Santarém recebe a primeira Gala do Guia Repsol em Portugal a 7 de abril
Nesta gala será reconhecido o trabalho de mais de 250 restaurantes entre “Sóis” e “Recomendados”. Será também atribuído o “Sol Sustentável”, uma distinção que valoriza os restaurantes que se destacam pelo seu compromisso ambiental.

Publituris Hotelaria
Vila Galé inaugura hotel em Ponte de Lima
Vila Galé anuncia abertura de três hotéis em Cuba
Grupo StayUpon nomeia Mónica Pereira como diretora-geral do Upon Lisbon
Monte da Bica investe 1,5M€ em novo boutique hotel, lagares e sala de provas
Carcavelos ganha novas residências com serviços de hotel em 2027
Número de hóspedes e dormidas de não residentes caem no 1.º trimestre. Proveitos sobem
Vila Vita Parc e Penha Longa Resort distinguidos com três Chaves Michelin
Vila Baleira apresenta nova unidade no Funchal
ALEP assina protocolo de cooperação com a Câmara Municipal do Porto
Grupo Albôi contrata João Carvalho para o cargo de diretor-geral
A cidade de Santarém foi a escolhida para acolher a primeira Gala do Guia Repsol em Portugal, que decorre no Convento de São Francisco a 7 de abril.
A escolha de Santarém como cidade anfitriã foi anunciada esta terça-feira, 12 de fevereiro, num evento que decorreu no Manjar Marvila, em Lisboa. Este contou com presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado; do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos; do presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite; e do administrador-delegado da Repsol Portuguesa, Armando Oliveira.
Recorde-se que o Guia Repsol, criado há 45 anos em Espanha, regressa a Portugal após um período de interregno. Nesta gala será reconhecido o trabalho de mais de 250 restaurantes entre “Sóis” e “Recomendados”, como referido em comunicado.
Será também desvendado o “Sol Sustentável” do país, uma distinção que valoriza os restaurantes que se destacam pelo seu compromisso ambiental e pela utilização de produtos locais e práticas sustentáveis.
A Gala do Guia Repsol em Portugal decorre em paralelo com a gala congénere em Espanha, que terá lugar a 17 de março, em Tenerife. Nos dias que antecedem a gala em Portugal serão ainda promovidas ações dirigidas à comunidade gastronómica e ao público em geral.
Sobre o papel do Guia Repsol para o país, Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, realça duas forças fundamentais: crescer em valor e crescer em equilíbrio.
“Crescer em valor permite captar e distribuir riqueza, desenvolvendo o território – e Santarém é um exemplo maior, com a gastronomia em destaque. O potencial de crescimento só pode existir com criatividade e trabalho, que são características do Guia Repsol. Crescer em equilíbrio permite que o território tire partido dos seus recursos, percebendo as dinâmicas associadas, reforçando a atratividade e a competitividade. Crescer com valor e equilíbrio faz com que Portugal continue a ser conhecido como um país hospitaleiro, muito graças ao seu principal ativo, as pessoas”, refere o secretário de Estado do Turismo.
A Gala do Guia Repsol conta com a parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Câmara Municipal de Santarém.