Um dia com … João Pinto Coelho, director comercial Onyria Resorts

Por a 19 de Dezembro de 2016 as 12:34

_mg_787508h15 – É por volta desta hora que João Pinto Coelho chega Hotel Quinta da Marinha Resort, situado perto do Guincho e um ícone na região. O director comercial vive no centro de Cascais e quando entra ao trabalho já dedicou algum tempo ao exercício físico. João Pinto Coelho é adepto da corrida. Ou running, como nos dias de hoje se chama. Tem como cenário o mar que banha a costa de Cascais e dispensa a música. Esta é, aliás, uma modalidade que já reúne cerca de 30 adeptos no hotel e é bem conhecido o Onyria Running Challenge, uma iniciativa solidária promovida pelo grupo.

08h15-08h45 – A primeira meia-hora do dia serve para recolher “números”. São eles as receitas e ocupações dos diversos departamentos do hotel no dia anterior. A par disto, é analisada a performance do mês – afinal, é o departamento comercial que presta contas– e faz-se um ‘heads up’ aos três meses que se aproximam. Diz-nos que trabalha sempre tendo em conta os próximos três a seis meses, dependendo do assunto.
É também neste período que o director comercial aproveita para parabenizar os aniversariantes do dia, funcionários e clientes. Algo em muito facilitado pelo Facebook, confessa.

09h00-09h30 – Segue-se uma reunião com os responsáveis pelos vários de departamentos do hotel para debaterem o dia-a-dia. O que correu mal, o que está preparado para esse dia, se está tudo em linha com o budget, esse ditador tirano. O que fazer se não estiver.

_mg_786009h30-10h00 – Este é um momento de descontração antes da azáfama natural de um dia num hotel. Os vários responsáveis sentam-se no bar e bebem um café. O director comercial faz ‘batota’ e vai roubar um prato à sala dos pequenos-almoços. “Não posso comer de manhã porque vou correr”, explica-nos.

10h00-13h30 – De regresso ao gabinete. Aliás, a um escritório open space que alberga nove pessoas, estagiário incluído. No total, João Pinto Coelho responde por 11 pessoas, mas o Marketing está noutra zona do hotel.

Nestas mais de três horas, o trabalho alterna entre os vários segmentos que o departamento trabalha: Individual, Grupos, Promoção, Golfe e Marketing. Acresce a etiqueta ‘Algarve’, onde o grupo tem o Onyria Palmares Golf e ultima a abertura de uma nova unidade, prevista para Janeiro de 2017.

Com uma lista To Do aberta num email já por si repleto de ‘to dos’, João Pinto Coelho vai resolvendo os assuntos. Nesta manhã, foram tão díspares como: analisar os números do mês anterior para apresentar na reunião mensal da semana seguinte; analisar o press de promoção desenvolvido pela agência de comunicação do hotel no Reino Unido; dar o OK (ou não) sobre os flyers respeitantes à nova imagem dos restaurantes Monte Mar; ver as reservas, Grupos e Individuais; analisar as quotas de ‘membership’ para o próximo ano do Onyria Palmares [os irmãos têm por hábito consultar-se]; ver os programa de buyers do Praga Meeting & Incentive Forum; revenue management; e analisar os preços da concorrência.

Pelo meio, dedica uma hora a telefonemas. No máximo. Existem sempre temas mais complexos de tratar, seja com o irmão ou um colega, por exemplo, da Associação Regional de Hoteleiros Da Costa Estoril, Sintra e Mafra, da qual faz parte. Desce ao jardim do hotel e, nesta hora, o telemóvel é uma extensão sua.

Neste dia houve, ainda, tempo para uma espreitadela à próxima imagem do Hotel Quinta da Marinha, que vai ser renovado em breve. Luís Ferreira, director de F&B é uma parte activa do projecto e foi chamar o responsável comercial para saber o que acha. Os números são quem manda e João Pinto Coelho pergunta por orçamentos. Aliás, a bem da verdade, Luís Ferreira antecipou-se e falou logo na ordem de grandeza dos custos.

Apesar de descontraído, o profissional não tem um minuto de descanso. João Pinto Coelho explica que, no seu lugar, é essencial “delegar” e elogia a equipa com quem trabalha. Uns mais novos, outros mais experientes. É crucial esta dinâmica.

_mg_784613h30 – É hora de ir almoçar e, por norma, desce ao refeitório do hotel. A rotina é quebrada quando o menu é peixe. É adepto de um estilo de vida saudável, mas nada de extremismos. Nestes dias vai aos hambúrgueres.

14h30 – Regressa ao computador e vai dar continuidade ao trabalho da manhã. Falar com o Marketing, responder aos pendentes, consultar as responsáveis pelos Grupos e Individuais. Ver com o Pedro Coelho os próximos momentos de promoção e as feiras que aí vêm.

18h00 – É esta a hora que João Pinto Coelho diz sair. Mónica Ferreira, da coordenação de grupos e que se senta ao seu lado, sorri. Conseguimos imaginar que seja bem mais tarde.

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