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Cushman & Wakefield Espanha apresenta as tendências do setor e aponta como investir “em tempos incertos”

Bruno Hallé, partner e co-director de hospitalidade para Espanha da Cushman & Wakefield, marcou presença no H&T, Salón de Innovación en Hostelería, onde deu conta da gestão de investimentos hoteleiros em Espanha em tempos incertos e das tendências que vão marcar este setor.

Carla Nunes
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Cushman & Wakefield Espanha apresenta as tendências do setor e aponta como investir “em tempos incertos”

Bruno Hallé, partner e co-director de hospitalidade para Espanha da Cushman & Wakefield, marcou presença no H&T, Salón de Innovación en Hostelería, onde deu conta da gestão de investimentos hoteleiros em Espanha em tempos incertos e das tendências que vão marcar este setor.

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Apesar da desvantagem financeira no segundo semestre do ano, o volume total de investimento em operações hoteleiras em 2022 na Espanha superou o de 2021, com um volume total transacionado de 3,3 mil milhões de euros.

Os valores foram apresentados esta terça-feira, 7 de fevereiro, por Bruno Hallé, partner e co-director de hospitalidade para Espanha da Cushman & Wakefield, que marcou presença no H&T, Salón de Innovación en Hostelería, um evento dirigido para os profissionais do canal HORECA e da indústria do turismo em Espanha que decorre até esta quarta-feira no Palácio de Ferias y Congresos de Málaga (FYCMA).

Nesta sessão, o profissional deu conta da gestão de investimentos hoteleiros em Espanha em tempos incertos, mas também das tendências que vão marcar este setor.

Segundo o profissional, e justificando os valores de investimento realizados em 2022, Espanha “continua no radar dos investidores por três motivos”.

Primeiro, porque o país conseguiu atrair fundos para uma oferta hoteleira mais diversificada: “Sempre se ouviu falar na compra e venda de hotéis em Barcelona, Sevilha, Málaga, Valência e agora começamos a ver operações interessantes em hotéis em praias”, explica. Depois, porque “há muito dinheiro disponível para investir”, seja proveniente “de fundos, banca, seguros ou empresas”, o que leva Bruno Hallé a considerar que, em existindo “oferta e dinheiro para investir, a [tendência de investimento hoteleiro] vai continuar”.

Por fim, o profissional aponta que as operações no Norte da Europa – ou seja, a compra e venda de hotéis – congelaram, por conta de fatores como a guerra na Ucrânia. Por essa razão, “o dinheiro que os investidores apostariam no Norte da Europa é investido em oportunidades como Espanha, Portugal e Grécia”, afirma.

Cushman & Wakefield acredita que o nível de procura em Espanha vai subir em 2023

Para prever o próximo ano em território espanhol, Bruno Hallé começa por rever os valores de ADR e ocupação de 2022 quando comparados com 2019.

Quando analisamos o ADR da praça hoteleira em Espanha, 2022 conseguiu estar acima dos resultados verificados em 2019, com todas as regiões a ultrapassarem os valores do ano que precedeu a pandemia. Neste caso, o ADR nas ilhas baleares esteve 29% acima dos valores de 2019, enquanto o de Valência foi superior em 25% e o de Zaragoza em 22%.

Já em termos de ocupação, os valores de 2022 apenas “roçaram” os de 2019. Neste campo, destaque novamente para Valência, que registou em 2022 uma ocupação de 96%, quando comparada com a de 2019, as Ilhas Baleares (94%) e a região de Málaga (94%).

Bruno Hallé aponta ainda que “o preço médio disparou em 2022, “também devido à inflação”. No entanto, “o hoteleiro soube subir esta onda, ao dar conta de que existia procura disposta a pagar. Aqui falamos do consumer revenge – dois anos sem consumir levaram a que os clientes aproveitem agora para viajar e consumir como não puderam fazê-lo na pandemia”.

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Analisando os mercados por tipologia, o profissional dá conta de que “o mercado luxo cresceu claramente quando comparado a 2019”, neste caso mais 41%.

“Não sei se terá a ver com a tendência de consumer revenge ou se os ricos são mais ricos que antes”, refere, indicando que “o preço disparou mais em destinos onde o luxo é muito potente, como Marbella e Ibiza – as villas, por exemplo, viram o seu preço disparar para 50 a 60% mais caro que em 2019”.

Posto este cenário, Bruno Hallé acredita que “o nível de procura em 2023 pode subir” em Espanha, referindo que existem algumas “linhas de procura que ainda não chegaram” a este destino – como o mercado chinês, que em 2022 ainda estava confinado, mas que acreditam que regresse em 2023.

Neste contexto, quais são os desafios e oportunidades no setor?

Na sua apresentação Bruno Hallé aponta que este será um ano chave para maximizar os níveis de RevPAR no setor em Espanha. Num contexto como o de 2022, que fechou com níveis de procura muito próximos dos níveis pré-pandémicos, e com o ADR a disparar nos principais destinos, “2023 parece ser um ano-chave, com a possibilidade de maximizar o RevPAR após a recuperação plena do turismo internacional.

Este é também o “tempo para investidores corajosos”. De acordo com o profissional, “a pressão sobre os proprietários para melhorar a liquidez, combinada com a necessidade de investidores com capital que ainda não foi mobilizado, levará a uma retoma da atividade de investimento, muito provavelmente na segunda metade de 2023, quando as economias poderão começar a recuperar com a inflação sob controlo”.

“Para que o fosso entre as expectativas do comprador e do vendedor se feche, pelo menos uma das partes pode ter de se comprometer, e a atratividade do ativo definirá quem terá a vantagem”, afirma Bruno Hallé.

Numa outra oportunidade, o profissional aponta que “o interesse em viajar por parte da procura convida ao otimismo” – de acordo com o último inquérito da Skyscanner, apenas 6% dos consumidores planeia viajar menos do que em 2022. No mesmo inquérito é referido que no que diz respeito aos custos em viagem, 44% dos inquiridos em Espanha afirmam que pretendem gastar mais em viagens para o estrangeiro, enquanto 38% planeia gastar o mesmo.

Por fim, Bruno Hallé afirma que é necessário apostar num turismo humano e de maior qualidade. Neste ponto, o profissional deixa algumas chaves para melhorar o posicionamento turístico, neste caso da marca “Espanha”.

A primeira passa por voltar a ser um setor competitivo em termos de recursos humanos, a fim de regressar os níveis de serviço que caracterizam o turismo neste território. Depois, a aposta num posicionamento através do preço, e não no volume, que permita melhorar a experiência do cliente e a margem dos hoteleiros.

Num terceiro ponto, indica a necessidade de “continuar a renovar a oferta hoteleira do país no sentido de criar produtos mais diferenciados e sustentáveis”, seguido pela digitalização, que garante “permitir um turismo mais humano e próximo”.

Por fim, Bruno Hallé afirma que é necessário “conceptualizar os hotéis para que façam parte da vida local dos destinos e não fortalezas amuralhadas – desta forma, os hoteleiros podem maximizar os seus departamentos de F&B e experiências com a comunidade local”, termina.

O H&T, Salón de Innovación en Hostelería contabiliza este ano a sua 15ª edição e é considerado o maior de sempre, com três pavilhões numa área total de 25.000 metros quadrados e a representação de mais de 380 empresas do setor.

A Publituris Hotelaria marcou presença no H&T, Salón de Innovación en Hostelería  a convite da Cámara de Comercio, Industria, Servicios y Navegación de Málaga.

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António Aguiar | Créditos: Munícipio de Cascais em "Conversas de Cascais", via Youtube
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ADHP distingue carreira de António Aguiar nos Prémios Xénios

A cerimónia de entrega dos Prémios Xénios decorreu na quinta-feira, 20 de março, durante o XXI Congresso da ADHP. Além das oito categorias a concurso, a associação entregou o “Prémio Carreira” a António Aguiar e o “Prémio de Mérito” a Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

A ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, entregou os Prémios Xénios esta quinta-feira durante o XXI Congresso da associação, distinguindo o percurso de António Aguiar com o Prémio Carreira.

Além deste galardão, a associação distinguiu Carla Salsinha, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, com o “Prémio de Mérito”.

Conheça abaixo a lista dos vencedores das oito categorias a concurso nos Prémios Xénios deste ano.

  • “Melhor Diretor de Hotel”: Bruno Lima, Turim Hotels;
  • “Melhor Diretor de Alojamento”: Susana Nero, da AHM – Ace Hospitality Management;
  • “Melhor Diretor de F&B”: André Costa, do EPIC SANA Algarve;
  • “Melhor Diretor Comercial, Marketing e Vendas”: Carolina Nogueira de Lemos, do Hilton Garden Inn Évora;
  • “Melhor Jovem Diretor de Hotel”: Ana Galo, do Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel;
  • “Melhor Gestor do Potencial Humano”: Vera Pereira, do PortoBay Hotéis e Resorts;
  • “Melhor Gestor de Revenue Management”: Rita Amorim, da Accor Hotels;
  • “Melhor Parceiro de Negócios”: Cocktail Team.

Após um período de candidaturas, a direção da ADHP selecionou um conjunto de nomeados para as oito categorias mencionadas. A votação online, que alcançou 147.464 votos, resultou numa shortlist com três finalistas em cada categoria, correspondendo aos candidatos mais votados.

Os nomeados foram posteriormente submetidos à avaliação de um júri composto por personalidades no setor da hotelaria e do turismo. A decisão do vencedor foi feita “tendo em consideração um voto por cada elemento do júri”, como a ADHP explica em comunicado. Além disso, a votação online acresceu três votos para o primeiro finalista com o maior número de votos, dois votos para o segundo finalista e um voto para o terceiro finalista.

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ADHP pede para que trabalho desenvolvido “não caia por terra” devido à incerteza política

Após um ano de 2024 em que o país recebeu mais de 31,5 milhões de hóspedes e arrecadou 6,6 mil milhões de proveitos globais, de acordo com dados do Travel BI, Fernando Garrido, presidente da Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) alerta para que o “trabalho que foi desenvolvido não caia por terra num momento de incerteza política”.

O apelo foi feito pelo presidente na sessão de abertura do XXI Congresso da ADHP, que este ano decorre de 20 a 21 de março no INATEL da Caparica, no munícipio de Almada.

Apontando que estes números se devem aos trabalhadores do setor, Fernando Garrido pede que não “se perca, uma vez mais, a oportunidade de reconhecer os profissionais”.

“Estes resultados só são possíveis de alcançar graças a todos os profissionais do turismo. Num momento em que passamos por uma dificuldade de contratação de mão-de-obra qualificada, as chefias e direções assumem um papel fulcral na qualidade do serviço, tal como têm vindo a assumir nos últimos anos. Este papel tem de ser reconhecido e valorizado”, defende Fernando Garrido.

O presidente afirma que a associação “feito o seu trabalho no sentido de formar e capacitar os diretores de hotel”, tendo formado perto de 60 profissionais em 2024 no seu curso de Especialização em Direção Hoteleira.

Além da valorização dos profissionais de hotelaria, o presidente da ADHP aponta para a necessidade de não esquecer “outros pontos para os quais colocámos o foco há um ano atrás no congresso”, como o aeroporto de Lisboa e a ferrovia de alta velocidade, “fundamentais para o crescimento sustentado do turismo nacional”.

O XXI Congresso da ADHP contou com 717 inscritos. Organizado na Costa da Caparica, no município de Almada, Fernando Garrido refere que a localização do congresso deste ano surgiu de um “desafio” da presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Carla Salsinha, para realizar o evento na região de Lisboa, a par da possibilidade de demonstrar a possibilidade de organizar eventos nesta localização.

“Estamos num município que, embora muito próximo da cidade de Lisboa, e com grande tradição turística, em especial no turismo balnear, sofre de uma elevada sazonalidade. Este congresso é a prova de que este concelho tem condições para receber eventos MICE, tornando-se extremamente interessante pela sua proximidade do aeroporto Internacional”, afirma.

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Francisco Calheiros: “Não nego que estou preocupado com a governabilidade do país”

Preocupado que a atual instabilidade política possa bloquear dossiês e investimentos em curso ligados à atividade turística, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal “espera que a situação política governamental em Portugal seja clarificada de forma célere”.

Carla Nunes

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, mostrou-se preocupado “com a governabilidade do país” no seu discurso de abertura do XXI Congresso da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP), que decorre entre esta quinta e sexta-feira no INATEL Caparica, no município de Almada.

Receoso de que possam ser bloqueados dossiês e investimentos em curso com relação direta e indireta à atividade turística, o presidente da CTP afirma que o país precisa de estabilidade política, prevendo que esta possa não ser alcançada com as próximas eleições.

“O país necessita de estabilidade em termos políticos e de uma governação estável, para que não sejam bloqueados dossiês e investimentos em curso que têm relação direta e indireta com a atividade turística. Não nego que estou preocupado com a governabilidade do país. Não me parece que esta intranquilidade seja apenas por dois meses, porque não vejo que as soluções que possam resultar após um cenário eleitoral sejam mais tranquilizadoras e mais purificadoras que agora – ou seja, uma necessária maioria governativa, ao que tudo indica, não vai acontecer”, afirma Francisco Calheiros.

Sobre os principais fatores “que se deverão continuar a ter em conta”, o presidente da CTP aponta, em termos de acessibilidades, para “a existência de um novo aeroporto e de uma linha férrea mais moderna e com ligações em TGV”; uma “solução para a TAP”; a “redução da carga fiscal” e uma “efetiva reforma do Estado”.

Lamentando que muitas destas questões sejam adiadas “devido ao atual momento político do país”, o presidente afinca que a CTP “espera que a situação política governamental em Portugal seja clarificada de forma célere”.

“O turismo será um fator de sustento da economia”

Apesar dos “vários desafios internos”, como aponta ser o caso do “novo aeroporto, da privatização da TAP e da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, a par da instabilidade internacional, com cenários de guerra, e da instabilidade económica, Francisco Calheiros indica que “Portugal não perde turistas”, uma vez que o turismo “cresce em todas as regiões”.

Apontando para os valores de 2024 em Portugal, ano em que se registaram “mais de 31 milhões de hóspedes, ultrapassaram os 80 milhões de dormidas e os 27 mil milhões de euros em receitas”, o presidente da CTP acredita que Portugal continuará a ter bons indicadores turísticos este ano.

“Penso que Portugal continuará a ter bons indicadores turísticos, já que continua a ser um país atrativo pela sua diversidade, pela qualidade dos seus produtos e serviços turísticos. É um país onde quem nos visita se sente seguro”, defende, acrescentando que “é o turismo que será, mais uma vez, um fator de sustento da economia. O pensamento positivo deve continuar a ser aquele que nos move”.

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Hotel do Albôi abre portas na cidade de Aveiro em maio

O hotel será a terceira unidade do grupo Albôi em Aveiro, juntando-se assim ao Hotel das Salinas e ao Hotel Aveiro Center. O empreendimento representa um investimento superior a três milhões de euros.

O grupo Albôi prevê inaugurar a sua terceira unidade hoteleira no centro histórico de Aveiro em maio, após um investimento acima dos três milhões de euros.

Localizado na Rua da Liberdade, o futuro Hotel do Albôi, de quatro estrelas, será composto por 16 quartos, uma cafetaria, designada como Maré Baixa, um rooftop bar – o Maré Alta – e um restaurante, o Salineira, liderado por Bárbara Junes.

O ambiente da unidade hoteleira será inspirado na identidade portuguesa, através de obras de arte de artistas de referência, sendo a sua pretensão a de se “afirmar como um hotel de design contemporâneo”, como referido em nota de imprensa.

“O Hotel do Albôi pretende afirmar-se como um hotel de design contemporâneo, com um serviço de excelência, conforto, gastronomia e bem-estar. Ao nível da sustentabilidade, ambicionamos também fazer a diferença, ao implementar práticas eco-friendly em todas as áreas do hotel, desde a eficiência energética à gestão de resíduos. Este empreendimento representa um investimento superior a três milhões, reforçando o nosso compromisso de contribuir para a valorização do mercado hoteleiro de Aveiro e da região, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em Portugal”, refere Carla Santos, administradora do Grupo Albôi.

O hotel junta-se ao portefólio do grupo que inclui o Hotel das Salinas e o Hotel Aveiro Center, todos localizados no bairro do Albôi, um dos bairros mais tradicionais da cidade.

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Hotel Ahãma, na Turquia | Créditos: Ahãma
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Relais & Châteaux passa a contar com mais 11 membros

O maior número de novos membros concentra-se na Europa, sendo que a Relais & Châteaux passa também a contar na sua associação com membros no Médio Oriente, Ásia, Estados Unidos, Caraíbas e América Central.

A Relais & Châteaux integrou mais 11 membros na sua associação, entre hotéis e restaurantes espalhados pela Europa, Médio Oriente, Ásia, Estados Unidos, Caraíbas e América Central.

Na Europa, juntam-se ao portfólio os hotéis Hôtel Les Roches, em Le Lavandou, França; Myconian Sunrise, em Mykonos, Grécia; Villa Pétrusse, em Luxemburgo; Domaine Le Mouflon d’Or, em Zonza, França e o Grand Hotel Parker’s, em Nápoles, Itália.

Junta-se também à coleção da Relais & Châteaux o hotel Ahãma, situado na zona costeira do sul da Turquia, em Fethiye.

Na Ásia, o hotel Enowa Yufuin, situado nas montanhas japonesas de Kyushu, sobre a cidade termal de Yufuin, são a mais recente adição ao portefólio da associação, a par do hotel Ran Baas The Palace na Índia, em Patiala, Punjab.

Já nos Estados Unidos, a associação passa a contar com o restaurante de duas estrelas Michelin Jônt, em Washington D.C..

Na América Central, a Relais & Châteaux passa a contar com o Sublime Restaurant, na Cidade da Guatemala, e nas Caraíbas com o hotel The Cove Eleuthera em Gregory Town, nas Bahamas.

Em nota de imprensa, a associação refere que os onze novos membros “atestam a presença da associação nos quatro cantos do mundo”.

“A nossa Associação está profundamente empenhada em seguir um caminho sustentável, contribuindo, através da gastronomia e da hospitalidade, para um mundo mais unido e humano, em total harmonia com a natureza”, explica Laurent Gardinier, presidente da Relais & Châteaux.

Fundada em 1954, a Relais & Châteaux é uma associação que reúne um conjunto de 580 hotéis e restaurantes em todo o mundo, geridos por proprietários independentes. Em Portugal, existem atualmente treze membros com o selo da Relais & Châteaux: Bela Vista Hotel & Spa, Belcanto, Casa da Calçada, Casa Velha do Palheiro, Fortaleza do Guincho, Grand House, Herdade da Malhadinha Nova, Quinta Nova Winery House, The Yeatman, Valverde Lisboa Hotel & Garden, Valverde Santar Hotel & Spa, L’AND Vineyards e Hotel Vermelho.

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Créditos: Just Frame It
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GuestCentric aponta para desaceleração de preço médio e aumento na procura hoteleira para 2025

O CEO da empresa tecnológica refere que o preço médio dos hotéis do seu portefólio em Portugal assistiu a uma desaceleração no final de 2024, que continua a verificar-se em 2025. Contudo, o aumento do número de reservas tem equilibrado a equação. Com as reservas em dispositivos móveis a ganharem destaque no setor hoteleiro, a GuestCentric apostou em novas atualizações na sua plataforma HyperCommerce’25.

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De acordo com Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, os hotéis em Portugal do seu portefólio assistiram a uma desaceleração do preço médio no final de 2024, ano que caracteriza de forma global como “extraordinário, o melhor de sempre”. Com a desaceleração deste indicador a manter-se em 2025, o CEO refere, contudo, que “a procura tem crescido muito”, apontado para crescimentos nos hotéis entre os 7% e os 9%.

O profissional falou com a Publituris Hotelaria durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, aquando da apresentação da nova versão do HyperCommerce’25, uma plataforma que reúne várias ferramentas da GuestCentric que trabalham para a melhoria das reservas diretas dos hotéis.

O novo motor de reservas foca-se particularmente na facilitação das reservas em dispositivos móveis, um fator que Pedro Colaço acredita ser uma forte tendência no mercado hoteleiro atualmente.

“Cerca de 60% das visitas ao website [dos nossos clientes] já são feitas em dispositivos móveis e as reservas andam entre os 30% e os 40%. Há um gap entre o que as pessoas procuram e o que efetivamente reservam, e esta nova solução é precisamente para fechar este gap. Acreditamos que com uma solução mais ágil vamos conseguir que 60% das reservas sejam efetivamente a nível das reservas diretas”, afirma o CEO da GuestCentric.

Em comunicado, a empresa aponta ainda que das unidades hoteleiras do seu portefólio, os websites dos hotéis tem verificado um aumento de 38% nas reservas diretas, enquanto os canais móveis registam um aumento de 44%.

Para o efeito, o CEO garante que a empresa fez “um enorme estudo de usabilidade”, através do qual concluiu ser possível “fazer reservas em menos de um minuto num telemóvel”.

Além da experiência de navegação e reserva mais rápida, o novo sistema permite a finalização da compra de forma instantânea com Google Pay e Apple Pay, além de integrações nativas com Google, Apple e Facebook. Conta ainda com um sistema de personalização inteligente, através do qual possibilita a exibição automática de quartos, pacotes e extras relevantes, com base nas preferências dos hóspedes. Acrescem as promoções dinâmicas, bem como as reservas de grupo simplificadas.

A aposta nas reservas através de dispositivos móveis surge da crença da GuestCentric de que a geração Z, que “está muito focada nos dispositivos móveis”, será “a partir do próximo ano a geração que mais viaja”. Contudo, o CEO acredita que o comportamento desta geração será contagioso para as restantes.

“Diria que a inteligência artificial, a rapidez, a performance e o foco na reserva direta serão os pontos mais importantes para 2025”, termina.

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Catarina Simões assume direção-geral do Kimpton Atlântico Algarve

A carreira profissional de Catarina Simões começou há mais de dez anos na Minor Hotels & Resorts, onde desempenhou diferentes funções nas várias marcas do grupo. Formada em Gestão Hoteleira, a profissional acumulou experiência em vários pontos do mundo até regressar a Portugal em 2023 onde, até à data, desempenhava o cargo de diretora-adjunta do resort Anantara Vilamoura.

O Kimpton Atlântico Algarve, pertencente ao portefólio de gestão da Highgate Portugal, vai contar com a direção-geral de Catarina Simões. Espera-se que o hotel abra portas no segundo trimestre deste ano.

Catarina Simões iniciou a carreira profissional há mais de 10 anos na Minor Hotels & Resorts, desempenhando diferentes funções em vários grupos hoteleiros como Anantara Hotels, Resorts & Spa, AVANI e Tivoli Hotels & Resorts.

Após acumular experiência no mercado internacional em locais como Abu Dhabi, Malásia, Maldivas, Qatar, Vietname e Tunísia, a profissional encontra-se em Portugal desde 2023. Antes de aceitar o novo desafio no Kimpton Atlântico Algarve, Catarina Simões desempenhava o cargo de diretora-adjunta do resort Anantara Vilamoura.

A profissional é formada em Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, contando ainda com uma especialização em Finanças Hoteleiras pelo Grupo EHL, na Suíça.

“Estou muito entusiasmada com este desafio que tem uma responsabilidade acrescida: o lançamento da marca Kimpton em Portugal. Será a primeira unidade de lifestyle da IHG Hotels & Resorts no mercado nacional e é uma das aberturas mais aguardadas do portefólio de gestão da Highgate Portugal. Estarei focada, em conjunto com toda a equipa, na qualidade do serviço prestado no resort, que conta com espaços inovadores que se vão destacar através de novos conceitos de bar, restauração e bem-estar”, adianta Catarina Simões.

Situado à beira da Praia de São Rafael, em Albufeira, o hotel Kimpton Atlântico Algarve pretende oferecer uma experiência onde combina “o charme mediterrâneo com serviços personalizados”, incluindo um Wellness Hub, um restaurante de fine dining e um rooftop bar com vista panorâmica para o mar. Posicionando-se como um “refúgio de luxo exclusivo”, o hotel pretende também afirmar-se como uma proposta para “eventos, casamentos e todo o tipo de celebrações”, como referido em nota de imprensa.

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AHP distingue 130 unidades hoteleiras por práticas sustentáveis e sociais

A 10ª edição da entrega dos Selos HEART “We Share” e “We Care” da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) distinguiu 130 hotéis por práticas sustentáveis e de responsabilidade social – um aumento face ao ano passado, em que foram reconhecidas 91 unidades hoteleiras.

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) entregou os Selos HEART “We Share” – Responsabilidade Social, e “We Care” – Responsabilidade Ambiental a 130 hotéis que, ao longo de 2024, se destacaram pela sua participação ativa no Programa HEART – Hospitality, Environment and Responsible Tourism, “promovendo práticas sustentáveis e sociais relevantes”, como a AHP refere em comunicado.

O selo “We Share – Responsabilidade Social” distingue hotéis que, através do programa HEART, doaram bens e equipamentos a IPSS protocoladas com a AHP, através da plataforma onde ambos estão registados, contribuindo para o apoio a comunidades e causas sociais. Já os hotéis envolvidos em iniciativas de recolha, tratamento e transformação de vários tipos de resíduos, também através da AHP, recebem o selo “We Care – Sustentabilidade Ambiental”.

A 10ª edição da entrega dos Selos HEART “We Share” e “We Care” teve lugar durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

“A sustentabilidade e a responsabilidade social não são apenas tendências – são compromissos fundamentais para o futuro do turismo. Os Selos HEART distinguem os hotéis que assumem esse desafio e mostram que a hotelaria portuguesa está na linha da frente da transição para um setor mais sustentável e inclusivo. Isso fica visível com as 130 unidades que recebem os selos. No ano passado foram 91 unidades”, referiu, na abertura, Bernardo Trindade, presidente da AHP.

Para Cristina Siza Vieira, VP executiva da AHP e responsável pelo Programa HEART, é de aplaudir e destacar os hotéis que ultrapassam a lógica individual das doações e da relação apenas com uma instituição local para passarem a trabalhar através da AHP, “ não só porque conseguimos chegar mais longe, alcançar outras comunidades, pessoas e carências, como medir a “pegada positiva” que a hotelaria deixa, por força da aplicação dos princípios da economia circular”.

Conheça abaixo a lista de hotéis distinguidos.

Selos HEART “We Share”

Altis Avenida Hotel | Altis Belém Hotel & SPA | Altis Grand Hotel | Altis Prime | Azoris Royal Garden Hotel | Corpo Santo Hotel | Edifício da Corte | Edifício Ex-Libris | Enotel Magnólia | Grande Real Vila Itália Hotel & Spa | H10 Duque de Loulé | Hotel Casino Chaves | Hotel da Música| Hotel das Salinas | Hotel Eurosol Alcanena | Hotel Eurosol Gouveia | Hotel Holiday Inn Lisboa | Hotel Londres | Hotel Meliá Castelo Branco | Hotel Meliá Lisboa Aeroporto | Hotel Meliá Ria | Hotel Meliá Setúbal | Hotel Olissippo Marquês de Sá | Hotel Olissippo Oriente | Hotel Porto Bay Falésia | Hotel Porto Bay Liberdade | Hotel Porto Bay Marquês | Hotel Porto Mare | Hotel Premium Porto – Downtown | Hotel Princesa Lisboa | Hotel Real Palácio | Hotel Royal Savoy | Hotel Star Inn Lisboa | Hotel Star Inn Peniche | Hotel Star Inn Porto | Hotel TRYP Leiria | Hotel TRYP Porto Centro | Hotel| TRYP Porto Expo | Hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos | Hotel Vila Galé Estoril | Hotel Vila Galé Tavira | Hotel Wellington | Meliá Braga Hotel & Spa | MeraPrime Gold Design Hotel | Moxy Lisboa Oriente | Octant Furnas | Olissippo Lapa Palace Hotel | Onj S. Lázaro | Pestana Palace Hotel | Sheraton Lisboa Hotel & SPA | Sofitel Lisbon Liberdade | Stay Hotel Coimbra | Stay Hotel Faro | Stay Hotel Guimarães | Stay Hotel Lisboa Centro Chiado | Stay Hotel Porto Aeroporto | Stay Hotel Porto Centro Trindade | Stay Hotel Torres Vedras | The Lumiares – Bairro Alto | The Vintage Lisbon | TRYP Montijo Parque Hotel | Ukino Palmeiras Village | Upon Praia do Sal Resort | Vale da Lapa Village Resort | VIP Executive Entrecampos Hotel & Conference | VIP Grand Lisboa Hotel & SPA | Wot Porto

Selos HEART “We Care”

Anantara Vilamoura Algarve Resort | Caloura Resort Hotel | Dom José Beach Hotel | Hotel do Caracol | Hotel Ibis Porto Gaia | Hotel Mercure Porto Centro Santa Catarina | Hotel Mercure Porto Gaia | Hotel Palácio do Estoril | Hotel Riviera | Hotel Roma | Hotel Savoy Gardens | Hotel Tivoli Carvoeiro | Hotel Tivoli Marina Vilamoura | Lago Montargil & Villas | Lagoas Park Hotel | Lisbon Marriott Hotel | NH Collection Lisboa Liberdade | NH Marina Portimão | Novotel Setúbal | Praia d’El Rey Marriott Golf & Beach Resort | Sublime Comporta Country House Retreat | Tivoli Lagos | Vale d’ El Rei Hotel & Villas | VIP Executive Art’s Hotel | White Lisbon

Selos HEART “We Share” e “We Care”

3HB Clube Humbria | 3HB Falésia Mar | 3HB Faro | 3HB Golden Beach | Cascade Wellness & Lifestyle Resort | Convent Square Hotel | Four Seasons Vilamoura | Gat Rossio | Hilton Porto Gaia | Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa | Hotel Aqua Pedra dos Bicos | Hotel Estrela De Fátima | Hotel Holiday Inn Porto Gaia | Hotel Mundial | Hotel Novotel Porto Gaia | Hotel Palácio do Governador | Hotel Santa Justa Lisboa | Hotel Vale d’Oliveiras | Inspira Liberdade Boutique Hotel | InterContinental Lisbon | Meliá Lisboa Oriente | Monte Santo Resort | Morgado Golf & Country Club | Neya Lisboa Hotel | Neya Porto Hotel | Portugal Boutique Hotel | Four Seasons Hotel Ritz Lisbon | Salema Beach Village | Salgados Dunas Suites | Salgados Palace | Salgados Palm Village Apartments & Suites | São Rafael Atlântico | São Rafael Suites | Sesimbra Oceanfront Hotel | The One Palácio da Anunciada | Topázio Vibe Beach Hotel & Apartments | Upon Lisbon Prime Residences | Velamar Boutique Hotel

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AHRESP estabelece novos protocolos

Durante os cinco dias da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market a AHRESP celebrou novos protocolos, com o intuito de promover a qualificação profissional e a inovação nos setores que representa.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) encerrou a sua participação na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025 com uma série de protocolos, com o intuito de reforçar a presença nos setores que representa.

Entre estes destacaram-se, de acordo com a associação, o protocolo para a qualificação da restauração na região de Leiria. Assinado com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), este acordo prevê a implementação de programas de formação e capacitação, assegurados pela Academia AHRESP, como a associação explica em

Destaque também para o protocolo de colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo (CCIAH), uma parceria “já existente e que foi agora aprofundada”, e o protocolo com o Museu “Vida de Cristo”, em Fátima, através do qual a AHRESP compromete-se a instalar um novo ponto de atendimento para os empresários da restauração e do alojamento turístico da região.

Durante a BTL, a associação afirmou ainda a sua participação no Consórcio Extremadura, Região Centro e Região do Alentejo e a integração na Rota Gastronómica de Castelo Branco, “um projeto que valoriza a identidade e autenticidade da gastronomia regional, impulsionando o turismo gastronómico”.

A qualificação dos profissionais da restauração e do alojamento turístico foi outro dos temas centrais da presença da AHRESP na BTL. Durante a Feira do Emprego de Lisboa, no MEO Arena, a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, entrevistou a chef Justa Nobre, abordando as oportunidades de carreira no setor. O debate destacou a crescente necessidade de captação e retenção de talento, bem como da valorização profissional.

A BTL serviu ainda como palco para a associação lançar oficialmente a sua página do TikTok (@AHRESPostas).

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HSMAI Europe dinamiza o primeiro Commercial Strategy Forum em Lisboa

O segmento europeu da HSMAI – Hospitality Sales and Marketing Association International vai organizar pela primeira vez em Lisboa o Commercial Strategy, que pretende explorar tendências económicas e dinâmicas de mercado no setor da hotelaria. A par do evento, a HSMAI Europe anunciou a criação de um Conselho Consultivo em Portugal, que vai apresentar formalmente neste fórum.

A HSMAI Europe vai realizar o seu primeiro Commercial Strategy Forum em Lisboa a 10 de abril deste ano, no EPIC SANA Marquês.

Dirigido a diretores e gestores de revenue, vendas e estratégia de distribuição, assim como a diretores-gerais “que procuram adotar uma abordagem estratégica e inovadora”, o evento pretende explorar “tendências económicas e dinâmicas de mercado no setor da hotelaria, com foco na otimização de estratégias comerciais e na obtenção de uma rentabilidade sustentável”.

A sessão de abertura contará com a intervenção de Nadim Habib (NOVA SBE) sob o mote “Navegar a Mudança: A Arte da Tomada de Decisão Ágil”. Segue-se uma apresentação por parte de Sérgio Guerreiro, diretor sénior no Turismo de Portugal, sobre as “Perspetivas Europeias: Riscos e Oportunidades Económicas e Geopolíticas para o Futuro”.

O evento contará com cinco mesas redondas dedicadas a temas como “Revenue Management e IA – estratégias inteligentes para conquistar clientes”; “Alcançar o sucesso comercial com decisões baseadas em dados” e “Manual de Revenue – Melhores Práticas e Estratégias Vencedoras”. Destacam-se ainda os temas “Vendas e IA – Smarter Strategies for Winning Clients” e “Como é que a IA vai transformar o papel de um gestor de marketing?”.

Terá ainda lugar um workshop dedicado ao segmento de reuniões, incentivos, conferências e exposições (MICE, na sua sigla em inglês) sobre como “Maximizar o Potencial MICE na Estratégia de Negócios”.

A participação requer inscrição através do website do evento.

O evento de Lisboa será o primeiro de uma série de fóruns da HSMAI Europe que terão lugar em várias cidades europeias ao longo de 2025, sendo que o próximo Commercial Strategy Forum está agendado para Atenas, a 23 de abril.

A par do evento em Lisboa, a HSMAI Europe anunciou a criação de um Conselho Consultivo em Portugal, composto por Christelle Pitrel, vice-presidente de gestão de ativos na Highgate; Pedro Colaço, CEO da GuestCentric e Great Hotels of the World; André Santos, diretor de soluções de hotelaria para a EMEA na Duetto; Henrique Tiago de Castro, diretor de operações na Estoril 8023 e Afonso Magalhães, diretor de vendas no Andaz Lisbon.

O Conselho Consultivo será apresentado formalmente durante o evento em Lisboa Mais membros serão anunciados em breve.

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