de design de menus para obter melhores resultados.

7. Lançamento da Nova Proposta
Após concluir todas as etapas anteriores, é hora de lançar a nova proposta de menu do restaurante. Esteja preparado para fazer ajustes, se necessário, e não abdique nunca de controlar as fichas técnicas. Encontre mais boas práticas neste link:

Continue a monitorizar a aceitação dos novos pratos pelos clientes usando a ferramenta engenharia de menus e comece de novo. Porque não basta cozinhar bem para se ter um negócio neste setor. Aliás, mais importante é que se seja um bom gestor de restauração e bebidas, e se souber cozinhar bem tanto melhor.

Marta Sotto-Mayor
Formadora & Consultora Internacional – Especialista Hotelaria e Restauração

*Publicado no formato imprenso da edição 204 da Publituris Hotelaria (abril de 2023)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *