Já estão abertas as inscrições para os Prémios Xénios da ADHP
Os nomeados deste ano, além de serem avaliados por um júri composto por profissionais do setor, serão submetidos a uma votação online. Na edição de 2025 será também introduzida uma nova categoria a concurso.

Publituris Hotelaria
Cerca de metade dos projetos hoteleiros em pipeline na Europa já se encontra em construção
Bairro Alto Hotel comemora 20 anos de operação
PortoBay Falésia apresenta novas facilidades de desporto e bem-estar
Novos órgãos sociais da AHP tomam posse em mandato focado na representação regional
Paraty Tech estabelece parceria com a Trust Payments
Duarte Correia de Matos é o novo diretor de expansão e desenvolvimento da Olivia Singular Houses
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
Enoturismo para famílias com espaço para crescer nos hotéis vínicos
A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal já abriu as candidaturas para os Prémios Xénios 2025 – Excelência na Hotelaria, que decorrem até 2 de fevereiro.
Este ano, os prémios contam com duas novidades: uma nova categoria – a de “Melhor Gestor de Revenue Management” – e uma nova ponderação para a seleção final dos vencedores.
À semelhança das edições anteriores, os Xénios 2025 vão distinguir os profissionais da direção hoteleira em Portugal que se tenham destacado no ano de 2024, bem como o “Melhor Parceiro de Negócio”.
Os galardões serão atribuídos em oito categorias: Melhor Diretor de Hotel; Melhor Jovem Diretor de Hotel; Melhor Diretor de Alojamentos; Melhor Diretor de F&B; Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas; Melhor Gestor de Revenue Management; Melhor Gestor de Potencial Humano e Melhor Parceiro de Negócios.
As candidaturas aos Xénios 2025 devem ser enviadas por e-mail para geral@adhp.org, “juntamente com um texto justificativo, resumindo o motivo da proposta, bem como um curriculum vitae, que descreva e comprove a experiência profissional ou as ações desenvolvidas no ano transato”, como a associação explica em nota de imprensa.
Além das candidaturas autónomas, é possível propor candidatos para qualquer categoria, sendo que apenas serão aceites as candidaturas de profissionais que tenham estado ao serviço durante a maior parte do ano de 2024.
Os nomeados serão, posteriormente, avaliados por um júri composto por profissionais do setor, ao qual se juntará como critério de seleção, este ano, a votação online.
A ADHP voltará também a atribuir o Prémio Carreira a uma individualidade de destaque no setor.
“Os Prémios Xénios são uma ocasião ímpar para reconhecer o trabalho extraordinário dos diretores de hotel, que são um dos principais pilares do sucesso do turismo em Portugal. É através do seu empenho, compromisso e dedicação que a nossa hotelaria se mantém como referência de excelência a nível internacional. Estes prémios representam a missão da ADHP de valorizar e destacar o talento, reforçando a importância do capital humano na construção do futuro da hoteleira”, afirma Fernando Garrido, presidente da ADHP.
O regulamento, com informação detalhada sobre este processo, pode ser consultado no website da ADHP.