Hotel O Artista homenageia Vasco Santana na baixa Lisboeta em investimento de 4 milhões de euros

Por a 19 de Novembro de 2018 as 11:33

É no Largo do Regedor, junto à Baixa Pombalina, que o hotel O Artista, Lisbon Experience Hotel  abriu portas, em soft opening, em Julho deste ano. Até agora, a taxa média de ocupação é de 75% com uma estada média de duas a três noites. Com preços médios a chegar aos 200 euro por noite, a nova unidade hoteleira nasceu num prédio que pertenceu a Vasco Santana e é a partir da sua história que o conceito se constrói.

Erguido por volta dos anos 50, o  edifício foi renovado com base num projecto arquitectónico de João Tiago . Com 16 apartamentos de luxo e cinco quartos distribuídos por cinco andares, o design ficou a cargo de Nini Andrade Silva. O ambiente é “atrevido tanto quanto dramático e uma atmosfera algo cénica. Todo o conceito é materializado através da elegância dos diversos espaços e no conforto sublimado pelos detalhes, cuja expressividade se fará sentir na qualidade dos materiais, perfeição dos acabamentos, suavidade das texturas e na riqueza dos elementos decorativos e do próprio projecto de design de interiores”, refere  a designer.

O investidor é o russo Mikhail Ubaydulaev que em 2010 se apaixonou por Lisboa, ainda que tenha lamentado “o estado de degradação da cidade e da sua arquitectura”, explicou Tatiana Salkova, administradora do projecto, à margem da inauguração oficial da unidade a 14 de Novembro. A partir daí foi um passo até Ubaydulaev encontrar este edifício e se se deixar seduzir pela história de Vasco Santana.

A renovação custou quatro milhões de euros  e resultou num projecto com uma forte inspiração das artes e da cultura portuguesa. Nos vários apartamentos são encontradas referências a diferentes artistas como Amália Rodrigues, Pablo Picasso ou Shakespeare. 

O hotel conta também com o restaurante O Ato, da responsabilidade do  chef Miguel Laffan, galardoado com uma estrela Michelin.  O menu é composto  por sabores tradicionais portugueses, com destaque para a gastronomia lisboeta.

Ainda com as paredes de O Artista a cheirar a fresco, o investidor prepara já o próximo passo que será a reconstrução de um edifício situado à frente da nova unidade hoteleira, um antigo quartel de bombeiros, anunciou Tatiana Salkova.

Teresa Lopes é a actual directora do hotel, substituindo Georges Hutschinski que estava no cargo anteriormente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *