AHP vai candidatar-se ao programa financiado “Formação-Ação”
O programa é dirigido a unidades hoteleiras associadas que recaiam na categoria de pequenas e médias empresas (PME), situadas no Norte, Centro e Alentejo. Cada hotel poderá selecionar uma ou mais áreas temáticas para desenvolver, entre sustentabilidade, transformação digital, inovação, energia, internacionalização e competitividade.

Publituris Hotelaria
Grupo StayUpon nomeia Mónica Pereira como diretora-geral do Upon Lisbon
Monte da Bica investe 1,5M€ em novo boutique hotel, lagares e sala de provas
Carcavelos ganha novas residências com serviços de hotel em 2027
Número de hóspedes e dormidas de não residentes caem no 1.º trimestre. Proveitos sobem
Vila Vita Parc e Penha Longa Resort distinguidos com três Chaves Michelin
Vila Baleira apresenta nova unidade no Funchal
ALEP assina protocolo de cooperação com a Câmara Municipal do Porto
Grupo Albôi contrata João Carvalho para o cargo de diretor-geral
Nova edição maio: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal
Edição digital maio: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) está a preparar uma candidatura ao programa financiado Formação-Ação, “uma iniciativa que visa capacitar as unidades hoteleiras através de consultoria e formação especializada”, como refere em nota de imprensa.
Este programa é dirigido a unidades hoteleiras associadas que recaiam na categoria de pequenas e médias empresas (PME), situadas no Norte, Centro e Alentejo. Com uma duração de 24 meses, o programa conta com um financiamento de 90%, ficando apenas 10% a cargo das empresas participantes.
Cada unidade hoteleira poderá selecionar uma ou mais áreas temáticas para desenvolver, entre sustentabilidade; transformação digital; inovação; energia; internacionalização e competitividade.
Além da componente formativa, a AHP refere que “as unidades beneficiarão de acompanhamento de um consultor especializado, que ajudará a identificar desafios e a desenhar um plano de ação com medidas concretas”. Dentro destas medidas contam-se, por exemplo, a implementação de ferramentas para redução de custos, sistemas de gestão da qualidade, certificação ESG ou estratégias para o digital.
As horas de formação realizadas no âmbito do programa serão contabilizadas para o cumprimento da obrigação legal das 40 horas anuais de formação dos colaboradores.
Para Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, “a AHP Hotel Academy tem sido, desde 2012, o veículo preferencial para o desenvolvimento de competências no setor hoteleiro. Fizemos uma pausa para reestruturar a área, até porque houve uma alteração na procura no pós-pandemia, mas regressamos agora com muitas novidades, a serem reveladas em breve, e vários projetos em carteira”.
“Acreditamos que investir na formação dos profissionais da hotelaria é investir no futuro da indústria. Esta candidatura ao Formação-Ação permitirá alargar o nosso impacto, oferecendo aos nossos associados formação certificada, flexível e ajustada às suas necessidades, sempre com formadores experientes e alinhados com os desafios do setor”, refere a vice-presidente executiva em nota de imprensa.
No âmbito desta candidatura, a AHP incentiva as empresas hoteleiras interessadas neste programa a “formalizarem o seu interesse” junto da associação até 28 de fevereiro através do e-mail formacao@hoteis-portugal.pt.