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Nova edição janeiro: Aberturas e remodelações

A primeira edição de 2024 da Publituris Hotelaria dá conta, à semelhança dos anos anteriores, das aberturas e remodelações hoteleiras para os próximos três anos.

Após uma análise cruzada dos dados de quatro consultoras imobiliárias e das informações recolhidas junto dos vários grupos hoteleiros em Portugal, os resultados apontam que o parque hoteleiro em Portugal contará com 186 aberturas nos próximos três anos, de 2024 a 2026, totalizando um conjunto de 18.446 unidades de alojamento, entre quartos, suites, villas, residências e apartamentos turísticos.

Carla Nunes
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Nova edição janeiro: Aberturas e remodelações

A primeira edição de 2024 da Publituris Hotelaria dá conta, à semelhança dos anos anteriores, das aberturas e remodelações hoteleiras para os próximos três anos.

Após uma análise cruzada dos dados de quatro consultoras imobiliárias e das informações recolhidas junto dos vários grupos hoteleiros em Portugal, os resultados apontam que o parque hoteleiro em Portugal contará com 186 aberturas nos próximos três anos, de 2024 a 2026, totalizando um conjunto de 18.446 unidades de alojamento, entre quartos, suites, villas, residências e apartamentos turísticos.

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A primeira edição de 2024 da Publituris Hotelaria dá conta, à semelhança dos anos anteriores, das aberturas e remodelações hoteleiras para os próximos três anos.

Após uma análise cruzada dos dados de quatro consultoras imobiliárias e das informações recolhidas junto dos vários grupos hoteleiros em Portugal, os resultados apontam que o parque hoteleiro em Portugal contará com 186 aberturas nos próximos três anos, de 2024 a 2026, totalizando um conjunto de 18.446 unidades de alojamento, entre quartos, suites, villas, residências e apartamentos turísticos.

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Contudo, tendo em conta os dados de todas as unidades que a Publituris Hotelaria conseguiu recolher, incluindo alguns projetos de 2027, 2028 e os que ainda não têm data de abertura definida, os valores apontam para 205 aberturas nos próximos anos em Portugal, num total de 19.957 unidades de alojamento.

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Já no âmbito das remodelações, estas continuam a ser uma aposta dos hoteleiros, que investem nas mesmas quer para melhorar as valências dos hotéis, quer para os transformar em novas unidades hoteleiras ou conceitos. Deste é caso o Vila Galé Collection Fiqueira da Foz, localizado no antigo Grande Hotel da Figueira, mas também do futuro Wilde Aparthotels by Staycity, que vai nascer em Lisboa no lugar do anterior Hotel Diplomático. Destaque também para o Memmo Paúl do Mar, na Madeira, que resultará da renovação do antigo Paul do Mar Sea View Hotel, ou até memso do Pestana Delfim, que após uma remodelação vai dar lugar ao Pestana Alvor Beach.

Ainda nesta edição, conheça as perspectivas para 2024 da ADHP, AHP, Unlock Boutique Hotels, AHRESP, APHORT, Amazing Evolution, Bensaude Turismo, Vila Galé e Savoy Signature.

Com a aproximação da 2ª edição da Lisbon Food Affair, a Publituris Hotelaria esteve à conversa com Marina Calheiros, gestora coordenadora do certame que tem lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL) de 4 a 6 de fevereiro. Após a estreia do evento no ano passado, no qual participaram cerca de 200 empresas, para este ano são esperados cerca de 10.000 visitantes, com o canal Horeca a representar cerca de 30% do espaço expositivo da Lisbon Food Affair.

No capítulo dos “Fornecedores”, destaque também para as academias dedicadas ao setor hoteleiro da CEGOC, cuja oferta formativa é explanada por Esmeralda Correia, Head of Hospitality Business da CEGOC.

Por fim, na rubrica “Palavra de Chef” deste mês, a Publituris Hotelaria esteve à conversa com o chef Arnaldo Azevedo, que lidera a cozinha do Vila Foz, restaurante inserido no Vila Foz Hotel & SPA que conta com uma estrela Michelin.

As opiniões desta edição pertencem a Karina Simões (JLL); Francisco Jaime Quesado (consultor); Duarte Morais Santos (CBRE); Luís Clara (Savills Portugal); Catarina Branco (Worx) e Gonçalo Garcia (Cushman & Wakefield).

Os “Indicadores” deste mês cabem a Luís Brites, CEO Clever Hospitality Analytics, que a par com Jesus Ramirez Medina, Senior Sales Manager Ibéria da SOJERN, dedicam uma análise à importância dos modelos preditivos para o setor.

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

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Futuro Hilton Garden Inn na Moldávia | Créditos: DR, via website do Dacia Hotel

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Hilton estreia-se na Moldávia com investimento inicial de 5M€

A cadeia hoteleira marcará presença no país através de um processo de franchising no atual Dacia Hotel, em Chișinău, que após obras de remodelação passará a contar com a marca Hilton Garden Inn.

A Hilton chegará pela primeira vez à Moldávia ao abrir o seu primeiro hotel na capital do país, em Chișinău.

O projeto, que resultará de um investimento inicial de cinco milhões de euros, transformará o atual Dacia Hotel numa unidade hoteleira com a marca Hilton Garden Inn, através de um processo de franchising. As obras de remodelação envolvem a expansão e modernização da atual estrutura para ir ao encontro dos padrões da Hilton, prevendo-se que o investimento possa chegar entre os 10 e os 12 milhões de euros nos próximos anos.

A abertura do hotel, totalmente renovado, está prevista para 2026.

“A entrada da Hilton no mercado moldavo é um marco importante. A Moldávia é um destino emergente com muito potencial por explorar e acreditamos que este investimento não só elevará o nível de hospitalidade no país, como também catalisará ainda mais o crescimento do turismo e o desempenho económico”, afirmou Natalia Bejan, diretora da agência Invest Moldova, em nota de imprensa.

Futuro Hilton Garden Inn na Moldávia | Créditos: DR, via website do Dacia Hotel

Atualmente, o Dacia Hotel emprega várias dezenas de trabalhadores, pelo que a agência Invest Moldova antecipa que esta integração na cadeia da Hilton crie oportunidades de desenvolvimento profissional e de expansão de pessoal.

“Estamos confiantes de que este projeto será um sucesso e fornecerá serviços de alta qualidade aos turistas, quer venham do estrangeiro ou da Moldávia”, afirmou Iulia Scurtu, diretora do Dacia Hotel.

Atualmente, a Hilton conta com uma rede de mais de 860 propriedades com um total de 126.086 quartos em 49 países.

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Ocupação hoteleira no Algarve subiu 8,9% em novembro

Os hotéis do Algarve registaram um aumento de 8,9% na ocupação de quartos em novembro, face ao ano passado, para 43,3%, anunciou a AHETA.

De acordo com dados provisórios avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a taxa de ocupação das unidades de alojamento algarvias foi em novembro superior em 3,6 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano anterior, tendo passado de 39,8% em 2023 para 43,3% este ano.

De assinalar que a percentagem de ocupação no mês passado é idêntica à verificada no mesmo mês de 2019 (43,8%), o último ano antes da pandemia de covid-19, que antecedeu os 12,0% de 2020.

Segundo o resumo mensal da evolução da hotelaria elaborado pela AHETA, os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico (mais 7,4%), o espanhol mais 40%) e o alemão mais 11%).

O mercado nacional registou uma subida homóloga de 6,7%, segundo os números daquela associação.

Por outro lado, a estadia média foi de quatro noites, um valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior.

As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado sueco, com 9,5 noites, e do holandês, com 7,4, concluiu

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AHP reforça parceria com Santa Casa da Misericórdia para integrar pessoas com deficiência na hotelaria

Através da assinatura de um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a Associação da Hotelaria de Portugal compromete-se a divulgar as oportunidades da Valor T junto dos associados, sensibilizando-os para a integração de pessoas com deficiência nos quadros de pessoal.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram um protocolo com o objetivo de promover a integração profissional de pessoas com deficiência no setor hoteleiro.

A assinatura, realizada no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 3 de dezembro, reforça a parceria já existente desde 2015 entre a instituição e a associação, como esta última refere em nota de imprensa.

A iniciativa surge no âmbito do projeto Valor T da SCML, uma plataforma dedicada à empregabilidade de pessoas com deficiência, bem como do compromisso da AHP com o pilar “Emprego Inclusivo”, inserido no seu Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental – Programa HEART.

Através desta parceria, a associação compromete-se a divulgar as oportunidades da Valor T junto dos associados da AHP, sensibilizando-os para a integração de pessoas com deficiência nos seus quadros de pessoal, através de ações de formação e partilha de boas práticas. Em paralelo, a Valor T irá oferecer apoio técnico, promovendo uma transição eficaz no mercado de trabalho.

“O emprego inclusivo é um pilar essencial no âmbito do Programa HEART. Esta parceria, que complementa outras iniciativas que já desenvolvemos nesta área, reforça o compromisso da hotelaria em contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equilibrada. Promover a empregabilidade de pessoas com deficiência é um passo decisivo não só na responsabilidade social, mas também na construção de uma sustentabilidade verdadeiramente humana no setor”, refere Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, em nota de imprensa.

Já Vanda Nunes, diretora da Valor T – Talento e Transformação, afirma que “um dos pilares fundamentais para que as pessoas com deficiência possam ter uma vida autónoma e ativa, consagrado na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, é o acesso ao mercado de trabalho, de forma plena e em condições de igualdade com as demais.

A diretora acrescenta que “o mesmo objetivo é sublinhado na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, num desígnio constitucional que, com os nossos parceiros, estamos empenhados em concretizar para garantir uma sociedade inclusiva, que respeita a diversidade e a encara como um fator de valorização e de progresso”.

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Quinta do Lago adquire o Conrad Algarve

Situado no coração da Quinta do Lago, o Conrad Algarve soma 154 suites, 80 apartamentos, duas vilas e seis restaurantes e bares à oferta da Quinta do Lago. A unidade hoteleira oferece ainda um restaurante com estrela Michelin e um spa.

A Quinta do Lago adquiriu o Conrad Algarve, num processo liderado pelo Chief Executive Officer (CEO), Sean Moriarty, e pelo Chief Financial Officer (CFO), Miguel Sousa.

A aquisição, realizada a um fundo gerido pela ECS – uma gestora de ativos participada pela Davidson Kempner Capital Management – foi apoiada pela PLMJ, “parceira jurídica de longa data da Quinta do Lago”, como a mesma refere em nota de imprensa. Do lado do vendedor, Uría Menéndez atuou como assessora jurídica, enquanto a CBRE e a Eastdil Secured foram responsáveis pela intermediação da transação.

Recorde-se que o Conrad Algarve, situado no coração da Quinta do Lago, conta com 154 suites, 80 apartamentos, duas vilas e seis restaurantes e bares, incluindo um restaurante com estrela Michelin e um spa. Por essa razão, a Quinta do Lago considera que esta aquisição “complementa o portfólio existente do resort”, que inclui 14 restaurantes e bares, o centro desportivo de alto rendimento “The Campus”, serviços de propriedade através do Clube de Quinta e três campos de golfe.

A esta oferta acrescem 80 apartamentos com acabamentos premium, incluídos no portfólio de vendas e alugueres da Quinta do Lago.

Ao longo dos anos, o resort assegura ter investido mais de 70 milhões de euros “na melhoria da experiência de quem o visita, transformando-se de um destino principalmente centrado no golfe para um resort dinâmico com um estilo de vida ativo que apela a um público mais jovem e diversificado”, como refere em comunicado.

“Esta aquisição representa um passo transformador para nós. Trazer uma propriedade deste calibre para o mercado e para o portfólio da Quinta do Lago alinha-se perfeitamente com a nossa dedicação na criação de experiências para os nossos hóspedes. O Conrad Algarve é o complemento perfeito para as nossas ofertas, elevando a nossa reputação como um destino global para quem procura exclusividade”, afirma Sean Moriarty, CEO da Quinta do Lago.

Já Manuel Noronha Andrade, CEO da ECS, comenta que “esta operação reflete o compromisso da ECS em identificar oportunidades que criem valor significativo. Acreditamos que, sob a nova gestão, o resort continuará a elevar o nível do mercado hoteleiro na região”.

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Alva Valley Hotel reclassificado com quatro estrelas pelo Turismo de Portugal

A unidade hoteleira localizada na Ponte das Três Entradas, junto a Oliveira do Hospital, foi reclassificada após um período de remodelações sob nova gestão.

O Alva Valley Hotel, situado entre as Serra da Estrela e Serra do Açor, em Oliveira do Hospital, foi reclassificado pelo Turismo de Portugal como uma unidade de quatro estrelas.

A unidade hoteleira, que anteriormente estava classificada com três estrelas, conta com uma nova gestão desde março de 2024, liderada pelo proprietário Javier Diaz. Desde então, o hotel passou por um processo de remodelações com o intuito de “proporcionar um ambiente acolhedor, onde cada hóspede se sinta em casa”, como explica Javier Diaz em comunicado.

Créditos: DR, via website do Alva Valley Hotel

Desta forma, nos últimos oito meses o hotel focou-se em “elevar os padrões de qualidade em todas as áreas operacionais”, “expandir e capacitar a equipa” do hotel e na “renovação do restaurante”, o Gandiço.

“Esta classificação é o reconhecimento do esforço, da paixão e da dedicação que a nossa equipa colocou em cada detalhe do serviço e das instalações”, afirma Javier Diaz, que assegura que pretendem continuar a “inovar, a melhorar e a explorar novos mercados”.

Créditos: DR, via website do Alva Valley Hotel

Localizado na Ponte das Três Entradas, o hotel conta com 15 quartos divididos por quatro tipologias, um restaurante e duas salas de reuniões. A sua localização, a poucos metros onde o rio Alva e o rio Alvoco se encontram, oferece um conjunto de atrações como o acesso a rios e praias fluviais, percursos pedestres e de BTT.

Créditos: DR, via website do Alva Valley Hotel

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Recorde o HAS 2024 em vídeo

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Construir (publicações do grupo Workmedia) voltaram a reunir fornecedores, arquitetos e hoteleiros na 8.ª edição do HAS.

A revista Publituris Hotelaria voltou a unir-se ao Jornal Construir e à revista Traço – ambas publicações do grupo Workmedia – para organizar o Hotels | Arquitects | Suppliers (HAS), onde os fornecedores do setor tiveram a oportunidade de mostrar as novidades que têm em catálogo a hoteleiros e gabinetes de arquitetura.

No evento, que decorreu a 26 de novembro, no Monsanto Montes Claros, participaram 45 empresas fornecedoras, de cerca de 20 segmentos, nomeadamente revestimentos, pavimentos, equipamentos de ginásio, mobiliário, climatização, amenities, fechaduras eletrónicas, iluminação, elevadores, lavandarias, têxteis, entre outros.

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(Re)veja o HAS 2024 em imagens

A revista Publituris Hotelaria e o jornal Construir (publicações do grupo Workmedia) voltaram a reunir fornecedores, arquitetos e hoteleiros na 8.ª edição do HAS.

A revista Publituris Hotelaria voltou a unir-se ao Jornal Construir e à revista Traço – ambas publicações do grupo Workmedia – para organizar o Hotels | Arquitects | Suppliers (HAS), onde os fornecedores do setor tiveram a oportunidade de mostrar as novidades que têm em catálogo a hoteleiros e gabinetes de arquitetura.

No evento, que decorreu a 26 de novembro, no Monsanto Montes Claros, participaram 45 empresas fornecedoras, de cerca de 20 segmentos, nomeadamente revestimentos, pavimentos, equipamentos de ginásio, mobiliário, climatização, amenities, fechaduras eletrónicas, iluminação, elevadores, lavandarias, têxteis, entre outros.

O objetivo da 8.ª edição do HAS proporcionou reuniões one-to-one de 15 minutos entre fornecedores e profissionais de arquitetura e hoteleiros, facilitando negócios e oferecendo um ambiente dinâmico para conhecer os mais recentes produtos e equipamentos para o setor.

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Vila Galé inaugura oficialmente o primeiro hotel Collection no Brasil

O Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará, abre oficialmente portas após um investimento de 80 milhões de reais. A expectativa do grupo é a de que o hotel atraia principalmente mercado brasileiro, a par dos mercados portugueses, espanhóis, argentinos e chilenos. Em conferência de imprensa, o presidente deste grupo hoteleiro teve ainda uma palavra a dizer sobre a necessidade de melhorar o transporte aéreo para o Brasil, reportando-se ao potencial “tremendo” do país em termos turísticos.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé inaugurou na quinta-feira, 28 de novembro, o seu primeiro hotel da linha Collection no Brasil, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco.

Situado no Ceará, próximo a um outro hotel deste grupo hoteleiro – o Vila Galé Cumbuco –, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco torna-se assim o 45.º hotel do Vila Galé, bem como o 11.º no Brasil.

Em conferência de imprensa, Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo, confirmou que o hotel surge de um investimento de 80 milhões de reais, sendo que a construção começou em novembro do ano passado.

Com uma oferta de 116 quartos, o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco presta homenagem às obras de cantores e compositores brasileiros e internacionais, sendo possível encontrar quartos cuja decoração é inspirada em artistas como Elis Regina e Vinícius de Moraes.

Das valências do hotel fazem parte três restaurantes e três bares – incluindo um restaurante de praia e outro em frente à lagoa –; um Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, salas de massagens e centro de fitness; um Clube Infantil com parque aquático, parque infantil e brinquedoteca; e ainda um centro náutico.

Agora que o hotel se encontra de portas abertas, a perspectiva é a de que este seja maioritariamente procurado pelo mercado brasileiro, seguido pelos mercados de Portugal, Espanha, Argentina e Chile.

“Temos uma quota hoje nos nossos hotéis do Brasil com 92% de mercado brasileiro, só 8% cobre os mercados portugueses, espanhóis, argentinos, chilenos”, referiu Jorge Rebelo de Almeida na conferência de imprensa de quinta-feira, que antecedeu o ato de inauguração.

O potencial turístico do Brasil

Sobre a aposta do grupo hoteleiro neste país, Jorge Rebelo de Almeida defendeu que “o Brasil é um país com potencial tremendo em termos de desenvolvimento turístico, porque tem um leque de possibilidades de oferta extraordinário”. Neste campo, aponta para a diversidade cultural, gastronómica e artística do país, a par da diversidade paisagística.

Referindo que o país “evoluiu muito” desde a chegada do grupo hoteleiro há 24 anos, possuindo um “padrão equivalente ao que existe na Europa” relativamente às infraestruturas de aeroportos e rent-a-car, o presidente da Vila Galé é da opinião de que o transporte aéreo precisa de ser melhorado.

“O Brasil hoje atravessa uma dificuldade, que é transporte aéreo extremamente caro. O transporte aéreo precisa de ser melhorado. Na Europa tivemos a vantagem de nos aparecerem uma série de companhias low cost que nos permite de vez em quando viajar em condições muito atrativas. No Brasil não temos isso”, explicou Jorge Rebelo de Almeida.

Por essa razão, afinca que “há [uma] necessidade urgente de criar uma política de transporte aéreo” para o Brasil, recordando que, devido aos preços elevados na ligação à Europa, “é mais fácil e barato voar da Europa para a República Dominicana, voar para as Caraíbas em geral, ou para o próprio México, por um preço mais barato do que se voa para o Brasil”.

“Mesmo para os países da própria América Latina, as distâncias são enormes”, relembra.

14 hotéis em pipeline

Sobre a abertura de mais um hotel, Jorge Rebelo de Almeida afirmou que “somos viciados em abrir hotéis e gostamos de os abrir rápido”, admitindo que este “é um prazer que até certa altura se transforma num vício”, uma vez que, de momento, o grupo conta com 14 projetos em cima da mesa.

Deste conjunto de hotéis, o presidente do grupo Vila Galé já tinha mencionado em ocasiões anteriores que têm oito unidades hoteleiras em linha no Brasil e seis hotéis previstos para Portugal.

Em Portugal é esperada a abertura do Vila Galé – Casas d’Elvas Historic Hotel no próximo ano, entre 15 a 22 de fevereiro. Posteriormente, está prevista a abertura do hotel em Ponte de Lima, a 25 de abril de 2025, de uma unidade no Paço Real de Caxias, em Oeiras, e de mais dois hotéis em Penacova e Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

Já no Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Collection Ouro Preto, cuja previsão é a de que abra portas a 12 de abril do próximo ano. Segue-se o Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection Amazónia – Belém; o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho.

Atualmente, o grupo Vila Galé conta com cerca de 4.500 trabalhadores, sem contar com os postos de trabalho indiretos.

*A Publituris Hotelaria viajou até Cumbuco, no Ceará, Brasil, a convite do grupo Vila Galé e da TAP Air Portugal.

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Highgate anuncia novo Chief Operating Officer para Portugal

Depois de anunciada a aposentação de Alexandre Solleiro, Sérgio Leandro assume o cargo de Chief Operating Officer (COO) para Portugal na Highgate.

A Highgate anuncia a nomeação de Sérgio Leandro para o cargo de Chief Operating Officer (COO) para Portugal, assumindo a liderança da gestão do portefólio da Highgate no nosso país, na sequência da aposentação de Alexandre Solleiro, que se irá concretizar a 31 de dezembro deste ano.

Em comunicado, a Highgate refere que Sérgio Leandro “dará continuidade ao crescimento da marca em Portugal”.

Sérgio Leandro integrou a Highgate Portugal em janeiro de 2023 como Sénior vice-presidente de Operações, tendo assegurado, com Alexandre Solleiro, o início da operação em Portugal e a gestão do portefólio dos vários hotéis e campos de golfe.

Licenciado em Gestão Turística e com Mestrado em Gestão Hoteleira Internacional pela Universidade de Surrey, em Inglaterra, Sérgio Leandro iniciou a sua carreira profissional há 27 anos, dos quais 10 passados em Londres exercendo vários cargos de liderança. Ao longo do seu percurso integrou as equipas de diversas unidades e grupos hoteleiros internacionais, entre os quais Starwood, Marriott, Morgans, Accor e Lore Group.

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Pestana Hotel Group e Adyen em parceria para elevar a experiência hoteleira

A satisfação dos hóspedes foi o elemento central para esta parceria entre o grupo Pestana e a Adyen, com simplificação de processos de check-in e check-out a ser uma prioridade.

O Pestana Hotel Group (PHG) estabeleceu uma parceria global com a Adyen, permitindo ao maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa reunir todos os dados de pagamentos de diferentes canais, online e presencial, numa única plataforma, oferecendo uma visão holística sobre os comportamentos e preferências dos seus hóspedes.

Através da implementação da tecnologia da Adyen, o Pestana Hotel Group tornará os procedimentos de check-in e check-out mais ágeis e práticos para os seus clientes, proporcionando uma experiência centrada na comodidade e satisfação.

Pedro Fino, Chief Financial Officer (CFO) do PHG, refere que, “com este projeto, o Pestana Hotel Group pretende acrescentar valor ao serviço prestado aos seus clientes”, indicando o responsável que o grupo passará a disponibilizar “diferentes opções de pagamento de forma consistente na sua rede de hotéis, utilizando tecnologia de ponta, segura, que facilita a interação do cliente”; enquanto no ‘backoffice’ “se potencia a digitalização dos processos associados”.

A parceria entre o Pestana Hotel Group e a Adyen trará ganhos não apenas para os clientes, mas também para as equipas, uma vez que a plataforma da Adyen vem otimizar as operações ao integrar processos de pagamento de forma simples e segura, possibilitando um atendimento mais rápido e eficiente. Ao combinar eficiência operacional com a tecnologia da Adyen, o Pestana Hotel Group tem como objetivo elevar os níveis de serviço a novos patamares.

Juan Jose Llorente, Country Manager da Adyen para Espanha & Portugal, adianta que, “desde a primeira reunião, a equipa do Pestana Hotel Group apresentou claramente os seus principais objetivos. Primeiramente, como construir e otimizar uma visão centralizada das operações tanto a nível nacional como internacional? E, em segundo lugar, como acompanhar a jornada do cliente nas diferentes unidades do grupo?”, revelando o responsável que a plataforma de tecnologia financeira forneceu “uma resposta clara e uma solução para responder a estas questões”.

A parceria entre o PHG e a Adyen traz também benefícios para as equipas da receção, pois a plataforma, ao simplificar o processo de pagamento, permite ainda poupar tempo em tarefas manuais, possibilitando que ofereçam um serviço mais rápido e eficiente e uma experiência que supere as expectativas dos clientes.

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