Registo Hotelaria

ARTIGO EXCLUSIVO
Edição Digital: Entrevista a Cristina Siza Vieira e Alexandre Marto, vice-presidente executiva e vice-presidente da AHP
Por Publituris Hotelaria a 14 de Novembro de 2022

A poucos dias do Congresso da 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e do Turismo, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), a Publituris Hotelaria esteve à conversa com Cristina Siza-Vieira, vice-presidente executiva da AHP, e Alexandre Marto, vice-presidente da AHP, para perceber que “ventos de mudança” são esperados, no futuro, pelo e para o setor.

Também o dossier desta edição é dedicado ao congresso e aos intervenientes das várias conferências,  contando com entrevistas a José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group, Carina Oliveira, diretora-executiva do Insignare; Francsico Pita, CCO da ANA – Aeroportos de Portugal; André Buldini, General Manager do Six Senses Douro Valley e Luís Mexia Alves, CEO da Discovery Hotel Management (DHM).

Passando para a “Análise CLEVER” deste mês, Luís Brites questiona se poderemos esperar ventos de mudança positivos na indústria do Turismo e da Hotelaria, ou se esses ventos serão também furacões para os quais temos de tentar antecipar as decisões de negócio.

No “Fala-se” damos conta das conclusões da conferência “Inovar na Hotelaria” da Publituris Hotelaria no âmbito da DecorHotel, que este ano decorreu no Porto, na Exponor. Destaque também para a conferência “Turismo e Sustentabilidade” organizada pelo jornal Construir e inserida no mesmo evento.

Seguimos para os Alpes suíços, mais concretamente para o campus da Les Roches em Crans-Montana, onde decorreu a terceira edição do Spark Summit Les Roches. A edição deste ano demonstrou que é possível casar a inovação e a tecnologia numa indústria como é a Hospitality, feita de pessoas para pessoas, e conclui que os humanos necessitam da tecnologia, mas também que a tecnologia necessita dos humanos. É um setor de paixões e emoções.

Ainda no segmento “Fala-se” apresentamos o Eurostars Lisboa Baixa. Custou 19 milhões de euros e é o 24ª hotel da Eurostars Hotel Company em Portugal, além da nono na capital. Localiza-se na Rua da Prata, é pequeno e está repleto de detalhe. A decoração do hotel, concebida em torno do conceito do famoso elétrico de Lisboa, recorre a toda a história que o rodeia, permitindo aos hóspedes descobrir a capital portuguesa através dele. A expetativa é a de que a unidade abra no final do ano.

Há ainda espaço para a sustentabilidade nos negócios, o futuro das acessibilidades em Portugal e a identidade internacional da restauração portuguesa debatidos no congresso da AHRESP deste ano, e do qual damos conta nesta edição.

Na Palavra de Chef fomos conhecer o trabalho de João Viegas, chef no restaurante Atlântico, no Vila Vita Parc Resort & Spa. Desde março deste ano que o chef trabalha uma cozinha assente num conceito vegetal para o Atlântico, num menu que, mais do que dirigir-se a vegetarianos e vegan, pretende oferecer pratos que todos possam desfrutar.

Por fim, nas sugestões, fique com as escolhas de Diogo dos Reis Frade, Escanção de O Jardim, do Sr. Lisboa, e criador da página @meiarolha no Instagram. Conheça ainda o novo fine dining do hotel Casa da Companhia, cuja carta tem a assinatura do chef Duarte Batista. O conforto deste espaço intimista alia-se à comida de conforto que o chef fundanense desenhou para a carta do restaurante, onde joga com os sabores da sua infância e várias especiarias. O intuito passa por dar vida ao “sabor dos refogados de domingo das nossas avós” e despertar memórias nos clientes através da comida.

As opiniões pertencem a Bruno Horta Soares (Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality); Ana Raquel Caldas (ISAG) e Liliana Conde (consultora).

Esta informação na versão completa é exclusiva para subscritores da Publituris Hotelaria. Pode comprar a edição que deseja ler ou efectuar uma assinatura da Publituris Hotelaria.


Assine e obtenha acesso imediato
Edição impressa mensal
Informação diária no site (noticias, artigos de análise, opinião dos principais líderes da industria)
Newsletter semanal com informação actual e segmentada
Newsletter "Noticia na hora" com informação em real time e exclusiva
Edição em formato epaper + arquivo
Arquivo de noticias
Assinaturas em formato papel + digital
Assinaturas em formato digital
Para mais informações contacte-nos.
Carmo David - 215 825 430 - [email protected]
Revista HOTELARIA
A revista HOTELARIA é a única publicação e site de managment na Hotelaria existente em Portugal.

Com periodicidade mensal este título disponibiliza aos seus leitores artigos nas áreas essenciais da gestão hoteleira através de análises aprofundadas, estudos, reportagens e grandes entrevistas, e contamos também com a contribuição dos nossos opinion makers. Encontrará a informação organizada pelas seguintes secções: Actualidade • Management • Equipamentos • Dossier (temático). O Dossier é uma secção que faz parte da revista e conta sempre com temas actuais e essenciais para este sector. Conheça melhor a publicação Aqui através das sinopses de todas as revistas

Assine ou compre edições - aqui
c/ pagamentos por transferência bancária ou débito directo Easypay