Ando Living disponibiliza 14 apartamentos turísticos para venda no Santos House
A Ando Living vai abrir mais um edifício de apartamentos turísticos em Portugal, o Ando Living Santos House. Localizado em Lisboa, no bairro de Santos, o empreendimento disponibiliza 33 unidades de alojamento, sendo que 14 ainda estão disponíveis para venda.

Carla Nunes
Highgate Portugal inaugura três unidades na Herdade dos Salgados sob as marcas Marriott e The Westin
Grupo Água Hotels inaugura boutique hotel em Lagos
Octant Évora aposta em novo espaço vínico com enoteca
Primeiro hotel Kimpton em Portugal abre portas no Algarve
Transação do Tróia Resort já está concluída
Grupo Oásis tem melhor ano de sempre com receitas de 45,3M€ em 2024
Hotel da Praia do Sol passa a Hotel Paparica depois de adquirido por investidores privados
Turismo e hospitalidade ganham nova ferramenta digital com dados estatísticos em tempo real
WOTELS apresenta nova unidade em Águeda
Vila Galé estabelece protocolo com Brumadinho para desenvolver hotel junto a Inhotim
Créditos: DR
A Ando Living vai abrir mais um edifício de apartamentos turísticos em Portugal, o Ando Living Santos House. Localizado em Lisboa, no bairro de Santos, o empreendimento disponibiliza 33 unidades de alojamento, sendo que 14 ainda estão disponíveis para venda.
Com este projeto, a marca de hospitalidade lifestyle da Ando soma 150 apartamentos em operação entre Lisboa, Porto e Istambul, existindo projetos de expansão para Madrid e para as regiões alentejanas de Melides e Vila Viçosa.
Os apartamentos de um a três quartos do mais recente Ando Living Santos House distribuem-se por cinco pisos, num edifício cuja história remonta a 1648, altura em que o rei D. João IV ordenou a construção de um convento no local. Depois de este ter sido destruído num incêndio foi construído um novo edifício sob a orientação de José António da Luz Robim, em 1851.
A renovação deste edifício, classificado como património de interesse municipal, pretendeu “preservar o seu carácter original”, como indicado em nota de imprensa, mantendo a fachada de azulejos e os tetos ornamentados com 3,5 metros de altura.

Créditos: DR
Mais de metade dos apartamentos do Ando Living Santos House já se encontram vendidos ou reservados, com os restantes a marcar preços de venda entre os 561.000 euros e os 1.400.000 euros. Os portugueses são os principais compradores, de acordo com Manuela Luz, manager de vendas para Portugal do grupo Ando Living, seguidos por mercados como Estados Unidos da América (EUA), Países Baixos, França, Turquia, Brasil, Canadá e Irlanda.
A manager de vendas explica que a venda destas unidades não segue o modelo de sale and leaseback. Como indica, “as Houses e Clubhouses da Ando Living operam com uma licença turística que é concedida para todo o edifício, garantindo que as propriedades estão protegidas contra quaisquer eventuais restrições de operação no futuro”.
Os compradores, além de procederem a “todos os procedimentos legais necessários para a compra de uma casa”, assinam também um contrato de exploração com a Ando Living por um período de dez anos, renovável, cuja equipa de gestão hoteleira fica responsável pela operação do apartamento no mercado turístico.
No contrato os proprietários podem escolher entre três modelos de utilização: um modelo de curta duração, com os proprietários a poderem usufruir do apartamento até 14 dias ao ano; de média duração, com permanência até seis meses ao ano, ou de longa duração, com usufruto do imóvel durante todo o ano. O retorno pode chegar até aos 7%.
“O retorno pode variar em função do modelo de gestão que cada proprietário escolher e do tipo de yield que selecionar. Os proprietários podem optar por uma yield fixa de 4% durante cinco anos ou por uma yield variável que pode ir dos 5% aos 7%”, indica Manuela Luz.

Créditos: DR
Nos próximos cinco anos, o objetivo da Ando Living Group passa por abrir novos alojamentos em mercados europeus como o Reino Unido, França, Itália, Grécia e Alemanha. Já até 2028, o grupo pretende operar 3.000 unidades de alojamento.
Leia também: Ando Living Group assegura 67M€ para prosseguir expansão na Europa