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“Porque não uma estrela [Michelin]? É um caminho que gostaria de traçar”

Leia a entrevista a Carla Sousa, chef no restaurante do Valverde Hotel, que foi destaque na “Palavra de Chef” da edição de maio.

Carla Nunes
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“Porque não uma estrela [Michelin]? É um caminho que gostaria de traçar”

Leia a entrevista a Carla Sousa, chef no restaurante do Valverde Hotel, que foi destaque na “Palavra de Chef” da edição de maio.

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A base da sua cozinha é a portuguesa, “sempre”: pelo sabor, mas também pelas possibilidades. Na cozinha do Sítio, a chef Carla Sousa desenvolve pratos leves sem abdicar do sabor, sempre focados na satisfação do cliente. Em entrevista à Publituris Hotelaria, a chef revela as suas fontes de inspiração, os ingredientes que não podem faltar na cozinha e as ambições que lhe traçam o percurso.

De onde veio o gosto pela cozinha?

Venho de uma família cabo-verdiana, humilde e numerosa – sou a penúltima de cinco filhos. As refeições eram um dos momentos mais importantes, algo mesmo sagrado na família.

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A minha mãe sempre cozinhou, [mas] aos fins de semana era o meu pai que ia para a cozinha, e arrasava: porque era o inovador, porque procurava durante a semana os sítios onde iria buscar [os melhores produtos].

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Desde muito miúda arrastava um banquinho atrás dele para ver o que estava a fazer, sempre na expetativa do que faria no fim de semana. Depois era o cheiro maravilhoso, que nos puxava e chamava o interesse. [Quando era adolescente] ele dizia: “Esta rapariga das duas uma – ou nunca mais vai por os pés numa cozinha, ou vai ser uma excelente cozinheira!”

Então não foi uma novidade quando decidiu seguir cozinha.

Não, nada disso. Tomei a decisão numas férias de me inscrever na Escola de Hotelaria da Pontinha.

Depois do período de formação, por que cozinhas foi passando e como surgiu a oportunidade de liderar o Sítio?

Trabalhei na cervejeira Lusitana, no antigo Rock City e em hotéis como a Penha Longa e o Bairro Alto Hotel. Depois, estive na Fundação Champalimaund, no Darwin’s, até vir [para o Valverde]. Estive no Bairro Alto Hotel durante cinco anos e meio e adorei a experiência. Foi onde conheci o meu grande chef e mentor, o Henrique Sá Pessoa, que me inspirou muito na vertente criativa. Aprendemos a cozinhar, a executar e a deliciamo-nos com aquilo que o chef faz. Mas para mim, uma das melhores experiências foi poder desenvolver a parte criativa.

Depois de sair do Bairro Alto, encontrei a [atual diretora do hotel Valverde], que me perguntou se estaria interessada em trabalhar com eles. Aceitei sem saber o que era. Para mim, seria para cozinheira, mas quando me fez a proposta para ficar à frente da cozinha, nem hesitei.

Qual a importância da criatividade que adquiriu com Henrique Sá Pessoa?

Desenvolver um prato não é assim tão linear. Enquanto cozinheira, executo aquilo que já foi pensado por alguém e, muitas vezes, nem paramos para pensar como é que se chegou àquele prato. Quando o Henrique desenvolvia um prato explicava sempre como tinha chegado ali. A maneira como explicava e a paixão que transmitia levava-nos a pensar [sobre] o que fazia sentido e o que não fazia. [Mesmo em casa], em vez de fazer as coisas como já conhecia, passei a inovar e a experimentar. E partir daí, é um processo.

No fundo, quando assume a liderança do Sítio, tem que aliar a parte mais criativa à de execução.

Sem dúvida. Idealizamos um prato e, por mais complexo e técnico que possa ser, temos de ter em conta que vai ser confecionado diariamente. Tem que ser de fácil absorção, para se poder dar continuidade e ficar sempre assim. Depois, a nível de sabor, tudo tem que fazer sentido.

No início, foi um desafio assumir a cozinha do Sítio?

Foi, porque como o hotel tinha acabado de abrir, era algo novo para todos e não sabíamos muito bem o que ia acontecer. Era uma liderança quase diária, mas foi muito interessante.

E no fundo, iria ser a Carla a estabelecer qual seria o conceito do restaurante.

Para mim o maior desafio foi esse. Primeiro, conhecer bem o espaço, as pessoas que nos visitavam e o que pretendiam, e a partir daí, afirmar-me e afincar o conceito. A cozinha portuguesa para mim é a base, sempre: com muito sabor, simples e genuína. Gosto muito de poder proporcionar aos meus clientes o saborzinho de casa, que os faz lembrar a comidinha da avó ou da tia. Já houve vários feedbacks nesse sentido e, para mim, isso é o mais aliciante.

De onde vem o interesse pela cozinha portuguesa?

Principalmente, por causa do sabor. Temos pratos com história e tradição que foram pensados há muitos anos por causa do sabor, é muito característico. É muito bom quando um cliente se senta à mesa, olha para o prato e fica a pensar o que será, mas assim que começa a comer apercebe-se imediatamente o que está à sua frente. Acho que é um dos desafios hoje em dia: poder transportar o cliente [com o sabor da comida]. Pode ser o [prato] mais simples, têm é que ser muito bom.

Ou seja, não está a tentar inventar a roda, mas sim trazer recordações.

É o reinventar, digamos assim. E também apostar nas tendências e trazê-las para o gosto e preferências dos nossos clientes, como a leveza e as restrições. Hoje em dia há muitas pessoas que, por questões de saúde, não podem comer certas refeições ou ingredientes, e temos que conseguir fazer uma refeição igualmente equilibrada, que não perca o sabor. Atualmente, na minha carta, tenho pratos que se adequam a [todas] restrições, porque é muito comum, cada vez há mais e acho que é muito importante pensarmos nisso a nível nutricional.

Nota diferenças nas preferências gastronómicas dos clientes? Quais são as tendências?

Procuram refeições ligeiras, cada vez mais. Com sabor, sempre, mas mais leves. Tanto que optei por fazer uma troca, usando mais legumes em vez de batata. Ponho os molhos sempre à parte, dando a opção de colocar ou não. Nas sobremesas, as que têm menos adição de açúcar são as que mais vendem. É um indicador fortíssimo de que as pessoas pensam cada vez mais na saúde e nós também temos a obrigação de o fazer e acompanhar.

Que ingrediente não pode faltar na sua cozinha?

O alho, os coentros e os legumes. Onde me perco mais é a fazer coisas com legumes, porque tenho três filhos e sempre foi difícil introduzir estes produtos na alimentação. [Para além disso] os meus pais sempre tiveram horta e, por isso, sempre nos habituamos a ver e valorizar o que a terra nos dá.

Há algum prato que o seu pai fizesse que a influencie ainda hoje?

Havia sempre “aqueles pratos”. Lembro-me de um atum de escabeche com batata-doce que ele fazia. Desde que estou no Valeverde tenho atum na carta, por causa dessa memória de infância. Sempre me marcou e é uma coisa tão boa, saudável, leve, simples, saborosa e fácil de aproveitar. É um prato que nunca falha.

Desde a renovação do hotel, o que mudou? Alteraram a carta?

Com este segundo espaço temos um restaurante muito mais aberto, acolhedor e que diferencia. Após a remodelação, pensei logo que a carta tinha que acompanhar o espaço. A pessoa que se senta aqui tem que poder aproveitar tudo, desde a entrada à sobremesa. A carta de almoço é mais rápida, de comida caseira, porque a maior parte dos clientes são executivos que têm uma hora para almoçar. Ao jantar, a carta é mais trabalhada, técnica e elaborada, onde o cliente pode aproveitar tranquilamente o menu e sair satisfeito, sem estar muito cheio.

Que projetos tem para o futuro?

Uma vez que temos um espaço maior, melhor, e que o restaurante está popular e assente, quem sabe, porque não, uma estrela [Michelin]? Não pensava nisso [antes da renovação], porque era impossível. Como se costuma dizer, quanto maior o espaço, maiores os sonhos. É um caminho que gostaria de traçar.

Que conselhos deixa para a geração que está a começar agora e ambiciona ser chef? Principalmente para a geração feminina, onde ainda não há muita representação.

Não é fácil, não tem sido fácil, mas nada é impossível. Há uns 15, 20 anos atrás, o mundo da cozinha era muito machista, é um facto. Mas nunca me limitei por causa disso. Nunca tive receio porque aprendi com o meu pai. Segui o meu caminho, tracei-o, e acho que os jovens devem fazer o mesmo: se têm um sonho, devem segui-lo. Com trabalho, como qualquer pessoa. Sempre adorei ser cozinheira e a ambição de vir a ser chef aconteceu naturalmente. Tenho [um bocadinho a vertente] de líder – talvez por ser mãe – o que ajuda muito. Mas também acredito que os líderes se constroem, não têm que nascer natos. Com trabalho, tudo se consegue.

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Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL

A antiga estação ferroviária da Lousã foi transformada num alojamento local (AL), projeto de requalificação no âmbito do Programa Revive Natureza, que acaba de ser inaugurado pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

O espaço histórico ganha uma nova vida pelas mãos do empresário Fernando Pereira, que decidiu investir nesta vila do distrito de Coimbra, transformando a histórica estação de Lousã num alojamento local.

A “Lousã Estação” tem apenas oito quartos que se dividem em duplos, twins e familiares. Todos eles são alusivos aos caminhos de ferro. Alguns exemplos são o “chefe de estação e família”, “maquinista e família”, “guarda da passagem de nível” e “quarto do fogareiro”. Todos têm casas de banho privativas. Além disso, contam com um bar com esplanada aberta ao público. Estão disponíveis os serviços de pequeno-almoço, segurança 24 horas, estacionamento, wifi e ar condicionado em todos os quartos.

“Isto tem como desafio maior qualificar a experiência turística, melhorar as condições daqueles que pretendemos atrair, simultaneamente diversificar a nossa oferta de produtos que podemos e devemos fomentar na estratégia de promoção do país – turismo de natureza, ecoturismo, enoturismo e turismo de aldeia”, salientou, esta segunda-feira, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, citado pelo Notícias de Coimbra, no ato de inauguração do projeto de que viu a luz do dia no âmbito do Programa Revive Natureza, que colocou a concurso 32 imóveis para reconversão, nove já estão requalificadas e em exploração e os restantes em recuperação ou início de requalificação.

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Conheça os vencedores do Jovem Talento da Gastronomia 2024

A final do concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG), que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Recheio Cascais, contou com 18 concorrentes, tendo sido apurados seis vencedores em categorias de cozinha, pastelaria, serviço de sala e bar.

Já são conhecidos os vencedores a edição deste ano do Jovem Talento da Gastronomia (JTG), um concurso nacional dirigido a jovens estudantes de restauração e hotelaria em Portugal com idades até aos 25 anos.

Após três semifinais que percorreram o país de norte a sul, os vencedores foram apurados na final que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Recheio Cascais, de 4 a 5 de dezembro.

Os 18 concorrentes presentes nesta fase final competiram nas categorias Artes da Mesa ICEL; Bartender INTER Magazine; Plant Based by Bonduelle; Pastelaria Derovo; Tradição com Arroz Bom Sucesso e Cozinha Recheio.

Conheça abaixo a lista de vencedores:

  • Artes da Mesa ICEL: Guilherme Moita, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Pólo Sta Iria;
  • Pastelaria Derovo: Bernardo Lourenço, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, com o prato “Tributo à Maçã”;
  • Bartender Inter Magazine: André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores, com os cocktails “Honor Old Fashioned” e “Heritage”;
  • Tradição com Arroz Bom Sucesso: Carolina Gaspar, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Arroz do Atlântico”;
  • Plant Based by Bonduelle: André Pacheco, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Favas, Ovo BT e chouriço vegetal”;
  • Cozinha Recheio: João Picão, da Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes, com snack e prato “Carpaccio de vitela” e “Bife à cortador”;
  • Prémio Francisco Vieira (atribuído ao concorrente que alcançou a pontuação mais elevada na final nacional ponderadas todas as categorias): André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores.

O painel de júri do concurso foi composto por 22 chefes nas áreas de cozinha, pastelaria, bar e sala. A presidir o painel esteve Luís Gaspar, chefe dos restaurantes Pica-Pau, Brilhante e Sala de Corte, em Lisboa

“Nos últimos anos, tenho notado uma grande evolução técnica dos concorrentes e uma atenção especial aos apontamentos do júri na semi-final e consequentes melhoramentos dos pratos, o que tem resultado em finais exigentes e a um grande nível”, refere Luís Gaspar em comunicado.

Do júri fez também parte Tiago Palrão, do Grupo Plateform; Matilde Machado, do Penha Longa Resort; Nuno Dinis, do White Rabbit Projects; Maria Hipólito, da EHTLisboa; Francisca Dias, do Esteva; Constance Bauer, do Peixoco; Rita Magro, do Blind; João Diogo Formiga, do Encanto by José Avillez; Clayton Ferreira, do Grupo Plateform; Davide Cunha, da Confeitaria Nacional; Ana Patrícia Correia, do Marupiu Pâtisserie; Flávio Silva, da Derovo; Beatriz Matias, do L’And Vineyards; Filipe Ramalho, do Páteo Real; Wilson Pires, do Verso Cocktails; Fernão Gonçalves, do Grupo Plateform; Luís Filipe Fonseca, do Grupo Plateform; Catarina Correia, do Catfish Bar; Paulo Carvalho, d’O Zagaia; Bruno Rocha, do Grupo Highgate Portugal e Gonçalo Costa, do Recheio.

O Jovem Talento da Gastronomia é patrocinado pela Recheio, Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle e Derovo. Os patrocinadores institucionais são a Escola Profissional de Esposende e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os parceiros são a Prochef, a Plateform e a Caetano Auto. A loiça oficial é da Mesa Ceramics.

O concurso conta com o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da Chaîne des Rôtisseurs, da SARA – HACCP, da ACPP e da DIG-IN. A INTER magazine é a revista oficial.

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Setores ligados ao Turismo entre os que mais recuam na constituição de novas empresas

Segundo o relatório Informa Business by Data, até final de novembro, a criação de novas empresas nos Transportes e Alojamento e restauração desceu 23% e 3,3%, respetivamente, numa tendência que foi acompanhada por mais de metade dos setores económicos.

Os setores ligados ao Turismo, nomeadamente os Transportes e o Alojamento e restauração, estão entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até novembro, avança a Informa D&B, que diz a criação de novas empresas nestes setores desceu 23% e 3,3%, respetivamente, comparativamente ao mesmo período de 2023.

Os dados do relatório Informa Business by Data, mostram que, até novembro, foram criadas 47.117 novas empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 2,8% (-1.348 empresas) face ao mesmo período do ano passado.

“Este é o quarto mês em que a constituição de empresas recua consecutivamente”, indica a Informa D&B, explicando que novembro veio confirmar uma “tendência de abrandamento neste indicador”, que revelou descidas em mais de metade dos setores.

Nos setores ligados ao Turismo, os Transportes foram onde o número de novas empresas constituídas mais desceu, numa descida que chegou aos 23% e representou menos 1.292 constituições de empresas face a igual período do ano passado, com a Informa D&B a sublinhar que a quebra neste setor “só por si justifica a quase totalidade da descida global do indicador”.

Além dos Transportes, também o Alojamento e restauração viu serem constituídas menos empresas que em período homólogo do ano passado, apresentando uma descida de 3,3%, equivalente à constituição de menos 161 empresas.

O setor Grossista (-11%; -247 constituições de empresas) e a Agricultura e outros recursos naturais (-8,5%; -130 constituições de empresas) estiveram também entre os setores com menores constituições de empresas.

Em sentido contrário estiveram setores como a Construção, que registou o maior aumento na constituição de novas empresas (+7,2%; +388 constituições de empresas) e manteve a forte tendência de subida verifica nos últimos nove meses, mas também os Serviços empresariais (+1,7%; +132 constituições de empresas); os Serviços gerais (+0,4%; +30 constituições de empresas); as Tecnologias da informação e comunicação (+0,2%; +5 constituições de empresas) e as Atividades imobiliárias (+0,3%; +15 constituições de empresas).

O relatório da Informa D&B diz ainda a região Centro e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores foram as únicas a registar “aumento no número as constituições de empresas no acumulado dos 11 meses”, com aumentos de 3,5%, 14% e 20%, respetivamente.

Encerramentos descem mas insolvências aumentam

O relatório Informa Business by Data mostra ainda que, até final de novembro, foram registados 11.480 encerramentos de empresas, o que corresponde a um decréscimo de 6,9% face ao período homólogo.

Nos últimos 12 meses, acrescenta a Informa D&B, houve 14 513 encerramentos, representando uma descida mais ligeira de 5,1% relativamente aos 12 meses anteriores, que foi transversal a “quase todos os setores de atividade”.

Já os setores dos Transportes (+15%; +115 encerramentos de empresas), TIC (+6,9%; +56 encerramentos de empresas) e Energias e ambiente (+38%; +25 encerramentos de empresas) foram “os únicos cujo número de encerramentos aumentou na comparação a 12 meses”.

No que diz respeito às insolvências, verificou-se que, até final de novembro, houve 1.910 empresas que iniciaram um processo de insolvência, o que traduz um aumento de 5,9% (+107 empresas com processos de insolvência) face ao mesmo período do ano passado.

A Informa D&B diz que esta subida foi “transversal a mais de metade dos setores de atividade”, ainda que tenha sido mais visível no “setor das Indústrias (+25%; +107 empresas com processo de insolvência), sobretudo nas Indústrias de Têxtil e Moda (+30%; +69 empresas com processo de insolvência) e em especial no distrito do Porto (+63%; +48 indústrias de têxtil e moda com processos de insolvência)”.

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Futuro Hilton Garden Inn na Moldávia | Créditos: DR, via website do Dacia Hotel

Hotelaria

Hilton estreia-se na Moldávia com investimento inicial de 5M€

A cadeia hoteleira marcará presença no país através de um processo de franchising no atual Dacia Hotel, em Chișinău, que após obras de remodelação passará a contar com a marca Hilton Garden Inn.

A Hilton chegará pela primeira vez à Moldávia ao abrir o seu primeiro hotel na capital do país, em Chișinău.

O projeto, que resultará de um investimento inicial de cinco milhões de euros, transformará o atual Dacia Hotel numa unidade hoteleira com a marca Hilton Garden Inn, através de um processo de franchising. As obras de remodelação envolvem a expansão e modernização da atual estrutura para ir ao encontro dos padrões da Hilton, prevendo-se que o investimento possa chegar entre os 10 e os 12 milhões de euros nos próximos anos.

A abertura do hotel, totalmente renovado, está prevista para 2026.

“A entrada da Hilton no mercado moldavo é um marco importante. A Moldávia é um destino emergente com muito potencial por explorar e acreditamos que este investimento não só elevará o nível de hospitalidade no país, como também catalisará ainda mais o crescimento do turismo e o desempenho económico”, afirmou Natalia Bejan, diretora da agência Invest Moldova, em nota de imprensa.

Futuro Hilton Garden Inn na Moldávia | Créditos: DR, via website do Dacia Hotel

Atualmente, o Dacia Hotel emprega várias dezenas de trabalhadores, pelo que a agência Invest Moldova antecipa que esta integração na cadeia da Hilton crie oportunidades de desenvolvimento profissional e de expansão de pessoal.

“Estamos confiantes de que este projeto será um sucesso e fornecerá serviços de alta qualidade aos turistas, quer venham do estrangeiro ou da Moldávia”, afirmou Iulia Scurtu, diretora do Dacia Hotel.

Atualmente, a Hilton conta com uma rede de mais de 860 propriedades com um total de 126.086 quartos em 49 países.

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RoomRaccoon participa em curso executivo de Revenue Management do ISCE

A RoomRaccon vai participar num curso online de Revenue Management do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE), ao lecionar um módulo de Property Management Systems. As inscrições para o curso, que conta também com a participação de empresas como o RoomPriceGenie e a Lybra Tech, podem ser feitas até 31 de janeiro do próximo ano.

A RoomRaccoon, fornecedora de software de gestão hoteleira para hotéis independentes, será parte integrante de um novo curso executivo online em Revenue Management do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE).

Desenvolvido em parceria com nove empresas da indústria, o curso conta com módulos lecionados por especialistas como a RoomRaccoon, o RoomPriceGenie e a Lybra Tech.

Karlla Borges, support manager do RaccoonPay, vai representar a RoomRaccoon no módulo Property Management Systems. Com uma década de experiência nos setores hoteleiro e de tecnologia, Karlla vai  partilhar os seus conhecimentos sobre otimização de operações hoteleiras e maximização de estratégias de receitas.

“A missão da RoomRaccoon é proporcionar ferramentas inteligentes aos hoteleiros, que contribuam para gerar receitas e melhorar a experiência dos hóspedes. Este curso enquadra-se nessa visão. É uma oportunidade entusiasmante para partilhar conhecimentos, inspirar futuros profissionais e contribuir para o crescimento da indústria hoteleira em Portugal”, afirma Karlla Borges em nota de imprensa.

O curso estará disponível em inglês e português, existindo descontos para utilizadores RoomRaccoon. Podem ser feitas inscrições online até 31 de janeiro de 2025, sendo que o curso inicia a 20 de fevereiro de 2025.

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Ocupação hoteleira no Algarve subiu 8,9% em novembro

Os hotéis do Algarve registaram um aumento de 8,9% na ocupação de quartos em novembro, face ao ano passado, para 43,3%, anunciou a AHETA.

De acordo com dados provisórios avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação das unidades de alojamento algarvias foi em novembro superior em 3,6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior, tendo passado de 39,8% em 2023 para 43,3% este ano.

De assinalar que a percentagem de ocupação no mês passado é idêntica à verificada no mesmo mês de 2019 (43,8%), o último ano antes da pandemia de covid-19, que antecedeu os 12,0% de 2020.

Segundo o resumo mensal da evolução da hotelaria elaborado pela AHETA, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico (mais 7,4%), o espanhol mais 40%) e o alemão mais 11%).

O mercado nacional registou uma subida homóloga de 6,7%, segundo os números daquela associação.

Por outro lado, a estadia média foi de quatro noites, um valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado sueco, com 9,5 noites, e do holandês, com 7,4, concluiu

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AHP reforça parceria com Santa Casa da Misericórdia para integrar pessoas com deficiência na hotelaria

Através da assinatura de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a Associação da Hotelaria de Portugal compromete-se a divulgar as oportunidades da Valor T junto dos associados, sensibilizando-os para a integração de pessoas com deficiência nos quadros de pessoal.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram um protocolo com o objetivo de promover a integração profissional de pessoas com deficiência no setor hoteleiro.

A assinatura, realizada no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 3 de dezembro, reforça a parceria já existente desde 2015 entre a instituição e a associação, como esta última refere em nota de imprensa.

A iniciativa surge no âmbito do projeto Valor T da SCML, uma plataforma dedicada à empregabilidade de pessoas com deficiência, bem como do compromisso da AHP com o pilar “Emprego Inclusivo”, inserido no seu Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental – Programa HEART.

Através desta parceria, a associação compromete-se a divulgar as oportunidades da Valor T junto dos associados da AHP, sensibilizando-os para a integração de pessoas com deficiência nos seus quadros de pessoal, através de ações de formação e partilha de boas práticas. Em paralelo, a Valor T irá oferecer apoio técnico, promovendo uma transição eficaz no mercado de trabalho.

“O emprego inclusivo é um pilar essencial no âmbito do Programa HEART. Esta parceria, que complementa outras iniciativas que já desenvolvemos nesta área, reforça o compromisso da hotelaria em contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equilibrada. Promover a empregabilidade de pessoas com deficiência é um passo decisivo não só na responsabilidade social, mas também na construção de uma sustentabilidade verdadeiramente humana no setor”, refere Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, em nota de imprensa.

Já Vanda Nunes, diretora da Valor T – Talento e Transformação, afirma que “um dos pilares fundamentais para que as pessoas com deficiência possam ter uma vida autónoma e ativa, consagrado na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é o acesso ao mercado de trabalho, de forma plena e em condições de igualdade com as demais.

A diretora acrescenta que “o mesmo objetivo é sublinhado na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, num desígnio constitucional que, com os nossos parceiros, estamos empenhados em concretizar para garantir uma sociedade inclusiva, que respeita a diversidade e a encara como um fator de valorização e de progresso”.

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RM Academy apresenta nova plataforma de formação online em Revenue Management

A nova plataforma de formação da RM Academy terá cursos focados nos conceitos fundamentais da área, mas também nas tendências emergentes como a inteligência artificial e a automação.

A RM Academy, uma academia certificada pela DGERT em Revenue Management e parte integrante da RM HUB, passa a contar com uma plataforma própria de formação online, assente num modelo de subscrição.

Com um catálogo formativo atualizado, a plataforma promete abordar não apenas os conceitos fundamentais da área, mas também tendências emergentes como inteligência artificial e automação. A solução será disponibilizada em múltiplos idiomas.

“Estamos a criar uma solução acessível e flexível que responde às necessidades dos profissionais de hoje. A nossa missão é clara: tornar o Revenue Management acessível a todos,” afirma Rudi Azevedo, CEO da RM HUB.

Entre as novidades para 2025 encontra-se ainda o desenvolvimento de um sistema de Revenue Management (RMS) baseado em inteligência artificial, personalizável às necessidades do cliente.

Além das novidades na área tecnológica, a RM Academy planeia organizar eventos internacionais em Portugal, trazendo especialistas para partilhar a sua visão sobre o futuro do Revenue Management.

A expansão internacional, “embora não seja prioridade, está no horizonte”, com mercados como Espanha e Itália a serem considerados para os próximos anos, como a empresa refere em comunicado.

A RM HUB, empresa-mãe da academia, conta atualmente com 70 clientes, a gestão de 6.000 quartos diários e uma faturação de 150 milhões de euros. Em 2024, a empresa integrou o Top 5 das melhores PME’s de Portugal.

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Admar SCR disponibiliza fundo de até 70M€ para investimentos em turismo e saúde

A empresa gestora de fundos de capital de risco disponibiliza até 70 milhões de euros, sendo que metade do valor será investido em hotéis, bem como empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. O objetivo passa por garantir que pelo menos 70% deste capital seja direcionado para projetos em Portugal.

A Admar SCR, empresa gestora de fundos de capital de risco, disponibiliza um novo fundo de investimento para potenciais aquisições nos setores da saúde e do turismo, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Sob o nome H2 Health & Hospitality FCRF, este novo fundo terá um capital de até 70 milhões de euros. Deste valor, 50% serão investidos em hotéis e empresas de serviços e tecnologia relacionados com o turismo. Os restantes 50% serão alocados a empresas e ativos no setor de saúde privada, incluindo hospitais privados, clínicas especializadas e unidades de cuidados continuados.

A empresa assegura em nota de imprensa que “pelo menos 70% do capital será direcionado para projetos em Portugal”, com ênfase tanto em novas iniciativas, como na aquisição de participações em empresas já estabelecidas. Já “o restante” do capital poderá ser investido em mercados internacionais, de acordo com a empresa.

O investimento mínimo no fundo é de 100.000 euros.

O H2 Health & Hospitality FCRF contará com a colaboração do Grupo Onyria para a área do turismo, dados os seus “mais de 40 anos de atividade e histórico no desenvolvimento de projetos turísticos”. No setor da saúde, o fundo terá o acompanhamento de Luís Miguel Farinha, consultor da CUF | Hospitais e Clínicas.

“O lançamento deste fundo é mais um passo na nossa estratégia de crescimento e diversificação de investimentos e reflete o nosso compromisso em desenvolver setores-chave da economia portuguesa”, afirma João Cota Dias, administrador da Admar SCR.

Este lançamento segue-se a um anterior fundo apresentado pela Admar SCR em 2021, o Golden Estate FCRF, focado em setores como imobiliário, turismo e energias renováveis, cujo período de captação de capital foi concluído este ano.

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Assembleia Municipal aprova referendo local ao Alojamento Local em Lisboa

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou remeter ao Tribunal Constitucional a iniciativa popular para um referendo local sobre o Alojamento Local em Lisboa, com o objetivo de fazer cessar a atividade e novas licenças em prédios de habitação.

A conversão da iniciativa popular para um referendo local sobre Alojamento Local (AL) em deliberação da Assembleia Municipal de Lisboa (AML) foi aprovada com votos a favor do PS, Bloco de Esquerda, PEV, PAN, Livre e deputados não inscritos Miguel Graça e Daniela Serralha (Cidadãos por Lisboa), contra do PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal, PPM, Aliança, Chega e deputada não inscrita Margarida Penedo, e abstenção do PCP e do MPT.

Na reunião, os deputados municipais discutiram o relatório da comissão eventual que apreciou a iniciativa popular de referendo local sobre o Alojamento Local, com a recomendação para que “a iniciativa seja convertida em deliberação para apreciação pela sessão plenária da AML”.

Em causa está a iniciativa popular promovida pelo Movimento Referendo pela Habitação (MRH), que propõe duas perguntas: Concorda em alterar o Regulamento Municipal do Alojamento Local no sentido de a Câmara Municipal de Lisboa, no prazo de 180 dias, ordenar o cancelamento dos alojamentos locais registados em imóveis destinados a habitação? Concorda em alterar o Regulamento Municipal do Alojamento Local para que deixem de ser permitidos alojamentos locais em imóveis destinados a habitação?

A AML vai remeter a deliberação para a realização do referendo ao Tribunal Constitucional, a quem competirá validar, ou não, a consulta popular.

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