Inquérito AHP: Açores, Madeira e Alentejo antecipam verão com receitas superiores a 2019

Por a 6 de Junho de 2022 as 20:38

As regiões dos Açores, Madeira e Alentejo consideram que o verão de 2022 marcará receitas superiores às de 2019.

Os dados são de um inquérito realizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apresentado esta segunda-feira, onde foi feito um balanço da Páscoa e apontadas as perspetivas para o verão de 2022, nos meses de junho a setembro.

O estudo consistiu num inquérito realizado pela associação entre 27 de abril e 20 de maio junto de 462 empreendimentos turísticos associados e/ou aderentes ao AHP Tourism Monitors das regiões de Portugal, nomeadamente regiões autónomas dos Açores e Madeira, Algarve, Alentejo, Centro, Lisboa e Norte.

Tendo em conta as reservas registadas à data do inquérito, e apesar de estas apontarem para uma ocupação de 40 a 59%, os inquiridos consideram que os valores da taxa de ocupação de 2019 serão atingidos em 2022, com a exceção da região Centro, que estima que a taxa de 2022 seja pior que a de 2019 – ainda que igual à de 2021.

Nas restantes regiões acredita-se que a taxa de ocupação deste verão seja igual a 2019, com a Madeira a considerar que será superior.

Fonte: AHP

No que diz respeito ao preço médio por quarto para este verão, as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, Algarve e Alentejo apontam para valores superiores aos de 2019, sendo que as regiões Centro, Lisboa e Norte consideram que se manterá igual.

Todas as regiões consideram que este preço será “melhor” que o que era praticado em 2021, à exceção do Centro, que aponta que será “igual”.

“O que se sacrificou mais durante a pandemia não foi o preço médio. Nalguns casos houve ajustes, mas de facto houve maior quebra na taxa de ocupação e nas dormidas do que no preço médio”, relembra Cristina Siza-Vieira, vice-presidente executiva da AHP.

Fonte: AHP

Quanto à estada média para o verão de 2022, a Região Autónoma da Madeira prevê suplantar os valores de 2019, ao contrário das restantes regiões, que afirmam que serão “iguais”.

Por outro lado, tanto as regiões autónomas dos Açores e Madeira, bem como o Alentejo, acreditam que os valores da estadia média deste verão serão “melhores” que os de 2021.

Fonte: AHP

Em relação às receitas, os Açores, Madeira e Alentejo consideram que o verão de 2022 marcará valores superiores aos de 2019, com as restantes regiões a indicarem que os números deste ano vão igualar os de 2019.

A Região Autónoma dos Açores estima ainda que as receitas deste verão serão “muito melhores” que o mesmo período de 2021, sendo que a região Centro considera que estas serão “iguais”.

Fonte: AHP

Portugal é apontado pelos inquiridos como o principal mercado nacional (80% dos inquiridos), seguindo-se Espanha (49%) e França (40%). No momento da realização do inquérito, o Reino Unido não está no ’top 3’, ocupando o quarto lugar (34%).

Cristina Siza-Vieira indica que a posição dos Estados Unidos como sexto país apontado por 21% dos inquiridos como o principal mercado nacional mostra uma recuperação deste mercado – já que em Lisboa o mercado norte-americano estava a crescer.

Fonte: AHP

O mercado nacional é o principal para todas as regiões, à exceção de Lisboa, com os inquiridos a apontarem França como o principal mercado para esta época.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *