APHORT quer capacitação de dirigentes associativos

Por a 1 de Novembro de 2017 as 12:40

Através de uma iniciativa inédita no sector do turismo nacional, a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo está a organizar um conjunto de sessões de capacitação dirigidas aos empresários do sector, visando revitalizar o movimento associativo. Procurando estimular uma maior ligação entre as empresas e as associações que as representam, a par da criação de uma relação assente no conhecimento, na confiança e na proximidade, a APHORT está a apostar, entre outros pontos, na qualificação da função de dirigente associativo.

“De forma a conseguirmos que as associações assumam hoje um papel de maior relevância na vida das empresas, é fundamental que os seus dirigentes reúnam um conjunto de características necessárias ao exercício desse cargo”, explica Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT. “Ter a capacidade de pensar para além do `eu´empresarial e de adoptar uma visão sectorial; tornar-se porta-voz de uma vontade colectiva; ser capaz de analisar um problema que afecta o funcionamento das empresas do sector e saber propor soluções para a sua resolução, são, a título de exemplo, algumas dessas características-chave”, enumera Rodrigo Pinto Barros.

A primeira sessão dedicada a esta temática decorreu na semana passada em Viana do Castelo, tendo contado com a participação de 12 empresários do sector do turismo da região, representantes do Alto Minho no Conselho Geral da APHORT. Durante este dia de trabalho, os presentes foram confrontados com exercícios práticos que conduziram ao debate de questões fundamentais para o sector, sobretudo ao nível regional. Esta partilha de ideias e de experiências foi valorizada por todos os participantes, a par da importância da existência de um sentimento de pertença face à Associação.

Dado o sucesso desta experiência-piloto, a APHORT irá dar continuidade a esta iniciativa, em novas datas a anunciar. Promover um bom conhecimento do quadro legal do movimento associativo, apresentar um conjunto de ferramentas para cumprir a missão representativa e exercer a função de lobbying, serão algumas das temáticas a abordar em acções futuras.

Estas sessões contam com a parceria da Confederação do Turismo Português, no âmbito da Tipologia de Operação “Reforço da Capacitação Institucional dos Parceiros Sociais com assento na CPCS”, co-financiada pelo programa POISE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *