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ADHP e AHETA assinam protocolo de cooperação para formação

Este protocolo de cooperação permite que os associados da AHETA beneficiem de condições especiais nas iniciativas de formação da ADHP.

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Este protocolo de cooperação permite que os associados da AHETA beneficiem de condições especiais nas iniciativas de formação da ADHP.

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A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal e a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve assinaram um protocolo com o intuito de “reforçar o contributo para a qualificação dos profissionais da hotelaria e do setor do turismo”.

Este protocolo de cooperação, assinado a 28 de setembro, permite que os associados da AHETA beneficiem de condições especiais nas iniciativas de formação da ADHP. Prevê ainda fomentar a “realização de programas de formação técnico-científica e educacional”, em linha com os novos desafios do setor, como indicado em comunicado.

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A assinatura deste protocolo vem no seguimento do anúncio de duas novas edições do Curso de Especialização em Direção Hoteleira (CEDH), a principal iniciativa de formação organizada pela ADHP. A primeira edição de 2022 teve início a 11 de outubro e a segunda arranca a 8 de novembro.

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“A hotelaria e o turismo exigem cada vez mais formação especializada, para que as equipas estejam em linha com as expectativas e os objetivos das empresas. Este protocolo vai contribuir de forma decisiva para a ação da ADHP e da AHETA nessa dimensão, trazendo benefícios significativos para os associados das duas organizações ao aproximar os projetos formativos e ao desenvolver novos dinamismos baseados numa troca de know how técnico e científico”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP.

Por sua vez Helder Martins, presidente da AHETA, considera este “um passo muito importante, tendo em vista a disponibilização de oportunidades de formação no setor, algo de extrema importância para a melhoria da qualidade do serviço a prestar aos nossos hóspedes”.

“A formação profissional é, igualmente, uma das apostas da nova direção da AHETA. Quer com a ADHP, quer com outras entidades, temos tido oportunidade de identificar as reais necessidades de formação dos nossos associados, para que na próxima época baixa seja possível proporcionar oportunidades de formação a todo o setor”, menciona o dirigente.

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Sommet Education aposta em formação à medida das empresas

A Sommet Education Business Solutions aposta em formações personalizadas e executivas, que podem ser lecionadas em mais de 20 campus da instituição, nas instalações do cliente empresarial ou em formato online. Na base destas formações estão competências como o serviço ao cliente, a resolução de problemas e a comunicação eficaz.

A Sommet Education lançou uma nova solução de formação para empresas com um conjunto de formações personalizadas, a Business Solutions.

O programa baseia-se em competências como o serviço ao cliente, a resolução de problemas e a comunicação eficaz, valências que a instituição considera serem “altamente transferíveis e que se aplicam a uma vasta gama de setores, incluindo o retalho, a saúde e os ambientes empresariais”.

As principais soluções destas formações incluem: Liderança no setor da hotelaria; Fast-track para diretores-gerais; Imersão em hotelaria; Operações inovadoras de alimentos e bebidas; Dominar a arte da experiência do cliente de luxo; Turismo sustentável e gestão de destinos; e Inovação e empreendedorismo – da ideia ao modelo de negócio.

O conjunto de serviços da Sommet Education Business Solutions inclui soluções de formação personalizadas, prontas e executivas, que podem ser fornecidas em todo o mundo em mais de 20 campus. Estas também podem ser lecionadas nas instalações do cliente, online ou em formato híbrido.

Os novos programas de formação “aproveitam a experiência das instituições académicas da Sommet Education”, entre elas a Glion Institute of Higher Education, Les Roches, École Ducasse, Indian School of Hospitality e Invictus Education. Desta forma, conta com uma rede de 300 formadores, entre professores doutorados, chefs de cozinha premiados internacionalmente, bem como profissionais experientes da indústria e empresários provenientes da comunidade de antigos alunos, bem-sucedidos e influentes.

Sobre esta recente oferta, o vice-presidente da Sommet Education refere que esta não se trata de uma “nova iniciativa comercial”, sendo resultado da “procura crescente por parte das empresas” por este tipo de formações.

“Esta oferta de desenvolvimento profissional faz parte do nosso ADN há já algum tempo e não é uma nova iniciativa comercial. Pelo contrário, é o resultado de uma procura crescente por parte das empresas centradas no capital humano, que decidimos agora estruturar como um pilar fundamental da nossa atividade, tirando partido da experiência inigualável da nossa rede de instituições académicas altamente qualificadas”, refere Adrian Artimov.

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Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal leciona formação à medida para 14 projetos turísticos

O programa desenhado para empreendimentos turísticos em Troia, Comporta, Melides e Alcácer do Sal é dirigido aos profissionais que lideram equipas, com o intuito de desenvolver competências de gestão, liderança e inovação.

De fevereiro a maio, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, pertencente à rede de escolas do Turismo de Portugal, vai levar a cabo um plano de formação para profissionais, desenvolvido à medida de 14 unidades hoteleiras e de restauração.

Os empreendimentos turísticos visados estão situados em Troia, Comporta, Melides e Alcácer do Sal, sendo que os módulos temáticos e práticos deste programa de formação foram criados de acordo com as necessidades previamente identificadas nos respetivos empreendimentos, como referido em nota de imprensa.

As 14 unidades envolvidas e que vão beneficiar do programa são o Hotel Valo do Gaio; a Herdade da Barrosinha; o Troia Design Hotel; a Pousada Castelo de Alcácer do Sal; o JNcQUOI Beach Club Restaurant; o Independente Comporta; a AlmaLusa Comporta; o Sublime Comporta – Country Retreat & SPA; o Pestana Tróia Eco-Resort; o Spatia Comporta; o Vermelho Melides; a Quinta Da Comporta – Wellness Boutique Resort, an SLH Hotel; o Aqualuz Troia by The Editory e o The Editory by The Sea Troia Comporta Hotel.

O programa é dirigido aos profissionais que lideram equipas, com o intuito de desenvolver competências de gestão, liderança e inovação. O objetivo passa por capacitar estes profissionais para o trabalho em equipa e estimular a comunicação eficaz entre diversas áreas, “preparando-os para os desafios associados aos serviços turísticos de elevada sofisticação”.

O plano de formação aborda matérias e temas como línguas, serviço de alojamento e serviço turístico na área de restauração e bebidas.

A avaliação será contínua e focada no desenvolvimento prático e na aplicação dos conhecimentos adquiridos, para que se possam fazer “eventuais ajustes ou uma melhor adequação de conteúdos, tendo em conta os desafios reais identificados em cada um dos empreendimentos”.

“A formação é um pilar essencial para reforçar a competitividade das empresas do turismo e garantir a qualificação contínua dos respetivos profissionais. Apostar no desenvolvimento de competências é investir na excelência do serviço, na satisfação dos clientes e no futuro sustentável do sector”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

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Programa de Formação e Integração de Migrantes: 5 mil inscritos, mais de mil vagas abertas para 329 empresas

Mais de cinco mil migrantes inscritos e mais de mil vagas abertas por 329 empresas candidatas é ponto de situação do Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo, uma das medidas do programa governamental “Acelerar a Economia”.

As 329 empresas que aderiram ao “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo”, uma das medidas do programa governamental ‘Acelerar a Economia’, disponibilizam 1.299 vagas para estágios, bem mais do que estava inicialmente previsto, que eram mil. Segue-se a seleção dos migrantes que vão fazer a formação e estágio, dos 5.378 que se candidataram.

Esta fase de candidaturas, de acordo com comunicado do Turismo de Portugal, ficou marcada pela diversidade de nacionalidades dos candidatos, ao todo 75 origens diferentes. Os países mais representados são o Brasil, seguido de Angola, Índia, Nepal, Paquistão e Bangladesh. Registaram-se ainda inscrições de países como Peru, Colômbia e Argentina.

Relativamente à distribuição geográfica, Lisboa foi o distrito com maior número de candidatos, 1.821, seguida do Porto com 931 e Setúbal com 567. Mais de metade dos candidatos tem o equivalente ao ensino secundário, 59% são do género feminino e 41% do masculino.

Relativamente às empresas, a adesão também superou as expectativas, observa o Turismo de Portugal, o que levou já à decisão de aumentar o programa, para poder preencher todas as vagas de estágio disponíveis. As áreas mais representadas são a hotelaria, restaurante/bar, padaria e pastelaria, restauração, alojamento local, turismo em espaço rural e turismo de habitação, catering e animação turística.

Sublinhe-se a diversidade de empresas por setor, uma vez que se candidataram a este programa desde grandes grupos, que submeteram muitas vagas para funções diferentes na organização, até microempresas.

Para Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, o Programa Integrar para o Turismo – uma das 60 medidas que constituem o Programa lançado pelo Governo ‘Acelerar a Economia’ – “é uma das iniciativas que, ao reforçar a qualificação da mão de obra e, simultaneamente promover a inclusão social, vem contribuir não só para o fortalecimento da competitividade e resiliência das empresas do sector, mas também torna Portugal num destino ainda mais sustentável, inovador e atrativo”.

Já Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, classifica que “a adesão significativa ao Programa Integrar para o Turismo de migrantes e empresas significa que este é um programa que responde às necessidades reais sentidas no país”.

Por outro lado, considera que “também simboliza a força do compromisso do Turismo de Portugal em apostar na qualificação dos profissionais e em tornar o turismo um bom exemplo de integração”.

O presidente do Turismo de Portugal salienta ainda que “num período marcado por desafios demográficos e de recursos humanos em diversas áreas de atividade, esta iniciativa reforça a importância do turismo como um motor de inclusão e desenvolvimento económico, beneficiando tanto os trabalhadores como as empresas que os acolhem”.

A primeira fase do programa focou-se na mobilização de migrantes e empresas, garantindo uma base sólida para as próximas etapas. Com a formação prestes a iniciar-se, espera-se que a integração dos profissionais ocorra de forma estruturada e eficaz, consolidando o turismo como um setor atrativo e sustentável para quem procura novas oportunidades em Portugal.

Após a seleção dos mil migrantes que vão integrar o programa serão constituídos 40 grupos de formação, cada um com 25 formandos. Esta fase vai decorrer em toda a Rede de Escolas do Turismo de Portugal e eventualmente em cidades onde, não havendo estas instituições de ensino, seja possível fechar parcerias para o efeito.

Depois da formação, a colocação dos primeiros migrantes nas empresas vai começar a 1 de junho, sendo que até final de outubro todos os estágios terão de ter iniciado.

O Programa Integrar para o Turismo insere-se numa iniciativa estratégica que visa responder aos desafios do setor através da qualificação e integração de migrantes no mercado de trabalho. Assente em cinco grandes objetivos estratégicos, esta iniciativa pretende facilitar a capitalização e consolidação das empresas, melhorar o acesso a financiamento, promover o empreendedorismo e a inovação, incentivar práticas sustentáveis e potenciar a criação de clusters setoriais. Com uma abordagem integrada e alinhada com os desafios atuais, o programa Acelerar a Economia pretende criar condições mais favoráveis para o desenvolvimento empresarial, estimulando o investimento, a criação de emprego e a modernização da economia portuguesa.

O Programa Integrar para o Turismo assenta ainda numa parceria estratégica entre três entidades que representam os três eixos fundamentais do programa: Migração / AIMA – Agência para a Imigração e Mobilidade; Formação / Turismo de Portugal através Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo; Empregabilidade / Confederação do Turismo de Portugal.

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ERT do Alentejo e Ribatejo apresenta projeto de formação para o Litoral Alentejano

O projeto de formação para o Litoral Alentejano desenvolvido pelo Turismo de Portugal, e que foi dado a conhecer essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale, abrange diferentes áreas, como ‘Comunicação e Acolhimento’ e ‘Restauração e Cozinha’, e prevê formar trabalhadores das várias empresas.

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo acaba de apresentar o projeto de Formação para o Litoral Alentejano esta terça-feira, 4 de fevereiro, no Sublime Comporta e que se destinou essencialmente às unidades de alojamento situadas naquela região orientadas para o segmento upscale. As ações poderão realizar-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e nas próprias empresas, começando ainda este mês de fevereiro.

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, destaca que “a formação é um dos pilares da estratégia de valorização do turismo do Alentejo Litoral e é com o intuito de reforçar a nossa atuação nesta matéria que temos vindo a trabalhar com o Turismo de Portugal e com os empresários”, esperando uma adesão generalizada.

Já Catarina Paiva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, adianta que “a qualificação e valorização do capital humano é vital para a consolidação do posicionamento do Alentejo Litoral como destino turístico de excelência”, realçando que o Turismo de Portugal “continua comprometido em desenvolver soluções de formação adaptadas às necessidades das empresas, dos profissionais e dos territórios”.

A responsável apontou ainda que, “num período marcado por muitos desafios ao nível da atração, fidelização e capacitação dos recursos humanos, através deste Projeto de Formação para o Litoral Alentejano, que agora iniciamos, será dado um novo impulso à capacitação dos profissionais desta região, que eleve cada vez mais os patamares de excelência na “arte da hospitalidade”.

A sessão contou também com a presença do Secretário-Geral da Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência, Francisco Carvalheira, que abordou o tema ‘Autenticidade e a Simplicidade no Luxo: Posicionamento de Excelência no Turismo do Litoral Alentejano: Desafios e Oportunidades’. O encerramento ficou a cargo do presidente da Câmara Grândola, António Figueira Mendes.

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Turismo do Algarve dinamiza webinar sobre integração e formação de migrantes no setor

A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo interessadas em aderir ao “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social” e que pretendam tirar dúvidas sobre o processo de candidatura.

O Turismo do Algarve organiza na próxima terça-feira, 21 de janeiro, um webinar dirigido ao trade regional para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social no setor do Turismo.

A iniciativa, que decorre entre as 15h30 e as 16h15, resulta de um protocolo assinado entre o Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), e visa “o acolhimento, a qualificação e a integração profissional de migrantes e beneficiários de proteção internacional em Portugal”, como referido em comunicado.

Após uma sessão de boas-vindas às 15h30 por parte do presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, segue-se a apresentação e enquadramento do programa no âmbito do Roadmap Economia, às 15h40, por Catarina Paiva, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal.

Às 15h50, segue-se uma apresentação e visita guiada ao formulário de inscrição e adesão das empresas, a cargo de Ana Paula Pais, diretora coordenadora da direção de Gestão de Competências e Capacitação do Turismo de Portugal. O webinar termina com um período de perguntas e respostas às 16h00.

A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo “interessadas em aderir ao programa” e que pretendam “tirar dúvidas sobre o processo de candidatura”.

O registo é obrigatório e deve ser feito através do link do evento, que decorre na plataforma Teams.

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Docentes da ESHTE representam Portugal no fórum mundial de gastronomia científica

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) passou a integrar a delegação portuguesa do Science and Cooking World Congress, que conta com 27 representações em todo o mundo.

Três docentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) assumem a liderança da recém-criada delegação portuguesa do Science and Cooking World Congress (SCWC), fórum internacional de gastronomia científica. Portugal terá assim, pela primeira vez, representantes oficiais no espaço de partilha de práticas e conhecimentos que nasceu em Barcelona e que conta já com 27 polos em todo o mundo.

A ESHTE, representada pelos professores José Pestana, Nelson Félix e Carlos Brandão, associa-se desta forma a um movimento coletivo que explora o vasto potencial da gastronomia científica como uma ferramenta para enfrentar grandes desafios sociais, incluindo os da sustentabilidade, da segurança alimentar e da inovação.

O SCWC surgiu em 2019 e assumiu-se progressivamente como um projeto com dimensão global, ultrapassando os limites do congresso que esteve na sua origem e que se realiza anualmente na Catalunha. Ao longo de cinco edições, o Science and Cooking World Congress acolheu 210 especialistas, de 32 nacionalidades, potenciando 196 apresentações, 16 mesas redondas, 28 sessões de trabalho e 36 workshops sobre a temática.

A organização do SCWC conta com nomes de peso como Harold McGee (Presidente Honorário), pioneiro na área, Pere Castell (Presidente Executivo), um dos maiores especialistas internacionais de ciência ao serviço da gastronomia, e Ferran Adrià (Presidente do Comité Científico), chef e proprietário do antigo restaurante El Bulli, um baluarte de inovação gastronómica.

Esta integração portuguesa do SCWC vem colmatar uma lacuna e reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido pela ESHTE na área, de acordo com José Pestana, professor e coordenador da Área Científica de Saúde, Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior da Hotelaria e Turismo do Estoril.

A representação nacional conta igualmente com Nelson Félix – chef, professor e Cocoordenador da Área Científica de Hotelaria e Restauração da ESHTE – e Carlos Brandão, professor de Segurança Alimentar na gastronomia e Presidente da instituição.

A Escola Superior da Hotelaria e Turismo do Estoril tem uma oferta formativa que promove a adoção de práticas culinárias com base em evidências científicas, colocando agora ao dispor dos seus estudantes o acesso a informações e experiências internacionais únicas, no âmbito do Science and Cooking World Congress.

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Escolas do Turismo de Portugal ministram programa de formação e integração de migrantes no setor

Com um investimento de 2,5 milhões de euros por parte do Turismo de Portugal, o programa de formação e integração de migrantes é composto por quatro meses de formação, incluindo um mês de estágio. As inscrições já estão disponíveis, existindo vagas para mil formandos.

Já estão a decorrer esta quinta-feira, 19 de dezembro, as inscrições para o “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo”.

O programa será ministrado na Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal e vai envolver mil formandos em quatro meses de formação, incluindo um mês de estágio em empresas parceiras. O projeto resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal, Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) e Confederação do Turismo de Portugal (CTP).

O objetivo deste programa passa por “contribuir para a melhoria das condições de integração dos migrantes e beneficiários de proteção internacional e prepará-los para uma integração no setor do turismo, posicionando Portugal como uma referência internacional no acolhimento destes públicos”, como referido em nota de imprensa.

Fruto de um investimento de 2,5 milhões de euros por parte do Turismo de Portugal, o programa “disponibiliza apoio personalizado aos formandos, bolsa de formação, subsídio de transporte e alimentação”.

A formação pretende desenvolver competências profissionais que habilitem os futuros profissionais a trabalhar em empresas de hotelaria e restauração, através de metodologias de formação prática de learning by doing, incluindo formação nas áreas da comunicação, línguas e cultura portuguesa.

Desenvolvido em cooperação com as associações empresariais, o programa promete “assegurar a realização de estágios remunerados ou de contratos de primeiro emprego”, visando também contribuir para o reforço da “responsabilidade social das empresas do turismo e o desenvolvimento da multiculturalidade da força de trabalho”.

Para se candidatarem ao programa, os migrantes e beneficiários de proteção internacional têm de ter a sua situação regularizada, serem maiores de idade e ter residência habitual em Portugal.

Este programa foi oficialmente apresentado no Centro Cultural de Belém, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Economia, Pedro Reis, do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o presidente da AIMA, Pedro Portugal Gaspar, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, e a vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Catarina Paiva.

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Universidade Portucalense lança novo programa executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria

O programa executivo funciona em regime presencial e pós-laboral, com 81 horas de formação ao longo de três meses. As inscrições decorrem até 13 de janeiro de 2025.

A Universidade Portucalense, através da Portucalense Business School e do Departamento de Turismo, Património e Cultura, lançou um  novo programa executivo em Gestão e Retenção de Talento na Hotelaria.

Em nota de imprensa, a instituição refere que esta nova formação pretende “responder aos desafios de liderança e gestão de pessoas num setor em constante evolução”.

Com início a 20 de janeiro de 2025, o programa, em regime presencial e pós-laboral, oferece 81 horas de formação ao longo de três meses, abordando temas como liderança para alta performance, gestão da diversidade e inclusão e bem-estar no trabalho. Destina-se a gestores, profissionais de recursos humanos e líderes no setor da hotelaria e turismo.

Coordenado pela professora doutora Marília Durão e por Mário Rodrigues, o curso conta com parcerias com empresas externas, como é o caso da Factorial.

As candidaturas decorrem até 13 de janeiro de 2025. Para mais informações, os interessados podem aceder ao website da Universidade Portucalense (www.upt.pt) ou colocar questões pelo email pe.grth@upt.pt.

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Conheça os vencedores do Jovem Talento da Gastronomia 2024

A final do concurso Jovem Talento da Gastronomia (JTG), que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Recheio Cascais, contou com 18 concorrentes, tendo sido apurados seis vencedores em categorias de cozinha, pastelaria, serviço de sala e bar.

Já são conhecidos os vencedores a edição deste ano do Jovem Talento da Gastronomia (JTG), um concurso nacional dirigido a jovens estudantes de restauração e hotelaria em Portugal com idades até aos 25 anos.

Após três semifinais que percorreram o país de norte a sul, os vencedores foram apurados na final que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e na Recheio Cascais, de 4 a 5 de dezembro.

Os 18 concorrentes presentes nesta fase final competiram nas categorias Artes da Mesa ICEL; Bartender INTER Magazine; Plant Based by Bonduelle; Pastelaria Derovo; Tradição com Arroz Bom Sucesso e Cozinha Recheio.

Conheça abaixo a lista de vencedores:

  • Artes da Mesa ICEL: Guilherme Moita, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa – Pólo Sta Iria;
  • Pastelaria Derovo: Bernardo Lourenço, da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, com o prato “Tributo à Maçã”;
  • Bartender Inter Magazine: André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores, com os cocktails “Honor Old Fashioned” e “Heritage”;
  • Tradição com Arroz Bom Sucesso: Carolina Gaspar, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Arroz do Atlântico”;
  • Plant Based by Bonduelle: André Pacheco, da Escola de Formação Turística dos Açores, com o prato “Favas, Ovo BT e chouriço vegetal”;
  • Cozinha Recheio: João Picão, da Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes, com snack e prato “Carpaccio de vitela” e “Bife à cortador”;
  • Prémio Francisco Vieira (atribuído ao concorrente que alcançou a pontuação mais elevada na final nacional ponderadas todas as categorias): André Ferreira, da Escola de Hotelaria dos Açores.

O painel de júri do concurso foi composto por 22 chefes nas áreas de cozinha, pastelaria, bar e sala. A presidir o painel esteve Luís Gaspar, chefe dos restaurantes Pica-Pau, Brilhante e Sala de Corte, em Lisboa

“Nos últimos anos, tenho notado uma grande evolução técnica dos concorrentes e uma atenção especial aos apontamentos do júri na semi-final e consequentes melhoramentos dos pratos, o que tem resultado em finais exigentes e a um grande nível”, refere Luís Gaspar em comunicado.

Do júri fez também parte Tiago Palrão, do Grupo Plateform; Matilde Machado, do Penha Longa Resort; Nuno Dinis, do White Rabbit Projects; Maria Hipólito, da EHTLisboa; Francisca Dias, do Esteva; Constance Bauer, do Peixoco; Rita Magro, do Blind; João Diogo Formiga, do Encanto by José Avillez; Clayton Ferreira, do Grupo Plateform; Davide Cunha, da Confeitaria Nacional; Ana Patrícia Correia, do Marupiu Pâtisserie; Flávio Silva, da Derovo; Beatriz Matias, do L’And Vineyards; Filipe Ramalho, do Páteo Real; Wilson Pires, do Verso Cocktails; Fernão Gonçalves, do Grupo Plateform; Luís Filipe Fonseca, do Grupo Plateform; Catarina Correia, do Catfish Bar; Paulo Carvalho, d’O Zagaia; Bruno Rocha, do Grupo Highgate Portugal e Gonçalo Costa, do Recheio.

O Jovem Talento da Gastronomia é patrocinado pela Recheio, Bom Sucesso, ICEL, Bonduelle e Derovo. Os patrocinadores institucionais são a Escola Profissional de Esposende e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os parceiros são a Prochef, a Plateform e a Caetano Auto. A loiça oficial é da Mesa Ceramics.

O concurso conta com o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da Chaîne des Rôtisseurs, da SARA – HACCP, da ACPP e da DIG-IN. A INTER magazine é a revista oficial.

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RoomRaccoon participa em curso executivo de Revenue Management do ISCE

A RoomRaccon vai participar num curso online de Revenue Management do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE), ao lecionar um módulo de Property Management Systems. As inscrições para o curso, que conta também com a participação de empresas como o RoomPriceGenie e a Lybra Tech, podem ser feitas até 31 de janeiro do próximo ano.

A RoomRaccoon, fornecedora de software de gestão hoteleira para hotéis independentes, será parte integrante de um novo curso executivo online em Revenue Management do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE).

Desenvolvido em parceria com nove empresas da indústria, o curso conta com módulos lecionados por especialistas como a RoomRaccoon, o RoomPriceGenie e a Lybra Tech.

Karlla Borges, support manager do RaccoonPay, vai representar a RoomRaccoon no módulo Property Management Systems. Com uma década de experiência nos setores hoteleiro e de tecnologia, Karlla vai  partilhar os seus conhecimentos sobre otimização de operações hoteleiras e maximização de estratégias de receitas.

“A missão da RoomRaccoon é proporcionar ferramentas inteligentes aos hoteleiros, que contribuam para gerar receitas e melhorar a experiência dos hóspedes. Este curso enquadra-se nessa visão. É uma oportunidade entusiasmante para partilhar conhecimentos, inspirar futuros profissionais e contribuir para o crescimento da indústria hoteleira em Portugal”, afirma Karlla Borges em nota de imprensa.

O curso estará disponível em inglês e português, existindo descontos para utilizadores RoomRaccoon. Podem ser feitas inscrições online até 31 de janeiro de 2025, sendo que o curso inicia a 20 de fevereiro de 2025.

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