5 Tendências de Marketing Digital para Hotéis em 2023

Por a 12 de Dezembro de 2022 as 9:40

Com o final do ano a chegar, é hora de começar a planear! Uma rima “bonita” que se pode tornar numa dor de cabeça, concorda?

Para o ajudar a delinear o plano de marketing para 2023, Sara Marreiros, Digital Marketing Specialist na Paraty Tech, partilha neste artigo de opinião exclusivo para a Publituris Hotelaria cinco tendências de marketing digital que estarão presentes na indústria hoteleira durante o próximo ano.

1. Plataformas de Metasearch

É possível que a primeira pergunta que lhe chegue à mente seja: “Metasearch? O que é isso?”. De forma breve, as plataformas de Metasearch permitem comparar o preço de um hotel nos diversos canais de distribuição – website oficial, OTAs…. São exemplos destas plataformas ferramentas como o Google Hotel Ads, Trivago, Tripadvisor, Kayak ou Skyscanner.

O Google Hotel Ads tem a particularidade dos resultados do mecanismo de metasearch aparecerem diretamente quando se pesquisa no Google. Logo aí, tem uma vantagem muito competitiva, uma vez que se trata do motor de pesquisa mais utilizado do mundo.

Se o website do seu hotel não aparecer na lista de resultados do metasearch, pode estar a perder quota de vendas para as OTAs e, como consequência, obter menos lucro das reservas.

O Google permite estar nestes resultados de forma gratuita (free booking links) e paga, através de anúncios (Google Hotel Ads), no entanto, para qualquer uma das opções é necessário um Parceiro de Integração Google, como é o caso da Paraty Tech.

2. Mobile Marketing

Os telemóveis tornaram-se, em poucas décadas, um objeto indispensável na nossa vida quotidiana, e até há quem os classifique como uma extensão dos humanos. Se outrora eram apenas um meio de socialização e conexão, hoje em dia os telemóveis possibilitam aceder a serviços como aplicações bancárias, ferramentas de trabalho, bilhetes (avião, concertos, eventos) ou GPS.

Cabe aos negócios, neste caso, aos hotéis, tirar o melhor partido dos dispositivos mobile para agregar valor na jornada do hóspede. Exemplos de como podemos utilizar o mobile marketing passam por: envio de SMS pré-estadia; check-in/check-out online; mobile keys; reservar um serviço diretamente pelo telemóvel; apps que melhoram a experiência do hóspede permitindo room control; tv remote e notificações geolocalizadas, entre outras.

3. CX – Customer Experience

A experiência do cliente, ou Customer Experience, é o somatório qualitativo de todos os pontos de contactos da marca com o hóspede, antes, durante e após a estadia. Se o processo de reserva no website é stressante para o cliente, já vai somar pontos negativos à qualidade da experiência. Se, por outro lado, após a estadia existe uma atenção extra que faz o hóspede sentir-se especial, contribui para somar pontos positivos à experiência.

No fundo, temos de ver a experiência do cliente como um todo, e não somente a experiência durante a estadia, a famosa “operação”, pois essa é apenas uma das fases. Ao mapear toda a jornada do hóspede, deverá ter especial atenção aos pontos de frustração, como as filas ou longas esperas, e desenvolver soluções mais “customer-friendly” através da digitalização dos processos. O Mobile Marketing, como vimos no ponto anterior, é um dos recursos que permite esta digitalização focada no consumidor.

4. Marketing de Influência

O Marketing de Influência vai continuar a crescer, e não só no mercado das grandes empresas. Para os pequenos e médios alojamentos, recorrer a influenciadores digitais é uma excelente forma de expandir o alcance e notoriedade da marca, e apesar de ainda se notar alguma relutância neste tipo de colaboração, é uma tendência que estará presente em 2023. Na hora de convidar um influencer ou dizer o “Sim” a uma colaboração, lembre-se de que é importante que o influenciador e respetivos seguidores se enquadrem com o público-alvo do hotel, e que os valores que transmite estejam de acordo com os da marca. Só assim o hotel consegue garantir que se posiciona de forma estratégica em mercados de interesse e, consequentemente, obter o devido retorno.

5. Conteúdo de vídeo nas redes sociais

É um facto que a tendência de partilhar conteúdo em vídeo já nos acompanha há alguns anos, mas, neste momento, ganhou uma nova dimensão. Pois se antes a produção e edição de vídeos só estava à altura dos especialistas, hoje em dia esse processo é realizado pelos próprios criadores de conteúdos e pelos utilizadores “comuns”, no Reels (Instagram e Facebook) e no Tik Tok.

Estes vídeos curtos verticais são cada vez mais consumidos nas redes sociais e, por sua vez, cada vez mais valorizados pelas mesmas, fazendo com que tenham um maior alcance.

Integrar este tipo de conteúdo no planeamento das redes sociais do seu alojamento, de forma a envolver e inspirar a sua audiência, é um passo importante para ganhar visibilidade e impulsionar o desejo de visitá-lo.

Caso necessite de apoio nessa criação, pode sempre fazer colaboração com influenciadores de fotografia e vídeo, em troca de conteúdo para utilizar!

O seu hotel já segue alguma destas tendências de marketing digital? Tenha-as em consideração na hora de desenvolver o plano de marketing do seu hotel para 2023, de forma a maximizar o valor gerado aos hóspedes perante os recursos disponíveis pela empresa.

Sara Marreiros
Digital Marketing Specialist da Paraty Tech

*Publicado na edição de dezembro de 2022 da Publituris Hotelaria

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