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Verdelago Resort abre portas com nova fase de comercialização

O Verdelago Resort, um empreendimento de luxo sustentável no Algarve, abre portas este verão e inicia uma nova fase de vendas com 109 unidades residenciais-turísticas disponíveis. Ainda este ano, está prevista a construção de um hotel de cinco estrelas inserido neste projeto localizado entre Altura e a Praia Verde.

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O Verdelago Resort, um empreendimento de luxo sustentável no Algarve, abre portas este verão e inicia uma nova fase de vendas com 109 unidades residenciais-turísticas disponíveis. Ainda este ano, está prevista a construção de um hotel de cinco estrelas inserido neste projeto localizado entre Altura e a Praia Verde.

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O Verdelago Resort, um empreendimento de luxo sustentável no Algarve, abre portas este verão e inicia uma nova fase de vendas com 109 unidades residenciais-turísticas disponíveis. Ainda este ano, está prevista a construção de um hotel de cinco estrelas inserido neste projeto localizado entre Altura e a Praia Verde.

O empreendimento, que resulta de um investimento total de 270 milhões de euros, tem agora disponíveis 83 apartamentos com tipologias T1, T2 e T3, com áreas privativas entre os 80 e os 150 metros quadrados e terraços de 16 e 70 metros quadrados, maioritariamente cobertos por pérgolas.

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A estes juntam-se 26 townhouses, com tipologias V2 e V3, e outras dez com açoteia e vista 360º graus – “as unidades de maior sucesso desde o início do projeto”, como indicado em comunicado. Os preços começam nos 600 mil euros para os apartamentos e vão até aos 1.650 milhões de euros. Já para as townhouses, os valores começam nos 920 mil euros e vão até aos 1.300 milhões de euros.

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Os primeiros imóveis serão entregues no próximo ano e a possibilidade de aquisição é atribuída com prioridade aos interessados que, não tendo conseguido adquirir uma das unidades na fase anterior, se mantiveram em lista de espera.

Desde o seu lançamento, em 2021, o Verdelago Resort vendeu “mais de uma centena de casas”. Os portugueses são os principais compradores deste projeto, representando 80% das vendas até à data, que incluem também norte-americanos, britânicos e espanhóis, entre outras nacionalidades. São também principalmente os portugueses que estão em lista de espera para esta nova fase, como apontado em nota de imprensa.

A entidade exploradora, Blue & Green, oferece aos proprietários um retorno de investimento “significativo”, entregando 75% da receita de exploração.

Projeto inclui hotel de cinco estrelas

O Verdelago Resort contará ainda com hotel de cinco estrelas com 197 quartos, cuja construção está prevista “ainda para o início deste ano”, como indicado em comunicado. No ano cruzeiro, o Verdelago prevê a criação de 600 postos de trabalho diretos e permanentes, cujo recrutamento já está a decorrer.

Os cerca de 86 hectares de terreno deste projeto contemplam ainda a construção de um Clube do Aldeamento – com restaurante, bares, open market, esplanada, piscina infinita e zonas de estar –; dez campos de padel; dois campos de ténis; um campo de futebol de sete e polivalente em relva sintética; um campo de areia para vólei e futebol de praia; um campo polidesportivo; uma pista para bicicletas tipo BTT; um espaço para eventos diversificados; serviços de apoio familiar (babysitting e kids club); passadiços de madeira com acesso à praia; torres de observação em madeira e percursos pedonáveis e cicláveis de cerca de sete quilómetros.

O Verdelago Resort é um projeto da Verdelago – Sociedade Imobiliária, S.A. uma empresa de desenvolvimento de projetos imobiliários e turísticos, cuja participação maioritária é detida pelo Fundo Aquarius, FCR, gerido pela OXYCAPITAL.

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The Social Hub Porto | Créditos: DR

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The Social Hub marca abertura de portas no Porto para 1 de março

O conceito de hotelaria híbrida do The Social Hub, dirigido à comunidade de nómadas digitais, jovens profissionais, viajantes, mas também locais, chega ao Porto sob a forma de um hotel de quatro estrelas com 310 quartos.

O grupo The Social Hub entra pela primeira vez em Portugal com uma unidade hoteleira no Porto, cuja data de abertura está apontada para 1 de março.

A nova unidade de quatro estrelas vai contar com 310 quartos, dos quais 271 são quartos de hotel e 39 apartamentos residenciais com até dois quartos.

Situado no Bonjardim, a poucos metros da Avenida dos Aliados e do Mercado do Bolhão, o hotel pretende afirmar-se como um ponto de encontro entre a comunidade de nómadas digitais e jovens profissionais, mas também de viajantes e locais. Desta forma, além da componente de alojamento, o espaço pretende oferecer um hub com várias iniciativas e programas de aprendizagem, networking, valorização e empreendedorismo.

Por essa razão, as valências do hotel incluem mais de 580 metros quadrados de espaço de coworking para cerca de 100 pessoas, bem como 450 metros quadrados de espaços flexíveis para reuniões, incluindo um auditório para eventos. Acresce um terraço no topo da unidade.

Os visitantes podem escolher entre estadias curtas ou prolongadas, alojamento para estudantes, ou usufruir de um espaço de coworking através de uma série de opções de adesão, que incluem dez espaços para escritórios privados.

The Social Hub Porto | Créditos: DR

Com este primeiro hotel no Porto, e uma segunda propriedade em desenvolvimento em Lisboa, o The Social Hub expande a sua oferta na Península Ibérica. A nível europeu conta com 19 propriedades em funcionamento em Amesterdão, Barcelona, Berlim, Florença, Madrid, Paris, San Sebastian e Viena.

Recentemente certificado pela B Corp, o The Social Hub desenvolve mais de 5.500 experiências comunitárias por ano, impactando mais de 100 mil pessoas, num conjunto de atividades que incluem cursos de línguas, culinária e formação de competências. O hub no Porto também acolherá bolseiros da TSH Talent Foundation, “destinada a capacitar os agentes de mudança que enfrentam barreiras às oportunidades”, como se pode ler em comunicado.

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Futuro Three Star Hotel Radisson Red Gaia | Créditos: DR

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Consignada construção do futuro hotel Radisson em Vila Nova de Gaia

A unidade hoteleira vai contar com 250 quartos, distribuídos por oito pisos. Prevê-se que a construção do hotel fique concluída num prazo de 20 meses.

O auto de consignação da empreitada de construção do hotel Radisson em Vila Nova de Gaia foi formalizado esta segunda-feira, 3 de fevereiro, sendo que a obra foi adjudicada à ACA Engenharia e Construção.

O futuro Three Star Hotel Radisson Red Gaia, localizado na Rua de Jau, contará com 250 quartos, distribuídos por oito pisos acima do solo, e uma cave. Com uma área bruta de construção de 12.216,77 metros quadrados, a obra inclui trabalhos de arranjo exterior das vias adjacentes.

De acordo com a ACA Engenharia e Construção, a obra ficará concluída num prazo de 20 meses, com o projeto de arquitetura a cargo da Saraiva Associados.

O portefólio da ACA no setor da hotelaria inclui projetos como o Hotel Monumental e o Hotel Aliados Plaza, ambos no Porto; o 7 Hotel, em Lisboa e o Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia. Acrescem o Sublime Comporta e o Comporta Beach & Golf Resort.

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Hotel Barceló Nasandhura Malé

Barceló Nasandhura Malé | Créditos: DR

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Barceló Hotel Group expande presença na Ásia com novo hotel nas Maldivas

O Barceló Nasandhura Malé, com 136 quartos e 116 apartamentos, é a segunda unidade hoteleira da cadeia nas Maldivas.

O Barceló Hotel Group chegou à capital das Maldivas, Malé, com uma nova unidade hoteleira cinco estrelas, o Barceló Nasandhura Malé.

O hotel de 136 quartos, divididos em várias categorias, e 116 apartamentos, situa-se em frente ao terminal de ferry Henveiru, a dez minutos de carro do Aeroporto Internacional de Velana.

A oferta gastronómica do Barceló Nasandhura Malé inclui três restaurantes – entre os quais o restaurante buffet Oivaru, aberto todo o dia, e o restaurante Dons, especializado em comida chinesa –, um snack-bar e um shisha bar. As valências do hotel incluem ainda uma piscina à beira-mar e uma área de bem-estar com spa e seis salas de tratamento, além de um ginásio com vista para o mar.

Os serviços do hotel ficam completos com mais de 1.000 metros quadrados de espaços para eventos, preparados para receber conferências, exposições ou convenções de negócios.

Hotel Barceló Nasandhura Malé

Barceló Nasandhura Malé | Créditos: DR

Com esta nova abertura, o Barceló Hotel Group “reafirma o seu compromisso em aumentar a sua presença na Ásia”, como refere em comunicado. Atualmente, a cadeira hoteleira conta com 11 hotéis em seis países desta região: Maldivas, Indonésia, Sri Lanka, Tailândia, Emirados Árabes Unidos e Omã.

O Barceló Nasandhura Malé é o segundo hotel da cadeia hoteleira nas Maldivas, onde há pouco mais de um ano abriu o Barceló Whale Lagoon Maldivas, um resort de cinco estrelas composto por 100 moradias de luxo, 30 delas sobre a água. O hotel está localizado na Ilha Bodufinolhu, Atol de Ari Sul, ao lado da Área Marinha Protegida de Ari Sul (SAMPA).

Hotel Barceló Nasandhura Malé

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Créditos: AHP

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AHP considera “desadequada” aplicação de taxa turística em Porto Santo durante todo o ano

A associação caracteriza a medida como uma “decisão pouco ponderada e desadequada” para a realidade de Porto Santo, que refere enfrentar “desafios significativos” como a conectividade aérea e a elevada sazonalidade.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) manifestou a sua “preocupação e discordância” em relação à taxa turística de dois euros que será aplicada em Porto Santo a partir de 1 de fevereiro, e que ficará em vigor durante todo o ano.

Em nota de imprensa enviada às redações esta sexta-feira, 31 de janeiro, a associação descreve esta medida como “desajustada e desadequada”, além de apontar que esta foi tomada “sem a devida ponderação” e sem a “consideração e reflexão sobre os contributos dos hoteleiros da região”.

“A aplicação desta taxa, sem uma estratégia clara de aplicação e utilização, poderá afetar negativamente a atratividade do Porto Santo, um destino que já enfrenta desafios significativos, como a conectividade aérea e a sua elevada sazonalidade”, refere a associação, que aponta ainda para o facto de, ao contrário do que acontece com outros destinos de sol e mar, esta taxa ser aplicada também fora da época alta, algo que considera “profundamente errado”.

Sobre esta taxa, a AHP acrescenta que os hoteleiros têm vindo a “alertar” para a necessidade de um modelo “participativo e transparente” relativamente a esta “receita adicional das câmaras municipais cobrada aos turistas pela hotelaria”, exortando para que “as decisões sejam tomadas com base em dados concretos e em concertação com os principais stakeholders”.

Para o efeito, a AHP afirma ter vindo a propor junto dos municípios a criação de um fundo “ao qual sejam consignadas as receitas recolhidas da taxa, a existir, e que seja gerido por uma comissão onde a hotelaria participe, que cobram esse tributo”.

“Só este modelo permite garantir a correta gestão das receitas e que as mesmas sejam devidas e integralmente investidas no setor, aplicadas no reforço da competitividade do destino e na sustentabilidade do setor, e não sirvam às despesas correntes das câmaras municipais”, aponta a AHP.

A associação indica como áreas prioritárias para esse reinvestimento a promoção do destino, a melhoria de infraestruturas, a distribuição do turismo no território, o fortalecimento da relação com a comunidade e o compromisso com a sustentabilidade ambiental e social.

“A AHP reitera o seu compromisso em trabalhar para que sejam encontradas soluções mais equilibradas e sustentáveis, que garantam o desenvolvimento do turismo em Porto Santo sem prejudicar a competitividade do destino e que não passem pela cobrança de mais uma taxa que não corresponde, na prática, à prestação de qualquer serviço”, termina.

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Créditos: DR, via website do The Social Hub Belfiore

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The Social Hub abre segundo hotel em Florença após investimento de 150M€

O futuro The Social Hub Belfiore contará com 550 unidades de alojamento e um espaço de coworking com capacidade para 500 pessoas. Um dos objetivos do hotel passa por reunir viajantes, estudantes, profissionais e locais no mesmo lugar, razão pela qual tem pensadas mais de 600 experiências que serão desenvolvidas na unidade hoteleira.

A rede de hotéis The Social Hub prepara-se para abrir a segunda unidade hoteleira em Florença a 1 de fevereiro, o The Social Hub Belfiore.

Situado no coração do bairro San Jacopino, próximo do centro histórico da cidade, o hotel de quatro estrelas com 80.000 metros quadrados surge após um investimento de 150 milhões de euros, como noticia o Hosteltur.

A unidade conta com 550 quartos, um espaço de coworking com capacidade para 500 profissionais, salas de reuniões e eventos para mais de 300 pessoas e um ginásio. Acresce um terraço panorâmico com uma piscina olímpica e um jardim público.

Da oferta gastronómica do hotel fará parte o Ammodino, com um conceito moderno de restaurante familiar italiano.

Créditos: DR, via website do The Social Hub Belfiore

Os espaços do The Social Hub Belfiore serão dinamizados com mais de 600 experiências comunitárias pensadas para reunir viajantes, estudantes, profissionais e locais no mesmo lugar. As experiências incluem cursos de línguas e cozinha, formação profissional e também aulas de fitness.

O The Social Hub Belfiore foi desenvolvido num prazo de seis anos pelo departamento imobiliário interno da empresa, que contratou o gabinete de arquitetura local Studio Natalini para criar um edifício moderno inspirado na arquitetura renascentista de Florença.

O gabinete Rizoma Architetture ficou encarregue pelo design de interiores, enquanto o arquiteto paisagista Antonio Perazzi assinou o projeto dos espaços exteriores.

Créditos: DR, via website do The Social Hub Belfiore

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AP Adriana Beach Resort reabre a 30 de janeiro com novas valências

Nas novidades contam-se uma nova piscina interior e um renovado wellness center.

O AP Adriana Beach Resort, localizado na Praia da Falésia, em Albufeira, reabre a 30 de janeiro com novas valências, após um período de remodelações.

A partir de 14 de fevereiro a unidade hoteleira passa a contar com uma piscina interior, à qual estão adjacentes facilidades de lazer como sauna, jacuzzi e banho turco. Acresce um renovado wellness center, que passa a contar com cinco salas de tratamento.

Foram também efetuados diversos melhoramentos paisagísticos ao longo dos 17 hectares em que o AP Adriana Beach Resort se insere, como o hotel refere em nota de imprensa.

Recorde-se que, em 2024, a unidade hoteleira já tinha apostado em novas valências para crianças e desportistas, entre um “Splash Park” com escorregas, repuxos de água e um parque infantil, a par de um campo de multiusos e futebol, reconvertido a partir de um dos campos de ténis existentes no hotel.

Leia também: AP Adriana Beach Resort abre em fevereiro com novas facilidades

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AHP debate conectividade aérea no Algarve

Num almoço de associados que terá lugar em Quarteira, no Algarve, a associação vai debater “temas estratégicos para a operação aérea no Aeroporto de Faro e a conectividade aérea do país”.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realiza a 31 de janeiro o seu primeiro Almoço de Associados de 2025, que terá lugar no Dom José Beach Hotel, em Quarteira.

Em debate estarão “temas estratégicos para a operação aérea no Aeroporto de Faro e a conectividade aérea do país”, como a associação refere em nota de imprensa.

O almoço, que reúne profissionais do setor, contará com a participação de responsáveis do Turismo de Portugal e da ANA Aeroportos, nomeadamente: Francisco Pita, Chief Operating Officer da ANA Aeroportos; Filipe Silva, Senior Director do Turismo de Portugal; e Alberto Mota Borges, diretor do Aeroporto de Faro.

Dos temas em debate, a AHP destaca os principais mercados emissores para o Algarve e para Portugal, as rotas e companhias aéreas em operação e os desafios que se colocam à aviação comercial. Será também abordada a articulação entre os aeroportos nacionais e a estratégia da ANA Aeroportos e do Turismo de Portugal para garantir a conectividade aérea.

O evento é fechado e exclusivo para associados, parceiros da AHP e profissionais do setor do turismo.

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Accor apresenta nova plataforma de reservas para clientes B2B que viajem em lazer

O grupo Accor lançou uma versão melhorada da plataforma Travel Pros Leisure Groups Online, concebida para simplificar o processo de reserva para clientes business to business (B2B) de lazer.

Com acesso a mais de 2.000 hotéis de várias marcas Accor, diversas localizações e categorias em mais de 75 países, a plataforma Travel Pros Leisure Groups Online conta agora com novas funcionalidades.

De entre estas destacam-se a disponibilidade para reservar quartos triplos e a “transparência nos preços”, que passam a estar visíveis “ao longo de todo o processo de reserva”, de acordo com o grupo hoteleiro.

A partir de agora, os utilizadores podem também ver as avaliações do TripAdvisor diretamente na plataforma, além de terem acesso a um mapa interativo que permite localizar os hotéis e as atrações e serviços mais próximos.

A plataforma Leisure Groups Online suporta tanto reservas imediatas como processos de request for proposal (RFP), com mais de 1.300 hotéis disponíveis para reservas imediatas e mais de 700 hotéis acessíveis para RFP com confirmação do hotel no prazo de 24 horas. Para reservas imediatas de grupos, a plataforma utiliza a mais recente tecnologia API para facilitar a disponibilidade de hotéis em tempo real, de acordo com cada tipo de quarto.

“O ano de 2024 foi marcante para as viagens globais, e as viagens de lazer em grupo continuarão a ser uma prioridade máxima para a Accor em 2025, particularmente na Europa, nos Estados Unidos da América (EUA) e na região Ásia-Pacífico, que revela um rápido crescimento, impulsionado pela crescente procura de países como a China, a Índia e o Japão”, explica Sophie Hulgard, Chief Sales Officer da Accor, em nota de imprensa.

A profissional acrescenta que, na sua opinião, “as viagens de lazer em grupo continuam a ser um segmento dinâmico com potencial de crescimento. Por sua vez, a utilização de novas tecnologias para melhorar o processo de reserva é vital para inspirar e facilitar as viagens”.

Para os profissionais de viagens estão disponíveis reservas de grupo, concebidas para grupos que necessitam de oito ou mais quartos; estadias individuais, para um máximo de sete quartos, permitindo até três quartos por reserva; e estadias pessoais, com tarifas STAR especiais para agentes de viagens, com um máximo de dois quartos por reserva.

Para viajantes de negócios, na Accor Business Travel está acessível uma plataforma dedicada a este segmento. Por fim, no segmento de reuniões e eventos, o portal Meetings & Events foi concebido para as reservas de reuniões e eventos, de espaços de eventos e reservas de mais de oito quartos.

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Douro Royal Valley Hotel & SPA | Créditos: DR

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Explorer Investments adquire dois hotéis na região do Douro

A Explorer Investments adquiriu, através do Fundo Hospitality I, a JASE Empreendimentos Turísticos, empresa que explorava os hotéis Douro Royal Valley Hotel & SPA e Douro Palace Hotel Resort & SPA. Após esta aquisição, o fundo garante ter identificado “mais de 100 oportunidades” de investimento.

A Explorer Investments adquiriu dois hotéis no Douro, as primeiras aquisições para o Fundo Hospitality I. Estas aquisições marcam o início da estratégia do fundo, que se concentra na compra e gestão de hotéis nas principais regiões turísticas de Portugal, como referido em nota de imprensa.

Os hotéis em causa são o Douro Royal Valley Hotel & SPA e o Douro Palace Hotel Resort & SPA, que passam a fazer parte deste fundo após este ter adquirido a totalidade da JASE Empreendimentos Turísticos, empresa que explorava as duas unidades hoteleiras.

Após esta aquisição, a Explorer Investments tem um plano de investimento focado na elevação do posicionamento destes hotéis no mercado nacional, com “uma aposta vincada na sua internacionalização”. Para isso, será implementado “um plano de capex centrado no design moderno e no desenvolvimento de novos conceitos de experiência, bem como a aplicação de práticas sustentáveis e a atração de novos mercados”.

“Esta aquisição enquadra-se na estratégia de investimento do Fundo Hospitality I, que visa reforçar o investimento em empresas dedicadas à exploração de hotéis nacionais, com elevado potencial de crescimento e rentabilidade. O nosso objetivo é aumentar ainda mais a atratividade dos hotéis Douro Royal Valley Hotel & SPA e Douro Palace Hotel Resort & SPA, melhorar a sua imagem, acrescentar novas experiências e entrar num período de crescimento”, afirma a Explorer Investments em nota de imprensa.

O Douro Royal Valley Hotel & SPA, um cinco estrelas com 84 quartos, conta com três restaurantes, piscina exterior “infinity”, centro de conferências e spa. Construído em 2013, o hotel situado no Lugar de Portela do Rio, Ribadouro, concelho de Baião, oferece vistas sobre o Rio Douro a partir de todos os quartos.

Já o Douro Palace Hotel Resort & SPA, construído em 2008, situa-se na encosta norte do Rio Douro, em Santa Cruz do Douro, Baião. O hotel de quatro estrelas soma 60 quartos, três restaurantes, vinhedos que descem até ao rio, uma quinta biológica com animais e plantas, piscina exterior, centro de conferências e spa. Está inserido numa antiga casa senhorial rodeada por dez hectares de floresta protegida.

Após esta aquisição, o fundo garante ter identificado “mais de 100 oportunidades, com o intuito de promover a excelência do setor hoteleiro nacional”.

A Explorer Investments teve assessoria financeira da DFK Portugal e legal da CCSL Advogados durante o processo de aquisição.

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Vila Galé apura receitas de 290M€ em 2024

No ano passado, o grupo registou receitas de 172 milhões de euros na sua atividade hoteleira em Portugal, ao qual se somaram 6,6 milhões de euros de receitas provenientes do hotel que detém em Espanha. Acrescem 682 milhões de reais (cerca de 110 milhões de euros) em receitas geradas pelos hotéis do grupo no Brasil. Apesar de as contas gerais só ficarem fechadas entre março e abril, o grupo antevê um lucro entre os 105 e os 106 milhões de euros.

Carla Nunes

O grupo Vila Galé apurou cerca de 290 milhões de euros em receitas no passado ano de 2024, nas operações que detém em Portugal, Brasil e Espanha. O valor foi apontado pelo grupo esta terça-feira, 28 de janeiro, em conferência de imprensa.

Em Portugal, a atividade hoteleira do Vila Galé trouxe 172 milhões de euros em receita no ano passado, um aumento de 9% face às receitas de 2023. A taxa de ocupação média situou-se nos 55%, uma subida de 4% em relação a 2023, com o preço médio a rondar os 125 euros (mais 8% face ao ano anterior).

Ainda em território luso, o número de hóspedes verificou um aumento de 5%, comparado com 2023. Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do grupo Vila Galé, explicou este crescimento, superior ao da taxa de ocupação, com a natureza das estadias em determinadas regiões do país.

“Crescemos mais em hóspedes do que em quartos ocupados porque os hotéis que temos vindo a desenvolver no interior do país têm uma característica, que é terem estadias relativamente mais curtas do que os hotéis em destinos como o Algarve ou a Madeira. Portanto, precisam de mais clientes para produzirem mais quartos ocupados”, justificou.

Em Espanha, onde o grupo conta com uma unidade hoteleira desde o ano passado, o Vila Galé Isla Canela, as receitas situaram-se nos 6,6 milhões de euros.

Já no Brasil, 2024 trouxe receitas de 682 milhões de reais para o grupo (cerca de 110 milhões de euros), um aumento de 6% em relação a 2023.

Com a taxa de ocupação a manter-se “em linha com 2023” (cerca de 53%), o preço médio dos hotéis Vila Galé no Brasil cresceu 7%. De acordo com Gonçalo Rebelo de Almeida, os produtos de resort que o grupo detém no país registam um preço médio na ordem dos 1.100 reais, enquanto os hotéis de cidade têm um preço médio entre os 400 e os 450 reais.

Sobre o Vila Galé Cayo Paredón, em Cuba, que cumpriu um ano de atividade, Gonçalo Rebelo de Almeida referiu que os resultados “não são fabulosos, mas também não são maus, funcionou”. O grupo prevê continuar a operação no país, tendo ainda “em cima da mesa” a presença em Havana ou Varadero.

Mercados
Quanto aos principais mercados emissores do grupo, Gonçalo Rebelo de Almeida afirmou que “o mercado português continua a crescer”, constituindo-se como o principal mercado do Vila Galé. Este mercado cresceu 6% em 2024 face a 2023, representando 40 a 45% da ocupação do grupo em Portugal. Segue-se o mercado do Reino Unido, com uma fatia de 14 a 16% de ocupação nos hotéis do grupo em Portugal, com um crescimento de 1,3% face ao ano passado.

Contudo, a “diferença relevante” e a “grande novidade” dizem respeito ao mercado dos Estados Unidos da América (EUA), que cresceu cerca de 30% nos hotéis do Vila Galé em Portugal em relação a 2023, a par do Canadá, que cresceu 25%. Também o mercado alemão verificou crescimentos face ao ano passado, na ordem dos 23%.

Créditos: Just Frame It

Para Gonçalo Rebelo de Almeida, o mercado norte-americano apresenta a “vantagem” de “proporcionar estadias mais longas”, além da “apetência para descobrir outras regiões e não se focar apenas nos grandes centros” – apresentando como exemplo o interesse deste mercado por destinos como o Alentejo, Douro e Algarve. O desenvolvimento do enoturismo junto destes turistas é outro dos pontos destacados a desenvolver.

“Se recuarmos cinco a seis anos, o mercado norte-americano não aparecia no top 10 e hoje vai começar a disputar a terceira, quarta e quinta posição do ponto de vista do ranking dos mercados emissores. Tem sido um mercado que pela permanência que tem em Portugal tem tido algum interesse, porque não só fica mais noites, como alarga a sua presença a todo o território. Há aqui um efeito positivo de notoriedade do destino, de valorização da cultura, do património, da gastronomia, das paisagens naturais, da simpatia das pessoas. É um mercado também com alguma apetência para o desenvolvimento do enoturismo”, explica.

Do lado oposto, os mercados emissores que registaram quedas no grupo foram o espanhol (menos 5% face ao ano passado) e o francês (menos 10% em relação a 2023).

Perspectivas para 2025
Quanto a este ano, e com base nas reservas em carteira, bem como no movimento de reservas que está a decorrer, Gonçalo Rebelo de Almeida assegura que estas estão a “apontar para o crescimento”.

“Não estamos a apontar para um crescimento muito expressivo em 2025, mas ainda assim, os números de 2025 à data aparentam ser superiores aos de 2024 em taxas de ocupação e receitas”, afirmou o administrador do grupo Vila Galé.

Não são esperadas “grandes mudanças do ponto de vista dos mercados emissores”, notando-se “um bom ritmo do mercado norte-americano e dos tradicionais mercados europeus”.

Para este ano, o grupo hoteleiro antecipa a abertura de quatro hotéis, dois em Portugal e outros dois no Brasil.

Em Portugal, destaque para as Casas de Elvas, cuja data de inauguração está marcada para 22 de fevereiro. Com 44 quartos, a unidade de quatro estrelas representa um investimento de seis milhões de euros. Já a norte, a abertura do hotel Vila Galé no Paço do Curutêlo, em Ponte de Lima, é apontada para 1 de abril deste ano. O quatro estrelas de 69 quartos abrirá portas após um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

No Brasil, e também para 2025, o grupo prepara a abertura de um hotel de cinco estrelas em Ouro Preto a 12 de abril. Com 312 quartos, a futura unidade hoteleira surge de um investimento de 120 milhões de euros. Em novembro, é antecipada a abertura do Vila Galé Collection Amazónia – Belém, um cinco estrelas com 227 apartamentos. O projeto resulta de um investimento de 180 milhões de euros, de acordo com os dados indicados pelo grupo para a edição de janeiro da Publituris Hotelaria.

Recorde-se que o grupo Vila Galé tem ainda em carteira hotéis no Paço Real de Caxias, em Oeiras; em Penacova e em Miranda do Douro. Acresce a abertura do Vila Galé Collection Tejo na Golegã, na Quinta da Cardiga.

No Brasil, o grupo tem em vista a abertura do Vila Galé Coruripe Alagoas (onde estará também incluído um hotel NEP Kids, para crianças); o Vila Galé Collection São Luís; o Vila Galé Collection Maranhão; um hotel em Mangue Seco e outro no Inhotim, em Brumadinho.

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