Registo Hotelaria

ARTIGO EXCLUSIVO
Edição digital fevereiro 2023: Entrevista a Emanuel Freitas, diretor-geral do AP Hotels & Resorts
Por Carla Nunes a 20 de Fevereiro de 2023

Na edição de fevereiro da Publituris Hotelaria, o destaque vai para as próximas aberturas do grupo AP Hotels & Resorts.

A chegada do grupo à capital está marcada para o primeiro semestre de 2024, através da construção do hotel AP Lisboa. Até lá, o grupo prepara-se para a abertura do AP Dona Aninhas em Viana do Castelo em março deste ano, naquela que é a primeira unidade do grupo fora do Algarve.

Em entrevista à Publituris Hotelaria, Emanuel Freitas, diretor-geral do AP Hotels & Resorts, desvenda os pormenores sobre estas unidades e o que motivou a expansão do grupo fora da região do Algarve, além de dar conta dos planos para o futuro.

Já na análise CLEVER deste mês é demonstrado como o mundo da hospitalidade está a viver tempos sem precedência. A pandemia provocou uma forte alteração “ditatorial” nos padrões de procura e da oferta, que tem vindo progressivamente a esbater as linhas de separação entre Short Term Rentals (STRs) e hotéis “tradicionais”. Neste contexto, reunir dados globais do mercado “alargado” passou a ser essencial, para ter uma visão global e poder definir estratégias de marketing, comerciais e dinâmicas de tarifas vencedoras.

No âmbito do H&T, Salón de Innovación en Hostelería, a Publituris Hotelaria esteve à conversa com o mentor e coach hoteleiro Iván Frutos, que aponta para estratégias de fidelização de colaboradores no setor, sem se esquecer de demonstrar as consequências da falta de investimento nas equipas. Como resume: “É necessário que o líder queira [mudar]. Não é para todos”.

Ainda no capítulo do “Fala-se” damos conta do primeiro aniversário do Mama Shelter Lisboa. Após um 2022 com uma ocupação média anual de 72%, falámos com Cristina Cavaco, diretora-geral desta unidade desde setembro do ano passado, para perceber quais são as expetativas para 2023 e que desafios tem enfrentado no recente cargo.

Destaque também para o grupo Independente, que após um rebranding da sua anterior marca – o Independente Collective – prepara-se para se estrear no mercado hoteleiro, com a abertura de duas unidades em Lisboa e na Comporta. O investimento nestes hotéis ronda os 4,2 milhões de euros.

Na categoria de Management damos conta do tema da cibersegurança na hotelaria e se esta deverá ser uma resposta reativa ou proativa. Para aproveitar os benefícios do digital, é necessário planear uma estratégia de cibersegurança que permita mitigar os riscos possam surgir. Estarão os hoteleiros preparados para um potencial ataque cibernético?

A Publituris Hotelaria falou ainda com Miguel Velez, CEO da Unlock Boutique Hotels, no dia em que se ficou a conhecer o “novo” futuro do grupo. Entre novos acionistas, novas unidades, novos modelos de negócio, a conclusão é simples: “jogar sozinhos é praticamente impossível. É preciso jogar em grupo”.

No dossier, o destaque vai para as empresas que marcam presença na BTL, que este ano regressa à Feira Internacional de Lisboa (FIL) de 1 a 5 de março, e as novidades que vão apresentar no certame.
A fechar, brindamos com as sugestões de João Silva, chefe de mesa e sommelier no restaurante Degust’Ar do Hotel Mar de Ar Aqueduto, em Évora.

As opiniões desta edição pertencem a Sérgio Guerreiro (Nova SBE Westmont); Cristina Cunha Mocetão (ISAG Executive Academy); Ana Cristina Guilherme (ABC Sustainable Luxury Hospitality) e Liliana Conde (consultora).

Esta informação na versão completa é exclusiva para subscritores da Publituris Hotelaria. Pode comprar a edição que deseja ler ou efectuar uma assinatura da Publituris Hotelaria.


Assine e obtenha acesso imediato
Edição impressa mensal
Informação diária no site (noticias, artigos de análise, opinião dos principais líderes da industria)
Newsletter semanal com informação actual e segmentada
Newsletter "Noticia na hora" com informação em real time e exclusiva
Edição em formato epaper + arquivo
Arquivo de noticias
Assinaturas em formato papel + digital
Assinaturas em formato digital
Para mais informações contacte-nos.
Carmo David - 215 825 430 - [email protected]
Revista HOTELARIA
A revista HOTELARIA é a única publicação e site de managment na Hotelaria existente em Portugal.

Com periodicidade mensal este título disponibiliza aos seus leitores artigos nas áreas essenciais da gestão hoteleira através de análises aprofundadas, estudos, reportagens e grandes entrevistas, e contamos também com a contribuição dos nossos opinion makers. Encontrará a informação organizada pelas seguintes secções: Actualidade • Management • Equipamentos • Dossier (temático). O Dossier é uma secção que faz parte da revista e conta sempre com temas actuais e essenciais para este sector. Conheça melhor a publicação Aqui através das sinopses de todas as revistas

Assine ou compre edições - aqui
c/ pagamentos por transferência bancária ou débito directo Easypay