Alojamento turístico ilegal diminui nos Açores em 2022

Por a 5 de Abril de 2023 as 17:28

Em 2022, a Inspeção Regional do Turismo dos Açores efetuou 348 ações de fiscalização, 311 ações de deteção, tratou 188 reclamações e 26 denúncias, e instaurou seis processos de contraordenação, registando, o que considera uma evolução positiva no cumprimento da regulamentação no setor.

“O relatório da Inspeção Regional do Turismo demonstra que o número de estabelecimentos de alojamento detetados em situação ilegal tem vindo a diminuir, de forma consistente, desde 2018, e que em 2022 se atingiu o número mais baixo desde 2015, mesmo estando perante um cenário de incremento da oferta e da procura”, sublinhou Berta Cabral, secretária Regional que tutela o setor, citada em notícia publicada na página oficial do Governo da Região dos Açores.

A governante regional considera que “é um sinal positivo, porque, na prática, isso poderá representar uma diminuição da economia paralela, ou seja, haverá mais negócios a contribuir para o bem comum e serão cada vez menos aqueles que procuram competir de forma desleal”, para acrescentar que, no entanto, “será sempre necessária alguma cautela e manter o acompanhamento minucioso do setor”.

Igualmente, o número de reclamações apresenta uma tendência decrescente desde 2018, tendo sido apenas registadas 188 reclamações em 2022, por comparação com as 317 em 2018, 277 em 2019 e 203 em 2021. Assim, trata-se, segundo Berta Cabral de “um bom indicador”, sobretudo “se considerarmos que o ano passado tivemos o maior número de sempre de dormidas e que crescemos 6% face a 2019” e “um claro sinal de que estamos a aumentar a qualidade dos nossos serviços e da experiência dos visitantes”, avança a notícia.

Refira-se que, devido à evolução favorável da situação pandémica, em 2022, a Inspeção Regional do Turismo dos Açores planeou e realizou inspeções de rotina de fiscalização do cumprimento da legislação turística, relativa aos alojamentos, atividades e profissões turísticas, as quais haviam sido suspensas desde o início do Covid-19.

A valorização e qualificação da oferta turística regional, a diminuição da economia paralela ou não licenciada no setor do turismo e a melhoria da qualidade do serviço prestado, representaram os objetivos estratégicos desenvolvidos por este Serviço Inspetivo no ano de 2022.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *