Sugestões

Octant Vila Monte prepara temporada de verão com novas suites

O Octant Vila Monte conta agora com quatro novas suítes com piscinas aquecidas privativas, uma aposta da unidade para a “pré-temporada de veraneio”, como indica em comunicado. Este conjunto de […]

Carla Nunes
Sugestões

Octant Vila Monte prepara temporada de verão com novas suites

O Octant Vila Monte conta agora com quatro novas suítes com piscinas aquecidas privativas, uma aposta da unidade para a “pré-temporada de veraneio”, como indica em comunicado. Este conjunto de […]

Carla Nunes

O Octant Vila Monte conta agora com quatro novas suítes com piscinas aquecidas privativas, uma aposta da unidade para a “pré-temporada de veraneio”, como indica em comunicado.

Este conjunto de suites é composta pela suite Solarium e três Secret Suites. A suite Solarium é “inspirada na paisagem envolvente, com padrões de design geométricos e mobiliário contemporâneo”. Composta por “uma sala, um quarto, casa de banho com banheira e duche, terraço exterior e solário”, esta suite está disponível a partir de 730 euros por noite.

Já as Secret Suites “permitem uma privacidade acrescida”, incluindo um pátio exterior e um design elegante distinto, já que as três suites incluem pormenores diferentes entre si, desde as tonalidades da azulejaria das piscinas ao tom das paredes. O preço para estas suites começa nos 630 euros por noite.

Localizadas no edifício Casa de Cima, a área do Octant Vila Monte com maior privacidade, as novas suites são exclusivas para adultos e crianças a partir dos 13 anos. Não obstante, os hóspedes que escolham estas suites têm acesso direto a todos os espaços comuns do hotel, como a piscina exclusiva para adultos, o cinema ao ar livre, ou o restaurante À TERRA.

O hotel Octant Vila Monte foi projetado “em estreita colaboração com o arquiteto Jorge Guimarães e a arquiteta paisagista Teresa Barão”, como apontado em comunicado, com um design exterior “que combina elementos tradicionais portugueses com linhas contemporâneas de vanguarda”. Já os espaços interiores, desenhados por Vera Iachia, “apresentam uma reinterpretação de materiais e elementos da arquitetura tradicional algarvia, incorporando peças decorativas criadas por artesãos locais e elementos regionais como a alvenaria branca, ervas mate, tecidos tradicionais e fibras naturais como lã, algodão ou juta”.

PUB
PUB
Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Hotéis

PortoBay Falésia apresenta novas facilidades de desporto e bem-estar

Além da apresentação de um novo núcleo wellness, com valências de piscina interior, ginásio e solário, o hotel apresenta um programa semanal de atividades.

O PortoBay Falésia, situado na praia da Falésia em Olhos d’Água, no Algarve, conta agora com novas facilidades de desporto e bem-estar, por forma a responder “à crescente procura por experiências que combinam relaxamento com um estilo de vida ativo”, como refere em nota de imprensa.

O principal foco da renovação prende-se com a criação de novas estruturas de bem-estar, com um novo núcleo wellness. Este é composto por uma nova piscina interior aquecida, que se junta às três piscinas já existentes; um novo solário e um ginásio renovado com três áreas distintas – sala de máquinas, fitness room e área exterior.

A renovação é acompanhada por um programa semanal de atividades, estruturado para diferentes níveis de condição física e interesses. Assim, o hotel passa a oferecer aulas de yoga, pilates e alongamentos, além de sessões como Body Pump, treinos HIIT, dança aeróbica e hidroginástica.

“O clima ameno do Algarve e a beleza natural da Praia da Falésia sempre foram os nossos principais ativos. Esta renovação permite-nos potenciar estas vantagens, oferecendo aos nossos hóspedes a possibilidade de desfrutarem de atividades ao ar livre praticamente todo o ano”, explica António Trindade, Presidente e CEO do Grupo PortoBay.

Estas novas instalações complementam as facilidades desportivas já existentes, como os dois campos de ténis, o campo de padel e a rede de voleibol.

Para quem prefere atividades ao ar livre, as opções incluem caminhadas matinais, voleibol, tiro com arco e ténis de mesa. Já a oferta de cycling destaca-se com diversas modalidades, desde o aluguer de bicicletas até tours organizados, como o tour de um dia pelo Parque Natural da Ria Formosa.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotéis

Forte de Gaia reforça agenda vínica com nova edição do Wine Social Club

O evento de caráter mensal do hotel Forte de Gaia – Autograph Collection alia a apresentação de vinhos – nesta edição, das regiões do Dão e do Douro – com um menu gastronómico elaborado para a ocasião pelo chef João Vieira. Dirigido pelo enólogo Carlos Silva, o evento é limitado a 30 lugares.

O Forte de Gaia – Autograph Collection recebe a 16 de maio mais uma edição do Wine Social Club, uma iniciativa mensal do hotel que alia a descoberta de produtores vínicos a experiências gastronómicas.

Nesta edição, o Wine Social Club recebe dois projetos vínicos do Douro e do Dão.

A Quinta das Herédias, com mais de 900 anos de história no Douro, alia tradição a uma visão contemporânea sob a liderança do enólogo Carlos Lucas, destacando-se pelas vinhas centenárias em encostas de altitude. Já a Quinta do Ribeiro Santo, dirigida pelo enólogo Carlos Silva, encontra-se instalada num vale entre as serras da Estrela e do Caramulo.

Os vinhos de ambas as casas serão apresentados num ambiente intimista e descontraído, com explicações sobre castas, terroirs e práticas enológicas. A acompanhar, os clientes podem encontrar um menu criado para a ocasião pelo chef-executivo do Forte de Gaia, João Vieira.

Composto por quatro momentos, o menu deste Wine Social Club foi desenhado por forma a “valorizar os vinhos em prova e proporcionar uma experiência gastronómica imersiva”, como referido em comunicado. A carta inclui um prato de bacalhau, seguido de “presa” de porco ibérico com Migas Serranas. A refeição termina com um Bolo de Rolo de Laranja do Algarve com merengue de limão.

A experiência decorre na Sala dos Trinta, o espaço do hotel dedicado a experiências vínicas, e está limitada a 30 lugares. Com o valor de 75 euros por pessoa, as reservas devem ser efetuadas através do email eventos@fortedegaia.com.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Chefs Arnaldo Azevedo e Julien Montbabut dedicam jantar a ostras e champanhe no Bistrô by Vila Foz

A iniciativa “Oysters and Champagne Night” decorre a 9 de maio, num jantar confecionado pelos chefs Arnaldo Azevedo e Julien Montababut

O Bistrô by Vila Foz, no Mercado de Matosinhos, vai dedicar um jantar às ostras e champanhe na iniciativa “Oysters and Champagne Night”, que decorre a 9 de maio.

O jantar elaborado a quatro mãos pelos chefs Arnaldo Azevedo, do restaurante Vila Foz, e Julien Montababut, do Le Monument, será composto por seis momentos.

O jantar terá início com uma degustação de ostras, servidas em diferentes texturas e acompanhamentos, à qual se segue uma entrada com gema de ovo a baixa temperatura, servida com alho aromático e espargos crocantes.

No momento seguinte, a gamba do Algarve surge em destaque, envolvida num arroz cremoso de caldo de ovas e aromatizado com coentros frescos. Segue-se um prato composto com peixe do mercado, escolhido no próprio dia, acompanhado por espinafres salteados, beurre blanc e ovas de truta.

Num quinto prato, o protagonista é o polvo, servido com puré de batata-doce e um molho inspirado na caldeirada tradicional, reinventado com um toque contemporâneo. Já para sobremesa, os chefs propõem Abade de Priscos, acompanhado por ananás dos Açores.

A “Oysters and Champagne Night” tem início às 19h30 e é apoiada pela Aquanostra e a Veuve Clicquot, responsáveis pelas ostras e champanhe servidos neste jantar. A refeição tem o valor de 80 euros por pessoa, com bebidas incluídas. As reservas devem ser feitas através dos contactos 222 449 750 ou bistro@vilafozhotel.pt.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Hotéis

Torre de Palma organiza 7.ª edição do Wine Market em junho

O Torre de Palma Wine Market, dedicado aos vinhos e produtores da região do Alentejo, dá a possibilidade aos visitantes de provar as últimas colheitas e novidades de produtores locais, bem como de interagir com os responsáveis por trás de cada marca. À semelhança de anos anteriores, o evento tem lugar no Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte.

O Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte organiza a 7.ª edição do Torre de Palma Wine Market a 7 de junho deste ano.

O evento, que tem lugar no espaço desta unidade hoteleira, constitui-se como um mercado dedicado aos vinhos e produtores da região do Alentejo, onde os visitantes podem provar “as últimas colheitas e novidades de produtores locais e interagir com os responsáveis por trás de cada marca”, como o hotel refere no seu website. É ainda possível provar e adquirir as várias referências, assim como várias edições especiais.

A abertura de portas decorre às 16h00, momento em que é dado início às provas de vinhos. Segue-se um jantar ao ar livre, às 19h30, sendo que o evento termina pelas 22h30.

Até à data, o Torre de Palma Wine Market conta com os seguintes produtores confirmados: Torre de Palma Wine Hotel; Herdade do Mouchão; Monte da Bonança; Mainova; Tiago Cabaço Winery; Adega de Borba; Reynolds Wine Growers SA; Terra d’Alter; RG Rovisco Garcia; Adega de Portalegre Winery; Quinta do Paral; Vinhos Cananó; Herdade do Perdigão e Monte do Pintor; Herdade do Sobroso; Rumo Vinhos; Herdade da Rocha; MONTE DA RAPOSINHA, LDA; Torre do Frade; Altas Quintas; Herdade da Mingorra; Vinhos Rosa Santos Família; Howard’s Folly; Coutale Portugal/España – Acessórios para Vinhos; Dropstops®; Irmãos Peixoto e Winterhalter Group.

Os bilhetes com entrada no evento mais copo, sem jantar incluído, têm um valor de 15 euros. Já os bilhetes que incluem jantar custam 45 euros.

Através da aplicação Yon Wine, os bilhetes podem ser adquiridos com desconto, com a entrada sem jantar por um valor de 13 euros e entrada com jantar a 43 euros.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Sublime Comporta recebe pop up do restaurante Canalha a 1 de maio

A partir de maio, o hotel Sublime Comporta recebe o pop up do restaurante lisboeta Canalha, sob a chefia do chef João Rodrigues. A iniciativa decorre até ao final de outubro.

A partir de 1 de maio, o Sublime Comporta passa a contar com mais uma valência de restauração, com o restaurante Canalha a instalar-se no resort até ao final de outubro.

À semelhança do que aconteceu em 2024, o chef João Rodrigues leva este seu projeto até à Comporta com uma oferta semelhante à do Canalha em Lisboa, com referências como o Raspado de presa de vaca arouquesa; a Lula de toneira e manteiga de ovelha; ou a Tortilha aberta de camarão e cebola, bem como a vitrine de peixe e marisco, disponível para escolha do cliente mediante a oferta do dia.

O menu do Canalha Comporta terá ainda algumas propostas novas, comparativamente com a temporada anterior no Sublime, como a Cabeça de xara, a Cecina de wagyu, as Molejas de borrego ou o Carabineiro a cavalo.

Com 76 lugares, o Canalha Comporta está aberto tanto para hóspedes como para clientes que não estejam alojados no hotel de quarta-feira a domingo, das 19h00 às 23h00

As reservas podem ser feitas através do número 211 452 426 ou de comporta@canalha.pt.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: Fabrice Demoulin
Restaurantes

Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa aposta em novo chef

O chef Duarte Batista, natural do Fundão, passa a assumir a cozinha do restaurante Divinus, no Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa. Inspirado no receituário português, o profissional apresenta agora uma nova carta de primavera neste espaço de restauração.

O restaurante Divinus, inserido no Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa, conta com um novo chef e uma renovada carta de primavera, agora assinada por Duarte Batista.

Com formação na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, e um percurso em unidades hoteleiras como o Myriad by Sana Hotels, L’AND Vineyards e Intercontinental Cascais-Estoril, Duarte Batista apresenta agora no Divinus uma cozinha descontraída que bebe inspiração no receituário português.

Na nova carta, já disponível, destacam-se pratos como o “Robalo e Lavagante”, servido com arroz de berbigão (36,50 euros), uma homenagem à costa vicentina. Nos pratos de peixe, surge ainda o “Bacalhau, Falsa Miga de Azeitona e Caldo de Coentros” (27,50 euros), uma reinterpretação contemporânea da tradicional açorda alentejana. Destaque também para pratos como “Borrego, Ervilha, Paio de Porco Preto” e ainda “Presa de Porco e Ameijoas com Miga de Tomate”.

Robalo e Lavagante | Créditos: Fabrice Demoulin

Com seis séculos de história, o antigo convento do século XV onde se insere o Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa foi convertido num hotel de cinco estrelas há 16 anos. Com 92 quartos, o hotel reúne dois restaurantes – o Divinus, situado na antiga adega do convento, e o Olive, integrado no espaço anteriormente ocupado pela cozinha do edifício.

A unidade conta ainda com uma igreja, erguida entre 1458 a 1566, claustro manuelino, uma garrafeira na antiga cisterna, biblioteca e sala de estar. A ala mais recente inclui spa, ginásio, parque infantil, campos de ténis e de padel, piscina exterior e respetivo bar.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Chef Ricardo Costa apresenta nova carta no Restaurante Gastronómico do The Yeatman

Sob o nome “Colheita”, a nova carta sazonal do Restaurante Gastronómico do The Yeatman reúne as memórias de infância do chef passadas em Aveiro, os sabores do Algarve, Setúbal e Açores, prestando homenagem às tradicionais marisqueiras e churrasqueiras portuguesas. As influências do Japão e da Coreia também pontuam os sabores do novo menu.

O Restaurante Gastronómico, inserido no hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, conta com uma carta renovada.

O complemento vínico, que conta com a curadoria de de Elisabete Fernandes, diretora de vinhos do The Yeatman, apresenta duas harmonizações possíveis, com destaque para várias referências nacionais.

O novo menu inicia com uma proposta de snacks servidos na sala de espera. Entre estes contam-se o Lírio fumado dos Açores com pepino e óleo de sésamo; a Gamba do Algarve, acompanhada por um gaspacho alentejano; e o Caranguejo da casca mole.

Ainda nos snacks, as churrasqueiras portuguesas são homenageadas numa terrina de Frango com pele crocante e germinado de mostarda, enquanto as marisqueiras ganham destaque através de uma Santola ao natural desfiada, acompanhada com caviar, gel de gengibre e gelado de wasabi.

O segundo momento acontece na cozinha, onde na mesa do Chefe é servida uma Ostra da Ria de Aveiro, com gel e granizado de maçã verde, camarinhas e um molho refrescante feito com galanga, jalapeño, lima kaffir e coentros.

Santola ao natural desfiada, acompanhada com caviar, gel de gengibre e gelado de wasabi

Já na mesa é servido um Lavagante com cogumelos e tutano, harmonizado com dashi e saquê. Segue-se o Choco de Setúbal, empratado num cubo de gelo e apresentado em forma de talharim, acompanhado com caviar, crocante de vieira e salicórnia. A influência da Coreia está presente no Salmonete, trabalhado com daikon, kimchi e um caldo de cebola tostada, ao qual se segue o Tamboril, servido em três confeções, texturas e empratamentos diferentes.

Após o pão de fermentação lenta com manteiga caseira e azeite duriense, surge o Bacalhau com grão-de-bico, grelos e mão de vitela, assim como o Leitão da Bairrada.

Por fim, nas sobremesas, é servido um sorvete de Lichia, framboesa e óleo de manjericão para limpar o palato, seguindo-se depois para opções mais doces como a Fartura, acompanhada com chocolate, banana fermentada, gelado de banana e baunilha e algodão doce – que evoca as feiras e os santos populares – bem como a Bolacha Americana, vendida na praia durante os verões que marcaram a infância do chef, recheada com chocolate numa massa crocante feita à base de manteiga e canela, partida na hora.

Leitão da Bairrada

O menu “Colheita” tem o valor de 260 euros por pessoa e três suplementos de bebidas possíveis – The Prime Selection (260 euros) e The Yeatman Selection (130 euros) com referências vínicas – e uma harmonização com bebidas não alcoólicas (120 euros).

O Restaurante Gastronómico funciona de terça-feira a sábado, em três seatings: 18h30, 19h30 e 20h30. As reservas fazem-se através do website do The Yeatman Hotel ou do contacto +351 220 133 128.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Restaurantes

Restaurante Citrus do Lisbon Marriott Hotel certificado pelo “The PLEDGE on Food Waste”

O restaurante Citrus, do Lisbon Marriott Hotel, foi distinguido com a certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”, um selo entregue a espaços de restauração comprometidos com a redução do desperdício alimentar, a sensibilização da equipa e dos consumidores e a promoção de um setor mais sustentável.

A certificação “The PLEDGE on Food Waste” é atribuída com base em critérios exigentes e práticas sustentáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente o objetivo de reduzir para metade o desperdício alimentar global até 2030.

O objetivo passa por medir, reduzir e prevenir o desperdício em todas as etapas do serviço, “promovendo uma transformação real nas rotinas de cozinha e na forma como os clientes se relacionam com os alimentos”, como indicado em nota de imprensa.

Sob a liderança do chef Dominic Smart, a unidade hoteleira indica que foram adotadas medidas no restaurante Citrus como o desenvolvimento de uma estratégia de otimização do menu, o planeamento mais eficiente da produção e o reforço do controlo diário de sobras e excedentes.

Desta forma, o restaurante conseguiu reduzir em 30% o desperdício alimentar desde o início de 2025.

“O desperdício alimentar é uma responsabilidade de todos – e começa com pequenas mudanças”, sublinha o chef Dominic, que explica que “reduzir não significa perder qualidade, pelo contrário: é uma oportunidade de elevar a experiência gastronómica e, ao mesmo tempo, cuidar do planeta”.

“Com este reconhecimento, o Lisbon Marriott Hotel reforça o seu posicionamento como referência em práticas sustentáveis , alinhando-se com as metas ambientais da Marriott International. Orestaurante Citrus é um reflexo desta missão, combinando sabores autênticos com inovação e consciência ambiental”, acrescenta Paula Lino, diretora de operações do Lisbon Marriott Hotel.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Sugestões

Tanque Termal do Parque Terra Nostra reabre renovado

O Tanque Termal do Parque Terra Nostra reabre renovado, após obras de valorização da envolvente, sistema de recirculação de água e revestimentos, com o objetivo de proporcionar uma experiência termal ainda mais enriquecedora aos visitantes.

A renovação do espaço foi pensada com base na importância histórica do Parque Terra Nostra, considerando a sua beleza natural, o ambiente e o seu interesse turístico.

O interior do Tanque também foi alvo de intervenção com um novo revestimento concebido para otimizar o conforto e o bem-estar dos utilizadores. Também, e para melhoria da experiência dos visitantes, foram adicionadas quatro novas bicas de entrada de água, às duas previamente existentes.

A modernização incluiu, ainda, um sistema de manutenção por recirculação forçada de todo o volume de água termal, para promover uma gestão mais eficiente e sustentável, sem alterar a idiossincrasia das águas.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
Créditos: Francis Amiand
Hotéis

Mama Shelter Lisboa reabre rooftop com novo menu

O chef José Luís Miranda desenhou uma nova carta para marcar a reabertura do rooftop do Mama Shelter Lisboa, que passa a estar disponível todos os dias das 17h00 às 23h00.

O rooftop do Mama Shelter Lisboa reabriu para a próxima temporada de primavera e verão com uma nova carta.

Desde 27 de março, o terraço do hotel passa a estar aberto das 17h00 às 23h00, sete dias por semana, com o serviço de cozinha a funcionar até às 22h00.

Após ter assumido a chefia da cozinha do Mama Shelter Lisboa em outubro do ano passado, o chef José Luís Miranda desenhou uma nova carta para este espaço, inspirado nas suas experiências gastronómicas pelo mundo.

Entre os destaques da nova carta estão o Tártaro de atum com leche tigre de wasabi; o Tiradito de lírio com aji amarelo; o Ceviche misto de camarão e vieiras com Pico de Gallo; e os Tacos de camarão e Tacos de porco.

Nas opções de partilha destacam-se as Carnes frias e Tábuas de queijo, além de clássicos já conhecidos no hotel como a Bifana, as Batatas bravas e as Gyosas de frango Mama Hot.

Para completar a experiência, o rooftop contará com DJ sets todas as sextas e sábados a partir de abril.

Sobre o autorPublituris Hotelaria

Publituris Hotelaria

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 PUBLITURIS HOTELARIA. Todos os direitos reservados.
Este website usa cookies.Ao navegar, está a concordar com a nossa política de privacidade.