Palacete do séc. XIX tem nova vida na Foz do Douro

Por a 7 de Junho de 2019 as 9:32

O recém inaugurado Vila Foz Hotel & Spa é um pedaço de história envolta numa capa de luxo dourada.  O início começa com um “era uma vez um palacete” e remonta a 1820. De olhos postos no mar, o agora hotel cinco estrelas localizado na Foz do Douro, no Porto, é, além de leito para hóspedes exigentes, uma página de vida com quase dois séculos de memórias que se espraiam pelas paredes, tetos e chão. Inaugurado no primeiro dia de maio, o novo hotel da Invicta, propriedade da Huga Hotels, oferece 68 unidades de alojamento distribuídas por diversas tipologias: Onice duplos ou twin, Onice sea view, manor house room e manor house suite.

Ao lado do palacete original do século XIX foi construído um novo edifício de raiz. De um tom verde água, ambos se apresentam envoltos por um delicado jardim que rodopia em seu redor. A viagem começa pelo palacete principal, que preserva em si vários elementos originais: os espelhos, os azulejos que amortecem os passos, os candelabros, os frescos que nos espreitam do teto entre várias peças de arte e mobiliário. Apesar da divisão em dois espaços alegadamente afastados fisicamente, o Vila Foz Hotel & Spa mantém uma coesão e simbiose que volta e meia confunde quem observa os vários pormenores. O resultado é fruto das mãos de Nini Andrade da Silva, designer de interiores, e do arquiteto Miguel Cardoso.

As intervenções na unidade demoraram dois anos e incluíram não só a construção do edifício adjacente como também a recuperação e restauro dos elementos originais que permaneceram na recente roupagem. O Vila Foz Hotel & Spa oferece dois espaços de restauração envoltos em diferentes conceitos mas ambos sob a responsabilidade do chef Arnaldo Azevedo. O restaurante Flor de Lis apresenta-se informal, com uma carta gastronómica sazonal e serve pequenos-almoços, almoços e jantares. Já o restaurante Vila Foz, que apenas opera ao jantar, apresenta um conceito de ‘fine-dining’, e na carta os peixes e mariscos imperam.

Outro dos destaques da unidade é o spa que dispõe de sauna, banho turco, área de relaxamento exterior e piscina interior. Para complementar a oferta dedicada ao bem-estar físico há ainda um ginásio. Com 106 metros quadrados, a sala de conferências Arena tem a capacidade para 60 lugares sentados, bem como uma entrada direta e quartos-de-banho particulares de forma a servir eventos privados.

Rita Antunes é a nova diretora do Vila Foz Hotel & Spa. Licenciada na Universidade Católica em administração, frequentou posteriormente a Les Roches. Há cerca de dez anos foi convidada para um jantar de aniversário que decorreu no Hotel Teatro, primeira unidade do Huga Hotels, entretanto vendida ao PortoBay. “Fiquei fascinada com o hotel e como já estava a entrar no mundo da hotelaria fiquei com vontade de trabalhar ali. Na altura, não havia nada daquele género no Porto”, conta. A vida levou-a para Londres onde esteve perto de quatro anos no The Bulgari Hotel & Residences. Quando decidiu regressar a terras lusas não hesitou em contactar o grupo que já tinha o Vila Foz Hotel & Spa entre mãos.

*Texto publicado na edição de maio da revista Publituris Hotelaria.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *