Protocolo entre NOVA IMS e HURB pretende aproximar meio académico e realidade empresarial do turismo
O acordo agora formalizado pretende desenvolver mecanismos de cooperação técnico-científica em atividades de investigação em áreas analíticas aplicadas ao sector da hospitalidade e turismo, aproximando o meio académico do mundo empresarial.

Publituris Hotelaria
Edição digital maio: Entrevista a Helena Burstedt, Regional Vice President of Development na Hyatt para Espanha e Portugal
Cerca de metade dos projetos hoteleiros em pipeline na Europa já se encontra em construção
Bairro Alto Hotel comemora 20 anos de operação
PortoBay Falésia apresenta novas facilidades de desporto e bem-estar
Novos órgãos sociais da AHP tomam posse em mandato focado na representação regional
Paraty Tech estabelece parceria com a Trust Payments
Duarte Correia de Matos é o novo diretor de expansão e desenvolvimento da Olivia Singular Houses
Alexandra Henriques assume direção de marketing da cadeia WOTELS
Room00 recebe investimento de 400M€ por parte da King Street
Pestana Residences aposta no Algarve com novo projeto residencial em Ferragudo
A Associação para o Desenvolvimento da NOVA Information Management School (AD NOVA IMS), da Universidade NOVA de Lisboa, e o Hurb, empresa tecnológica que detém a maior plataforma de viagens online na América Latina, assinaram um protocolo de parceria estratégica que pretende aproximar o meio académico e a realidade empresarial, assim como fortalecer o setor do turismo e hoteleiro.
O acordo agora formalizado pretende desenvolver mecanismos de cooperação técnico-científica em atividades de investigação em áreas analíticas aplicadas ao sector da hospitalidade e turismo, aproximando o meio académico do mundo empresarial, promovendo assim uma maior capacidade de desenvolver investigação aplicada aos desafios desta indústria e formar talento capaz de a colocar no terreno.
Esta nova parceria prevê um forte envolvimento do Hurb na atividade da NOVA IMS na área de Hospitalidade e Turismo, incluindo a participação ativa no desenho da oferta formativa e na sua entrega, nomeadamente na realização de seminários, apresentação de casos de estudo reais e lançamento de desafios reais.
“Esta parceria com o Hurb, uma empresa que se tem vindo a destacar na utilização de ciência dos dados e inteligência artificial no sector da hospitalidade e turismo, é estratégica para o projeto de afirmação da NOVA IMS como escola de referência na área de Business Intelligence & Analytics na área do turismo e hospitalidade, onde a ciência de dados e a inteligência artificial têm vindo a ganhar uma relevância inquestionável. O Hurb e a NOVA IMS trabalham em parceria para criar uma nova geração de profissionais preparados para enfrentar os desafios da transformação digital e da economia baseada em dados do sector, e estamos ansiosos para ver os resultados desta parceria a longo prazo.”, explica Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS.
Já Ana Feliciano, head de Creative Strategy & Education do Hurb, refere que “este protocolo de cooperação é um passo importante para ambas as partes, pois permite ao Hurb se beneficiar da excelência académica e investigação da NOVA IMS, enquanto a escola pode aproveitar a experiência e conhecimento do Hurb no setor do turismo e hotelaria. Tudo isso contribui para a formação de futuros profissionais preparados para enfrentar os desafios desse setor, e criar soluções inovadoras. Estamos animados para ver os resultados dessa parceria e o impacto positivo que ela terá para as partes envolvidas e para o setor.”
Através desta parceria, o Hurb compromete-se a divulgar oportunidades de carreira atrativas e adequadas aos alunos e ex-alunos da NOVA IMS, assim como a participar em seminários, workshops, feiras, eventos e iniciativas públicas organizadas pela escola. Além disso, o Hurb irá apoiar a realização de estágios, projetos e dissertações baseadas nas necessidades da empresa, permitindo aos alunos da NOVA IMS a oportunidade de trabalhar em projetos reais e competitivos.
Para aproximar o meio académico da realidade empresarial, a empresa de tecnologia fornecerá estudos de caso e dados para serem discutidos e analisados nas aulas, e ainda colaborará em cursos de especialização e pós-graduação, ministrando palestras e workshops. Para incentivar e motivar os alunos a trabalhar com o Hurb também serão patrocinadas bolsas de estudo para alunos com carências financeiras nas áreas de Business Analytics for Hospitality and Tourism e Data-Driven Marketing, e premiado o mérito do melhor aluno de cada curso.
A parceria também prevê a colaboração na criação de unidades curriculares personalizadas, especialmente na área de Ciência de Dados e Marketing Digital para o Turismo e Hotelaria.