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Suite Deluxe. Créditos: Upon Vila

Hotelaria

Stay Upon abre hotel em Alcochete após investimento de 6M€

A nova unidade, que abriu portas no final de julho deste ano no lugar do antigo Vila Foz, junta-se a um outro hotel do grupo em Alcochete, o Praia do Sal Resort.

Carla Nunes

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Stay Upon abre hotel em Alcochete após investimento de 6M€

A nova unidade, que abriu portas no final de julho deste ano no lugar do antigo Vila Foz, junta-se a um outro hotel do grupo em Alcochete, o Praia do Sal Resort.

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O grupo hoteleiro Stay Upon apostou mais uma vez em Alcochete com um novo hotel, o Upon Vila, fruto de um investimento de cerca de seis milhões de euros.

A nova unidade, que abriu portas no final de julho deste ano no lugar do antigo Vila Foz, junta-se a um outro hotel do grupo em Alcochete, o Praia do Sal Resort, para “trazer o conforto do campo para dentro de um hotel moderno”. A garantia foi dada por Pedro Gomes, Assistant General Manager do Upon Vila, que numa visita guiada à imprensa deu a conhecer esta nova unidade que pretende servir tanto os segmentos de lazer como de negócios.

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A oferta de 89 quartos divide-se por quatro pisos nas tipologias standard – vista, superior vista, ou familiar – e suite, que pode ser standard ou deluxe. Estes quartos, todos com máquina de café, revestem-se de tons pastel e de madeiras claras de folha de oliveira para acolher os hóspedes num ambiente de conforto, a linha que guia o conceito deste hotel, cujo projeto de arquitetura e design de interiores ficou a cargo do Atelier Catarina.

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Quarto categoria standard. Créditos: Upon Vila

No lobby do hotel, além da receção e do espaço de pequenos-almoços com capacidade para 55 a 65 pessoas, foi dada primazia a espaços que permitissem aos hóspedes trabalhar em regime de cowork, para atrair os nómadas digitais e os adeptos de teletrabalho. Nesse sentido, este piso térreo conta com um centro de negócios – uma sala semi-privada para trabalhar – e uma sala de reuniões. O próprio espaço de pequeno-almoço transforma-se num lugar propício ao cowork, como, aliás, pudemos comprovar numa visita ao hotel, com vários profissionais a utilizar este espaço para pequenas reuniões.

“Trabalhamos com muitos grupos, não só desportivos, mas também com muita indústria [à volta de Alcochete] que precisa de estadias mais curtas para os colaboradores”, explica Pedro Gomes à Publituris Hotelaria.

O profissional aponta que os portugueses são o principal mercado do Upon Vila, com a unidade a indicar em nota de imprensa que Portugal representa 50% dos mercados do hotel, seguido por Espanha (19%), França (16%), Alemanha (8%) e Reino Unido (7%).

Espaços de lazer para desfrutar do estuário do Tejo

Apesar desta aposta no mercado de negócios, Pedro Gomes garante que a maior percentagem de hóspedes cabe aos clientes de lazer, com o segmento de casais a marcar uma maior presença aos fins-de-semana.

Para dar resposta a estes hóspedes o Upon Vila dispõe de uma piscina aquecida no terraço da unidade no quinto piso, com vista desafogada sobre o estuário do Tejo. Por enquanto descoberta, o plano passa por criar uma estrutura coberta amovível para a piscina, que complementa o Terraço da Vila Bar, um espaço de bar situado junto à piscina com carta de cocktails tradicionais e de autor, bem como de pequenos petiscos.

Piscina no Terraço da Vila Bar. Créditos: Upon Vila

A ideia passa por disponibilizar este terraço não só a hóspedes, mas também aos locais de Alcochete que queiram desfrutar da vista sobre o rio, razão pela qual o hotel tem em vista a dinamização de pequenos espetáculos de música ao vivo neste espaço. Outra das novidades para o início do próximo ano passa pelo serviço de brunch no terraço aos domingos.

Também no quinto piso, a unidade hoteleira disponibiliza um pequeno ginásio com uma passadeira, duas bicicletas e halteres.

Para a presente época baixa, as tarifas do Upon Vila rondam os 100 euros para um quarto standard sem pequeno-almoço.

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Créditos: Depositphotos.com

Formação

Turismo do Algarve dinamiza webinar sobre integração e formação de migrantes no setor

A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo interessadas em aderir ao “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social” e que pretendam tirar dúvidas sobre o processo de candidatura.

O Turismo do Algarve organiza na próxima terça-feira, 21 de janeiro, um webinar dirigido ao trade regional para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social no setor do Turismo.

A iniciativa, que decorre entre as 15h30 e as 16h15, resulta de um protocolo assinado entre o Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), e visa “o acolhimento, a qualificação e a integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional em Portugal”, como referido em comunicado.

Após uma sessão de boas-vindas às 15h30 por parte do presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, segue-se a apresentação e enquadramento do programa no âmbito do Roadmap Economia, às 15h40, por Catarina Paiva, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal.

Às 15h50, segue-se uma apresentação e visita guiada ao formulário de inscrição e adesão das empresas, a cargo de Ana Paula Pais, diretora coordenadora da direção de Gestão de Competências e Capacitação do Turismo de Portugal. O webinar termina com um período de perguntas e respostas às 16h00.

A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo “interessadas em aderir ao programa” e que pretendam “tirar dúvidas sobre o processo de candidatura”.

O registo é obrigatório e deve ser feito através do link do evento, que decorre na plataforma Teams.

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Figuras

Miguel Molina assume cargo de Sales Manager no Myriad by SANA

O profissional transita da Discovery Hotel Management (DHM), onde também trabalhou enquanto Sales Manager para as marcas Hotels & Resorts e Octant Hotels.

O hotel Myriad by SANA, em Lisboa, conta com um novo Sales Manager, Miguel Molina, que transita da Discovery Hotel Management (DHM).

O anúncio foi feito pelo próprio na sua página de LinkedIn, sendo que antes de assumir este novo cargo, Miguel Molina trabalhou igualmente como Sales Manager para a DHM, tanto para a marca Hotels & Resorts, como para a Octant Hotels.

Formado em Gestão Hoteleira pela Universidade Europeia, o percurso profissional de Miguel Molina no setor começou no Sheraton Porto Hotel & Spa, enquanto Front Office Trainee, e no Penha Longa Resort, a Ritz-Carlton Hotel, como Guest Service Trainee.

Posteriormente, passou pelo Epic SANA Lisboa, onde trabalhou enquanto voiturier e, posteriormente, como Guest Relations – função que também desempenhou no Epic SANA Marquês. Assumiu ainda o cargo de Sales & Guest Relations Manager na Herdade da Malhadinha Nova – Relais & Châteaux.

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Restaurantes

Intemporal é o novo restaurante do chef Miguel Laffan

O novo espaço de restauração situa-se na antiga Casa do Fiscal, em Paço de Arcos, com uma aposta centrada na cozinha sazonal.

O chef Miguel Laffan conta com um novo restaurante em Paço de Arcos, o Intemporal.

Localizado na antiga Casa do Fiscal, junto à primeira linha de mar, o projeto nasce da recuperação do edifício do século XX, que servia para a cobrança do imposto do pescado no Município de Oeiras.

Agora, abre portas como um espaço de restauração onde a proposta passa pela valorização da gastronomia local e do tempo – dos produtos, da confeção, das pessoas, das estações e, sobretudo, do estar à mesa, como referido em comunicado.

O menu é reinventado pelo chef Miguel Laffan a cada estação, com produtos frescos e sazonais. Já a harmonização vínica está a cargo do sommelier Luís Feiteirinha, após um percurso por restaurantes nacionais, entre os quais do Amorim Luxury Group e do grupo Kabuki.

“O Intemporal é o lugar onde posso reunir tudo o que aprendi ao longo dos anos e aplicá-lo de forma autêntica. A proposta do restaurante é simples: redescobrir o sabor do que é puro e sazonal, respeitando o tempo de cada ingrediente. Para mim, cada estação traz uma nova inspiração, e é isso que quero partilhar com os meus clientes. A cozinha aqui é um reflexo da natureza e da nossa relação com o tempo, algo que considero essencial para uma verdadeira experiência gastronómica.”, afirma o chef Miguel Laffan.

A decoração do espaço é assinada por Paula Arez, onde reúne elementos contemporâneos e clássicos. Com vista sobre o mar, o restaurante conta com 12 lugares no piso superior e quatro lugares no balcão do chef.

O restaurante Intemporal, é um projeto da Wellow Network, com o apoio do Município de Oeiras, que cedeu o espaço, e o conceito da Ivity Brand Corp.

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Feiras & Eventos

As inscrições para os Prémios AHRESP já estão abertas

A iniciativa da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) terá dez categorias a concurso, além de três Prémios de Prestígio escolhidos diretamente pela Comissão de Honra dos Prémios AHRESP.

As inscrições para as candidaturas aos Prémios AHRESP 2025 estão oficialmente abertas a partir desta quinta-feira, 16 de janeiro.

O evento pretende destacar “os melhores exemplos de qualidade e impacto positivo nos setores da restauração, do alojamento turístico e da promoção turística”, como a associação destaca em nota de imprensa.

Até 15 de março, o website oficial dos Prémios AHRESP está aberto a inscrições e a recomendações de candidaturas para dez categorias, nomeadamente: Embaixador Gastronómico; Melhor Restaurante; Melhor Alojamento Turístico; Estabelecimento Solidário; Sustentabilidade Ambiental; Turismo nos Media; Jovem Empreendedor; Destino Revelação; Marcas à Mesa e Marcas na Cama; Profissional do Ano.

Além das categorias em competição, serão ainda atribuídos três Prémios de Prestígio, cujos vencedores serão escolhidos diretamente pela Comissão de Honra dos Prémios AHRESP, em colaboração com a Direção da AHRESP.

As inscrições devem ser feitas através do website dos Prémios AHRESP.

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Créditos: Château des Vigiers

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Grupo Onyria passa a gerir e operar o Château des Vigiers em França

O Château des Vigiers, localizado na região francesa de Dordogne, entre Bergerac e Saint-Émilion, conta com um palácio do século XVI, com 25 quartos, e o Hotel Relais des Vigiers, com 40 quartos.

O Grupo Onyria passa a assumir o controlo total da gestão e da operação do Château des Vigiers, uma propriedade de 150 hectares na região francesa de Dordogne.

Localizada a 40 quilómetros da zona vinícola de Saint-Emilion, e a 80 quilómetros de Bordéus, a propriedade é composta por um palácio do século XVI com 25 quartos, um cinco estrelas também conhecido por “Petit Versailles”, uma segunda unidade hoteleira com 40 quartos, o Hotel Relais des Vigiers.

Das valências deste espaço fazem ainda parte um campo de golfe com 27 buracos desenhado por Donald Steel e um restaurante com estrela Michelin, do chef Didier Casaguana. Acrescem um spa com tratamentos exclusivos da marca Sothys, uma piscina interior aquecida, piscina de hidroterapia, sauna, hammam e jacuzzi.

Restaurante Les Fresques | Créditos: Château des Vigiers

“Além de acionistas de referência desde a década de 90, tínhamos uma relação de décadas com este projeto de luxo para o qual aportamos alguma da nossa experiência e conhecimento. Agora assumimos totalmente a operação e a sua integração na nossa oferta, o que nos permite voltar a ter uma presença internacional de topo”, explica o chairman do Grupo Onyria, José Carlos Pinto Coelho.

Para o CEO do grupo, António Pinto Coelho, “este é um projeto com características únicas e idílicas, que se encaixa de forma perfeita nas nossas operações e naquilo que sabemos fazer melhor, que é gerir unidades hoteleiras de luxo, golfe e restauração de topo. Estamos convictos de que a nossa experiência e o controlo das operações deste resort vão fazer crescer o projeto e torná-lo ainda mais emblemático e único”.

Créditos: Château des Vigiers

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Fernando Cunha assume a direção de operações para Portugal da Kodawari Residences

Nesta nova função, Fernando Cunha ficará encarregue por liderar a operação em território nacional.

A Kodawari Residences apostou em Fernando Cunha para assumir o cargo de director de operações em Portugal.

Desta forma, o profissional ficará encarregue por liderar a operação em território nacional, assegurando a implementação dos padrões de excelência que pela qual a nova marca pretende operar.

Com 23 anos de experiência na indústria hoteleira, ocupou várias funções no setor, desde Bell Boy, Night Auditor, Receptionist, Sales Manager, Front Office Manager e General Manager.

Foi subindo na hierarquia até chegar a Operations General Manager, em hotéis como o Porto Palácio Hotel, Vidago Palace Hotel, Hotel Praiagolfe, e algumas unidades do grupo Eurostars, incluindo o Rio Douro Hotel & Spa e o Oásis Plaza. Recentemente, esteve à frente da operação de hotéis urbanos como o Moon & Sun Porto, Braga e Lisboa.

A par do percurso na hotelaria, Fernando Cunha conta também com experiência académica como docente no ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração, onde leccionou Inglês, Marketing e Turismo. Representou ainda Portugal em feiras internacionais de turismo, em mercados como Espanha, França, Alemanha, Brasil e Israel.

Licenciado em Estudos de Tradução (Inglês e Alemão) pelo ISLA, Fernando Cunha frequentou o mestrado em Turismo na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

“A Kodawari propõe-se a redefinir o conceito de luxo e hospitalidade, e é um privilégio poder contribuir para trazer este conceito disruptivo ao mercado português. Digo sempre que esta é a indústria dos sonhos, e o meu é contribuir para fazer deste um projeto vencedor, que se inicia em Portugal, mas que irá em breve além-fronteiras”, afirma Fernando Cunha, diretor de operações da Kodawari Residences em Portugal.

Em comunicado, a empresa refere que esta nomeação reforça o compromisso da Kodawari Residences em “consolidar a sua operação em Portugal”, apostando em profissionais “com conhecimento do mercado”.

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Nova edição: As aberturas e remodelações na hotelaria até 2027

Para os próximos três anos, de 2025 a 2027, a Publituris Hotelaria conseguiu apurar 166 aberturas de empreendimentos hoteleiros para Portugal. Nesta edição, fique a conhecer ao detalhe o número de quartos, datas de aberturas previstas e respetiva classificação destas futuras unidades, a par dos hotéis com remodelações previstas até 2027. Não perca ainda as perspectivas do setor para 2025, as entrevistas a Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, a Marina Calheiros sobre a 3.ª edição da Lisbon Food Affair e a rubrica “Palavra de Chef”, que este mês dá destaque a Rafaela Ferreira, chef no restaurante Exuberante, do Altis Porto Hotel.

Carla Nunes

Na primeira edição de 2025 da Publituris Hotelaria, pode ficar a conhecer as próximas aberturas no parque hoteleiro português.

De 2025 a 2027 estão previstos 166 novos empreendimentos hoteleiros em Portugal, num total de 16.878 unidades de alojamento – entre quartos, villas, residências e apartamentos turísticos.

No entanto, tendo em conta a totalidade de dados recolhidos pela Publituris Hotelaria para os próximos anos, incluindo empreendimentos com abertura prevista para 2028, 2029 e ainda sem data definida, os dados apontam para 191 aberturas, num total de 18.619 unidades de alojamento.

Os valores resultam do cruzamento de dados de duas consultoras imobiliárias a operar em Portugal, bem como dos dados recolhidos junto dos principais grupos hoteleiros com presença em território nacional.

O maior número de empreendimentos para os próximos anos concentra-se na região Porto e Norte, segundo os dados apurados, seguida pela Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve. Já no que diz respeito à classificação destes futuros empreendimentos, as quatro estrelas dominam o pipeline para os próximos anos.

No campo das remodelações, destaque para as remodelações totais, em alguns dos casos com o intuito de transformar edifícios já existentes em hotéis com novas marcas hoteleiras.

Ainda neste tema, a Publituris Hotelaria quis saber junto de uma das consultoras hoteleiras de maior renome internacional o que leva os grupos internacionais a investir em Portugal. Para Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, “os grupos hoteleiros internacionais estão sempre à procura de se expandir em mercados atrativos e Portugal é definitivamente um deles”.

No capítulo Management, fique a conhecer as perspectivas do setor para 2025, nomeadamente da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP); da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT); da Amazing Evolution; da Bensaude Turismo; da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP); da Savoy Signature; da United Hotels of Portugal (UHP); do Vila Galé e da Unlock Boutique Hotels (UBH).

Na secção de fornecedores, Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair, conta como pretendem dar destaque à produção nacional no certame que regressa à Feira Internacional de Lisboa de 10 a 12 de fevereiro para a sua 3ª edição.

A fechar, Rafaela Ferreira é a protagonista da rubrica “Palavra de Chef” deste mês. Depois de assumir a função de número dois no Feitoria, o restaurante de fine dining do Altis Belém Hotel & Spa, Rafaela Ferreira dirige agora a operação do restaurante Exuberante, inserido no Altis Porto Hotel – o primeiro e mais recente hotel do grupo na Invicta. O seu percurso, mas também a sua visão do mundo da cozinha, ganham destaque nesta entrevista, onde a profissional assegura que “antes de qualquer prémio ou reconhecimento”, o feedback positivo dos clientes é o mais importante.

As opiniões desta edição são assinadas por Karina Simões (JLL), Pedro Simões (Savills), Silvia Dragomir (Worx) e Duarte Morais Santos (CBRE). Já os Indicadores cabem à Guestcentric, com o PULSE Report.

Leia a edição completa aqui.

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Edição digital: As aberturas e remodelações na hotelaria até 2027

Para os próximos três anos, de 2025 a 2027, a Publituris Hotelaria conseguiu apurar 166 aberturas de empreendimentos hoteleiros para Portugal. Nesta edição, fique a conhecer ao detalhe o número de quartos, datas de aberturas previstas e respetiva classificação destas futuras unidades, a par dos hotéis com remodelações previstas até 2027. Não perca ainda as perspectivas do setor para 2025, as entrevistas a Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, Marina Calheiros sobre a 3.ª edição da Lisbon Food Affair e a rubrica “Palavra de Chef”, que este mês dá destaque a Rafaela Ferreira, chef no restaurante Exuberante, do Altis Porto Hotel.

Carla Nunes

Na primeira edição de 2025 da Publituris Hotelaria, pode ficar a conhecer as próximas aberturas no parque hoteleiro português.

De 2025 a 2027 estão previstos 166 novos empreendimentos hoteleiros em Portugal, num total de 16.878 unidades de alojamento – entre quartos, villas, residências e apartamentos turísticos.

No entanto, tendo em conta a totalidade de dados recolhidos pela Publituris Hotelaria para os próximos anos, incluindo empreendimentos com abertura prevista para 2028, 2029 e ainda sem data definida, os dados apontam para 191 aberturas, num total de 18.619 unidades de alojamento.

Os valores resultam do cruzamento de dados de duas consultoras imobiliárias a operar em Portugal, bem como dos dados recolhidos junto dos principais grupos hoteleiros com presença em território nacional.

O maior número de empreendimentos para os próximos anos concentra-se na região Porto e Norte, segundo os dados apurados, seguida pela Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve. Já no que diz respeito à classificação destes futuros empreendimentos, as quatro estrelas dominam o pipeline para os próximos anos.

No campo das remodelações, destaque para as remodelações totais, em alguns dos casos com o intuito de transformar edifícios já existentes em hotéis com novas marcas hoteleiras.

Ainda neste tema, a Publituris Hotelaria quis saber junto de uma das consultoras hoteleiras de maior renome internacional o que leva os grupos internacionais a investir em Portugal. Para Nicolas Cousin, Managing Director Espanha & Portugal da Christie & Co, “os grupos hoteleiros internacionais estão sempre à procura de se expandir em mercados atrativos e Portugal é definitivamente um deles”.

No capítulo Management, fique a conhecer as perspectivas do setor para 2025, nomeadamente da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP); da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT); da Amazing Evolution; da Bensaude Turismo; da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP); da Savoy Signature; da United Hotels of Portugal (UHP); do Vila Galé e da Unlock Boutique Hotels (UBH).

Na secção de fornecedores, Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair, conta como pretendem dar destaque à produção nacional no certame que regressa à Feira Internacional de Lisboa de 10 a 12 de fevereiro para a sua 3ª edição.

A fechar, Rafaela Ferreira é a protagonista da rubrica “Palavra de Chef” deste mês. Depois de assumir a função de número dois no Feitoria, o restaurante de fine dining do Altis Belém Hotel & Spa, Rafaela Ferreira dirige agora a operação do restaurante Exuberante, inserido no Altis Porto Hotel – o primeiro e mais recente hotel do grupo na Invicta. O seu percurso, mas também a sua visão do mundo da cozinha, ganham destaque nesta entrevista, onde a profissional assegura que “antes de qualquer prémio ou reconhecimento”, o feedback positivo dos clientes é o mais importante.

As opiniões desta edição são assinadas por Karina Simões (JLL), Pedro Simões (Savills), Silvia Dragomir (Worx) e Duarte Morais Santos (CBRE). Já os Indicadores cabem à Guestcentric, com o PULSE Report.

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Tecnologia

HiJiffy lança nova ferramenta que permite automatizar campanhas no WhatsApp

A HiJiffy lançou uma nova ferramenta, o Campaigns Manager, que promete “otimizar e automatizar a comunicação com os hóspedes”, de acordo com a empresa de tecnologia.

Integrando dados em tempo real do software de gestão do hotel (PMS, na sua sigla em inglês), este recurso garante o envio de mensagens personalizadas no momento mais indicado. Desta forma, os hoteleiros podem automatizar comunicações desencadeadas por ações específicas dos hóspedes, como confirmações de reserva, notificações de check-in ou mensagens de despedida.

Através desta ferramenta, os hotéis podem ainda agendar campanhas em momentos estratégicos da estadia, incluindo promoções de pequeno-almoço, lembretes de happy hour ou oportunidades de upselling.

“Esta ferramenta foi desenvolvida para enfrentar desafios comuns na comunicação com os hóspedes, como sistemas fragmentados e falta de consistência. Ao automatizar tarefas repetitivas e centralizar as mensagens, o Campaigns Manager aumenta a eficiência operacional das equipas dos hotéis e proporciona uma experiência fluída e personalizada para cada hóspede”, explica Tiago Araújo, CEO da HiJiffy, em nota de imprensa.

O Campaigns Manager permite aos hotéis a segmentação de públicos com base em critérios como demografia, preferências e histórico de interações. A funcionalidade de mensagens dinâmicas permite ainda incluir detalhes personalizados, como o nome do hóspede ou o tipo de quarto.

Comunicações para vários momentos

A ferramenta permite também “uma ampla gama de utilizações nos principais pontos de interação com o hóspede”.

Por exemplo, antes da chegada ao hotel, podem ser enviadas Atualizações sobre confirmações de reserva, links para check-in online ou ofertas personalizadas, como upgrades de quarto ou tratamentos de spa.

Já à chegada, o hóspede pode receber informações como códigos de Wi-Fi, instruções de check-in e horários de pequeno-almoço. Durante a estadia há a possibilidade de enviar atualizações oportunas sobre eventos no local, ofertas de programas de fidelização ou campanhas promocionais para aumentar receitas com upsell durante a estadia.

Por fim, após a estadia, a ferramenta permite o envio de pedidos de feedback, mensagens de agradecimento e descontos exclusivos para reservas futuras.

Ao invés do WhatsApp, existe a opção desta troca de mensagens via SMS, “garantindo que as comunicações chegam aos hóspedes, mesmo em locais com conectividade limitada ou para aqueles que preferem comunicações baseadas em texto”, como explica a empresa.

A ferramenta está disponível sem custos adicionais para clientes da HiJiffy com planos Premium e Enterprise.

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AL

Selo Save Water é alargado aos estabelecimentos de alojamento local

Os empreendimentos de alojamento local que queiram aderir ao selo Save Water devem implementar um plano de ação com pelo menos 12 medidas de eficiência hídrica, escolhidas de uma lista de 60 propostas.

Os estabelecimentos de Alojamento Local (AL) no Algarve já podem obter o selo Save Water, juntando-se assim ao Compromisso com a Eficiência Hídrica.

Ao aderirem à Plataforma de Monitorização, os estabelecimentos de alojamento local têm de implementar um plano de ação com pelo menos 12 medidas de eficiência hídrica, escolhidas entre uma lista de 60 propostas.

Este plano divide-se num cronograma de três partes. As primeiras medidas devem ser implementadas até março de 2025, às quais deverão acrescer mais quatro medidas até 30 de junho deste ano. As últimas quatro medidas devem ser aplicadas até 31 de dezembro de 2025.

A obtenção do selo Save Water é também uma condição para aceder à Linha de Apoio +Eficiência Hídrica Algarve, disponibilizada pelo Turismo de Portugal – um mecanismo de financiamento que apoia os custos relacionados com a implementação das medidas exigidas.

Em 2024, os empreendimentos turísticos aderentes ao selo registaram uma redução de 16% no consumo global de água e 15% no consumo específico (por dormida), comparativamente com o mesmo período de 2023, como o Turismo do Algarve apontou em comunicado.

Esta redução reflete-se em “poupanças médias de mais de 7.000 euros anuais por empreendimento”, de acordo com a mesma entidade, que refere que o alargamento deste sela ao AL “decorre da Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2024, que manteve a situação de alerta por seca no Algarve e ajustou o objetivo de redução de consumo do setor urbano para 13%”.

A iniciativa Save Water, coordenada pelo Turismo do Algarve em parceria com o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia.

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