Março positivo para a hotelaria nacional

Por a 25 de Maio de 2017 as 15:45

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal revelou os dados relativos ao último AHP Tourism Monitor, segundo os quais Março registou variações positivas em todos os indicadores, com destaque para o destino Grande Porto, com uma subida a dois dígitos no RevPAR e na Receita média por turista no hotel.

No mês em análise, a taxa de ocupação por quarto nos estabelecimentos hoteleiros nacionais, de de três e cinco estrelas (a amostra dos hotéis de duas estrelas, neste período, foi insuficiente), atingiu os 64%, registando uma subida de 1,9 p.p. face a Março de 2016. De igual forma, verificou-se uma variação positiva na maioria das categorias, em particular nas unidades de três estrelas, com um crescimento de mais 4,6 p.p., exceptuando as unidades de cinco estrelas que registaram uma variação regressiva de menos 0,6 p.p.

O destino turístico Madeira mantém a liderança na taxa de ocupação, atingindo, em Março, os 84%, seguido de Lisboa, com 76%, e do Porto, com 69%.

Em termos de variação face ao período homólogo, é de destacar as performances positivas quanto à taxa de ocupação dos hotéis nos destinos turísticos Porto (mais 6,9 p.p.) e Minho (mais 5,2 p.p.) ignorando, nestes destinos, o efeito calendário associado ao período da Páscoa (que, recorde-se, em 2016 ocorreu em Março), o que não aconteceu noutros destinos do Hotel Monitors, que, ao contrário, evidenciaram o efeito “calendário” (menores ocupações em Março 2017 face ao período homólogo de 2016).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *