Bleisure!

Por a 21 de Junho de 2022 as 8:48

O mundo das viagens europeias está a regressar a todo o vapor após dois anos de paralisação involuntária.

Todos os sinais indicam que os consumidores mal podiam esperar por “enlouquecer” novamente no setor de hospitalidade no sentido mais amplo. As reservas para as próximas férias de verão estão a aumentar e tudo indica que estão a chegar bons tempos para a indústria hoteleira e turística. Pelo menos, para parte da indústria hoteleira.

Na verdade, enquanto o mercado de lazer continua no caminho de crescimento constante, as viagens de negócios parecem seguir uma direção diferente. Parecem existir várias tendências que vimos antes da pandemia e que estão a ganhar mais força agora.

Há algum tempo que temos vindo a assistir ao facto de o viajante de negócios passar de uma orientação estritamente de negócios para uma orientação mais híbrida de bleisure (combinação de negócios e lazer).

O viajante de negócios pós-pandemia parece estar mais atento ao tomar decisões de viagem. A viagem é realmente necessária ou pode ser substituída por uma reunião virtual?

Esse desenvolvimento – a que chamo de fim das “viagens sem cérebro” – provavelmente fará com que o número de viagens de negócios diminua.

Ao mesmo tempo, como a maioria das pessoas ainda gosta de viajar, tenderá a compensar esse menor número de viagens, eu prevejo que a duração e a qualidade das viagens deverão aumentar, o que é outro impulso para o boom do bleisure.

Cada vez mais hotéis estão a aproveitar este desenvolvimento e começaram a investir na qualidade da experiência das suas propriedades.

A boa e velha linha de demarcação que separa os hotéis de negócios dos hotéis de lazer parece ter perdido o seu valor, mas não se tornou obsoleta. Mas há outra dimensão que ajuda a definir o propósito de uma viagem: a linha de demarcação entre solução e experiência.

Para algumas viagens, os turistas procuram apenas uma solução: precisam de um local confortável e seguro para passar a noite. Isso pode ser durante uma viagem de negócios, mas alguém que viaja para o casamento de um amigo pode querer evitar conduzir para casa depois da festa e também procura uma solução similar.

O contrário – a experiência – também se aplica a diferentes situações. A equipa de uma empresa pode querer comemorar o sucesso e optar por um maravilhoso resort orientado para a experiência, como muitos turistas também o fariam.

O modelo de distinção de propósito de viagem parece ter quatro quadrantes principais. Podemos colocar a distinção entre negócios e lazer ao longo do eixo x. Vamos agora adicionar outra dimensão à solução – eixo da experiência, vamos chamá-lo de eixo y. Com esses dois eixos, são criados quatro quadrantes.

O quadrante inferior esquerdo é a solução de negócios. Este quadrante está orientado para as necessidades dos viajantes de negócios mais tradicionais, com um forte foco no objetivo comercial das suas viagens. Não é necessariamente sem outros elementos de escolha, mas o acesso fácil pode ser um importante ponto de decisão na escolha do hotel de destino. Esta parte do mercado é bem servida por um conceito como Mercure by Accor e Courtyard by Marriott.

No canto superior esquerdo, encontramos o quadrante negócios – experiência, um quadrante onde o viajante de negócios pós-pandemia tem cada vez mais probabilidade de aparecer. É o quadrante dos hotéis de lifestyle, onde a marca Ritz Carlton, mas também os Design Hotels da Marriott, são altamente bem-sucedidos.

No canto inferior direito, encontramos o segmento de soluções de lazer: viajantes que procuram um lugar agradável e confortável para ficar sem esperar muitas surpresas. Este quadrante é bem enderençado por marcas como Holiday Inn e os tradicionais hotéis NH.

Por fim, há o quadrante experiência-lazer no canto superior direito. Este segmento é tradicionalmente servido por hotéis de categorias superiores como os hotéis Relais & Chateaux e Six Senses. Mas há novos players neste mercado, como o conceito de hostel Jo & Joe da Accor, que se apresenta nesse mercado de forma igualmente bem-sucedida.
As marcas hoteleiras aqui mencionadas são usadas apenas como meras indicações: hotéis independentes podem florescer em qualquer um dos quatro quadrantes.

Então, como poderá este modelo ser usado? Há muitas indicações de que hotéis com um posicionamento claro nesta grade enfrentam perspetivas promissoras, mas que hotéis com um posicionamento indefinido terão cada vez mais dificuldade em atrair o mix de negócios certo.

Embora o turismo de lazer continue a liderar em termos de crescimento mundial, espero que o maior crescimento no lado do turismo de negócios seja no quadrante de negócios/experiência.

Então, é hora de escolher o seu quadrante!

Sander Allegro, Chairman QL Hotels & Restaurants e CEO Allegro Inn Ovations
Professor no Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality e na Hotelschool The Hague

*Publicado na edição de maio da Publituris Hotelaria

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *