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Hotelaria

Hoteleiros apostam na qualificação da oferta em 2019. Lisboa e Algarve lideram remodelações e ampliações

De norte a sul, vários são os hotéis que estão a atualizar a sua oferta. Há mais de 40 unidades a ser intervencionadas.

Rute Simão
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Hoteleiros apostam na qualificação da oferta em 2019. Lisboa e Algarve lideram remodelações e ampliações

De norte a sul, vários são os hotéis que estão a atualizar a sua oferta. Há mais de 40 unidades a ser intervencionadas.

Rute Simão

A praça hoteleira hoteleira nacional vai continuar a crescer. Conforme a Publituris Hotelaria avançou na edição de janeiro, há perto de 170 novos projetos hoteleiros em pipeline para os próximos quatro anos. Para além das aberturas de novas unidades, os hoteleiros estão também a apostar fortemente na qualificação da oferta existente.  Renovação, ampliação de espaços ou redefinição de conceitos são algumas das alavancas que movem a hotelaria nacional do caminho da requalificação e modernização. Com uma oferta cada vez mais expressiva e com o surgimento de novas unidades, este é um dos passos mais importantes que o setor precisa de dar para continuar à tona da melhor oferta hoteleira. Há perto de 40 as unidades que estão a ser alvo de intervenção.

 

Porto e Norte

O Monverde Wine Experience Hotel, em Amarante, gerido desde o final de 2016 pela Unlock Boutique Hotels, encontra-se em renovação e ampliação da oferta de quartos, com conclusão prevista para junho de 2019. O fim dos trabalhos está definido para junho deste ano altura em que a unidade terá 16 novos quartos. Através do projeto de renovação, surgirão novas tipologias de quartos, destacando-se as dez Wine Experience Suites, com piscina, lareira e enoteca privadas. Entre os outros espaços remodelados, surgem também os Vineyards Experience Rooms, com varandas sobre as vinhas, e os Charming Rooms que oferecem uma banheira com vista para as vinhas, permitindo ao hóspede um banho com uma vista pouco habitual. Este investimento representa um crescimento de 50% na oferta de quartos do hotel, de forma a responder à elevada procura de alojamento no Monverde Wine Experience Hotel.

Saiba mais: Monverde Wine Experience Hotel aumenta número de quartos

Também sob a gestão da Unlock Boutique Hotels está a Casa Melo Alvim, em Viana do Castelo, que está a apostar na ampliação da oferta com a construção de cinco novos apartamentos de tipologia T0 e T1 e que deverão inaugurar em abril. Os Casa Melo Alvim Suites & Apartments terão áreas entre os 30 e os 40 metros quadrados , contando com um terraço de 30 metros quadrados. Serão servidos pelas valências do hotel, que contará também com uma nova piscina.

Saiba mais: Casa Melo Alvim aumenta oferta 

O Torel Avantgarde no Porto, do Grupo Torel Boutiques, será este ano alvo de uma ampliação com a construção de um novo edifício adjacente à unidade de forma a acrescentar 12 suites aos 47 quartos já existentes. O spa será também aumentado e há planos para a construção de uma piscina interior. O projeto deverá estar concluído em 2020.

O Porto Palácio Hotel deu início, em 2018, a um projeto de renovação que terá continuidade em 2019. Para já estão concluídas as intervenções no lobby e na sala de pequenos-almoços que apresentam espaços mais amplos e luminosos.

Centro

O Palácio da Lousã Boutique Hotel, sob a gestão da DHM, está a ser alvo de uma renovação total de forma a adaptar a unidade a um novo conceito de Bike Hotel. Do mesmo grupo, o Palace Hotel Monte Real, no concelho de Leiria, está a renovar as salas de conferência, os espaços de restauração e o spa.

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Em Fátima, o Hotel Estrela de Fátima encontra-se encerrado de forma a beneficiar de uma intervenção profunda de ampliação e remodelação. A atual ampliação está focada na construção de suites e quartos superiores. O hotel passará a ter 84 quartos e reabrirá em maio de 2019. Também as áreas públicas serão ampliadas será e criado um novo bar.

Em Castelo Branco, o hoptel Tryp Colina do Castelo , da Hoti Hotéis, ser alvo de um rebranding e mudará de nome para Meliá Colina do Castelo.

O hotel Praia D’El Rey Golf & Beach Resort está também a remodelar os quartos num investimento orçado em 800 mil euros.

Lisboa

Na capital várias são as unidades que estão a apostar numa nova roupagem da sua oferta. O Hotel Princesa Lisboa Centro será alvo de uma renovação completa e de um rebranding passando a ser denominado de Stay Hotel Lisboa Centro Saldanha. A capacidade do hotel aumentará de 46 para 61 quartos. A intervenção está orçada em dois milhões de euros.

O WC Beautique Hotel, aberto desde o final de 2017, vai iniciar uma expansão do espaço de forma a aumentar a oferta de quartos.

O Bairro Alto Hotel deverá ver concluída a ampliação, que estava prevista para setembro de 2018. O cinco estrelas vai reabrir com 87 quartos já no mês de abril.

Saiba mais:  Bairro Alto Hotel Quer Reforçar Equipa Para A Reabertura E Está A Contratar

O Grupo Vip Hotels está a intervencionar quatro das suas unidades na capital. O VIP Executive Zurique, que viu concluída a intervenção em todas as suas unidades de alojamento, irá avançar para as áreas públicas: restaurante, bar, lobby e salas de reunião. O VIP Inn Berna já iniciou a remodelação de todas as 87 unidades de alojamento. O VIP Executive Arts encontra-se na fase final de remodelação das suas unidades de alojamento, sendo que posteriormente avançará para as áreas públicas. Por fim, o VIP Grand Lisboa está a concluir a remodelação dos quartos, e irá apostar na total renovação do bar e lobby.

O Hoti Hotéis vai fazer um rebranding ao hotel Tryp Oriente que adotará a marca Meliá e asusmirá a designação de Meliá Oriente.

Saiba mais:  Hoti Hotéis investe 120 milhões em aberturas de unidades e remodelações

O Valverde Hotel está também a ser alvo de ampliação de forma a aumentar a sua oferta com mais 48 quartos e suites. O Valverde vai expandir-se para dois edifícios que lhe são contíguos, localizados na Rua de S. José. Esta intervenção promove a duplicação do número de unidades de alojamento (face à capacidade atual) e um maior número de serviços a oferecer aos seus clientes, tais como sala de reunião com luz natural e varandas, novos espaços de Restauração (01 Restaurante e 01 Bar), aumento da capacidade de lugares sentados e zona de Lazer no Páteo, uma piscina com água aquecida em piso elevado, um ginásio, uma sala de massagem, áreas públicas, nomeadamente Receção e Lobby com maiores dimensões

Saiba mais: Valverde Hotel encerra um mês para obras de ampliação 

 

Alentejo

O The Noble House, em Évora, vai aumentar a sua oferta de quartos, através da aquisição de um edifício com cerca de 600 metros quadrados para recuperação e requalificação, que será transformado em cinco novos apartamentos premium (três T2 e dois T1) com áreas entre os 60 e os 140 metros quadrados. Estes apartamentos estão localizados a 100 metros do hotel e a 400 metros da Praça do Giraldo e representam uma extensão para o novo segmento de negócios designado por Suites & Apartaments, aumentando o número de quartos do hotel em cerca de 30%. Os apartamentos vão abrir portas no final de 2019.

Saiba mais: The Noble House vai ter apartamentos no final de 2019

Algarve

No Algarve o Memmo Baleeira está a concluir uma remodelação total do espaço, com um orçamento de três milhões de euros. O Praia Verde Boutique Hotel está a apostar numa renovação dos quartos bem como o Stay Hotel Faro Centro, cuja intervenção está orçada em 300 mil euros.

O Dona Filipa Hotel vai entrar, este ano, na terceira fase de renovação com um investimento de cinco milhões de euros destinados à inclusão de um spa e à renovação das salas de reuniões e eventos. o Formosa Park Hotel, na Praia do Ancão, arrancou em novembro passado com uma intervenção com vista num reposicionamento para um Boutique Apartment Hotel. O projeto, que visa um investimento de 10 milhões de euros, conta com 61 apartamentos de tipologias T1 e T2, com áreas compreendidas entre os 67 metros quadrados e os 165 metros quadrados. O Penina Hotel & Golf Resort, cuja ocupação em 2018 foi de  55%, será alvo de uma intervenção em 2020.  O investimento de 7,5 milhões de euros visa  acrescentar um centro de congressos, um spa, renovar as áreas públicas e a redecoração dos quartos.

Saiba mais:  JJW Hotels Group investe 22,5 milhões de euros nas unidades algarvias

Carvi Beach Hotel Algarve, em Lagos, encontra-se na última fase de remodelação do seu interior e dos espaços públicos. A intervenção, que teve início em 2018, deverá estar concluída no próximo mês de fevereiro e está orçada em 600 mil euros.  Nos planos do grupo hotelerio para 2019 está ainda definida a  renovação do mobiliário do restaurante da unidade de Lagos, aberta há três anos, e a instalação de equipamentos de ar-condicionado neste espaço

Ilhas

O Regency Club, na Madeira, irá sofrer obras de requalificação e reabrir com um novo conceito, com duas piscinas, sendo uma delas localizada no rooftop, e um restaurante adicional num investimento de 10 milhões de euros. O Savoy Gardens, no Funchal, está também a ser alvo de uma ampliação com a construção de uma zona de sauna e banho turco, e um ginásio.

Por fim, nos Açores, O Furnas Boutique Hotel está a remodelar os quartos e o hotel Azor está a construir um novo espaço de lazer.

Veja a lista  das unidades que estão a ser alvo de intervenção. 

Nome

Intervenção

Investimento

PORTO E NORTE
Casa Melo Alvimampliação
Douro 41 Hotel & Spa
Monverde Wine Experience Hotelampliação
Porto Palácio Hotelrenovação e ampliação
Torel Avantgardeampliação
CENTRO
Cró Hotel e Termal Spaampliação
Hotel Estrela de Fátimaampliação e remodelação
Palace Hotel Monte RealRemodelação
Palácio da Lousã Boutique HotelNovo conceito1,6 milhões de euros
Praia D’El Rey Golf & Beach ResortRemodelação de quartos800 mil euros
Tryp Colina do Castelorebranding para marca Meliá
LISBOA
 Altis Avenidaampliação (gastrobar e fitness room)
 VIP Grand Lisboaremodelação quartos
Altis Belém intervenção na iluminação da Cafetaria Mensagem
Altis Grand Hotelrenovação total
Altis Suites
Bairro Alto Hotel
Hotel Mundialrenovação dos restaurantes
Hotel Princesa Lisboa Centrorenovação completa e novo rebranding2 milhões de euros
Intercontinental Lisboaremodelação de quartos10 milhões de euros
Torel Palace Lisbonampliação
Valverde Hotelampliação
VIP Executive Artsremodelação
VIP Executive Zuriqueremodelação espaços públicos
VIP Inn Bernaremodelação quartos
WC Beautique Hotelampliação
Tryp Oriente

Valverde Hotel

rebranding para a marca Meliá

ampliação

ALENTEJO
The Noble Houseampliação
ALGARVE
 Villas Mourimrenovação completa
AlpinusRemodelação5 milhões de euros
Carvi Beach Hotel Algarveremodelação interior e espaços públicos
Dona Filipa Hotelremodelação de salas de reuniões e novo spa5 milhões de euros
Formosa Park Hotel Apartamentosrenovação completa10 milhões de euros
Memmo BaleeiraRemodelação total3 milhões de euros
Penina Hotel & Golf Resortrenovação e novos espaços7,5 milhões de euros
Praia Verde Boutique HotelRemodelação de quartos
Stay Hotel Faro CentroRenovação dos quartos300 mil euros
Vila Monte Farm HouseAmpliação
Ilhas
Azor (Açores)Novo espaço de lazer
Furnas Boutique Hotel (Açores)Remodelação de quartos
Regency Club (Madeira)Requalificação e ampliação10 milhões de euros
Savoy Gardens (Funchal)Nova zona de sauna e banho turco2 milhões de euros

*Artigo Publicado Originalmente na edição da revista Publituris Hotelaria de janeiro.

Sobre o autorRute Simão

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Impulsionado pela Páscoa, turismo volta a dar bons sinais

Com a Páscoa a ocorrer, em 2025, no mês de abril, os números do quarto mês do ano refletiram isso mesmo, com os números relativos aos hóspedes, dormidas e proveitos a assinalarem crescimentos assinaláveis. Em resumo, o quadrimestre fecha com mais de 8,5 milhões de hóspedes, mais de 20,5 milhões de dormidas e 1,5 mil milhões de euros em proveitos totais.

Victor Jorge

O setor do alojamento turístico registou 2,9 milhões de hóspedes e 7,1 milhões de dormidas em abril de 2025, correspondendo a crescimentos de 8,5% e 9,2%, respetivamente, depois de no mês anterior terem assinalado um crescimento de 0,1% e um decréscimo de 2,9%, pela mesma ordem, avançam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em termos de hóspedes, dos 2,9 milhões, os residentes ultrapassaram a fasquia do milhão, atingindo 1,059 milhões, correspondendo a uma subida de 10,2% face ao mesmo mês de 2024. Já os não residentes totalizaram praticamente 1,8 milhões, o que perfaz um aumento de 7,5% face ao mês homólogo do ano passado.

Por regiões, a liderança no número de hóspedes pertenceu à Grande Lisboa, com 762 mil, ou seja, um crescimento de 5,1% relativamente ao mês de abril de 2024, seguindo-se o Porto e Norte com 665 mil (+9,5%), o Algarve com 492 mil (+10,1%). Destaque para o crescimento de 17,6% da região Centro no que diz respeito aos hóspedes, atingindo os 267 mil, bem como do Alentejo (+11,6%) chegando quase aos 157 mil. De resto, de assinalar que todas as regiões turísticas de Portugal registaram crescimentos no número de hóspedes no mês de abril.

Os EUA continuam a manter-se como 2.º mercado em número de hóspedes, atingindo os 210 mil, só suplantados pelo Reino Unido que chegaram perto dos 234 mil. Em terceiro lugar surge a Espanha com 208 mil.

Nas dormidas, que totalizaram 7,1 milhões, os residentes contribuíram com 2 milhões, correspondendo a um crescimento de 13,1% face a abril de 2024 (+2,1% em março), enquanto os mercados externos aumentaram 7,7% (-4,9% em março), alcançando 5,1 milhões.

Nesta análise do INE, é o Algarve que lidera com 1,855 milhões de dormidas, representando uma evolução de 11,3% face a abril de 2024 (representando 26% do total das dormidas), surgindo em segundo lugar a região de Lisboa com 1,740 milhões (+3,5%, representando 24,4% do total das dormidas) e do Porto e Norte com 1,271 milhões (+12,8%). Também aqui, a região Centro foi a que maior crescimento registou (+18,4%), chegando às 453 milhões, seguindo-se, em termos de crescimento os Açores com uma evolução de 14,3% para atingir 270 milhões de dormidas.

De assinalar ainda os crescimentos a duplo dígito do Alentejo (+12,5% para 756 mil dormidas) e da Península de Setúbal (+10,6% para 138 mil dormidas).

Nas dormidas de não residentes (5,1 milhões), o Reino Unido lidera com 933 mil, seguindo-se a Alemanha com 590 mil e EUA com 475 mil.

O INE revela que os 10 principais mercados emissores, em abril, representaram 74,6% do total de dormidas de não residentes, com o mercado britânico a manter a liderança (18,2% do total das dormidas de não residentes em abril) e com um crescimento de 7,1% face ao mês homólogo.

As dormidas do mercado alemão, o segundo principal mercado emissor em abril (11,5% do total), cresceram 5,8%. Seguiu-se o mercado norte americano, na 3.ª posição (quota de 9,2%), com um crescimento de 6%.

No grupo dos 10 principais mercados emissores em abril, o mercado espanhol (9% do total) registou o maior crescimento (+43%), seguido pelo irlandês (+12,1%). Nos decréscimos, destacou-se a variação do mercado francês (-10,8%).

Já no que diz respeito aos proveitos totais no mês de abril, o INE indica um total de 571,1 milhões (+12,6% face a abril de 2024, quando em março o crescimento tinha sido de somente 0,1%), enquanto os proveitos relativos aos aposentos ascenderam a 436 milhões de euros, refletindo um crescimento de 13,9% (-0,6% em março).

A Grande Lisboa foi a região que mais contribuiu para a globalidade dos proveitos (31,2% dos proveitos totais e 33,3% dos proveitos de aposento), seguida do Algarve (22,6% e 20,6%, respetivamente) e do Porto e Norte (16,7% e 17,3%, pela mesma ordem).

Os aumentos de proveitos mais expressivos ocorreram no Centro (+29,4% nos proveitos totais e +31,7% nos de aposento) e na Madeira (+22,2% e +26,9%, pela mesma ordem). A Grande Lisboa apresentou os crescimentos mais modestos (+3,7% nos proveitos totais e +4,4% nos relativos a aposento).

Em abril, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,50 noites) aumentou 0,6% (-3% em março). Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,42 noites) e no Algarve (3,77 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,69 noites), no Oeste e Vale do Tejo e no Alentejo (1,79 noites em ambas).

Em abril, as estadas médias aumentaram 2,6% nos residentes (1,89 noites) e 0,2% nos não residentes (2,86 noites).

A Madeira registou as estadas médias mais prolongadas, quer dos não residentes (4,70 noites) quer dos residentes (3,32 noites).

Um quadrimestre positivo e no bom caminho
Na análise ao primeiro quadrimestre de 2025, os resultados também são positivos, apontando o INE para crescimentos de 4,4% no número de hóspedes, para se ultrapassar os 8,5 milhões. Os residentes foram responsáveis por 3,570 milhões de viajantes, correspondendo a um aumento de 6,7% face aos primeiros quatro meses de 2024, com o aumento nos não residentes a ser mais ligeiro (+2,8%) para atingir os quase os 5 milhões de viajantes.

Também aqui, a Grande Lisboa lidera com 2,5 milhões de hóspedes, representando uma evolução de 3,5% face ao primeiro quadrimestre de 2024. O Porto e Norte, com um crescimento superior (+4,8%), superou ou 2 milhões de hóspedes, seguindo-se o Algarve com 1,176 milhões (+2,7%). Com todas as regiões a registarem aumentos no número de hóspedes, os maiores crescimentos foram registados na Península de Setúbal (+9,9%), seguindo-se os Açores (+9,6%) e o Centro (+7,3%).

No número total de não residentes, de janeiro a abril de 2025, o Reino Unido lidera com uma ligeira vantagem, totalizando 601 mil, seguindo-se Espanha com 587 mil e os EUA com 529 mil.

Nas dormidas e analisando o mesmo período de janeiro a abril do presente exercício, Portugal cresceu 2,7% face ao mesmo período de 2024, totalizando mais de 20,5 milhões, ou seja, mais 500 mil que em período homólogo do ano passado.

Também aqui, o maior crescimento foi registado nos residentes, com +6,3%, totalizando 6,3 milhões de dormidas, enquanto os não residentes aumentaram 1,2% para 14,2 milhões de dormidas.

Mais uma vez, a Grande Lisboa foi quem registou mais dormidas, com 5,5 milhões, com um crescimento nulo face ao mesmo período de 2024. Já o Algarve viu as dormidas aumentarem 0,9% para 4,3 milhões, enquanto a evolução de 5,2% do Porto e Norte permitiu à região chegar às 3,7 milhões de dormidas.

Todas as regiões registaram crescimentos nas dormidas, exceto o Oeste e vale do Tejo (-2,2%), com as maiores subidas a pertencerem aos Açores (9,9%), seguidos da Península de Setúbal (8,4%) e Madeira (+5,5%).

Nas dormidas de não residentes, o Reino Unido lidera com 2,4 milhões, seguindo-se a Alemanha (1,7 milhões) e EUA (1,2 milhões).

Finalmente, nos proveitos totais, estes somaram, no primeiro quadrimestre de 2025, mais de 1,5 mil milhões de euros, ou seja, mais 7,5% que em igual período de 2024, com os proveitos de aposentos a ultrapassarem os 1,13 mil milhões, correspondendo a uma subida de 7,7%.

Na primeira análise (proveitos totais), Lisboa chegou aos 510 milhões de euros (+1,9%), com o Algarve a atingir 270 milhões (+4,7%) e o Porto e Norte a ultrapassar os 252 milhões de euros (+9,3%).

Destaque para os aumentos da Madeira (21,1%) para chegar aos 236 milhões de euros, dos Açores (+14,7%) e do Centro (+12,2%), com todas as regiões a crescerem neste item.

Já nos proveitos de aposentos, tendo totalizando 1,134 mil milhões de euros, a Grande Lisboa totalizou 401 milhões (+1,8%), seguindo-se o Porto e Norte com 192 milhões de euros (+9,2%) e o Algarve com 186 milhões de euros (+4,9%).

Também aqui, a Madeira foi a região que maior crescimento registou (+23,7), seguida dos Açores (+14,6%) e da Península de Setúbal (+13,4%).

Foto: Depositphotos.com
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HiJiffy lança versão atualizada do chatbot Aplysia

O chatbot Aplysia 3 permite às cadeias hoteleiras com propriedades distribuídas por várias localizações gerar respostas em tempo real sobre os seus diversos hotéis, sem a necessidade de criar “perguntas frequentes” de forma manual.

A HiJiffy acabou de lançar uma versão atualizada do chatbot Aplysia, o Aplysia 3. Basado em tecnologia RAG (Retrieval-Augmented Generation), este chatbot permite que os hotéis “forneçam respostas precisas e contextualizadas sobre vários temas, sem qualquer dependência de ‘questões frequentes’ rígidas”, como indicado em comunicado.

O Aplysia 3 foi concebido para cadeias hoteleiras e sub-marcas, com propriedades distribuídas por várias localizações.

Desta forma, a equipa do hotel consegue introduzir a informação sobre a unidade hoteleira em dois tipos de documentos editáveis: um documento único com o conhecimento global sobre a empresa, partilhado por todas as propriedades; e um outro documento com o conhecimento específico sobre cada propriedade.

Estes conteúdos são posteriormente utilizados para “gerar respostas inteligentes, em tempo real, eliminando a necessidade de criar ‘perguntas frequentes’ manualmente”.

“Quaisquer atualizações efetuadas nos documentos são imediatamente refletidas nas respostas do chatbot, simplificando tanto a configuração inicial como a manutenção e atualização”, explica a HiJiffy.

Um painel de controlo permite às equipas dos hotéis identificar conversas resolvidas, perguntas sem resposta e índices de satisfação dos hóspedes.

“O Aplysia 3 tira partido de uma base de conhecimento dedicada e de modelos de Inteligência Artificial (IA) de última geração para fornecer respostas mais inteligentes e seguras, adaptadas à informação específica de cada hotel”, explica José Mendonça, CTO da HiJiffy.

“Esta inovação reduz o tempo de implementação e o esforço de manutenção e atualização, ao mesmo tempo que oferece às equipas dos hotéis controlo total sobre o seu conteúdo”, conclui.

O Aplysia 3 está disponível sem custos adicionais para clientes HiJiffy com planos Pro e Premium.

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Um novo “resort urbano” dedicado ao luxo e enoturismo

Aberto desde fevereiro deste ano, o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel realizou esta quinta-feira, 29 de maio, a inauguração oficial. Num projeto orçado em cerca de 50 milhões de euros, nascido de uma parceria entre o Kopke Group e a Minor, a nova unidade conta com 150 quartos e oferece uma experiência de luxo com uma ligação única ao Vinho do Porto.

Victor Jorge

O Grande Porto, mais concretamente, Vila Nova de Gaia, viu esta quinta-feira, 29 de maio, abrir, oficialmente, um novo hotel de 5 estrelas: o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel.

Repartindo uma localização onde já existem outras ofertas hoteleiras de qualidade, o novo Tivoli Kopke Porto Gaia quer ver-se como “parte de um cluster que pretende atrair turistas [nacionais e internacionais] e eventos [também eles nacionais e internacionais]”, refere Francisco Viana Brito, diretor-geral do hotel pertencente ao universo do Kopke Group by Escotet Family Estates (antiga Sogevinus, e que possui marcas de vinho como a Cálem ou a Burmester), considerando esta proximidade uma “mais-valia” para a cidade e para a região.

“É deste lado que está a melhor vista para e do Grande Porto e esta proximidade que temos com a Ribeira é algo que os turistas e os nossos hóspedes valorizam”, existindo mesmo um caminho por dentro do hotel que chega diretamente à Ribeira de Gaia.

Sendo o primeiro hotel a nascer da reconversão de uma antiga cave de Vinho do Porto, onde ainda coabitam cerca de dois milhões de litros de vinho com o hotel, o projeto de construção, ou melhor, de reabilitação, teve início em 2018, sofrendo uma paragem devido à pandemia, abrindo portas no início de 2025.

Francisco Viana Brito, diretor-geral do Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel

De resto, o hotel, com os seus 30.000 metros quadrados de área, 150 quartos, dois restaurantes – o 1638, um fine dinning numa homenagem à data de fundação da Kopke, e o Boa Vista Terrace, como o próprio nome indica, com vista sobre o Porto, tudo supervisionado pelo chef asturiano Nacho Manzano -, um Sky Bar (Kopke, naturalmente) e um bar de piscina, possui ainda diversas áreas dedicadas para eventos, onde se destacam, claramente, as caves que albergam os tais milhões litros de vinho e que proporcionam um espaço original para a organização de eventos corporativos, privados e de empresas.

Pelas contas feitas por Francisco Viana Brito, 70% do hotel foi alvo de uma reabilitação, mas onde ainda se sente o cheiro a vinho, de resto, sempre presente (o vinho) durante uma breve visita à unidade.

Para o diretor-geral do Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, a junção de “duas marcas icónicas [Kopke e Tivoli] fazem todo o sentido e cada uma delas traz uma contribuição histórica para o projeto. Se por um lado temos uma marca que data de 1683, do outro lado temos outra, que com os seus 92 anos, é uma referência na hotelaria de luxo em Portugal”. Ou seja, “utilizando uma linguagem vínica, é um ‘blend’ perfeito”, admite Francisco Viana Brito.

E falando em marcas, “é todo este universo de experiências, de autenticidade, de história ao serviço da hospitalidade que pretendemos transmitir a quem nos visita”, diz o responsável da unidade, ideia também alargada a outro projeto, bem mais pequeno, que o grupo possui no Douro, com a Quinta de S. Luiz com somente 11 quartos.

Quanto a quem visita este novo “resort urbano”, Francisco Viana Brito refere, o norte-americano (EUA e Canadá), espanhol, britânico e brasileiro como os principais mercados, admitindo que, mesmo do mercado português a “aceitação tem estado a surpreender”, visto que o preço médio por noite ronda os 400 euros.

No que diz respeito à estadia média, o diretor-geral do hotel aponta para “possivelmente” uma média mais alta do que aquela verificada, por exemplo, nos NH hotéis (também pertencentes ao grupo Minor) por onde passou, e que rondava as 2,3 noites, admitindo que “esta componente mais de um resort urbano pode fazer com que as pessoas fiquem mais tempo”, até, como destaca, “por todo o tipo de serviços que oferecemos, desde a vinoterapia, wellness, spa, gastronomia”.

As caves do hotel albergam algumas das “raridades” dos vinhos do Porto da Kopke

Com 14 tipologias de quartos e não possuindo, nesta fase inicial do hotel, contratos com tour operadores, Francisco Viana Brito acredita que “para o ano, com a operação já mais consolidada”, essa é uma forte probabilidade, até porque o hotel já faz parte dos Fine Hotels & Resorts da Amex, uma lista de hotéis valorizados pela American Express, bem como um “namoro” existente com a Virtuoso.

Quanto ao staff, o diretor-geral do hotel refere que a abertura foi realizada com cerca de uma centena de pessoas, de várias nacionalidades, “mas que está em crescendo para fazer face ao nível de ocupação que contamos ter”, salientando que, “tratando-se de um hotel com estas características e possuindo um chef de renome como o Nacho Manzano, houve e há uma preocupação em ter colaboradores com um especial conhecimento sobre o universo do vinho, até para ir ao encontro das expectativas de quem recebemos”.

Com o universo do Enoturismo a representar já 25% do “novo” Kopke Group by Escotet Family Estates e a querer afirmar-se como um dos grandes pilares do grupo, antevendo-se que possa chegar aos 40% no final de 2025, Francisco Viana Brito destaca que o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel “não é só um marco como hotel ligado ao vinho, mas também às artes”, salientando as diversas peças (desde a Joana Vasconcelos, até ao Vhils, passando por algumas reproduções de Picasso ou Dali pertencente ao espólio da Abanca, dona do Kopke Group).

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AHRESP defende reforço de estratégias que evitem prejuízos em eventos desportivos

Após as restrições impostas a estabelecimentos de restauração e bebidas durante os festejos do título de campeão nacional de futebol, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reuniu com a Câmara de Lisboa no sentido de desenhar estratégias que evitem futuros “prejuízos” para o setor.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reuniu com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) a 26 de maio com o intuito de garantir uma “maior coordenação e proteção da atividade económica em futuras celebrações” desportivas.

Em nota de imprensa, a associação refere que a reunião decorreu após “as restrições impostas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) a vários estabelecimentos de restauração e bebidas durante os festejos do título de campeão nacional de futebol”.

Reconhecendo a “importância da segurança pública”, a associação lamentou “os prejuízos causados à restauração num fim de semana de elevada procura”. Por essa razão, e por Lisboa “acolher regularmente clubes candidatos ao título”, a AHRESP mostrou-se “preocupada” com a possibilidade de as restrições se tornarem recorrentes.

“Recebemos da CML o compromisso de procurar que seja reforçada a articulação com a AHRESP e a PSP, promovendo reuniões antecipadas e soluções equilibradas que garantam a segurança sem comprometer a atividade económica”, referiu a associação em nota de imprensa, onde afinca que “continuará a acompanhar este processo, defendendo os interesses dos seus associados”.

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Restaurantes

Dubai alcança as primeiras três Estrelas Michelin

Com um total de 119 estabelecimentos de restauração reconhecidos pelo guia, o Dubai vê pela primeira vez dois dos seus restaurantes serem galardoados com três estrelas Michelin: o Trèsind Studio, que se torna assim no primeiro restaurante indiano no mundo a receber a distinção máxima do guia; e o FZN by Björn Frantzén. A Tasca By José Avillez, do chef português José Avillez, voltou a renovar a sua Estrela Michelin.

A quarta edição anual do Guia Michelin Dubai, que este ano teve lugar no One&Only Za’abeel, ficou marcada pelo anúncio dos primeiros restaurantes da cidade a conquistarem as três Estrelas Michelin.

O guia gastronómico destacou 119 restaurantes no Dubai, num aumento de 72,5% face à edição inaugural de 2022, que destacava 69 estabelecimentos. Além do crescimento no número total de restaurantes destacados, dois restaurantes receberam, pela primeira vez desde o lançamento do guia na cidade em 2022, a distinção máxima de três Estrelas Michelin, que distinguem “uma cozinha de excelência, que justifica uma viagem ao destino”, como indicado em nota de imprensa.

Tendo conquistado a primeira Estrela Michelin em 2022, e a segunda em 2023, o conceito local Trèsind Studio — restaurante de assinatura do chef Himanshu Saini — torna-se agora o primeiro restaurante indiano no mundo a ser distinguido com três Estrelas Michelin.

O chef Björn Frantzén, cujos restaurantes Frantzén (Estocolmo, Suécia) e Zén (Singapura) já tinham sido distinguidos com três estrelas cada um, soma agora mais uma à coleção com o FZN by Björn Frantzén, que acaba de receber esta distinção. Com este feito, torna-se o único chef no mundo, atualmente, a deter simultaneamente três Estrelas Michelin em três restaurantes diferentes.

Entre os espaços selecionados na edição de 2025 encontram-se também três restaurantes com duas Estrelas Michelin e 14 com uma Estrela Michelin. A cidade conta ainda com 22 restaurantes distinguidos com a classificação Bib Gourmand e três com a Estrela Verde Michelin.

A Tasca By José Avillez do chef português José Avillez, renovou a sua distinção de uma Estrela Michelin.

Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia MICHELIN, afirmou que “a rápida transformação do Dubai num centro gastronómico global é um reflexo da sua diversidade e excelência”.

Como refere, “o feito histórico do Trèsind Studio, ao conquistar três Estrelas Michelin logo na sua quarta presença no guia — tornando-se o primeiro restaurante indiano do mundo a alcançar tal distinção — é uma demonstração clara de como o Dubai acolhe uma rica diversidade gastronómica que reflete as paixões gastronómicas globais. Com 119 estabelecimentos recomendados pelo Guia Michelin, a cidade assume-se como um farol para os amantes da boa mesa, oferecendo o melhor das tradições culinárias do mundo num só destino vibrante”.

Consulte abaixo a lista completa da seleção Guia MICHELIN Dubai 2025.

Três Estrelas

  • FZN by Björn Frantzén (Novo)
  • Trèsind Studio (Promovido)

Duas Estrelas

  • Il Ristorante-Niko Romito
  • Row on 45
  • STAY by Yannick Alléno

Uma Estrela

  • 11 Woodfire
  • Al Muntaha
  • avatāra
  • Dinner by Heston Blumenthal
  • Hakkasan
  • Hōseki
  • Jamavar (Novo)
  • La Dame de Pic Dubai
  • Manāo (Novo)
  • moonrise
  • Orfali Bros
  • Ossiano
  • Smoked Room
  • Tasca by José Avillez

Estrela Verde

  • Boca
  • LOWE
  • Teible

Bib Gourmand

  • 21 Grams
  • 3Fils
  • Aamara
  • Al Khayma Heritage Restaurant
  • Bait Maryam
  • Berenjak
  • DUO Gastrobar – Creek Harbour (Novo)
  • DUO Gastrobar – Dubai Hills
  • Goldfish
  • Harummanis (Novo)
  • Hawkerboi (Novo)
  • Hoe Lee Kow
  • Indya by Vineet
  • Khadak (Novo)
  • Kinoya
  • Konjiki Hototogisu
  • REIF Japanese Kushiyaki – Dar Wasl
  • REIF Japanese Kushiyaki – Dubai Hills
  • Revelry
  • Shabestan
  • Sufret Maryam (Novo)
  • Teible

Prémio Especiais MICHELIN 2025

  • Prémio Jovem Chef: Abhiraj Khatwani, Manāo
  • Prémio Sommelier: Shiv Menon, Boca
  • Prémio Serviço: Al Khayma Heritage Restaurant
  • Abertura do Ano: Ronin
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Formação

AHP dinamiza formação sobre o regime geral de prevenção da corrupção

A ação formativa exclusiva para associados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que decorre em Lisboa a 3 de junho, pretende dotar os profissionais de competências para a implementação de planos de prevenção da corrupção e das infrações conexas.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) vai promover a 3 de junho uma formação presencial certificada sobre o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).

A formação “RGPC na Hotelaria: da Teoria à Prática” é dinamizada através da AHP Hotel Academy, que relembra que este regime é “obrigatório para todas as entidades com 50 ou mais trabalhadores, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 109-E/2021”.

Esta ação formativa pretende dotar os profissionais do setor de competências para a implementação de planos de prevenção da corrupção e das infrações conexas. A formação terá lugar em Lisboa, entre as 9h00 e as 13h00, e tem como principais públicos-alvo dirigentes, gestores, diretores e responsáveis por áreas sensíveis nas unidades hoteleiras.

Durante a formação, os participantes poderão “aprofundar os conceitos essenciais relacionados com a prevenção da corrupção e infrações conexas, com aplicação prática ao setor hoteleiro”, como indicado em nota de imprensa pela AHP.

A ação permite ainda “conhecer as obrigações legais impostas pelo Regime Geral da Prevenção da Corrução (RGPC); explorar estratégias de prevenção, adaptadas à realidade operacional das unidades hoteleiras; e aplicar mecanismos de controlo interno para proteger a organização de riscos, incumprimentos e fragilidades nos processos”.

A formação, exclusiva para associados da AHP, é certificada e válida para efeitos de relatório único e contabilização nas 40 horas de formação anuais, sendo igualmente considerada para cumprimento do plano de formação exigido pelo RGPC.

As inscrições são limitadas e obrigatórias, devendo ser feitas através de um formulário online.

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APHORT alerta que hotéis portugueses podem pedir compensação à Booking em ação coletiva europeia

A APHORT associou-se a uma ação coletiva europeia contra a Booking.com que pede compensações por danos causados aos hotéis e insta a unidades nacionais a aderirem a esta iniciativa, que conta com a adesão de 25 associações europeias e com o apoio da HOTREC.

A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo associou-se a uma ação coletiva europeia contra a Booking.com que pede compensações por danos causados aos hotéis, depois do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) ter decidido que “as cláusulas de paridade impostas pela plataforma aos hotéis violam o direito da concorrência da UE”.

Num comunicado enviado à imprensa, a APHORT explica que “em 2021, a Booking.com decidiu, de forma unilateral, pôr fim às negociações de compensação com a Associação Alemã de Hotelaria (IHA) e avançou com processos judiciais contra várias centenas de hotéis alemães, junto do Tribunal Distrital de Amesterdão”.

Este processo, que segundo a APHORT está ainda em curso, já teve, no entanto, alguns resultados, com destaque para a decisão de 19 de setembro de 2024 do TJUE, que “veio confirmar as conclusões da Autoridade da Concorrência alemã, reconhecendo que as cláusulas de paridade violam as regras da concorrência da União Europeia”.

Segundo a associação, “este entendimento abre caminho a pedidos de indemnização por parte de hotéis em toda a Europa”, tendo já sido iniciada uma ação coletiva europeia contra a Booking.com, que conta com o apoio ativo da HOTREC – a confederação europeia da hotelaria, assim como de outras 25 associações nacionais do setor em toda a Europa.

Nesta ação coletiva europeia, “a APHORT figura como a única associação portuguesa envolvida, em representação dos interesses da hotelaria nacional”, defendendo que os “hotéis portugueses têm agora o direito de reclamar uma compensação pelos danos sofridos”, uma vez que a atuação da Booking causou “prejuízos financeiros significativos às unidades hoteleiras em Portugal e por toda a Europa”.

“Durante mais de duas décadas, estas cláusulas colocaram o setor hoteleiro em clara desvantagem competitiva, ao impedirem a livre concorrência de preços entre a Booking.com e outras plataformas online. Como consequência, os hotéis foram obrigados a suportar comissões inflacionadas e viram-se limitados na sua capacidade de oferecer melhores preços ou disponibilidade nos seus próprios sites, reduzindo significativamente as vendas diretas e a sua autonomia comercial”, acrescenta a APHORT.

A associação diz que “os estabelecimentos afetados podem ter direito a recuperar uma parte substancial das comissões pagas à Booking.com entre 2004 e 2024, acrescida de juros” e revela que “o processo será conduzido por uma equipa de juristas e economistas especializados em concorrência, com experiência reconhecida e que já asseguraram a vitória no TJUE em setembro de 2024″.

“Enquanto Associação que representa e defende os interesses do setor hoteleiro, no contexto nacional e europeu, a APHORT quer, com este apoio, dar oportunidade aos empresários portugueses – sejam ou não nossos associados – que se possam ter sentido prejudicados pela atuação da Booking.com ao longo dos anos para fazerem valer os seus direitos, recuperarem prejuízos e contribuírem para um mercado online mais justo”, afirma Inês Sá Ribeiro, presidente executiva da APHORT.

Os hotéis interessados em aderir a esta iniciativa podem inscrever-se aqui, até 31 de julho de 2025. A associação diz estar ainda disponível para prestar esclarecimentos adicionais através do correio elétrico correio@aphort.com.

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Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center
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Highgate Portugal inaugura três unidades na Herdade dos Salgados sob as marcas Marriott e The Westin

A Highgate Portugal abriu mais três unidades na Herdade dos Salgados: duas sob a marca Marriott – o hotel Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center e o Marriott Residences Salgados Resort Algarve – e uma da marca The Westin, o The Westin Salgados Beach Resort, Algarve.

No caso do Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, o hotel reúne 228 quartos e suites que conjugam “a elegância contemporânea com a inspiração local da costa algarvia”, como indicado em nota de imprensa. O design de interiores integra materiais naturais e uma paleta de cores suave, assim como elementos do design português.

Das valências deste hotel fazem parte quatro piscinas exteriores (duas destinadas a adultos e duas para crianças), quatro espaços de restauração e mais de 9.000 metros quadrados de espaços para eventos e conferências.

Na oferta gastronómica destacam-se os espaços KAN.JO, um restaurante de fine-dining de cozinha asiática; In Season, um restaurante buffet; e o AMARA, que se divide entre o AMARA by the pool, junto à piscina, e o AMARA Terrazza. Acresce o bar Aperitivo 18, com uma seleção de cafés de especialidade, snacks, pastelaria artesanal, vinhos portugueses, cervejas artesanais e cocktails de assinatura.

Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center | Créditos: DR

Já na área de eventos, o Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center conta com um auditório com capacidade para receber até 1.596 participantes; um salão nobre com capacidade máxima para 800 pessoas; seis salas de reuniões adicionais, um centro empresarial e espaços exteriores para eventos.

Todos os espaços de reunião estão equipados com sistemas de projeção 4K, equipamento de som profissional e Wi-Fi de alta velocidade, preparado para suportar até 1.000 ligações em simultâneo.

Herdade passa a contar com 192 residências da Marriott

Já no Marriott Residences Salgados Resort Algarve a oferta inclui 192 residências com tipologias entre o T1 e o T3, todas com varanda e cozinha totalmente equipada.

A propriedade inclui dez piscinas exteriores, dois restaurantes e o Goa Café. Nas comodidades destacam-se ainda campos de ténis, mini-golfe, instalações para voleibol e futebol, um clube infantil para crianças dos três aos 12 anos, assim como zonas interiores e exteriores para fitness. É ainda possível reservar, através da propriedade, diferentes desportos aquáticos, passeios de barco e visitas guiadas à Reserva Natural da Lagoa dos Salgados.

Disponível para ambas as propriedades Marriott, o Wellness Hub Salgados disponibiliza, a par das salas de tratamentos, instalações que incluem uma piscina interior aquecida com jatos terapêuticos e cromoterapia, jacuzzi, sauna, banho turco, duches de contraste e um ginásio LifeFitness.
Acresce uma sala de recuperação Hyperice, um lounge de recuperação de golf com terapias de compressão e percussão, bem como um estúdio de maquilhagem para eventos.

Foco no bem-estar no The Westin Salgados Beach Resort

Por fim, o The Westin Salgados Beach Resort, Algarve abre portas focado nos seis pilares da marca Westin: Dormir, Comer, Mexer-se, Sentir-se, Trabalhar e Divertir-se Bem.

O resort conta com 95 quartos e suites, para além de 60 residências. As casas de banho, em estilo spa, estão equipadas com duches, produtos White Tea Heavenly® e o bálsamo Sleep Well com lavanda, concebidos para promover o descanso.

Aqui, a aposta recai no design biofílico, através de janelas amplas e materiais de origem local.

The Westin Salgados Beach Resort, Algarve

A oferta gastronómica inclui quatro espaços, entre o buffet “In-Season”; o restaurante de gastronomia costeira e mediterrânica “Chiringuito Blue”; o restaurante de base vegetariana “Potato Project” e o “Serenity Bar”, com uma seleção de bebidas funcionais, sumos prensados a frio e mocktails artesanais.

“O The Westin Salgados Beach Resort Algarve foi projetado como um santuário onde o bem-estar e a elegância são experienciadas de forma natural”, explica Eleonora Scorza, diretora-geral do The Westin Salgados Beach Resort Algarve.

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Grupo Água Hotels inaugura boutique hotel em Lagos

A unidade hoteleira de 20 quartos encontra-se localizada numa antiga casa senhorial no centro histórico de Lagos, estimando-se que crie 20 novos postos de trabalho.

O Água Hotels vai inaugurar em junho deste ano um boutique hotel em Lagos, o Água Hotels Lagos Bay.

Localizado numa antiga casa senhorial no centro histórico de Lagos, o hotel com 20 unidades de alojamento resulta de um investimento de 2,4 milhões de euros. Em nota de imprensa, o grupo refere que “este hotel marca mais um passo na estratégia de diversificação”, com a aposta “num segmento médio-alto e numa experiência mais personalizada, ligada à identidade dos destinos”.

Com o projeto arquitetónico e de construção a cargo da empresa Simão & Martins, o hotel conta com seis tipologias. Enquanto a Grand Suite situa-se na antiga sala de visitas da casa, com tetos trabalhados e banheira vitoriana, os quartos Signature oferecem vistas panorâmicas sobre a Meia Praia.

É esperado que a nova unidade crie 20 novos postos de trabalho.

“O Água Hotels Lagos Bay é um projeto que valoriza o património móvel e imóvel, a história e a localização, oferecendo aos clientes uma experiência intimista, distinta e com alma”, refere Mário Guerreiro, engenheiro administrador do grupo Água Hotels.

A esta abertura junta-se o desenvolvimento do Água Hotels Terra Fria, em Bragança, cujas obras de construção começaram em 2023, e o Água Hotels em Ferragudo, na Lagoa, com inauguração prevista para 2027.

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Octant Évora aposta em novo espaço vínico com enoteca

A mais recente enoteca do Octant Évora conta com mais de 300 referências vínicas de cerca de 140 produtores de vinho. Mais do que um repositório de vinhos, o espaço conta com uma programação própria que inclui masterclasses, provas e experiências gastronómicas.

O Octant Évora criou um novo espaço no hotel, uma enoteca que pretende “celebrar a herança vinícola da região do Alentejo”, como referido em nota de imprensa.

O espaço que agora dá lugar à enoteca era anteriormente utilizado para pequenas reuniões e eventos. Agora, foi reinventado para guardar mais de 300 referências vínicas de 140 produtores de vinho.

Além das referências vínicas, o hotel criou um programa próprio para a enoteca, nas quais estão incluídas masterclasses, provas e experiências gastronómicas.

Nas masterclasses de vinho, as sessões mensais contam com produtores de vinho convidados para partilharem o seu conhecimento sobre castas específicas, técnicas de vinificação e o terroir do Alentejo, sendo complementadas com jantares vínicos.

Já nas sessões “Wine O’Clock” o hotel dá a conhecer aos visitantes uma seleção de vinhos brancos, tintos e rosés, acompanhada por queijos e enchidos.

Do conjunto de experiências gastronómicas destacam-se a “Mesa do Chefe”, com uma degustação intimista inspirada na cozinha tradicional alentejana, a cargo do chef-executivo Natanael Silva. Somam-se ainda as provas de vinhos e jantares, onde algumas das referências de produtores alentejanos são harmonizadas com menus selecionados, a par das experiências culinárias privadas, onde grupos de até 20 pessoas são convidados a preparar pratos tradicionais alentejanos.

A enoteca do Octant Évora conta ainda com uma wine shop, sendo que este espaço pode ser reservado para eventos privados, como reuniões e jantares.

“A nossa visão para a enoteca é criar uma nova casa para os vinhos do Alentejo e celebrar os melhores produtores da região”, afirma Sérgio Duarte, diretor-geral do Octant Évora.

“Trata-se de um espaço onde todos os produtores de vinho certificados do Alentejo estão representados, mas, mais do que apenas uma sala de provas, a enoteca será um palco de experiências: provas comentadas e encontros memoráveis entre quem faz o vinho e quem o ama”, termina.

Situado perto de Évora, o Octant Évora dispõe de 56 quartos e 16 villas, complementados por cinco piscinas, ginásio e spa.

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