ADHP abre votações para os Prémios Xénios 2025
A cerimónia de entrega dos Xénios 2025 decorrerá após o jantar do XXI Congresso da ADHP, que decorrerá em data e local a anunciar.

Publituris Hotelaria
Vila Galé anuncia abertura de três hotéis em Cuba
Grupo StayUpon nomeia Mónica Pereira como diretora-geral do Upon Lisbon
Monte da Bica investe 1,5M€ em novo boutique hotel, lagares e sala de provas
Carcavelos ganha novas residências com serviços de hotel em 2027
Número de hóspedes e dormidas de não residentes caem no 1.º trimestre. Proveitos sobem
Vila Vita Parc e Penha Longa Resort distinguidos com três Chaves Michelin
Vila Baleira apresenta nova unidade no Funchal
ALEP assina protocolo de cooperação com a Câmara Municipal do Porto
Grupo Albôi contrata João Carvalho para o cargo de diretor-geral
Nova edição maio: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal
A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal já abriu as votações para os Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria, que estão disponíveis no website da associação.
Os Xénios 2025 vão reconhecer e premiar os profissionais da direção hoteleira em Portugal que mais se destacaram ao longo de 2024, bem como o Melhor Parceiro de Negócios.
Os reconhecimentos serão atribuídos nas categorias de: “Melhor Diretor de Hotel”; “Melhor Jovem Diretor de Hotel”; “Melhor Diretor de Alojamentos”; “Melhor Diretor de F&B”; “Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas”; “Melhor Gestor de Revenue Management”, uma nova categoria; “Melhor Gestor de Potencial Humano” e “Melhor Parceiro de Negócios”.
Da votação online resultará uma shortlist com os três candidatos mais votados em cada categoria, que passarão a ser considerados finalistas.
Como novidade, além da avaliação por parte de um júri composto por profissionais do setor, a seleção dos vencedores dos Xénios 2025 terá também como critério a votação online.
Para a decisão do vencedor de cada categoria será considerado um voto por cada elemento do júri. A votação online acrescerá três votos para o primeiro finalista com o maior número de votos, dois votos para o segundo finalista e um voto para o terceiro finalista. O regulamento, com informação detalhada sobre este processo, pode ser consultado no website da ADHP.
A ADHP voltará também a atribuir o Prémio Carreira a uma individualidade de destaque no setor.
O júri é composto por Fernando Garrido (ADHP); Manuel Ai Quintas (Dirhotel); Carlos Moura (AHRESP); Pedro Costa Ferreira (APAVT); Hélder Martins (AHETA); Ana Paula Pais (Turismo de Portugal); Carlos Brandão (ESHTE); Mafalda Patuleia (Universidade Lusófona); Flávio Ferreira (ESHT Porto); Victor Jorge (Publituris); Pedro Chenrim (Ambitur); Bernardo Trindade (AHP); Carla Salsinha (ERT Lisboa); José Luís Elias (Turisver) e Carina Monteiro (TNEWS).
“Os Prémios Xénios são um reflexo do compromisso da ADHP com a valorização dos profissionais que, todos os dias, contribuem para a excelência da hotelaria nacional. Numa indústria em constante evolução, é fundamental reconhecer o talento e a dedicação daqueles que lideram e inovam”, afirma Fernando Garrido, presidente da ADHP.
A cerimónia de entrega dos Xénios 2025 decorrerá após o jantar do XXI Congresso da ADHP, que decorrerá em data e local a anunciar.