Iberostar Lisboa: Chef executivo no top3 de Portugal

Por a 6 de Julho de 2018 as 10:57

Jorge Fernandes, o Chef Executivo do Iberostar Lisboa, acaba de ser considerado um dos melhores chefs de Portugal, depois de arrecadar o terceiro lugar no prestigiado concurso Chefe Cozinheiro do Ano e de vencer a etapa especial dedicada ao bacalhau na Noruega.

Promovido pelas Edições do Gosto desde 1990, esta competição coloca frente-a-frente os mais reconhecidos e promissores chefs nacionais em vários desafios culinários distribuídos por diversas fases de apuramento regional e etapas especiais. As decisões são tomadas por um painel de jurados de excelência, composto por chefs, críticos e jornalistas, sendo que, nesta 29.ª edição foi liderada pelo Chef Nuno Mendes.

A etapa especial deste ano decorreu na localidade de Aalesund, na Noruega, e deu palco a um dos mais importantes produtos da gastronomia portuguesa, o bacalhau, num desafio que convidou os finalistas a desenvolver um amuse-bouche único que prestasse a justa homenagem ao rei da cozinha nacional. Com uma reinterpretação do bacalhau à Brás, a que chamou “O Bacalhau, a batata e a gema”, Jorge Fernandes foi o vencedor da etapa.

A fase final decorreu no Mercado de Arroios, num espectáculo aberto ao público: os seis chefs finalistas – Jorge Fernandes do Iberostar Lisboa, Carlos Gonçalves do Corinthia Lisbon Hotel, Fernando Cardoso do Altis Belém Hotel & Spa, Pedro Pinto do Vila Vita Parc, Tony Martins do Douro Palace Hotel Resort & Spa e Vítor Adão do 100 Maneiras – prepararam um menu completo composto por entrada, prato de peixe, prato de carne, prato tradicional e sobremesa.

Após 6h40 m de confecção, o Chef Executivo do Iberostar apresentou uma ementa coroada com o terceiro lugar, começando pela “Cavala e o bacalhau”, seguindo-se uma interpretação do “Mar Português”, uma criação de “Porco” e um intemporal “Arroz de Cabidela”, terminando com a deliciosa “Laranja, abóbora e o chocolate”.

Confirmando uma carreira de inúmeros prémios nacionais e internacionais, Jorge Fernandes é um dos mais experientes chefs do panorama português, contando um percurso de referência pelas cozinhas do Hotel InterContinental do Estoril, do Hotel Four Seasons Resort Provence no sul de França, bem como do Hotel Ritz Four Seasons e do Hotel Olissipo Lapa Palace, ambos em Lisboa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *