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Publituris Hotelaria é media partner da 8.ª edição dos Prémios AHRESP

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Publituris juntam-se à AHRESP na divulgação da 8.ª edição dos prémios da associação.

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Publituris Hotelaria é media partner da 8.ª edição dos Prémios AHRESP

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Publituris juntam-se à AHRESP na divulgação da 8.ª edição dos prémios da associação.

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Publituris são os novos media partners da 8.ª edição dos Prémios AHRESP.

As publicações dedicadas ao Turismo juntam-se este ano à promoção e divulgação do evento que está em fase de candidaturas até ao dia 1 de abril.

As inscrições às 10 categorias a concurso são gratuitas e podem ser feitas no site oficial dos Prémios AHRESP.

As candidaturas às 10 categorias dos Prémios AHRESP estão a decorrer até 1 de abril.

Embaixador Gastronómico – Distingue o estabelecimento ou chef que promove a adoção do receituário tradicional português e a utilização preferencial de produtos regionais e sazonais, diretamente ou por incorporação nas suas confeções.

Melhor Restaurante – Distingue o estabelecimento de restauração com conceito único e decoração original que se diferencie pela inovação, não só no serviço como também na gastronomia.

Melhor Alojamento Turístico – Distingue o alojamento turístico que se destaca pela excelência do seu serviço (receção, housekeeping, conforto, facilities, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental).

Estabelecimento Solidário – Distingue o estabelecimento que tem implementadas iniciativas de solidariedade, com impacto junto da comunidade, nomeadamente iniciativas que privilegiem a inclusão social, doação de alimentos, entre outras.

Sustentabilidade Ambiental – Distingue o estabelecimento que se evidencia pela implementação organizacional de políticas de eficiência energética, poupança de água e eficiente gestão de resíduos.

Turismo nos Media – Distingue o órgão de comunicação social ou programa que mais contributo teve para a divulgação e promoção das empresas turísticas em Portugal.

Jovem Empreendedor – Distingue um jovem, até aos 35 anos, que tenha criado um negócio de sucesso com base num conceito inovador ou diferenciador.

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Destino Revelação – Distingue o destino que mais contribuiu para alavancar o crescimento e o
desenvolvimento da sua região.

Marcas à Mesa e Marcas na Cama – Distingue produtos e serviços inovadores e diferenciadores nos segmentos restauração e alojamento.

Profissional do Ano – Distingue um profissional do canal HORECA, podendo abranger qualquer categoria profissional, como chefe de sala, bartender, diretor de Food & Beverage, entre outros. Nesta categoria o Comité de Seleção realizará uma entrevista, em formato shark tank a cada um dos candidatos para escolher os finalistas. Esta candidatura deve ser proposta pela entidade empregadora, que pode sugerir mais do que um colaborador da sua organização, de diferentes categorias profissionais, como forma de valorizar as suas pessoas.

Todas as candidaturas, através de inscrição ou referenciação, serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por representantes da AHRESP e outras personalidades de destaque e com reconhecida experiência e conhecimento nos setores da Restauração, do Alojamento e da Promoção Turística. Serão escolhidos cinco finalistas dos quais sairá o grande vencedor a premiar na gala final.

Além destas 10 categorias a concurso, este ano também serão atribuídos mais 3 prémios a vencedores nomeados diretamente pela Comissão de Honra e pela Direção da AHRESP:

Portugueses Lá Fora – Distingue o português que se destaca no estrangeiro através de uma marca ou estabelecimento HORECA.

Personalidade do Ano – Personalidade que firmou um percurso de destaque no Turismo e contribuiu para o desenvolvimento do mesmo.

Prémio Mário Pereira Gonçalves – Personalidade que mais se destacou no Turismo ao longo da carreira profissional. Este prémio foi instituído em homenagem ao Comendador Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP durante quatro décadas e destacado empresário pelo seu contributo no turismo nacional. Em 2000 recebeu o grau de Comendador pelas mãos do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Em dezembro de 2022, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ao Comendador a Ordem Infante D. Henrique, que reconhece a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

As inscrições gratuitas no site www.premiosahresp.com.pt

A gala final está agendada para 21 de junho e terá lugar no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

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ibis Styles Madrid Airport Valdebebas abre portas em maio

O hotel de 260 quartos pretende atrair famílias e viajantes de negócios dada a sua localização, próximo do terminal 4 do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas.

O mais recente hotel da marca Accor no segmento económico, o ibis Styles Madrid Airport Valdebebas, abriu portas esta terça-feira, 20 de maio, em frente ao terminal 4 do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas.

Situado próximo da IFEMA, da Cidade Desportiva do Real Madrid, do Estádio Civitas Metropolitano e da futura Cidade da Justiça e circuito de Fórmula 1, o hotel é servid por vários acessos que possibilitam a deslocação ao centro histórico de Madrid em 25 minutos.

Com 260 quartos, dos quais dez são adaptados para hóspedes com mobilidade reduzida, o ibis Styles Madrid Airport Valdebebas oferece quatro tipologias: standard, superior, premium business e premium com terraço. O hotel conta também com um novo conceito de restaurante, o “Hatsy”, cuja proposta gastronómica centra-se em smash burgers criativos. A oferta gastronómica fica completa com um snack-bar disponível 24 horas por dia e um pequeno-almoço buffet.

Das restantes valências do hotel fazem parte um parque de estacionamento com 100 lugares, uma piscina e um rooftop com vista para a pista de aterragem do terminal 4 do aeroporto, a Cidade Desportiva do Real Madrid, o Estádio Metropolitano Riyadh Air, as quatro torres de Madrid e a Serra de Guadarrama.

Para este novo ibis Styles, a Accor conta com a parceria da AGP Hotels, fundada por Alexandre Guènant, juntamente com o EXTENDAM.

“Com a abertura deste hotel procuramos oferecer um espaço concebido para atrair uma grande variedade de clientes: famílias que pretendem descobrir Madrid, viajantes de negócios, clientes em trânsito devido à sua proximidade do aeroporto e participantes em congressos e eventos que necessitam de um alojamento estratégico e com bons acessos”, refere Emilio Matarranz, diretor de operações da AGP Hotels.

A AGP Hotels tem também outros hotéis ibis Family na região de Madrid: ibis budget Madrid Alcalá de Henares la Dehesa; ibis Madrid Alcalá de Henares la Garena e ibis Styles Madrid Centro Maravillas. O grupo hoteleiro opera também o ibis Valladolid.

O grupo tem dois projetos ibis budget em desenvolvimento na Catalunha, com o ibis budget Barcelona Centro, cuja abertura está prevista para 2026, e outro ibis budget em Cornellá, que deverá abrir portas em 2027.

Com a abertura deste novo ibis Styles, o grupo Accor conta agora com 76 hotéis ibis Family (ibis Styles, ibis & ibis budget) em Espanha e 101 na Península Ibérica, com 13 hotéis em projeto.

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Vila Galé inaugura hotel em Ponte de Lima

O Vila Galé Collection Ponte de Lima foi oficialmente inaugurado no local do antigo Paço do Curutêlo, após um investimento de cerca de 20 milhões de euros e uma parceria com o grupo Madre, que acrescenta ao projeto uma adega e vinha dedicadas à produção de vinhos verdes. Apesar de a componente de construção nova do hotel com 69 quartos se encontrar de portas abertas, a obra na torre pertencente ao edificado do Paço do Curutêlo continua embargada.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé inaugurou este sábado, 18 de maio, o mais recente hotel em Ponte de Lima no antigo Paço do Curutêlo, o Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa.

O projeto surge após um investimento de cerca de 20 milhões de euros e de uma parceria entre o Vila Galé e o grupo Madre, do empresário António Parente.

O hotel, de construção nova e dedicado à escultura, abriu oficialmente portas com 69 quartos, dois restaurantes e um spa, além de uma adega e vinha dedicadas à produção de vinhos verdes. Contudo, as obras na torre pertencente ao edificado do Paço do Curutêlo – que remonta, pelo menos, ao século XII – continuam a aguardar o parecer do Património Cultural – IP. para avançar, sendo que o intuito do grupo passa por incluir neste edifício duas suites e uma biblioteca, a par da restauração de dois antigos lagares.

“A adega Paço do Curutêlo foi feita em cerca de sete meses, o hotel foi feito num ano. [Na torre, as obras] estão paradas desde outubro. Estamos agora a tentar acertar uma solução para ultrapassar as dificuldades que nos foram criadas ali”, explicou Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo Vila Galé, em entrevista aos jornalistas.

A inauguração do empreendimento contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e de António Parente, que referiu que esta obra “teve como grande objetivo recuperar uma parte do património nacional, cujo trabalho nem sempre é compreendido por quem está envolvido em todo este esquema de autorizações e legalizações, infelizmente”.

Sobre este projeto hoteleiro, Pedro Machado referiu que “este é um processo que acompanhei de perto e que não é um processo fácil”, defendendo que “temos de ser facilitadores desta vida dos empresários”, que descreve como “os verdadeiros artífices do turismo”.

“É missão dos governos nacionais, regionais, locais criarem as condições não só para captarem, mas poderem ajudar os empresários a desenvolver o seu trabalho e, dessa forma, contribuirmos de facto para que o território fique mais coeso e, nalguns casos até, que ganhe novas oportunidades”, afirmou o Secretário de Estado do Turismo.

Com vários projetos no interior de Portugal, Jorge Rebelo de Almeida reforça que “no Vila Galé não precisamos de financiamentos especiais, nem de grandes ajudas, só precisávamos é que não nos chateassem tanto”.

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Carla Nunes

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Vila Galé Cayo Paredón | Créditos: DR
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Vila Galé anuncia abertura de três hotéis em Cuba

O Vila Galé anunciou o reforço da sua posição em Cuba ao acrescentar mais três hotéis ao portefólio em Havana, Varadero e Cayo de Santa Maria. O objetivo do grupo passa por dinamizar o destino com mercados provenientes do Brasil, estando também já agendada uma campanha de promoção no Canadá.

Carla Nunes

Após a abertura do Vila Galé Cayo Paredón em 2023 – o primeiro hotel do Vila Galé em Cuba –, o grupo prepara-se para abrir mais três hotéis no país.

O anúncio foi feito pelo fundador e presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, este sábado, 17 de maio, aquando da inauguração do mais recente hotel do grupo no antigo Paço do Curutêlo, o Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa.

De acordo com Jorge Rebelo de Almeida, estes três hotéis em Cuba ficarão situados em Havana, Varadero e Cayo de Santa Maria, num total de cerca de 1.300 quartos, divididos entre “duas unidades [hoteleiras] muito grandes e uma pequena”.

As unidades hoteleiras já existentes, anteriormente geridas pelo grupo Sirenis, passam assim a contar com a gestão do Vila Galé, que após a assinatura dos respetivos contratos antecipa iniciar a operação nestes hotéis sob a sua marca em julho deste ano.*

“Vamos entrar com reforço da posição em Cuba a partir de julho. A nossa grande aposta é melhorar Cuba a partir do Brasil, para [o país] descobrir Cuba, com ligações através do Panamá, onde existem já vários voos, a começar por Florianópolis. Mas há mais sete ou oito cidades brasileiras [com ligações aéreas]”, explica Jorge Rebelo de Almeida.

Pedro Ribeiro, diretor de marketing e vendas do grupo, confirmou ainda um segundo hotel em Havana de 500 quartos que ficará sob a gestão do grupo. Localizada numa antiga torre perto do Malécon, a futura unidade encontra-se atualmente em construção*.

O grupo está ainda a preparar uma campanha de promoção no Canadá, mais concretamente em Toronto e Monreal, a 27 e 28 de maio, liderada por Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo Vila Galé, e Pedro Ribeiro.

“Devido a estarmos num destino [Cuba] que é o primeiro para os canadianos, queremos aproveitar esse grau de reconhecimento que adquirimos no mercado para [trazer] fluxos para o Brasil”, refere Pedro Ribeiro*.

De momento, o grupo conta com 170 participantes confirmados na campanha de promoção em Toronto e 100 em Montreal, entre operadores, agentes de viagens, jornalistas e opinion makers. O evento conta com o apoio do Turismo de Portugal e da Embratur, bem como da Embaixada de Portugal no Canadá, em Cuba e no Brasil. Os estados de Bahia, Ceará e Alagoas também estarão presentes*.

Recorde-se que a intenção do Vila Galé no sentido de abrir duas unidades hoteleiras em Cuba já tinha sido apontada por Gonçalo Rebelo de Almeida durante a 18ª Convenção da Bestravel, em 2023, contudo, sem a indicação das respetivas localizações.

Leia também: Vila Galé estuda entrada em Cuba com dois hotéis

Atualmente, o grupo Vila Galé conta com 48 hotéis espalhados por Portugal, Brasil, Espanha – em Isla Canela – e Cuba.

O objetivo passa por abrir mais 12 hotéis, entre os quais as futuras unidades hoteleiras no Paço Real de Caxias, em Oeiras; em Penacova e em Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

No Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho. Para o próximo sábado, 24 de maio, está marcada a inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, Minas Gerais.

*Informação atualizada a 18 de maio às 18h36.

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Monte da Bica investe 1,5M€ em novo boutique hotel, lagares e sala de provas

O boutique hotel inserido na herdade do Monte das Bicas, em Montemor-o-Novo, deverá contar com cerca de 12 a 13 suites, prevendo-se que abra portas em 2027.

Carla Nunes

O Monte da Bica, adega boutique situada em Montemor-o-Novo, vai investir mais de 1,5 milhões de euros na criação de um boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas.

Em entrevista à Publituris Hotelaria, a adega revela que o futuro hotel deverá ter “cerca de 12 a 13 suites”, pretendendo destacar-se como uma unidade “para quem valoriza a comunhão com a natureza, público estrangeiro e nacional amante da natureza, do silêncio e apreciador de bom vinho”.

Sob a liderança de Manuela Pinto Gouveia, a adega com mais de 100 anos investirá em dois novos lagares de pisa a pé, dada a intenção de “fazer toda a vinificação em casa”, como indicado em nota de imprensa. Por enquanto, o projeto conta já com uma nova adega, uma adega-galeria na sala das barricas com exposições regulares e novas experiências como provas de vinhos, visitas à herdade, piqueniques, tirada de cortiça e pisa em lagar.

Já o boutique hotel deverá abrir portas em 2027, surgindo de um “sonho antigo” dos pais da proprietária.

“Queremos recuperar a hospitalidade da nossa casa de família, criar uma experiência imersiva e ajudar a fixar gente e talento na região, criando oportunidades de emprego”, refere Manuela Pinto Gouveia em comunicado.

A herdade Monte da Bica é detida pela família Pinto Gouveia desde 1919, sendo conhecida pela produção de cortiça e cereais. Com cerca de 350 hectares de terra, o Monte da Bica conta hoje com atividade em áreas como a cortiça, pinhão, eucalipto, mel, sementes e pecuária. Desde 2016 dedica-se também à produção de vinhos, com a primeira vinha a ser plantada em 2005.

Atualmente, a marca da herdade está a iniciar os primeiros passos rumo à internacionalização, com planos para começar a exportar vinhos ainda em 2025 para mercados como Angola, Irlanda, Brasil, Canadá e Espanha. A estratégia de crescimento inclui também a abertura de novos canais de distribuição e a formação de novas parcerias de negócio.

A produção dos vinhos Monte da Bica é assegurada por dois enólogos: André Herrera, enólogo consultor, e Madalena Torres Pereira, enóloga residente.

A gama de vinhos da herdade é atualmente composta por dez vinhos, estando previsto o lançamento do TPG Grande Reserva, uma homenagem à matriarca da família.

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Vila Vita Parc e Penha Longa Resort distinguidos com três Chaves Michelin

Os hotéis Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porshes, no Algarve, e o Penha Longa Resort, em Sintra, foram reconhecidos com a distinção máxima da mais recente categoria do Guia Michelin, as Chaves Michelin. No total, o país passa a contar com 55 hotéis distinguidos com este galardão, dos quais 18 foram apresentados esta quinta-feira, 15 de maio.

Carla Nunes

O Guia Michelin reconhece 55 unidades hoteleiras com a sua mais recente distinção, as Chaves Michelin. As primeiras 18 chaves foram apresentadas esta quinta-feira, 15 de maio, no MAAT Central, em Lisboa.

O Guia Michelin apresentou esta nova distinção em abril de 2024. Desde então, já reconheceu hotéis na Áustria, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, México, Espanha, Suíça, Tailândia, Reino Unido e Irlanda e ainda nos Estados Unidos.

À semelhança das Estrelas Michelin, as unidades hoteleiras podem ser reconhecidas com uma, duas ou três Chaves Michelin, que dão a indicação de “uma estadia muito especial”, “uma estadia excecional” ou “uma estadia extraordinária”, respetivamente.

Em Portugal, e de acordo com a apresentação desta quinta-feira do Guia Michelin, serão distinguidas 55 unidades hoteleiras no decorrer deste ano: 40 com uma Chave Michelin; 13 com duas Chaves Michelin; e duas com três Chaves Michelin.

Na nomeação das primeiras 18 Chave Michelin em Portugal foram reconhecidas com uma chave as unidades:

  • Sublime Comporta;
  • Sublime Lisboa;
  • Bairro Alto Hotel;
  • Palácio Ludovice Wine Experience Hotel;
  • Casa de São Lourenço;
  • Torel Boutiques (Torel Avantgarde; Torel 1884 Suites & Apartments; Torel Palace Porto; Torel Quinta da Vacaria);
  • Porto Bay Flores.

Por outro lado, as primeiras duas Chaves Michelin foram atribuídas aos hotéis:

  • Vila Joya;
  • The Reserve;
  • Vermelho;
  • Bela Vista Hotel & Spa;
  • Vidago Palace Hotel;
  • Vinha Boutique Hotel;
  • Les Suites at The Cliff Bay;
  • Torre de Palma Wine Hotel;
  • Four Season Ritz.

A categoria mais elevada, de três Chaves Michelin, foi atribuída este ano aos hotéis Vila Vita Parc Resort & Spa e Penha Longa Resort.

Em entrevista à Publituris Hotelaria, Kurt Giling, Managing Director do Vila Vita Parc, referiu que a distinção “mostra o trabalho e o contributo diário do hotel para a experiência dos hóspedes”, além de reconhecer “a equipa que serve esta excelência”.

Com um restaurante de duas Estrelas Michelin inserido na oferta de restauração do hotel, o Ocean, Kurt Giling afirma que a atribuição da segunda estrela a este restaurante mudou o jogo para a unidade. Por essa razão, acredita que a atribuição das três Chaves Michelin traga um reconhecimento diferente por parte do mercado.

“[Este reconhecimento] combinará a experiência de dormir, de ficar num hotel, com a experiência gastronómica, por isso, tenho a certeza de que isto também terá uma grande mudança na nossa segmentação dos hóspedes”, explica o profissional que, há 20 anos, entrou no Vila Vita Parc como F&B Manager, tendo progredido na operação até ao cargo de Managing Director.

Já Oliver Key, General Manager do Penha Longa Resort, admite que receber a mais alta distinção do guia cria “imensa pressão” no sentido de manter os padrões de serviço, algo que coloca como o desafio do hotel para o próximo ano.

“Não tenho dúvidas de que estaremos à altura. Tal como acontece com qualquer organização tão prestigiada como a Michelin, é de esperar que esta produza outro público que talvez não nos conhecesse antes”, explica.

Os critérios de avaliação

À semelhança das Estrelas Michelin, as Chaves Michelin funcionam como “um guia autónomo e independente”, contando com diversos inspetores que experienciam in loco vários hotéis espalhados pelo mundo.

Durante a apresentação desta quinta-feira, Elisabeth Boucher, diretora das relações externas do guia Michelin, explicou que alguns destes inspetores são especializados apenas em hotéis e outros só em restaurantes, existindo ainda inspetores que trabalham ambas as valências. Contudo, “um inspetor não decide sozinho a quem atribuir a chave, é um trabalho escolástico”, ressalva Elisabeth Boucher.

A linha de avaliação para a atribuição das Chaves Michelin pressupõe que os hotéis cumpram cinco critérios: que sejam uma porta aberta para o destino, que permite conhecer a região; excelência na arquitetura e design de interiores; qualidade e coerência do serviço, conforto e manutenção; capacidade de proporcionar uma experiência extraordinária a um preço justo; e, por fim, individualidade, personalidade e autenticidade.

Após a criação desta distinção, passa a ser possível reservar estadias nos hotéis distinguidos pelo guia através das plataformas da Michelin.

Atualmente, o Guia Michelin conta com uma seleção a nível mundial de 7.000 hotéis reconhecidos com a nova distinção das Chaves Michelin.

Conheça todos os 55 hotéis com Chaves Michelin em Portugal

A lista completa de 55 hotéis distinguidos pelo guia em Portugal com Chaves Michelin atribui uma Chave Michelin aos seguintes hotéis:

  • Herdade da Malhadinha Nova;
  • Quinta São Jose do Barrilario Douro Wine Hotel e Spa;
  • Villa Extramuros;
  • MS Collection Aveiro – Palacete Valdemouro;
  • Sublime Comporta;
  • Aethos Ericeira;
  • 3HB Faro;
  • Luz Charming Houses Fátima;
  • Spatia Comporta;
  • The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca;
  • Art Legacy Hotel;
  • Bairro Alto Hotel;
  • Brown’s Avenue Hotel;
  • Palácio Ludovice Wine Experience Hotel;
  • Santiago de Alfama – Boutique Hotel;
  • Sublime Lisboa;
  • The One Palácio da Anunciada;
  • Pousada de Lisboa, Praça do Comércio;
  • Quinta da Casa Branca:
  • Savoy Palace;
  • Casa das Penhas Douradas;
  • Casa das Penhas Douradas;
  • Casa de São Lourenço;
  • Quinta de São Bernardo Winery & Farmhouse;
  • São Lourenço do Barrocal;
  • Torel Quinta da Vacaria;
  • White Exclusive Suite & Villas;
  • GA Palace Hotel & Spa, a XIXth-Century Villa;
  • Hotel Torel Avantgarde;
  • Maison Albar – Le Monumental Palace;
  • PortoBay Flores;
  • Torel 1884;
  • Torel Palace Porto;
  • Vila Foz Hotel & SPA;
  • Areias do Seixo Charm Hotel & Residences;
  • Salvaterra Country House & SPA;
  • Quinta de Silvalde;
  • Casas da Lapa, Nature & Spa Hotel;
  • Colégio Charm House;
  • Conversas de Alpendre;
  • The Yeatman.

O guia destacou ainda com Duas Chaves Michelin as unidades:

  • Vila Joya;
  • Les Suites at The Cliff Bay – PortoBay;
  • Reid’s Palace, A Belmond Hotel;
  • Six Senses Douro Valley;
  • Four Seasons Hotel Ritz Lisbon;
  • The Reserve Hotel;
  • Vermelho Melides;
  • Torre de Palma Wine Hotel;
  • Bela Vista Hotel & Spa;
  • Quinta do Paral;
  • Vidago Palace;
  • The Lince Santa Clara;
  • Vinha Boutique Hotel;

Por fim, com três Chaves Michelin, surgem os hotéis Vila Vita Parc Resort & Spa e Penha Longa Resort.

Leia também: Guia Michelin: “Queremos contribuir para posicionar Portugal no mapa da culinária mundial”

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Vila Baleira apresenta nova unidade no Funchal

O mais recente Vila Baleira Residence, situado no Funchal, reúne 24 quartos com kitchenette totalmente equipada, além de um terraço com vista panorâmica com uma piscina infinity, restaurante e spa.

O grupo Vila Baleira reforçou a sua presença na Madeira com uma nova unidade no Funchal, o Vila Baleira Residence, que deverá abrir portas em junho de 2025.

Após uma “remodelação profunda”, o Vila Baleira Residence apresenta 24 quartos com kitchenette totalmente equipada, pretendendo afirmar-se como uma “proposta contemporânea na cidade do Funchal”.

Das valências desta unidade fazem parte um terraço com vista panorâmica, que inclui uma piscina infinity e um bar de apoio; um restaurante; um spa com jacuzzi, sauna e sala de tratamentos, bem como um ginásio.

“A abertura do Vila Baleira Residence representa mais um passo firme na consolidação da nossa presença na Madeira. Apostamos em unidades que trazem valor acrescentado ao destino, investindo não apenas em novos espaços, mas em novas formas de receber”, refere Gonçalo Teixeira, administrador do grupo Vila Baleira.

Já Bruno Martins, diretor do grupo, destaca “a ampliação do inventário no Funchal para um total de 110 quartos”, que permite ao grupo “diversificar a oferta, explorar novos mercados e responder à crescente procura pelo destino Madeira com uma proposta competitiva e atual”.

Com esta unidade, o grupo passa a contar com cinco unidades hoteleiras na Região Autónoma da Madeira: três no Porto Santo e duas no Funchal.

Leia também: Legacy Ithos: Novo hotel do grupo Vila Baleira surge após investimento de 10M€

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Nova edição maio: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal

O número de maio da Publituris Hotelaria faz capa com Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal, que em entrevista dá conta dos planos da Hyatt para o segmento tudo incluído na Península Ibérica e as próximas duas aberturas hoteleiras em Lisboa. A edição fica completa com um dossier dedicado à hotelaria de luxo, uma entrevista a Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches Global, e a mais recente campanha “O Turismo é feito de pessoas”, dinamizada pelo Turismo de Portugal.

Na edição de maio da Publituris Hotelaria estivemos à conversa com Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal.

Com a abertura do Dreams Madeira Resort & Spa no ano passado, inserido no segmento “tudo incluído”, a Hyatt prepara agora dois novos hotéis no segmento lifestyle, o Andaz Lisbon e o Standard, Lisbon, manifestando interesse em crescer noutras marcas do seu portefólio em Portugal.

A mais recente campanha “O Turismo é feito de pessoas”, dinamizado pelo Turismo de Portugal, também ganha destaque nesta edição, com Francisco Moser, CEO Hospitality na Details Hospitality, Sports & Leisure a defender o equilíbrio entre “high-tech e high-touch” na indústria hoteleira.

No âmbito da formação, com um novo campus a operar em Abu Dhabi desde o ano passado, a Les Roches prepara-se para abrir em setembro mais um campus em Xangai, na China. A cidade de Riade, na Arábia Saudita, é o próximo destino da instituição, com Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches Global, a afirmar que pretendem “estar mais próximos de regiões estratégicas”.

No dossier deste mês, o destaque vai para a hotelaria de luxo, cada vez mais apostada na experiência do cliente. Com o segmento de luxo em Portugal a ser dinamizado pelo turismo premium internacional, a hotelaria reúne esforços para apresentar propostas diferenciadoras, focadas na personalização de experiências baseadas na cultura e nas tradições locais.

Nesta edição, encontre ainda um especial de mobiliário e decoração com as propostas da Cane-line, Epoca, Fermob, La Redoute, Laskasas e Noguitel.

Quase a fechar, Vítor Gomes, chef residente no Torel Quinta da Vacaria, no Douro, apresenta-nos a cozinha que mais gosta de confecionar: trabalhada, detalhada e cuidada. A mais recente unidade no Douro abriu inicialmente portas com dois espaços de restauração, o restaurante 16Legoas e o Barbus Bar. Recentemente, apostou num fine dining, o Shistó, com uma carta de dez momentos.

Por fim, brindamos com as escolhas de Marc Pinto, Manager e Wine Director no Fifty Seconds.

Os indicadores desta edição pertencem à GuestCentric. Já os artigos de opinião são assinados por Bernardo Trindade (AHP), Marcos Sousa (Palácio do Governador Lisbon Hotel & Spa, da Highgate Portugal), Susana Mesquita (ISAG) e Susana Ravara (Neves de Almeida).

Leia a edição completa através do link.

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Bairro Alto Hotel comemora 20 anos de operação

A par do mercado nacional, os mercados norte-americano, brasileiro e britânico são os principais clientes do Bairro Alto Hotel, na sua maioria na faixa etária dos 45 aos 65 anos de idade.

O Bairro Alto Hotel celebra 20 anos de atividade em maio. Do outro lado do Atlântico, em São Paulo, o terraço do hotel Fasano foi o local escolhido para um almoço comemorativo desta data, a 14 de maio.

Entre as 13h00 e as 15h30 será dada a oportunidade aos presentes de descobrirem a proposta gastronómica do restaurante BAHR & Terrace, do Bairro Alto Hotel, na presença da diretora-geral do hotel boutique lisboeta, Graziela Vieira Rocha. Mais de 40 convidados marcarão presença neste almoço, “que aproxima os dois países e assinala a data do aniversário”, como indicado em nota de imprensa.

O Bairro Alto Hotel abriu portas em 2005 no edifício do Grand Hôtel de L’Europe. Reabilitado e ampliado pelo arquiteto Souto de Moura, vencedor do Pritzker Prize, o hotel foi alvo de uma segunda intervenção em 2019, que manteve os traços originais do edifício.

O design de interiores deste boutique hotel é assinado pelo Atelier Bastir, pelo traço da dupla José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã. Já o design de interiores do restaurante BAHR & Terrace é da autoria do Thestudio, atelier criativo de Lisboa. A arte é uma das pedras basilares da unidade hoteleira, que acolhe obras assinadas por nomes como Rui Chafes, José Pedro Croft, João Louro e Pedro Cabrita Reis.

O Bairro Alto Hotel conta com 87 quartos, dos quais 22 são suítes. Divididos entre duas alas – a original, virada para o Chiado, e a mais recente, voltada para o rio Tejo – a sua decoração une itens clássicos e modernos, conforme a categoria do quarto.

A par do mercado nacional, os mercados norte-americano, brasileiro e britânico são os principais clientes do Bairro Alto Hotel, na sua maioria na faixa etária dos 45 aos 65 anos de idade.

“Numa altura em que a concorrência tem vindo a aumentar cada vez mais, é um orgulho para mim que um hotel independente, de gestão familiar, consiga manter-se uma referência no setor. Desde a nossa fundação, sempre apostámos na qualidade como factor diferenciador e temos conseguido antecipar algumas tendências e adaptar o nosso produto ao longo dos anos. É este mesmo compromisso que mantemos para os anos vindouros”, afirma a CEO do Bairro Alto Hotel, Marta Tavares da Silva.

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Novos órgãos sociais da AHP tomam posse em mandato focado na representação regional

Neste novo mandato para o triénio 2025-2027, a associação pretende desenvolver um projeto-piloto, ao nomear um elemento residente para a região Porto e Norte. A aplicação da taxa turística, a adaptação de recursos humanos estrangeiros no país e consequente responsabilidade das empresas hoteleiras no seu acolhimento, bem como a necessidade de criar campanhas para o aumento da estadia média foram outros dos pontos abordados pelo presidente reeleito na tomada de posse da associação.

Carla Nunes

Os novos órgãos sociais da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) tomaram posse esta quarta-feira, 14 de maio, no Altis Grand Hotel, em Lisboa, para o triénio 2025-2027.

Reeleito como presidente da Associação, Bernardo Trindade começou por referir o caráter “paritário” da direção, indicando a intenção da associação de lançar um projeto-piloto, com a nomeação de um elemento residente da AHP na região Porto e Norte.

“Entendemos que temos de ter alguém para cuidar dos nossos associados, ganharmos, se quiserem, também, a confiança de novos associados”, afirmou o presidente da associação que, atualmente, conta com mais de 940 associados.

Se no mandato anterior a associação contava com sete representantes regionais, para o próximo triénio a AHP passa a contar com dez representantes regionais, cobrindo assim todas as regiões do país.

Justificar a taxa turística
Dirigindo-se ao secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, presente na tomada de posse, Bernardo Trindade apontou para o facto de o setor entregar em 2024 “o melhor ano turístico de sempre”.

“Independentemente da instabilidade política que possa aparentemente existir, o turismo é resiliente, imune e entrega tudo isto de norte ao sul, passado pelas regiões autónomas. Mas se dentro desta sala é unânime este pensamento, não nos iludamos, lá fora ainda existe muito preconceito, muita desinformação, muito ataque ao nosso setor do turismo”.

Por essa razão, Bernardo Trindade refere que os próximos anos terão de ser pautados pela aproximação aos residentes: “Sobretudo perceber se as pessoas não estão bem em resultado, digamos, da presença de mais gente [turistas], que carrega sobre a infraestrutura. Temos de ser sensíveis a isso”, defende.

Nesse contexto, aponta que a taxa turística “pode ser aproveitada para reduzir este gap entre residentes e turistas”, indicando a necessidade de atribuir selos a equipamentos, eventos e infraestruturas financiados por esta taxa, para que seja percetível “a importância deste movimento”.

Via verde para a imigração
Indicando que em Portugal existem entre 450.000 e 500.000 pessoas a trabalhar no setor do turismo – dois terços portugueses e um terço estrangeiro – Bernardo Trindade refere que apesar de “precisarmos de mão-de-obra estrangeira para crescer, temos também noção que as pessoas que optaram por fazer carreira em Portugal têm de se adaptar à nossa forma de ser”.

Nesse sentido, a associação refere ter assinado no âmbito da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), a via verde para a imigração.

“Concordamos, por princípio, com a celebração de contratos na origem, devidamente validados pelos nossos consulados. Concordamos também com a existência de seguros que de alguma maneira assegurem estas pessoas que vêm para Portugal”, declara o presidente da AHP.

Se a associação se mostra disponível para, em relação com o Turismo de Portugal e o IEFP, administrar formação nos próprios hotéis – algo que refere já ser feito – Bernardo Trindade afirma que a AHP tem, contudo, “uma dúvida com a qual não podemos subscrever, porque seria uma hipocrisia com a qual não podemos assumir”: a garantida de habitação ou alojamento.

“Se há regiões onde eventualmente este tema pode ser suprimido, curiosamente é nas nossas quatro principais regiões turísticas – Lisboa, Porto, Algarve e a Madeira –, em que este compromisso, objetivamente, não pode ser assumido. Não pode ser assumido por uma razão simples: porque é nestas regiões onde o problema da habitação é mais premente. Portanto, independentemente de sermos mais liberais ou menos liberais, mais impostos ou menos impostos, temos de aumentar a oferta de habitação”, afirma.

Aumento da estadia média
Com a procura “congestionada”, e com a previsão de que o novo aeroporto em Alcochete ultrapasse o presente mandato da associação, Bernardo Trindade aponta para a necessidade de “avançar com uma campanha para o aumento da estadia média”.

“A procura está congestionada em Lisboa, e desenganem-se aqueles que acham que isto só tem impacto em Lisboa: isto tem impacto em todas as regiões do turismo”, esclarece.

Indicando que a estadia média em Portugal é de cerca de 2,51 dias, Bernardo Trindade explica que caso a estadia aumentasse para 3,5 dias, com os mesmos 31 milhões de hóspedes registados em 2024, o país passaria de 80 milhões de dormidas para 115 milhões de dormidas.

Igualmente, os 5,5 mil milhões de euros em proveitos de aposento passariam para 7,14 mil milhões de euros, pelas contas do presidente da associação.

“Temos um tema, que é da nossa incapacidade, que é a recusa permanente de slots no aeroporto de Lisboa. Temos de encontrar soluções, porque o investimento contínuo, as intenções de investimento, continuam. Alguma coisa boa o setor do turismo fez em Portugal para merecer quer de investidores nacionais, quer do olhar internacional, um interesse crescente, e não podemos ficar parados. Precisamos, por isso, de todos”, termina.

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Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street

Países como Espanha, Portugal e Itália são vistos como mercados-chave para a expansão da Room00, que pretende alcançar 200 ativos e 15.000 quartos nos próximos quatro anos no sul da Europa, além de 20 ativos e 1.000 quartos em Londres.

A King Street Capital Management (“King Street”), gestora global de investimentos alternativos, invetsiu cerca de 400 milhões de euros no Room00 Group, uma plataforma de hospitalidade urbana lifestyle no sul da Europa.

Desta forma, o investimento da King Street vai “apoiar a estratégia de expansão  pan-europeia da Room00, permitindo à empresa continuar o seu crescimento em mercados-chave como Espanha, Portugal e Itália”, como referido em nota de imprensa.  No mesmo documento é indicado que os fundos serão utilizados “sobretudo” para adquirir e reabilitar imóveis hoteleiros em micro-localizações premium em cidades como Madrid, Barcelona, Lisboa, Porto, Milão, Roma e Florença.

O objetivo da empresa passa por continuar a seguir “o seu modelo de crescimento” com base em contratos de arrendamento e gestão hoteleira. Contudo, após este investimento, o grupo passa também a ter capacidade para adquirir imóveis diretamente, tendo escolhido a Kryalos SGR, em Itália, para estruturar um veículo de investimento imobiliário dedicado.

Atualmente, a Room00 conta com mais de 2.500 quartos e 50 ativos em operação ou desenvolvimento, integrados num portefólio com quatro marcas: Room00 Hostels; Toc Hostels; room Select Hotels e LETOH LETOH.

O objetivo da Room00 passa por expandir o portefólio para 200 ativos e 15.000 quartos nos próximos quatro anos no sul da Europa, além de 20 ativos e 1.000 quartos em Londres, onde a empresa espera abrir a sua primeira unidade até ao final de 2025.

“Este investimento da King Street valida o nosso modelo de negócio enquanto plataforma integrada de operação e investimento hoteleiro no setor de hospitalidade urbana lifestyle no sul da Europa, e permitirá acelerar o crescimento através da aquisição de ativos estratégicos, atrair os melhores talentos e abrir novas oportunidades de colaboração com investidores que partilham a nossa visão de longo prazo”, afirma Ignacio Requena, CEO da Room00.

A Room00 contou com o apoio da GRC IM e da CBRE Investment Banking no processo de investimento, enquanto os escritórios de advogados Garrigues, Cuatrecasas e Across Legal prestaram assessoria jurídica à empresa. A Uría Menéndez e a Allen & Overy Shearman prestaram apoio jurídico à King Street, a EY assegurou a due diligence financeira e a PwC assessorou a estruturação fiscal.

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