WSET: Novos cursos em Portugal para a principal certificação no mundo dos vinhos
Os cursos Wine & Spirits Education Trust (WSET) estão disponíveis na Plansel Wine School mensalmente, em três idiomas diferentes. Em Portugal, apenas cinco escolas lecionam esta formação.

Publituris Hotelaria
Novos órgãos sociais da AHP tomam posse em mandato focado na representação regional
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
Patrícia Correia assume cargo de General Manager no Palácio de Tavira
Conheça os finalistas do Chefe do Ano 2025
AHRESP propõe 13 medidas para a próxima legislatura
Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club
Portugal tem 131 estabelecimentos turísticos à venda
Os cursos Wine & Spirits Education Trust (WSET) já estão disponíveis na Plansel Wine School mensalmente, em três idiomas diferentes. Em Portugal, apenas cinco escolas lecionam esta formação.
A Plansel Wine School nasce da parceria da Quinta da Plansel, produtor de vinho de Montemor-o-Novo, com Wilmy Matton, apreciadora da vitivinicultura portuguesa e professora de vinhos na Holanda. O intuito foi o de trazer para Portugal o modelo de ensino WSET, uma formação com mais de 50 anos presente em cerca de 70 países.
Os cursos dirigem-se apenas a profissionais de hotelaria e turismo que pretendam enriquecer o seu currículo, “dada a notoriedade internacional da certificação e o reconhecimento por parte das entidades empregadoras”, conforme se pode ler em comunicado.
Apesar da Plansel Wine School ter como sede a Quinta da Plansel, para que os alunos possam complementar a formação na adega e na vinha, as aulas também vão decorrer na Escola Superior Agrária de Santarém e na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Dadas as diferentes origens das mentoras do curso, esta é a única escola de vinhos WSET em Portugal a lecionar em português, alemão e inglês.
Os programas curriculares abordam em profundidade o ciclo de vida da vinha e vinificação, a anatomia da uva e da vinha, a fermentação alcoólica e os seus componentes – em contacto com diferentes tipologias de produção, estágio e armazenamento. Os cursos contemplam ainda tempo para a aprendizagem do serviço de vinho, harmonização e análise sensorial de estilos diferentes de vinho. Aliás, a formação WSET pressupõe um plano de aprendizagem sensorial denominado Systematic Approach to Tasting Wine que regulariza o método ao nível global.
Além do plano curricular, para fomentar o networking em contexto de sala de aula, a escola de vinhos conta com um corpo docente de diferentes áreas de atividade. Além de Dorina Lindemann, da Quinta da Plansel, e Wilmy Matton, os cursos são lecionados por Maria Vicente, produtora da Casa 1927, e Pedro Ramos, sommelier do restaurante Alma e criador de conteúdos digitais.
Neste momento já estão agendadas datas para o Nível I e II, bem como professores designados até julho, como é explanado abaixo. O preço dos cursos varia entre os 255 e 880 euros, conforme a duração e nível propostos, com almoço e outras despesas incluídas. Todos os programas e informações estão disponíveis no website da Plansel Wine School .
Escola Superior Agrária de Santarém | Curso em Português com Maria Vicente
Nível 1: 2 abril;
Nível 2: 8, 9 e 10 abril.
Quinta da Plansel | Curso em Inglês com Wilmy Matton
Nível 1: 28 de abril;
Nível 2: 29 e 30 de abril, 1 de maio.
Escola Turismo Lisboa | Curso em Inglês com Pedro Ramos
Nível 1: 19 de maio;
Nível 2: 20, 21 e 22 de maio.
Escola Turismo Lisboa | Curso em Inglês com Pedro Ramos
Nível 1: 14 de julho
Nível 2: 15, 16 e 17 de julho