Edição digital
Feiras & Eventos

Paraty Tech, Host Hotel Systems, Duetto e RM Hub juntam-se para lançar o roadshow HIT Talks

O evento da ParatyTech em colaboração com a Host Hotel Systems, Duetto e RM Hub decorre em Lisboa e no Porto com o intuito de debater o presente e o futuro do setor.

Publituris Hotelaria
Feiras & Eventos

Paraty Tech, Host Hotel Systems, Duetto e RM Hub juntam-se para lançar o roadshow HIT Talks

O evento da ParatyTech em colaboração com a Host Hotel Systems, Duetto e RM Hub decorre em Lisboa e no Porto com o intuito de debater o presente e o futuro do setor.

Sobre o autor
Publituris Hotelaria
Artigos relacionados
Hotelaria
Dom Pedro Vilamoura será transformado em Hyatt Regency após rebranding
Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency
Hotelaria
Hyatt pretende abrir hotéis em 13 novos mercados
Alojamento
Câmara do Porto arrecadou 20,9M€ em taxa turística o ano passado
Figuras
Bairro Alto Hotel aposta em novo chef executivo
Emprego
Six Senses Douro Valley dinamiza Open Day
Restaurantes
Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel estabelece parceria com o chef Nacho Manzano
Figuras
Highgate Portugal aposta em Jaime Morais Sarmento para vice-presidente sénior de recursos humanos
Emprego
Feira de Emprego do Turismo regressa em fevereiro
Hotelaria
Mama Shelter Lisboa fatura 10 milhões de euros em 2024
Hotelaria
Já estão abertas as inscrições para os Prémios Xénios da ADHP

A 19 de novembro a Paraty Tech junta-se à Host Hotel Systems, Duetto e RM Hub para lançar o roadshow HIT Talks, com uma série de eventos que têm como objetivo “promover conversas sobre o presente e o futuro da hotelaria”.

O roadshow terá lugar em Lisboa e no Porto, em duas datas distintas. A 19 de novembro o HIT Talks marca presença na Tasca da Memória, restaurante do hotel Wine & Books Lisboa, às 11h30. Já a 20 de novembro, o roadshow ruma até à cidade Invicta, num evento que terá lugar no Holiday Inn Porto às 11h00.

PUB

Ambos os eventos dão as boas-vindas aos participantes com um welcome coffee, ao qual se segue uma conversa informal de 20 minutos com um hoteleiro convidado, moderado por cada uma das empresas organizadoras. Nesta será abordada a relação que cada hoteleiro mantém com a empresa anfitriã, além das tendências e perspectivas do setor hoteleiro.

PUB

O evento culmina com um almoço em formato cocktail, com o intuito de oferecer aos participantes “a oportunidade de continuar as conversas num ambiente descontraído e propício à troca de ideias”, como referido pela ParatyTech em nota de imprensa.

Ambos os eventos, embora de caráter gratuito, têm vagas limitadas, pelo que os interessados devem inscrever-se através do website da ParatyTech.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Artigos relacionados
Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

Hotelaria

Dom Pedro Vilamoura será transformado em Hyatt Regency após rebranding

A unidade hoteleira será alvo de uma remodelação dividida em duas fases, sendo que a primeira deverá estar concluída até ao verão deste ano. Áreas como o lobby e a oferta de restauração serão alguns dos pontos visados nesta renovação.

O hotel Dom Pedro Vilamoura, que atualmente faz parte da Dom Pedro Collection e é gerido pela Details – Hospitality, Sports, Leisure, será alvo de uma remodelação completa. Após as obras de renovação, o hotel passará por um processo de rebranding para se transformar num Hyatt Regency.

A renovação completa das infraestruturas vai decorrer em duas fases. A primeira etapa deverá estar concluída “até ao verão deste ano”, como a Details refere em nota de imprensa.

Já a segunda fase, que representa a conclusão total do rebranding, estará pronta no verão de 2026. Nessa altura, o hotel abrirá portas sob a marca Hyatt Regency, como parte de um acordo de franchising com a afiliada da Hyatt Hotels Corporation.

As obras de remodelação incluem a renovação do lobby, que passará a contar “com uma experiência de check-in aprimorada” e um novo bar central, bem como as instalações do restaurante, que serão redesenhadas com estações de live cooking e churrasqueira. Acrescem um bar octagonal renovado no terraço e a inclusão de mobiliário “contemporâneo, elegante e com influências locais”.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

O projeto de design de interiores é assinado pela THDP Design, sendo que a Streetsense ficará encarregue pelo reposicionamento de todos os pontos de restauração.

No entender de Francisco Moser, CEO de Hospitality da DETAILS, este rebranding vai contribuir para a boa perceção do destino de Vilamoura, associado à marca Hyatt.

“Trabalhar com uma marca globalmente reconhecida e líder de mercado como a Hyatt vai reforçar a perceção de Vilamoura como um destino imperdível em Portugal e na Europa. Este rebranding trará, sem dúvida, um elemento distinto e refinado para o nosso portefólio, refletindo os elevados padrões que a marca representa”, afirma Francisco Moser, CEO de Hospitality da Details.

Já para Nuno Galvão Pinto, vice-presidente regional de desenvolvimento da Europa na Hyatt, o projeto alinha-se com a estratégia do grupo de “melhorar a oferta de lazer na região”.

“Este projeto demonstra a flexibilidade e o apoio que oferecemos aos proprietários. Estamos comprometidos em colaborar estreitamente com o proprietário e com a Details durante as extensas renovações que levarão ao rebranding. O projeto também se alinha perfeitamente com a nossa estratégia em melhorar a oferta de lazer na região e fortalece a nossa liderança no segmento de resorts em toda a Europa. Estamos igualmente entusiasmados por continuar a expandir a marca em Portugal e na Península Ibérica”, refere Nuno Galvão Pinto.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

A Details, é uma empresa de gestão de hospitalidade, desporto e lazer totalmente detida pelo grupo Arrow Global, que adquiriu os seus ativos em Vilamoura em 2021.

Para complementar a oferta de hospitalidade em Vilamoura, a Details dá conta de estar a gerir outros projetos, incluindo o desenvolvimento de um novo centro desportivo, o regresso do centro equestre de Vilamoura ao circuito internacional de saltos, e a renovação do Old Course, o segundo campo de golfe mais antigo do Algarve.

Dom Pedro Vilamoura Hyatt Regency

Créditos: DR

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

The Standard Ibiza | Créditos: DR

Hotelaria

Hyatt pretende abrir hotéis em 13 novos mercados

Países como Estónia, Islândia e Roménia fazem parte do pipeline da Hyatt Hotels Corporation para a região da Europa, Médio Oriente e África, localizações onde o grupo ainda não conta com unidades hoteleiras. O reforço dos segmentos de luxo e lifestyle, com a abertura de mais 50 hotéis inseridos nestas categorias a nível global até 2026, também faz parte dos planos da empresa.

A Hyatt Hotels Corporation pretende entrar em 13 novos mercados na região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA, na sua sigla em inglês) onde ainda não conta com projetos hoteleiros.

Desta forma, e até 2028, a empresa espera contar com novos hotéis em países como Estónia, Islândia, Roménia, Cabo Verde e Maurícias.

Os planos de expansão surgem após o grupo ter registado nos primeiros nove meses de 2024 um aumento de 12,1% de RevPAR, uma subida de 5,8% no ADR e um acréscimo de 3,8% nas taxas de ocupação nos seus hotéis na Europa.

No segmento “tudo incluído”, o RevPAR cresceu mais de 14%, impulsionado pelos hotéis Inclusive Collection em Espanha, Grécia, Portugal e Bulgária.

Ao conjunto de hotéis em pipeline em novos mercados para a Hyatt juntam-se hotéis de luxo e lifestyle já anunciados, como é o caso do Park Hyatt Johannesburgo, Miraval The Red Sea, Andaz Doha e Andaz Lisboa – que fazem parte do plano do grupo de acrescentar 50 hotéis nestes dois segmentos a nível global até 2026, como o mesmo refere em nota de imprensa.

No caso particular de Espanha, é ainda esperada a abertura do Thompson Sevilla, que representa a estreia desta marca de lifestyle na cidade. O grupo faz notar em nota de imprensa que a sua presença em Espanha cresceu de quatro hotéis e cerca de 1.000 unidades de alojamento em 2020, para 55 hotéis e mais de 14.500 quartos até dezembro de 2024.

Até setembro de 2024 o portefólio da Hyatt na região EMEA englobava mais de 200 hotéis, num total de 45.000 unidades de alojamento em mais de 40 países.

O pipeline da Hyatt também se estende às Caraíbas, onde o grupo pretende abrir até ao primeiro semestre de 2025 o Hyatt Regency Panama City, Hotel La Compañía del Valle; o Park Hyatt Los Cabos, em Cabo del Sol; o Secrets Baby Beach Aruba, entre outras aberturas.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Alojamento

Câmara do Porto arrecadou 20,9M€ em taxa turística o ano passado

A Câmara Municipal do Porto arrecadou 20,9 milhões de euros em 2024 através da taxa turística, aplicada por dormida nos meios de alojamento da cidade, montante que representa um aumento de 8,13% face ao ano anterior, quando foram registados 19,2 milhões de euros.

A taxa turística municipal do Porto entrou em vigor a 1 de março de 2018, com um valor de dois euros por dormida, tendo contabilizado 10,4 milhões de euros no final desse mesmo ano. No entanto, com a atualização da taxa, que passou de dois para três euros a partir de 1 de dezembro de 2024, estima-se que as receitas possam alcançar 30 milhões de euros em 2025, caso o número de dormidas se mantenha estável.

De acordo com a autarquia portuense, os fundos obtidos têm sido fundamentais para reforçar áreas como segurança pública, limpeza urbana, conservação de espaços públicos e melhoria da sinalização. Além disso, o município tem investido no setor cultural, no lazer e na habitação.

A nota justificativa do regulamento da taxa turística refere a “obrigatoriedade de continuar a assegurar o Porto como um destino de referência sustentável, prevenindo a degradação e a excessiva ocupação”.

A Taxa Municipal Turística (TMT) traduz-se numa contribuição dos utilizadores de Empreendimentos Turísticos e de Alojamento Local da Cidade para a sustentabilidade do Porto enquanto destino turístico, permitindo uma melhor resposta da autarquia ao desgaste inerente à pegada turística na cidade”, explica a Câmara do Porto na sua página oficial.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Figuras

Bairro Alto Hotel aposta em novo chef executivo

Fábio Pereira assume a chefia executiva do BAHR & Terrace, o restaurante inserido no Bairro Alto Hotel, após ter trabalhado oito anos como sous-chef e sous-chef executivo no Hotel Ritz Four Seasons.

O chef Fábio Pereira é a mais recente aposta do Bairro Alto Hotel para a chefia executiva do BAHR & Terrace, o restaurante inserido na unidade hoteleira. Desta forma, o profissional assina também as novas cartas do restaurante, que já se encontram em vigor.

Com 33 anos, Fábio Pereira transita do Hotel Ritz Four Seasons, onde trabalhou oito anos como sous-chef e sous-chef executivo. No currículo soma passagens por restaurantes como a Bica do Sapato e o 100 Maneiras, ambos em Lisboa, num percurso que agora culmina com a chefia do BAHR & Terrace.

No restaurante do Bairro Alto Hotel, a aposta passa pela utilização de produtos de qualidade, da época e locais, trabalhados numa cozinha aberta para a sala de refeição.

BAHR & Terrace | Créditos: Francisco Nogueira

Sob a chefia de Fábio Pereira, e nas novas cartas que desenhou para o restaurante, os clientes podem provar ao jantar sugestões como “Gamba, endívias e yuzu”, nos snacks; “Hokkaido, migas de pistachio e miso de cebola”, nas entradas; “Açorda, dashi de cogumelos e gema de ovo”, como prato principal, e “Farófia, citrinos e pimenta timut”, nas sobremesas.

Ao almoço, as sugestões recaem na “Cavala em molho taré e beterraba”, “Caesar de carabineiros e citrinos”, “Massa soba, tofu crocante, pak-choy e amendoim” ou “Requeijão, abóbora e especiarias”.

As novidades estendem-se até ao pequeno-almoço, que conta agora com pratos como “Bolo de laranja e coco”, “Rabanada, romã e lima”, “Ovos mexidos com shitake, pickle de shimeji e cebolinho”, “Ovos estrelados, batatas crocantes e iogurte com especiarias” e ainda “Tosta de abacate, ovos escalfados e pesto de frutos secos”.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Six Senses Douro Valley | Créditos: DR

Emprego

Six Senses Douro Valley dinamiza Open Day

No evento, que inclui uma visita a alguns espaços do hotel, estarão disponíveis vagas para as áreas de restaurante, cozinha, housekeeping, receção, spa, reservas, manutenção e atividades.

O Six Senses Douro Valley, localizado na Quinta Vale de Abraão, em Samodães, vai dinamizar um Open Day nas instalações do hotel a 29 de janeiro.

Em causa estão vagas para as áreas de restaurante, cozinha, housekeeping, receção, spa, reservas, manutenção e atividades.

O Open Day, que decorre das 9h30 às 13h00, inclui uma visita às áreas do hotel, nomeadamente à Wine Library, ao spa, ao Earth Lab – onde decorrem grande parte das atividades de sustentabilidade da unidade – e aos restaurantes do hotel.

As vagas para o Open Day do Six Senses Douro Valley são limitadas, pelo que os interessados devem fazer a sua inscrição através de um formulário.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel estabelece parceria com o chef Nacho Manzano

O chef com três estrelas Michelin ficará encarregue pela oferta gastronómica do futuro hotel, nomeadamente do 1638 Restaurant & Wine Bar by Nacho Manzano, de fine dining, e do Boa Vista Terrace by Nacho Manzano.

O chef espanhol Nacho Manzano, vencedor de três estrelas Michelin, ficará responsável pela oferta gastronómica do futuro Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, que será inaugurado em breve.

Nascido em 1971 numa pequena cidade das Astúrias, La Salgar, Nacho Manzano começou a trabalhar no restaurante da família. Mais tarde, transformou a Casa Marcial de um restaurante local e casa de família num dos restaurantes mais aclamados de Espanha, detentora de três estrelas Michelin.

Agora, o chef traz a sua experiência culinária aos dois restaurantes do Tivoli Kopke Porto Gaia. No caso do 1638 Restaurant & Wine Bar by Nacho Manzano o menu de degustação, que será alterado a cada dois meses, pretende celebrar a alta gastronomia, harmonizada com os vinhos Kopke.

Já o Boa Vista Terrace by Nacho Manzano oferece um conceito de partilha casual num menu all day dinning, que pode ser apreciado com vistas panorâmicas sobre o rio Douro e a cidade do Porto.

1638 Restaurant & Wine Bar by Nacho Manzano | Créditos: DR

Além destes dois espaços, Nacho Manzano irá também assinar os menus de banquetes para eventos, desenvolvendo criações exclusivas para ocasiões especiais, como casamentos ou eventos corporativos. A cave Kopke, anexa ao hotel, será mais uma alternativa para acolher eventos.

“O norte de Portugal e o norte de Espanha partilham não só o clima e o carácter, mas também uma essência culinária semelhante, que adoro misturar para um apelo local e internacional combinado. Enraizados na tradição e na modernidade, os menus que iremos apresentar baseiam-se em ingredientes de primeira qualidade, numa profunda herança culinária e num espírito universal. Sem esquecer que os vinhos terão um papel especial, combinando a pureza da cozinha clássica com a elegância dos vinhos Kopke”, afirma Nacho Manzano, chef consultor do Tivoli Kopke Porto Gaia, em nota de imprensa.

Além destes dois espaços de restauração, o hotel vai contar com um bar de piscina e o Sky Bar Kopke, onde os hóspedes vão poder encontrar cocktails de assinatura com vinho do Porto. O hotel tem data de abertura marcada para o próximo mês de fevereiro.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Figuras

Highgate Portugal aposta em Jaime Morais Sarmento para vice-presidente sénior de recursos humanos

Com 25 anos de experiência, o profissional desempenhou recentemente o cargo de diretor de recursos humanos na United Investments Portugal (UIP), onde também foi membro da Comissão Executiva.

A Highgate Portugal contratou Jaime Morais Sarmento para exercer o cargo de vice-presidente sénior de recursos humanos. O profissional deverá assumir funções em janeiro deste ano, de acordo com a multinacional de gestão hoteleira.

O responsável integra a estrutura “com vista a renovar e qualificar a equipa”, como a Highgate Portugal refere em nota de imprensa, que destaca o “profundo conhecimento relativamente à dinâmica do mercado”, de Jaime Morais Sarmento, “combinado com a premissa de promover culturas organizacionais inclusivas e colaborativas”.

“Ao assumir este cargo tenho como objetivo desenvolver e implementar a visão para a gestão de recursos humanos do grupo, com uma abordagem focada nas pessoas. A qualificação interna dos nossos colaboradores e a promoção de uma forte cultura organizacional serão os pilares estratégicos para que possamos construir equipas de alto desempenho e impulsionar o crescimento dos nossos ativos mais preciosos, os nossos colaboradores”, afirma Jaime Morais Sarmento em comunicado.

Com 25 anos de experiência profissional, Jaime Morais Sarmento assumiu diversas funções em indústrias business to business (B2B) e business to consumer (B2C), incluindo auditoria (na Arthur Andersen), bebidas espirituosas (na Bacardi Martini) e hotelaria (United Hospitality Management, Pine Cliffs Resort, Starwood Hotels & Resorts Worldwide e Pestana Hotel Group).

Recentemente, o profissional desempenhou o cargo de diretor de recursos humanos na United Investments Portugal (UIP), onde também foi membro da Comissão Executiva.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos

Feira de Emprego da Bolsa de Empregabilidade em Lisboa. Créditos: Frame It

Emprego

Feira de Emprego do Turismo regressa em fevereiro

Organizada pela Bolsa de Empregabilidade, ao longo dos próximos meses de fevereiro e março a iniciativa percorre Vilamoura, Évora, Coimbra, Lisboa e Porto.

A Feira de Emprego do Turismo, organizada pela Bolsa de Empregabilidade, volta a percorrer Portugal Continental. Este ano, mais de 125 empresas do setor apresentarão milhares de propostas, que pretendem preencher vagas para um setor que representa quase 20% do PIB nacional, com mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.

A feira tem início no dia 7 de fevereiro, em Vilamoura, mais concretamente, no Centro de Congressos do Algarve. O evento contará com os nomes, desde já confirmados, de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e João Silva Santos, CEO da merytu, entre outros convidados.

De seguida, a iniciativa ruma até ao Alentejo para no dia 13 de fevereiro, na Arena D’Évora, apresentar as melhores ofertas de emprego para Hotelaria, Restauração, Cozinha/Pastelaria, Operadores Turísticos, Cruzeiros, Agências de Viagem, Animação Turística, Housekeeping e Recursos Humanos, considerando a organização estas áreas transversais às necessidades de colaboradores especializados, de norte a sul e ilhas.

Ainda em fevereiro, mais concretamente, a 25, o Convento São Francisco, em Coimbra, recebe a Feira de Emprego do Turismo, fechando, assim, o ciclo de eventos agendados para este mês.

Em março, será o momento de o evento ir até às cidades mais densamente povoadas. Em Lisboa no dia 14 (iniciativa que irá decorrer na Sala Tejo do MEO Arena), enquanto o Porto encerra o périplo de visitas, no dia 26 de março, no icónico Palácio da Bolsa.

Entre as empresas inscritas, de multinacionais a negócios regionais, a organização destaca a presença da Emirates, Highgate, Burger King, Vila Galé, Zoomarine, Minor ou Mystic Invest Holding, embora, “num mercado tão dinâmico, não poderiam faltar largas dezenas de PME, que se propõe a dar ainda maior dimensão e relevância ao setor”.

Na edição de 2025, a Bolsa de Empregabilidade volta a promover duas ações que no ano transato tiveram grande adesão junto dos participantes: as “Mentor Hours”, sessões de mentoria com pequenos grupos, as quais se realizam no palco principal, e que terão como objetivo oferecer orientação personalizada a candidatos que procuram progredir nas suas carreiras no setor do turismo.

Além disso, decorrem, igualmente, as “Speed Interviews”, que visam criar um momento com empresas participantes e os candidatos qualificados, pré-selecionados pela equipa da Feira de Emprego do Turismo, nas quais, todos os participantes podem ter conversas de 3 a 5 minutos com as entidades presentes.

Em todos os eventos, no período da manhã será dada especial atenção aos alunos do ensino secundário, profissional e universitário (entre as 10h00 e as 13h00), enquanto o período da tarde (das 14h00 às 17h30) será dedicado ao público em geral.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotelaria

Mama Shelter Lisboa fatura 10 milhões de euros em 2024

No ano em que celebra o seu terceiro aniversário, o Mama Shelter Lisboa dá conta de ter faturado 10 milhões de euros em 2024. Além da aposta no segmento MICE, com a abertura de uma nova sala de reuniões em março deste ano, o proprietário do hotel aponta para a abertura de um segundo Mama Shelter em Portugal, desta vez no Porto.

Carla Nunes

O Mama Shelter Lisboa celebra três anos de atividade em 2025, tendo arrecadado no passado ano de 2024 uma faturação de 10 milhões de euros, entre a componente de quartos e comidas e bebidas (F&B, na sua sigla em inglês).

O valor é apontado por Julien Leroy, proprietário do Mama Shelter Lisboa, que indica que no ano passado a faturação foi dividida em igual medida entre a componente de alojamento e restauração, ou seja, cerca de 50% para ambas as vertentes – ao contrário do primeiro ano de atividade do hotel, em 2022, no qual a faturação de F&B superou a do alojamento (quatro milhões de euros em F&B, num total de 7,5 milhões de euros de faturação).

A unidade, contudo, continua a pretender afirmar-se como um restaurante com quartos.

“[Atualmente temos] quartos entre um restaurante e um rooftop. Como o rooftop agora é realmente um restaurante, com carta e ofertas dedicadas, o Mama Shelter Lisboa de facto oferece quartos entre dois restaurantes, é a ideia principal”, esclarece o proprietário.

De acordo com Julien Leroy, o hotel registou uma ocupação média de 75% em 2024, com o preço médio a rondar os 130 euros.

Na vertente de alojamento, 70% dos clientes pertencem a mercados internacionais, entre franceses, ingleses, alemães e espanhóis, com 10% desta fatia a caber aos mercados do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA).

O mercado português, no entanto, não deixa de ter a sua relevância para as dormidas no hotel, representando uma fatia de 30% dos clientes e assumindo o segundo lugar nos mercados da unidade.

Já no restaurante, as percentagens invertem-se, com 70% de clientes nacionais e 30% internacionais – sendo que nestes três anos o restaurante da unidade recebeu 500.000 clientes únicos e mais de 1.500 grupos de 12 ou mais pessoas.

Atualmente, o Mama Shelter Lisboa conta com 130 colaboradores, dos quais 80% estão afetos à operação de F&B e 20% à vertente de alojamento.

A aposta no MICE

Volvidos três anos, o Mama Shelter Lisboa tem agora os olhos postos no segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE, na sua sigle em inglês), com a abertura de uma nova sala de reuniões dentro do hotel.

O espaço com capacidade para 100 pessoas, equipado com sistema de audiovisuais, ficará situado no oitavo piso do hotel e terá ligação ao rooftop, prevendo-se que esteja disponível em março deste ano.

Para criar esta nova valência foi necessário converter quartos em salas de reuniões, pelo que, atualmente, o hotel conta com 126 quartos, por oposição às anteriores 130 unidades de alojamento.

O valor de investimento desta reconversão não foi referido. No entanto, Julien Leroy afirma que esperam recuperar o investimento no primeiro ano de atividade desta vertente, “se tudo correr como esperado”.

Até à abertura desta nova sala, o hotel conta com dois espaços para eventos com capacidade para 25 a 30 pessoas. Recorde-se que, no ano passado, a diretora do Mama Shelter Lisboa, Cristina Cavaco, já tinha referido a intenção de abertura de um espaço de reuniões, contudo, fora das instalações da unidade hoteleira.

O objetivo, de acordo com Julien Leroy, passa por continuar a providenciar uma oferta “relevante” aos clientes, prevendo-se que este novo espaço seja mais procurado para reuniões de incentivos.

“Não nos estamos a deitar sobre o lançamento do hotel, que foi o melhor lançamento de todos os Mama Shelter do mundo. O mais importante não [é só] a maturidade, mas um pouco de estabilidade, para conseguirmos mais. Vamos desenvolver sobre esta base. Acho que o Mama é popular porque está sempre a renovar-se, a ter novas ideias de eventos, no menu, nas salas de reuniões. Tudo isto está a trabalhar no sentido de sermos sempre relevantes. Não é o estar na moda, é realmente ser relevante para pessoas que querem um bom lugar, com boa comida”, afirma o proprietário.

Para o futuro, está já assinado o contrato para um segundo Mama Shelter em Portugal, neste caso no Porto, numa “localização central”. Por enquanto ainda não é conhecida a data de abertura do futuro hotel, sabendo-se apenas que este será “um clássico do Mama, com cerca de 100 quartos, restaurante e rooftop”, de acordo com Julien Leroy.

O proprietário vê ainda “potencial” no Algarve para a abertura de um Mama Shelter, “mais numa ideia de ‘club’”, e também em Lisboa, onde pensa abrir um segundo hotel sob uma marca de lifestyle, que “pode ser da Ennismore”.

Leia também: Mama Shelter Lisboa registou faturação de 6,3M€ até agosto deste ano (notícia publicada a 13 de setembro de 2023)

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Hotelaria

Já estão abertas as inscrições para os Prémios Xénios da ADHP

Os nomeados deste ano, além de serem avaliados por um júri composto por profissionais do setor, serão submetidos a uma votação online. Na edição de 2025 será também introduzida uma nova categoria a concurso.

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal já abriu as candidaturas para os Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria, que decorrem até 2 de fevereiro.

Este ano, os prémios contam com duas novidades: uma nova categoria – a de “Melhor Gestor de Revenue Management” – e uma nova ponderação para a seleção final dos vencedores.

À semelhança das edições anteriores, os Xénios 2025 vão distinguir os profissionais da direção hoteleira em Portugal que se tenham destacado no ano de 2024, bem como o “Melhor Parceiro de Negócio”.

Os galardões serão atribuídos em oito categorias: Melhor Diretor de Hotel; Melhor Jovem Diretor de Hotel; Melhor Diretor de Alojamentos; Melhor Diretor de F&B; Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas; Melhor Gestor de Revenue Management; Melhor Gestor de Potencial Humano e Melhor Parceiro de Negócios.

As candidaturas aos Xénios 2025 devem ser enviadas por e-mail para [email protected], “juntamente com um texto justificativo, resumindo o motivo da proposta, bem como um curriculum vitae, que descreva e comprove a experiência profissional ou as ações desenvolvidas no ano transato”, como a associação explica em nota de imprensa.

Além das candidaturas autónomas, é possível propor candidatos para qualquer categoria, sendo que apenas serão aceites as candidaturas de profissionais que tenham estado ao serviço durante a maior parte do ano de 2024.

Os nomeados serão, posteriormente, avaliados por um júri composto por profissionais do setor, ao qual se juntará como critério de seleção, este ano, a votação online.

A ADHP voltará também a atribuir o Prémio Carreira a uma individualidade de destaque no setor.

“Os Prémios Xénios são uma ocasião ímpar para reconhecer o trabalho extraordinário dos diretores de hotel, que são um dos principais pilares do sucesso do turismo em Portugal. É através do seu empenho, compromisso e dedicação que a nossa hotelaria se mantém como referência de excelência a nível internacional. Estes prémios representam a missão da ADHP de valorizar e destacar o talento, reforçando a importância do capital humano na construção do futuro da hoteleira”, afirma Fernando Garrido, presidente da ADHP.

O regulamento, com informação detalhada sobre este processo, pode ser consultado no website da ADHP.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.