AHETA: Reservas para a Páscoa atingem valores próximos aos de 2019

Por a 7 de Abril de 2022 as 10:52

O nível de reservas para a Páscoa deste ano nas unidades de alojamento do Algarve encontra-se nos 63%, mais ou menos 3 pontos percentuais (p.p.), um valor próximo do verificado em 2019 (-1%, ±3p.p.).

Os dados são avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), que indica que a estadia média prevista para esta altura é de 3,9 noites.

De momento, cerca de cerca de 50% das reservas são de portugueses, seguidas pelas reservas do Reino Unido e de Espanha.

A associação afirma que se tem registado um aumento no número de cancelamentos face a 2019, algo que aponta poder estar associado “a uma mudança do mix na origem das reservas”, com mais clientes diretos, menos operadores tradicionais e mais plataformas de reservas sem penalização de cancelamento”.

Por enquanto, a AHETA afirma que “ainda não há registo do impacto da inflação no aumento dos preços no alojamento, nem em quebra de reservas”. Indica ainda que, em média, espera-se um aumento nas ocupações de 3% face ao verão de 2019.

Tendências na taxa de ocupação por quarto em março

A taxa de ocupação por quarto nas unidades de alojamento do Algarve em março deste ano aumentou em relação ao ano passado. No entanto, os valores ainda se encontram abaixo dos registados em 2019.

A taxa de ocupação por quarto em março deste ano foi de 45,6%, um valor que subiu 40,4 pontos percentuais (p.p) em comparação a 2021, mas que se encontra 6,1 p.p abaixo do valor registado em 2019 (-11,7%).

De acordo com a associação, os principais mercados em março de 2022 foram o britânico, com 31,3% das dormidas, seguido pelo nacional (14,5%), alemão (11,9%) e holandês (10,7%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *