Sugestões

Capítulo Restaurante & Bar une chá e vinho em experiência gastronómica

O Capítulo Restaurante & Bar vai dinamizar a 2 de fevereiro o TEA & WINE Experience, uma experiência que une chá, vinho e gastronomia.

Publituris Hotelaria
Sugestões

Capítulo Restaurante & Bar une chá e vinho em experiência gastronómica

O Capítulo Restaurante & Bar vai dinamizar a 2 de fevereiro o TEA & WINE Experience, uma experiência que une chá, vinho e gastronomia.

Sobre o autor
Publituris Hotelaria
Artigos relacionados
Feiras & Eventos
Keytel realiza 29ª Convenção no Brasil durante a WTM Latin America 2025
Hotelaria
Bensaude Hotels celebra 90 anos de atividade
Hotelaria
Santarém Hotel investe 2 milhões de euros em remodelações
Hotelaria
AHP aponta para Carnaval “positivo” para a hotelaria nacional em 2025
Hotelaria
AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa
Madeira
Restaurantes
Chef Ricardo Costa apresenta nova carta no Restaurante Gastronómico do The Yeatman
Tecnologia
RoomRaccoon celebra parceria com Pricepoint para lançar integração de preços alimentada por IA
Hotelaria
Vilalara Grand Hotel Algarve reabre com nova identidade após renovação
Fornecedores
HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens
Hotelaria
The Social Hub abre novo hotel em Roma

O Capítulo Restaurante & Bar, inserido no Convent Square Hotel Vignette Collection, em Lisboa, vai dinamizar a 2 de fevereiro, das 18h30 às 22h00, o TEA & WINE Experience, uma experiência que une chá, vinho e gastronomia.

O evento começa com uma masterclass das 18h30 às 19h30, “onde será apresentada a riqueza das plantas aromáticas e a potencial utilização das mesmas na gastronomia”, como indicado em nota de imprensa. Já das 19h45 às 22h00 terá lugar um jantar com as criações do chef  Vítor Sobral, harmonizado com chás e vinhos.

Esta experiência conta com a parceria da Infusões com História, cujo cofundador e CEO, Miguel Moreira, vai juntar-se ao chef Vítor Sobral, ao sommelier André Figuinha e à perfumista Cláudia Camacho para criar “uma experiência imersiva”.

O TEA & WINE Experience, com masterclass e jantar, tem o custo de 130 euros por pessoa, sendo que os interessados deverão fazer reserva através do contacto 218295210 ou do email capitulo@conventsquarehotel.com.

PUB
PUB
Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Chef Ricardo Costa apresenta nova carta no Restaurante Gastronómico do The Yeatman

Sob o nome “Colheita”, a nova carta sazonal do Restaurante Gastronómico do The Yeatman reúne as memórias de infância do chef passadas em Aveiro, os sabores do Algarve, Setúbal e Açores, prestando homenagem às tradicionais marisqueiras e churrasqueiras portuguesas. As influências do Japão e da Coreia também pontuam os sabores do novo menu.

O Restaurante Gastronómico, inserido no hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, conta com uma carta renovada.

O complemento vínico, que conta com a curadoria de de Elisabete Fernandes, diretora de vinhos do The Yeatman, apresenta duas harmonizações possíveis, com destaque para várias referências nacionais.

O novo menu inicia com uma proposta de snacks servidos na sala de espera. Entre estes contam-se o Lírio fumado dos Açores com pepino e óleo de sésamo; a Gamba do Algarve, acompanhada por um gaspacho alentejano; e o Caranguejo da casca mole.

Ainda nos snacks, as churrasqueiras portuguesas são homenageadas numa terrina de Frango com pele crocante e germinado de mostarda, enquanto as marisqueiras ganham destaque através de uma Santola ao natural desfiada, acompanhada com caviar, gel de gengibre e gelado de wasabi.

O segundo momento acontece na cozinha, onde na mesa do Chefe é servida uma Ostra da Ria de Aveiro, com gel e granizado de maçã verde, camarinhas e um molho refrescante feito com galanga, jalapeño, lima kaffir e coentros.

Santola ao natural desfiada, acompanhada com caviar, gel de gengibre e gelado de wasabi

Já na mesa é servido um Lavagante com cogumelos e tutano, harmonizado com dashi e saquê. Segue-se o Choco de Setúbal, empratado num cubo de gelo e apresentado em forma de talharim, acompanhado com caviar, crocante de vieira e salicórnia. A influência da Coreia está presente no Salmonete, trabalhado com daikon, kimchi e um caldo de cebola tostada, ao qual se segue o Tamboril, servido em três confeções, texturas e empratamentos diferentes.

Após o pão de fermentação lenta com manteiga caseira e azeite duriense, surge o Bacalhau com grão-de-bico, grelos e mão de vitela, assim como o Leitão da Bairrada.

Por fim, nas sobremesas, é servido um sorvete de Lichia, framboesa e óleo de manjericão para limpar o palato, seguindo-se depois para opções mais doces como a Fartura, acompanhada com chocolate, banana fermentada, gelado de banana e baunilha e algodão doce – que evoca as feiras e os santos populares – bem como a Bolacha Americana, vendida na praia durante os verões que marcaram a infância do chef, recheada com chocolate numa massa crocante feita à base de manteiga e canela, partida na hora.

Leitão da Bairrada

O menu “Colheita” tem o valor de 260 euros por pessoa e três suplementos de bebidas possíveis – The Prime Selection (260 euros) e The Yeatman Selection (130 euros) com referências vínicas – e uma harmonização com bebidas não alcoólicas (120 euros).

O Restaurante Gastronómico funciona de terça-feira a sábado, em três seatings: 18h30, 19h30 e 20h30. As reservas fazem-se através do website do The Yeatman Hotel ou do contacto +351 220 133 128.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel certificado pelo “The PLEDGE on Food Waste”

O restaurante Citrus, do Lisbon Marriott Hotel, foi distinguido com a certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”, um selo entregue a espaços de restauração comprometidos com a redução do desperdício alimentar, a sensibilização da equipa e dos consumidores e a promoção de um setor mais sustentável.

A certificação “The PLEDGE on Food Waste” é atribuída com base em critérios exigentes e práticas sustentáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente o objetivo de reduzir para metade o desperdício alimentar global até 2030.

O objetivo passa por medir, reduzir e prevenir o desperdício em todas as etapas do serviço, “promovendo uma transformação real nas rotinas de cozinha e na forma como os clientes se relacionam com os alimentos”, como indicado em nota de imprensa.

Sob a liderança do chef Dominic Smart, a unidade hoteleira indica que foram adotadas medidas no restaurante Citrus como o desenvolvimento de uma estratégia de otimização do menu, o planeamento mais eficiente da produção e o reforço do controlo diário de sobras e excedentes.

Desta forma, o restaurante conseguiu reduzir em 30% o desperdício alimentar desde o início de 2025.

“O desperdício alimentar é uma responsabilidade de todos – e começa com pequenas mudanças”, sublinha o chef Dominic, que explica que “reduzir não significa perder qualidade, pelo contrário: é uma oportunidade de elevar a experiência gastronómica e, ao mesmo tempo, cuidar do planeta”.

“Com este reconhecimento, o Lisbon Marriott Hotel reforça o seu posicionamento como referência em práticas sustentáveis , alinhando-se com as metas ambientais da Marriott International. Orestaurante Citrus é um reflexo desta missão, combinando sabores autênticos com inovação e consciência ambiental”, acrescenta Paula Lino, diretora de operações do Lisbon Marriott Hotel.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Sugestões

Tanque Termal do Parque Terra Nostra reabre renovado

O Tanque Termal do Parque Terra Nostra reabre renovado, após obras de valorização da envolvente, sistema de recirculação de água e revestimentos, com o objetivo de proporcionar uma experiência termal ainda mais enriquecedora aos visitantes.

A renovação do espaço foi pensada com base na importância histórica do Parque Terra Nostra, considerando a sua beleza natural, o ambiente e o seu interesse turístico.

O interior do Tanque também foi alvo de intervenção com um novo revestimento concebido para otimizar o conforto e o bem-estar dos utilizadores. Também, e para melhoria da experiência dos visitantes, foram adicionadas quatro novas bicas de entrada de água, às duas previamente existentes.

A modernização incluiu, ainda, um sistema de manutenção por recirculação forçada de todo o volume de água termal, para promover uma gestão mais eficiente e sustentável, sem alterar a idiossincrasia das águas.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: Francis Amiand
Hotéis

Mama Shelter Lisboa reabre rooftop com novo menu

O chef José Luís Miranda desenhou uma nova carta para marcar a reabertura do rooftop do Mama Shelter Lisboa, que passa a estar disponível todos os dias das 17h00 às 23h00.

O rooftop do Mama Shelter Lisboa reabriu para a próxima temporada de primavera e verão com uma nova carta.

Desde 27 de março, o terraço do hotel passa a estar aberto das 17h00 às 23h00, sete dias por semana, com o serviço de cozinha a funcionar até às 22h00.

Após ter assumido a chefia da cozinha do Mama Shelter Lisboa em outubro do ano passado, o chef José Luís Miranda desenhou uma nova carta para este espaço, inspirado nas suas experiências gastronómicas pelo mundo.

Entre os destaques da nova carta estão o Tártaro de atum com leche tigre de wasabi; o Tiradito de lírio com aji amarelo; o Ceviche misto de camarão e vieiras com Pico de Gallo; e os Tacos de camarão e Tacos de porco.

Nas opções de partilha destacam-se as Carnes frias e Tábuas de queijo, além de clássicos já conhecidos no hotel como a Bifana, as Batatas bravas e as Gyosas de frango Mama Hot.

Para completar a experiência, o rooftop contará com DJ sets todas as sextas e sábados a partir de abril.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotéis

Tivoli Alvor Algarve Resort reabre a 28 de março para nova temporada

O primeiro resort em regime tudo incluído da Tivoli Hotels & Resorts volta a abrir portas a 28 de março, mantendo-se em funcionamento até ao final de outubro deste ano.

O Tivoli Alvor Algarve Resort reabre a 28 de março. Inaugurado em maio de 2023 sob a marca Tivoli Hotels & Resorts, este é o primeiro hotel em regime ‘tudo incluído’ desta marca da Minor.

Composto por 491 quartos – incluindo 56 de categoria Premium Family com dois quartos independentes e quatro Suites Premium – o hotel estará em funcionamento até ao final de outubro.

O regime de tudo incluído é apresentado em duas opções distintas: versão com serviços standard e outra premium. Os clientes premium têm acesso a um crédito para utilizar no centro de wellness, check-in e check-out em zona VIP, upgrade do minibar e pequeno-almoço em área reservada.

Das valências do hotel fazem parte seis piscinas aquecidas, das quais cinco são exteriores e uma interior, um kids club para crianças entre os 4 e os 12 anos designado como Pluma Júnior Club, e ainda atividades desportivas como futebol, padel e ténis para jovens a partir dos 13 anos.

Acresce um centro de wellness com tratamentos de spa, sauna, jacuzzi e banho turco, campo de jogos multidesportos (ténis, basquetebol, futsal), campo de padel e uma nova área dedicada à Petanca. Ainda na área de bem-estar, o Health Club do hotel inclui programas de fitness personalizados e sessões particulares.

Na vertente gastronómica, o Tivoli Alvor Algarve Resort conta com quatro restaurantes: o Essenze, de cozinha internacional; o Carosello, de gastronomia italiana; o Mad Med, que destaca os sabores do Mediterrâneo; e o Roastic, dedicado  é a escolha ideal. Este ano, durante o período da tarde, os hóspedes poderão usufruir do novo serviço de Grab & Go, com refeições rápidas.

O Tivoli Alvor Algarve oferece ainda vantagens aos hóspedes, como é o caso da entrada gratuita de um dia, para estadias mínimas de sete noites, nos vários parques de diversão da região, entre o Zoo marine, Slide & Splash ou Zoo de Lagos. É ainda oferecido um jantar numa seleção de restaurantes locais, como o Restinga Praia (Praia do Alvor), o Ábabuja (Ribeira de Alvor), o Jardim das Oliveiras (Monchique), T-Bone Steakhouse (NH Marina Portimão), Sky Bar Carvoeiro e The One Restaurant (ambos no Tivoli Carvoeiro), Pepper’s Steakhouse, Oregano e Purobeach Vilamoura (todos no Tivoli Marina Vilamoura). A oferta de jantar, apesar de incluída na tarifa para estadias mínimas de sete noites, está sujeita a disponibilidade e reserva com 72 horas de antecedência.

Localizado a apenas 600 metros da praia e da vila de Alvor, o Tivoli Alvor Resort dispõe ainda de um comboio de ligação para uso exclusivo dos hóspedes.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Sugestões

Parque Terra Nostra dedica iniciativas e visitas guiadas ao “Florescer das Camélias”

No âmbito do evento “Florescer das Camélias”, o Parque Terra Nostra conta com uma série de visitas guiadas, workshops e programas dedicados

Até 22 de março, as Furnas, na ilha de São Miguel, nos Açores, celebram o “Florescer das Camélias” com uma série de iniciativas.

Entre estas encontram-se a tradicional exposição de Camélias das Furnas, organizada pela Câmara Municipal da Povoação em parceria com o Terra Nostra Garden Hotel e a Junta de Freguesia das Furnas.

Ao longo do mês estão ainda previstas visitas guiadas à coleção de camélias do Parque Terra Nostra, em português e inglês, lideradas pela engenheira agrónoma Carina Costa. A profissional desvendará algumas curiosidades e explicará a história e o cultivo desta espécie.

Ainda no âmbito do “Florescer das Camélias”, o Terra Nostra Garden Hotel preparou um workshop de sushi no TN Sushi Bar. Alusivo à temática das camélias, este workshop será realizado através da inscrição dos participantes, com menu de sushi incluído, no dia 22 de fevereiro.

Do programa do Terra Nostra Garden Hotel dedicado à temática fazem ainda parte tratamentos ligados à saúde e ao bem-estar no TN Wellness Place, bem como cocktails, sugestões gastronómicas e decorações dedicadas às camélias.

Presentes no Parque Terra Nostra desde o início do século passado, há cerca de 2.720 camélias georreferenciadas nos jardins do Terra Nostra Garden Hotel. Estão distribuídas por cinco áreas temáticas ao longo de caminhos históricos e junto ao lago.

O Parque Terra Nostra acaba de renovar o título de International Camellia Garden of Excellence até 2034, um reconhecimento atribuído pela International Camellia Society. Com uma coleção de mais de 800 variedades de camélias, o Parque Terra Nostra é propriedade da família Bensaude desde 1936, aproximando-se da celebração dos seus 250 anos de história.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Eurostars Universal aposta em novo restaurante de fine dining

O novo espaço de fine dining na capital é liderado pelo chef Tomás Pereira, que aposta numa carta sazonal.

O Eurostars Universal, situado no Parque das Nações, em Lisboa, abriu um novo restaurante dedicado ao fine dining, o 98 Universal.

Inspirado na Expo’98, o restaurante pretende oferecer “uma experiência sensorial que presta homenagem ao passado, celebra o presente e olha para o futuro”, como a unidade frisa em nota de imprensa. O intuito passa por refletir “a transformação da cidade, combinando tradição e inovação numa oferta gastronómica sofisticada, mas descontraída”.

Sob a chefia do chef Tomás Pereira, uma das bandeiras do futuro restaurante assenta na “autenticidade e sazonalidade”, com a utilização de ingredientes frescos e da época. Desta forma, a carta do restaurante muda consoante as estações, com pratos que juntam “o melhor que Portugal tem para oferecer com inspirações e técnicas internacionais”.

O restaurante 98 Universal está aberto todos os dias das 19h30 às 22h30. A inauguração oficial deste espaço de restauração está marcada para o início de março.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Intemporal é o novo restaurante do chef Miguel Laffan

O novo espaço de restauração situa-se na antiga Casa do Fiscal, em Paço de Arcos, com uma aposta centrada na cozinha sazonal.

O chef Miguel Laffan conta com um novo restaurante em Paço de Arcos, o Intemporal.

Localizado na antiga Casa do Fiscal, junto à primeira linha de mar, o projeto nasce da recuperação do edifício do século XX, que servia para a cobrança do imposto do pescado no Município de Oeiras.

Agora, abre portas como um espaço de restauração onde a proposta passa pela valorização da gastronomia local e do tempo – dos produtos, da confeção, das pessoas, das estações e, sobretudo, do estar à mesa, como referido em comunicado.

O menu é reinventado pelo chef Miguel Laffan a cada estação, com produtos frescos e sazonais. Já a harmonização vínica está a cargo do sommelier Luís Feiteirinha, após um percurso por restaurantes nacionais, entre os quais do Amorim Luxury Group e do grupo Kabuki.

“O Intemporal é o lugar onde posso reunir tudo o que aprendi ao longo dos anos e aplicá-lo de forma autêntica. A proposta do restaurante é simples: redescobrir o sabor do que é puro e sazonal, respeitando o tempo de cada ingrediente. Para mim, cada estação traz uma nova inspiração, e é isso que quero partilhar com os meus clientes. A cozinha aqui é um reflexo da natureza e da nossa relação com o tempo, algo que considero essencial para uma verdadeira experiência gastronómica.”, afirma o chef Miguel Laffan.

A decoração do espaço é assinada por Paula Arez, onde reúne elementos contemporâneos e clássicos. Com vista sobre o mar, o restaurante conta com 12 lugares no piso superior e quatro lugares no balcão do chef.

O restaurante Intemporal, é um projeto da Wellow Network, com o apoio do Município de Oeiras, que cedeu o espaço, e o conceito da Ivity Brand Corp.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: DR, cedidas pela Casa Velha do Palheiro
Restaurantes

Casa Velha do Palheiro apresenta novo restaurante com open kicthen

Após um período de renovações, o restaurante de fine dining do hotel Casa Velha do Palheiro apresenta um novo formato de cozinha aberta. Paralelamente, aposta num novo conceito de restauração, onde reforça o compromisso com a sustentabilidade.

A Casa Velha do Palheiro, localizada no Funchal, na Madeira, passa a contar com um restaurante de open kicthen. A mudança decorre após um período de renovações do restaurante de alta cozinha do hotel, que foram acompanhadas por um novo conceito.

O recém aberto Oxalis – cujo nome é inspirado na flor cor-de-rosa que cresce na propriedade durante a primavera – reforça assim a sua aposta na sustentabilidade, com um menu que privilegia a experiência “da horta para a mesa”, fornecida pelo “kitchen garden” do hotel. Paralelamente, o hotel investiu num número crescente de parcerias com pequenos produtores, agricultores e pescadores da região.

A liderar a cozinha do mais recente Oxalis é possível encontrar o chef Gonçalo Bita Bota, focado em dinamizar a relação com os produtores locais.

“Queremos levar a sério a sazonalidade e a sustentabilidade, com um grande foco no quilómetro zero. Atualmente, 95% dos nossos peixes, frutas e legumes são produzidos na Madeira e estamos sempre à procura de novas parcerias, tentando extrair o maior sabor possível dos produtos madeirenses,” garante o chef Gonçalo Bita Bota em nota de imprensa.

Créditos: DR, cedidas pela Casa Velha do Palheiro

Através de um menu de degustação de dez momentos, Gonçalo Bita Bota dá a c0nhecer os produtos madeirenses através de pratos como Truta do Chão da Ribeira, tomate inglês e gelado de funcho; Bodião com variações de funcho e holandês de miso com mel de cana ou ainda Cherne com halófitas, carolino, ouriço do mar e emulsão erva caninha.

Através da nova cozinha aberta, os clientes podem agora acompanhar todo o processo da mise em place, num cenário pontuado por tons verdes e acastanhados, que transporta a natureza para o interior.

Inserido no Palheiro Nature Estate, uma encosta com vista sobre o Oceano Atlântico e a cidade do Funchal, a Casa Velha do Palheiro está a poucos meses de celebrar 25 anos enquanto membro da Relais & Châteaux, sendo o único membro hoteleiro na Madeira desta associação.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Bago du Vin apresenta menu de degustação harmonizado com infusões

O restaurante do InterContinental Cascais-Estoril, chefiado por Pedro Lopes, vai dinamizar um almoço e jantar com menu de degustação harmonizado com as infusões da marca Tea Experience, by Infusões com História.

O Bago du Vin, o restaurante do InterContinental Cascais-Estoril, apresenta um menu de degustação harmonizado com infusões, que terá lugar a 29 e 30 de novembro.

Nesta experiência, o chef-executivo do Bago du Vin, Pedro Lopes, vai desenhar um menu de degustação inspirado “pela serenidade do Atlântico” e a gastronomia portuguesa, que será harmonizado com as infusões da marca Tea Experience, by Infusões com História.

Destas ganharão destaque as infusões floral e mística, além de uma infusão personalizada desenvolvida em exclusivo para o Bago du Vin.

O jantar começa com um couvert composto por Pão, Azeite “Distintus” e Manteiga Aromatizada, ao qual se segue um “Amuse-Bouche” de Tártaro de Salmão Kimuchi com Creme de Abacate e Ovas de Tobiko Yuzuru, harmonizado com uma Infusão Floral.

No prato seguinte, “Para Envolver”, o Escalope de Foie Gras com Brioche e Chutney de Figos é realçado pela Infusão Mística. Já “Da Nossa Costa”, chega o Robalo Selvagem com Arroz Malandrinho de Berbigão, acompanhado de uma infusão personalizada criada para o restaurante.

No prato de carne, “Do Montado”, o chef apresenta Secretos de Porco Preto com Cremoso de Batata-doce e Trufa Negra, servidos com a Infusão Púrpura. A refeição termina com a Mini Torta de Queijo Creme com Gel de Framboesa e Crocante de Frutos Vermelhos, harmonizada com a Infusão Personalizada L’Occitane, desenvolvida para o SPA do hotel.

A experiência “Infusões à Mesa” será acompanhada por Miguel Moreira, TEAMaker e CEO da marca Tea Experience, by Infusões com História, que estará presente para dar a conhecer a seleção de cada infusão.

Disponível ao almoço, a 29 de novembro, e ao jantar, a 30 de novembro, esta experiência tem o valor de 80 euros por pessoa. As reservas podem ser feitas através do website do hotel, pelo email liset.reservations@ihg.com, ou pelo telefone +351 218 291 100.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.